Elétricos Esportivos EUA Ford Mercado

Ford considera usar nome Mustang em carros de alta performance

Ford considera usar nome Mustang em carros de alta performance

O Mustang Mach-E pode ter sido apenas o primeiro de uma série de carros de alta performance da Ford que receberão o nome do clássico pony car americano. De acordo com o site inglês Autocar, a montadora de Dearborn considera utiliza-lo para nomear uma linha de produtos focados em desempenho e, obviamente, eletrificados.


Há algum tempo se fala em um Mustang de quatro portas e este poderia ser o segundo carro dessa submarca, que já tem seu logotipo, o cavalo galopante estampado na grade falsa, como visto no Mach-E, fazendo alusão ao icônico esportivo dos anos 60. A manobra da Ford é arriscada, uma vez que o muscle car é um dos carros mais queridos da “América”.

Murat Gueler, design da Ford Europa, disse que a decisão de levar o nome do Mustang para outros carros surgiu quando o desenvolvimento do Mach-E mudou para adotar o nome do pony car. A ideia de buscar a imagem de performance do esportivo fez com que a equipe de desenvolvimento considerasse também outras possibilidades.

Ford considera usar nome Mustang em carros de alta performance


Como já dito acima, nesse campo, ainda existe espaço para mais. Dentro da Ford, não existe uma submarca de performance, uma vez que Shelby serve essencialmente ao Mustang. Na Europa, a marca até utilizou a marca Vignale em versões mais luxuosas de carros comuns, mas nesse caso, se trata de carros totalmente novos e exclusivos.

Com o processo de eletrificação, a Ford não deve perder a chance de ampliar o uso da plataforma do Mach-E, que pode ser usada tanto nesse cupê de quatro portas elétrico, um rival para o Tesla Model 3 ou S, assim como um cupê duas portas que poderia suceder o Mustang tradicional num futuro distante.

A Tesla pode servir como um exemplo para a Ford seguir – algo que Elon Musk notadamente quer que seja feito, especialmente ao elogiar o Mach-E nas redes sociais – porém, é preciso ver como os clientes vão responder a isso, afinal, por 55 anos, o nome Mustang sempre foi associado a um produto purista e desejável por muitos.

[Fonte: Autocar]

Ford considera usar nome Mustang em carros de alta performance
Nota média 4 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • leitor

    Vai até ganhar por um lado. Mas quanto aos fãs do modelo antigo vai perder. Se vai gastar com publicidade, pode formar um nome atualizado que o sucesso acompanhará a qualidade.

  • Gabriel

    Pelo amor de deus, não façam isso.
    O nome Mustang não merece essa desonra.

  • Daniel Pirolli

    Bom, aqui no brasil, com os valores que custam nao vendem nada, infelizmente, pois sou fã do Mustang. Mas muito me estranha fazerem isso onde o carro ate vende bem.

  • Yuri Lima

    Provavelmente devem criar uma marca própria. Mustang
    Como o Viper, que deixou de ser Dodge no nome e virou SRT – Viper.

  • El Gato!

    Vignale também não foi uma nomenclatura utilizada nos US? Lembro da cena do galpão no Gone In 60 Seconds, onde o Castelback questiona sobre a restauração de um Ford Vignale.

    Edit.: Falei bobagem. Fui atrás da informação. No filme era um Fiat Vignale, 1953.

    • 😎.

      Antigamente a Ford vendia os Ford fabricados na Europa com a submarca Merkur.

      • El Gato!

        Exato. Boa lembrança.

    • Diego HONORATO

      Vignale era um estudio de design, ou nos termos antigos, um carrozieri como Bertone e Giugiaro, fundado por Alfredo Vignale em 1948. Fez varios designs para marcas europeias, principalmente Fiat e Ford.Os mais famosos foram o Fiat 850,Tatra 613,Ferrari 212 Alfredo faleceu em 1969 logo após a venda da empresa para a DeTomaso .A Ford comprou a DeTomaso em 1971, juntamente com as marcas GHIA e Vignale, ainda que a ultima tenha sido fechada 3 anos depois.Somente em 2013 que a Ford ressucitou o nome para batizar as versões de luxo de Focus, Mondeo, Fiesta na Europa.

  • th!nk.t4nk

    2019, o ano em que o Mustang virou um SUV. Pode vir meteoro, acaba com isso aqui tudo de uma vez!

    • El Gato!

      Tô de saco cheio também. A fabricante pode fazer o que quiser, mas é um desrespeito com a tradição.

  • FocusMan

    Em breve os carros irão se chamar assim:

    Mustang e-Ka
    Mustang e-COsport
    Mustang e-SCape

    Bad times are comming…

    • Gabriel

      É melhor eu dar um jeito de comprar logo um Opala 6 caneco ou Maveco V8 destruidores de camadas de ozônio antes que isso vire crime hediondo nesse mundo moderno cheio de mimimi

  • Janio Candido

    Vai com calma dona Ford! Só um já tá bom, excesso sempre desgraça uma ideia boa, Não sou contra ressuscitar nomes antigos ou míticos , acho até charmoso mas tem que ter um conceito no entorno! No caso Do Bronco por exemplo. andaram falando que o maverick seria um suv do porte do renegade , sei lá meio tosco transformar tudo em Suv, mas essa tendencia dos Suvs só segura por mais uns 5 anos, logo logo teremos que engolir os feiosos elétricos no estilo Bolt e ID e Zoe carros pra quem não curte carro.

    • Rafael Morozini

      A diferença é que com o mustang a Ford está ressuscitando um nome que não está morto ! só está massificando um nome lendário que antes significava alguma coisa …

      • Janio Candido

        Verdade ainda tem isso sobre o Mustang que é um nome mítico em carros esportivos de verdade, as coisas cada dia que passa perdem mais a essência…

  • Piston head

    O que o Mustang fez à Ford para ser submetido a esta situação ultrajante? Não me conformo, e nem sou muito saudosista. O Mustang é o extremo oposto deste Mach-E, pois é assim que deveria ser chamado. Nem para ser bonito prestou, que silhueta mais estranha. União infeliz de coupe com sei lá o que.

  • truco

    parece que as montadoras estão muito saudosistas , apelando aos nomes históricos para lançar produtos novos.
    Vide eclipse com a MIT, tbm. Não sei qual a necessidade disso, se não é preguiça ou desespero.

    • Eskarmory .

      Tá mais pra desespero, esperam que os nomes consagrados sirvam de chamariz para os novos modelos.

  • A galera dos comentários tá pensando que a Ford vai descontinuar o Mustang coupé para substitui-lo pelo crossover elétrico. Depois reclamam que sejam chamados de analfabetos funcionais.

    • Eskarmory .

      Quem achou isso até agora foi só você.

    • Gabriel

      Analfabeto funcional que não sabe interpretar o que está escritos nos comentarios kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pqp, ainda quer dar uma de “especialista”

      Apaga que da tempo.

  • Diego HONORATO

    hahahahahaha… já fizeram o pior, enfiaram o nome em um SUV Eletrico generico…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email