EUA Ford Mercado Montadoras/Fábricas

Ford cortará 10% dos empregados em todo mundo até agosto

Ford cortará 10% dos empregados em todo mundo até agosto

A Ford cortará 10% dos empregados em todo mundo. A medida, que faz parte dos planos da montadora americana de reduzir custos globais será aplicada imediatamente e finalizada em agosto desse ano. No total, serão dispensados 7.000 funcionários de diversas operações da empresa em todo o mundo.


Só a planta paulista de Taboão, em São Bernardo do Campo, emprega 2.800 pessoas na linha de produção e mais 1.200 na área administrativa. Nos EUA, de acordo com o canal CNBC, 2.300 perderão seus postos de trabalho. Lá, o porta-voz da montadora diz que 1.500 foram demissões voluntárias.

A área administrativa da Ford perderá 20% de suas vagas. De acordo com a TV americana, agora a Ford não exige mais a saída imediata dos demitidos, permitindo que os mesmos fiquem mais alguns dias para juntar seus pertences, finalizar projetos e se despedir dos colegas.

Ford cortará 10% dos empregados em todo mundo até agosto


Além disso, a Ford teria uma “gama de recursos e serviços” para ajudar os que são demitidos. A economia esperada por Jim Hackett, CEO da empresa, é de US$ 600 milhões anualmente, o que seria de grande ajuda para as finanças da empresa.

A burocracia é outro ponto que os cortes buscam, agilizando assim os processos administrativos e operacionais. A Ford espera reduzir de 14 para 9 os níveis de comando dentro da companhia. Com menos chefes, a montadora espera obter uma estrutura mais enxuta para ter resposta mais rápida às mudanças de mercado.

Nesse caso, Hackett não se abalou em cortar boa parte do portfólio de produtos nos EUA, eliminando praticamente todos os sedãs, hatches e minivans da gama, deixando apenas crossovers, SUVs, esportivos e picapes, assim como a linha comercial. Fora da “América”, cedeu metade de sua operação na Índia para a Mahindra, fechará três fábricas na Rússia, uma na França e outra no Brasil.

Também cortou a maior parte da produção mexicana e iniciou o lançamento de produtos baseados em modelos de suas sócias na China e Índia, o que coloca por terra a estratégia One Ford. Agora, a marca quer mergulhar nos elétricos e autônomos, podendo mesmo se unir com a Volkswagen para alcançar esse objetivo.

[Fonte: CNBC]

Ford cortará 10% dos empregados em todo mundo até agosto
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    É inacreditável que uma montadora deste tamanho seja tão mal administrada por tanto tempo, mesmo tendo carros lucrativos e consolidados no mercado.

    • th!nk.t4nk

      Aí que tá. A Ford tem prejuízo em grandes mercados há anos. Eles têm bons modelos, mas a concorrência é muito forte nos setores que ela tradicionalmente atua. Adotaram estratégias equivocadas na última década e isso não ajudou (exemplo: na Europa eles têm um lineup de minivans que vendem a conta-gotas, enquanto no Brasil deram a bobeira de não levarem o Kuga/Escape). A última geração do Focus também foi bem decepcionante, e eles demoraram a agir (como no caso do câmbio PowerShift).

    • Paulo Reis

      O pessoal pensa ao contrário. Na crise de 2008, se não fosse o governo americano, GM, Chrysler, Jeep, etc, teriam sucumbido a falência. A unica que passou tranquila foi a Ford. Poucos anos antes da crise de 2008, estratégicamente, a ford se desfez da: Volvo, Aston Martini, JLR, Mazda. entre outras que eram “suas”. Obviamente foi criticada, e quando chegou a crise, nadou de braçadas. O que as empresas querem agora é aumentar a rentabilidade para no mínimo 8%! O que é somente o dobro de hoje. O pensamento de manter um mercado pequeno, mesmo com prejuizo, apenas para manter o nome nesse tal mercado/área, não vale mais a pena. Grave bem a estratégia dela agora, em um futuro próximo, verá o resultado.

      • zekinha71

        Vendeu tudo e agora não tem nada, nem carro, daqui a pouco vira uma Avianca que não tem nenhum ativo pra cobrir o passivo, e os funcionários vão ficar sem uma moeda pra receber.

    • TchauQueridos

      Outro dia foi divulgado salários de cargos executivos como diretores, presidentes e CEO, se não me engano foi da GM.
      Salários, gratificações e bônus multimilionários. Depois vem dizer que estão no prejuízo.
      Pra bancar essa algazarra e ainda ter lucros exorbitantes para acionistas, fica difícil mesmo!
      Lembra muito a classe politica no Brasil, país em decadência, falido, mas não abrem mão das gordas quantias de dinheiro que embolsam!

      • leomix leo

        O que acho engraçado é que ainda tem gente torcendo para ele não aprovar nada, quer mais é que o barco afunde, nem que ele vá junto tb, esse é o pensamento dos quente dizem da oposição.

      • Alexandro Vieira Lopes

        mais de 80 milhoes para o pres. gm china

  • SDS SP

    Se fosse só a Ford…O problema é generalizado. Eu trabalho no ramo automotivo e a empresa vai cortar 15% da folha de pagamento nos próximos meses. Já estão se antecipando a um forte arrefecimento do mercado.
    O setor automotivo vai passar por grandes dificuldades nos próximos anos.

    • Deadlock

      O Brasil vai passar por forte arrefecimento do mercado. Enquanto houver o embate entre o presidente e o congresso, as medidas necessárias para o crescimento (reforma da previdência e tributária) não são tomadas e o investimento não é feito, o governo vai tendo que cortar gastos dramaticamente, o que provoca mais recessão, deixando mais alguns milhões no desemprego. Os representantes do povo não estão nem aí para o povo, o que interessa são cargos….

      • SDS SP

        Temos os nossos velhos problemas internos, mas a situação lá fora também não está favorável, especialmente para a indústria automotiva.

        • Deadlock

          É, mas aqui havia uma expectativa de retomada (inclusive há várias montadoras investindo alto), que está sendo frustrada pelos políticos (há investimentos engatilhados em vários setores, que não vão ocorrer em estado de recessão, e quanto mais demora, mais difícil vai ser investir e gerar novos empregos).

          • SDS SP

            Expectativas sempre estão sujeitas a frustrações. É o que estou sentindo.
            E para piorar, há uma percepção de deterioração no cenário externo.

            • Deadlock

              Sim, o motivo da frustração é que me deixa frustrado. Externamente tem o fator Trump e sua guerra comercial.

          • TchauQueridos

            Acredito que o povo se deixou enganar muito fácil pelas belas palavras do então candidato.
            Foi eleito, agora a realidade é outra e o mercado já sentiu!

            • Louis

              Ele está tentando fazer tudo o que prometeu, mas o boicote é grande. Se fosse para deixar tudo como estava, era melhor ter deixado o Temer, este tinha influência no centrão. Ou então colocasse o PT novamente, pra comprar todo mundo com $$$ público e terminar de enterrar o país.

              • Marcelo Ecosta

                Dos quase 30 anos como deputado, ele passou a maior parte no partido do Maluf. Agora vai dizer que não sabe como funciona?

                • Louis

                  É preciso tentar mudar o “mecanismo viciado”, não? Ou deixa tudo como está?

                • Gran RS 78

                  Passou a maior parte no partido do Maluf, mas não se vendeu como os outros deputados, senão, ele estaria fazendo companhia para vários políticos que estão presos agora.

            • zekinha71

              Belas palavras, o cara não sabe falar, pra formar uma frase com 6 palavras é uma dificuldade.
              Queria ver uma conversa entre a Dilmanta e o Bolsoasno, iam ter que usar super computadores pra traduzir.

              • Louis

                Ele às vezes entra em polêmicas desnecessárias, mas é bem intencionado, ao contrário da Dilma.

                • beto

                  Como diziam nossos antepassados “de bem intencionados o inferno tá cheio”.

                • Unknown

                  “De boas intenções o infernos está cheio”, tem que ter Knowhow!

              • Gran RS 78

                Cara, vc só pode estar de brincadeira em comparar o Bolsonaro com a Dilma, aquela mulher tomava tarja preta, só pode.

            • HAHAH e as belas palavras dos outros 2, tirando Temer, deixaram um rombo de bilhões no País e mais de 13 milhões de desempregados. Não seja cego.

              • TchauQueridos

                Fique tranquilo que não sou cego.
                Assim como não votei nos mentirosos anteriores, não votei no atual…

        • eto

          E como que a RENAULT so cresce ??

          • SDS SP

            Uma única empresa não é representativo para análise de mercado.

        • 4lex5andro

          Segundo o FMI em seu relatório, há uma tendência de arrefecimento no crescimento da economia mundial.

          O principal fator é o imbróglio China/Estados Unidos (onde a Google anunciou o descontinuamento das atualizações de seu android para os telefones Huawei, recentemente, por exemplo).

          São ”só” os 2 maiores mercados do mundo; e o mercado europeu apresenta há tempos, crescimento baixo.

          O Brasil e a Argentina, as ”locomotivas” da América do Sul, estão estagnados, o primeiro em quadro pós-recessivo de estagnação, e o segundo com altos índices de inflação e estagnação/retração do mercado interno.

          E os dois mais detidos em problemas políticos (vulgo, como continuar roubando por mais tempo, mesmo com as economias quebradas) que, pra variar, só causam incertezas para o mercado, investimentos e, por conseguinte, geração de novos empregos.

          Então, quanto mais enxugar melhor para as grandes multinacionais, notadamente, a Ford.

      • R. Rover

        Faz arminha que melhora

        • Ou faz um L.

          • Thiago

            ele tem cara de fazer o duplo L… L L

        • leomix leo

          P@N@ka, se vc mora aqui, o barco afunda e vc vai junto.

        • Tibúrcio

          “L” de loser seria melhor, né?

        • Gran RS 78

          E vai melhorar mesmo, pode ter certeza disso. Já passou lá em Curitiba para falar bom dia para o seu ladrão de estimação?

      • Louis

        O Nhônho e o centrão estão boicotando o governo, só cego não vê. Travaram tudo. Mas já sabíamos que não seria fácil.

        • R. Rover

          Chama o Galvão.
          Acabou! Acabou!
          Vai todo mundo em cana.
          Eu já tinha avisado que a novela ia começar.
          E seria com o MP do RJ.
          Bingo! Na mosca!

          • Louis

            Se vc se refere ao Flavio, eu é que não vou defendê-lo. Se cometeu irregularidades, que seja punido. Assim como toda a lista da Alerj citado no relatório do Coaf.

      • leomix leo

        O que acho engraçado é que ainda tem gente torcendo para ele não aprovar nada, quer mais é que o barco afunde, nem que ele vá junto tb, esse é o pensamento dos quente dizem da oposição, querem ver o mar pegar fogo.

        • Louis

          Paulinho da Força falou explicitamente, se tudo que o Presidente está propondo for aprovado ninguém segura sua reeleição. Eles querem ver o país afundar pra voltar ao poder.

          • Aprovando ou não, voto nele de novo… jamais votaria na turma do rouba mais nega. Esse pessoal acha que todos são cegos.

            • R. Rover

              Chora bolsolavete.
              Acabou muito cedo.
              Aliás, nem deveria ter começado.

              • kkkkkkkk acabou foi..ta bom..só observe.

              • Gran RS 78

                Já pegou o seu lanche de mortadela hj?

        • É um galera hipócrita demais. A democracia pra eles é continuar a votar em ladrão e em quem apoia ladrão.

          • TchauQueridos

            Isso é a mais pura verdade.
            Qualquer Zé ruela que fala um monte de baboseiras o povo vota!

        • Gran RS 78

          Exatamente.É por isso que o Brasil não vai para frente, pois tem muitos manés que preferem que o governo afunde, simplesmente pela cegues esquerdopata, que não aceita o resultado das urnas e acham que não irão sofrer junto como todos nós sofreremos se o barco afundar.

      • Unknown

        Saber negociar é uma das mais importantes características de um Presidente…

        • Leia-se abrir a mão, dar o que querem, pq o País é deles. E se fizer isso, ainda é apontado e taxado, faz igual ao outros e dps diz que faria diferente. É o jogo politico. A própria população não quebra, pelo contrario, tem quem apoie.

        • Ernesto

          Vimos como os anteriores negociaram. Acha certo?

          • Unknown

            O Lula tinha um poder de persuasão e entendimento do “todo” muito maior do que o atual presidente.

            • Thiago

              “poder de persuasão e entendimento” vc quis dizer em dólares ou euros?

              • Unknown

                Qualquer um das duas moedas, pois inclusive com os Norte-americanos e Europeus ele tinha mais moral e era mais respeitado.

                • Thiago

                  pagava bem tb

              • R. Rover

                Melhor que o ‘poder de persuasão’ do pessoal da Muzema, né?

            • Ernesto

              Só vou falar isso: O Lula está preso!

              • R. Rover

                E a Famiglia Bozzo vai todinha. Logo, logo.
                kkkkkkkk

                • Ernesto

                  Já chegou a vergonha dos britânicos.

              • Unknown

                Grandes personagens da história foram presos! Jesus foi preso! Isso não significa nada. A justiça dos homens, muitas vezes é falha.

                • R. Rover

                  Tem de soltar o homem logo para colocar ordem nessa zona em que o País está.
                  Precisamos voltar aos bons tempos em que o Brasil era respeitado, crescia e o povo era feliz.

                  • Gran RS 78

                    Acho melhor vc sentar e esperar bastante, pois o seu ídolo ladrão vai ficar bastante tempo lá, isso se o diabo não levar ele antes, se bem que nem o diabo iria querer concorrência no inferno com esse sujeito vagabundo.

                  • leomix leo

                    Lavagem cerebral da zorra vc recebeu, aqui na Bahia tem uma greve de professores que estão a 4 anos sem aumento, mais como o governador é do PT o silêncio impera, se fosse O Mito já estaria estampado em todas as manchetes, mais vamos pra frente, quero é mais, quem mandou votar em quadrilha…

                • Gran RS 78

                  KKKK, vc está comparando Jesus com Lula? Esqueceu de tomar o seu remédio hj?

                  • Unknown

                    Não estou comparando, só estou dizendo que o fato de estar preso, não significa muita coisa…

                    • Gran RS 78

                      Significa e muito, pois Lula foi preso com provas, e passou por 3 instâncias jurídicas, portanto ele está no lugar que ele escolheu.

                    • Unknown

                      Ser julgado por instâncias tendenciosas não significa muito para mim. Aliás, não vou ser idiota ao ponto de achar que ele nunca levou algum por fora, mas quais outros não levaram? O fato é que mesmo ele tendo roubado, como todos os outros, ele fez muito mais do que a maioria dos que passaram por lá!

                    • Gran RS 78

                      Instâncias tendenciosas? Vc pode provar isso? Já leu o processo contra ele? Cara, se vc mesmo acabou de reconhecer que acredita que ele levou algum por fora, merece assim como todos os outros que roubaram e ainda roubam a nação ir para a cadeia. Simples assim.

                    • Unknown

                      Sim, mas aí está o problema, a maioria dos “outros” não foram presos. Querer jogar a culpa de todas as mazelas do Brasil no governo do PT é de uma ignorância sem tamanho!

                    • Gran RS 78

                      A maioria que não foi presa, por infelizmente ter imunidade parlamentar, por isso Aécio continua solto junto com outros caciques políticos. O PT ficou 16 anos no poder, e quando saiu descobriu-se o tamanho do roubo que eles deixaram para trás, e só um cego para não ver isso e pior ainda defender o indefensável.

                    • Unknown

                      Tem muitos aí que não tem mais imunidade parlamentar e não estão presos… As conquistas sociais do governo PT são inquestionáveis!

                    • Gran RS 78

                      Cara, não vou perder meu tempo com vc. Seja feliz.

                  • leomix leo

                    Ele tem problemas sérios, é mais um daqueles acéfalos que não falam nada com nada.

                • Ernesto

                  Querer comparar um bandido como Lula com Jesus Cristo mostra que a esquerda é uma doença.
                  E a justiça é falha mesmo! Lula tem que receber mais uns bons anos de condenação se fazer justiça! E que devolva todo dinheiro roubado também! Aí sim se faz justiça!

                  • Unknown

                    Não foi uma comparação direta, foi apenas para exemplificar que nem todas as prisões são justas. Você tem que melhorar a sua interpretação de texto…

                    • Ernesto

                      Mais um que escreve besteira e vem dizer que não interpretamos direito o que foi escrito. Piada!

        • Gran RS 78

          Vc quer dizer se vender para os políticos que só querem levar vantagens, cargos e propina? O seu Deus Lula fez isso, e veja onde ele está hj e como ele deixou o Brasil.

          • Unknown

            Ele deixou o Brasil em uma condição muito melhor que a atual, com toda certeza. A Dilma sim, foi um dos maiores erros dele ter indicado aquela ameba para ser sua sucessora.

            • Gran RS 78

              E quem vc acha que estava por trás dela? E vc não pode comparar o que acontecia à dez anos atrás, principalmente que todos os países estavam crescendo muito, como a China, sem contar que o Brasil estava exportando muitas comodities, o que ajudou e muito naquela época o crescimento do Brasil.

              • Unknown

                Ahh sim, sempre a mesma justificativa. O cenário exterior estava favorável e blá blá blá… Reconheçam o que o cara fez na questão social, pô! Além de ser extremamente habilidoso em negociações.

                • leomix leo

                  Hoje é todo mundo rico e come caviar, para de ser louco, a desigualdade só fez aumentar olha lá os índices, não precisa ser estudioso não.

                • Gran RS 78

                  Questão social? O cara deixou todo mundo endividado, mais de treze milhões de desempregados, a piora na educação é gritante, pois temos alunos que não sabem interpretar textos e nem fazer contas simples de matemática. O safado era habilidoso em negociações, que deu uma refinaria de presente para a Bolívia, que simplesmente nacionalizou e o Lula não fez nada contra isso, sem mencionar os empréstimos bilionários via BNDES para países africanos, Cuba e Venezuela, que não iremos ver nunca mais esse dinheiro, que era nosso. Acorda para a vida rapaz.

                  • Unknown

                    Quem se endividou foram as pessoas, ele não botou uma faca no pescoço de cada um e disse: “Compre!” Ao final dos seus 8 anos de governo não tinha nem perto de 13 milhões de desempregados, o governo atual é que não consegue diminuir o desemprego… a educação no Brasil sempre foi muito ruim, não é exclusividade do governo PT.

              • leomix leo

                Avisa a ele que a economia estava crescente, que pegou o bonde andando do plano Real que o próprio PT foi contra, só pegou a maré boa. Ele é um ignorante, não vou perder mais meu tempo aqui.

                • Gran RS 78

                  Discutir com petralha não dá certo mesmo. Os caras são cegos a ponto de defender bandido, e não querem enxergar o estrago que ele fizeram esses anos todos no Brasil, a ponto de quase falir a petrobras e conseguiram quebrar os correios, que não tinham nem concorrência interna.

                • Unknown

                  A economia estava crescendo e a desigualdade social diminuindo. Sem distribuição de renda, o país não vai a lugar nenhum!

            • Eduardo 1981

              A Dilma só seguiu a política econômica do Lula. Aqueceram artificialmente a economia. Foi o efeito cachaça: euforia seguida de ressaca. Só que o Lula pegou a euforia e foi endeusado, a Dilma pegou a ressaca e foi crucificada.

              Contudo, a política de ambas era a mesma. E gerou inflação (euforia) inclusive, pois com gastos enormes e, sem dinheiro para honrar tantos compromissos, a saída foi imprimir dinheiro. Gerou inflação e, logo em seguida, a recessão (ressaca).

              • Unknown

                Existiram diferenças perceptíveis entre o governo Lula e o governo Dilma, além do fato que o Lula, como figura e autoridade é incomparável em relação à Dilma e muitos outros. E isso faz toda a diferença na política! Vejam o Obama, muitos criticam a sua política econômica, mas dá para dizer que ele não foi um grande presidente?

        • Roberto Dias

          Olha, compararam a prisão do Lula com a de Jesus. Pqp, não preciso ver mais nada nessa vida…

          • Unknown

            Eu não comparei, apenas citei que o fato de ser preso, pode acontecer com qualquer um que estão sob a justiça dos homens, aí citei o exemplo máximo!

    • TchauQueridos

      As css da Ford estão sofrendo muito com essa decadência de produtos. Muitas já fecharam.
      A Ford não acompanhou a evolução do mercado. Line-up muito fraco diante da concorrência!
      Pouco tempo atrás a Ford tinha KA, Fiesta e New fiesta, tinha a Courrier, Focus Hatch e Sedan e etc…
      Hoje a Ford tem que sobreviver de Ka e Ecosport.

      • eto

        E como que a RENAULT so cresce???

      • Não considero fraca a line-up da Ford, ainda mais perto dos preços obscenos que estão por aí em outras marcas. Talvez tivesse que investir um pouco mais no Ka, para ter um modelo de entrada que vende bastante, e de fato faz falta uma caminhonete pequena, como era a Courrier.

    • O problema na parte que concerne ao governo já é grande, somado a ganancia insaciável das montadoras, realmente acho que as expectativas para as montadoras instaladas no Brasil não são boas. E sinceramente? Não tô nem aí. Fazem aumentos de 3k por mês, como se não fosse nada. Aí é só jogar toda a culpa no governo, se fazerem de coitadas, e boa.

      • SDS SP

        O Brasil é o menor dos problemas para essas montadoras. A empresa onde trabalho está com problemas de cash flow, sendo necessário o corte em todas as regiões do globo.
        Há um arrefecimento em âmbito global. Queda nas vendas na China e tendência de estagnação na Europa e EUA. Quando falamos de Europa, temos a Alemanha apresentando indicadores ruins e acho que não vai demorar a entrar em um processo recessivo.

    • Alexandro Vieira Lopes

      verdade, com os eletricos, haverá menos componentes, quem trab neste setor é bom juntar $$$ e pensar em outros empregos

    • Renato Almeida

      Trabalho com desenvolvimento na indústria automotiva há 20 anos e compartilho da sua opinião. A indústria inteira vai reduzir de tamanho nos próximos anos. O modelo de negócio automotivo está mudando. Como trabalho com desenvolvimentos avançados, posso afirmar que todas as montadoras irão mudar o line up até 2021 e ajustarão seus tamanhos. A Ford é apenas a primeira.

  • Murilo Soares de O. Filho

    A Ford está fazendo o que a Chrysler e GM fizeram em 2009. Reduzir custos…

    • Daniel

      Pode ser, mas tenho minhas dúvidas… A indústria petrolífera é forte demais e na maioria dos países carros elétricos não estão dentro do poder de compra da maioria da população. Acho que a transição é certa, mas chuto que será em longo, longo prazo…

      • Ainda mais que tem políticos e amigos de políticos na área do suco preto. Não vai querer perder a mamada.

      • Gran RS 78

        O problema é que o petróleo tem um prazo para se esgotar, e pelo que consta, estamos chegando nesse limite de tempo, então carros elétricos ou de qualquer outro tipo de energia, será o que ditara os próximos passos da indústria automotiva global.

  • Alvarenga

    Todas outras anunciando investimentos no Brasil e a Ford só tirando o time.
    Só maluco pra comprar carro Ford nesta altura do campeonato.
    Ja eram Fiesta, Focus, Ranger Flex, Fusion, qual sera o próximo ?

    • Eduardo 1981

      Poxa, eu gosto tanto do Fusion! E tinha ótimo custo x benefício até então. Mas subiram demais o preço dele.

  • Wendel Cerutti

    Esse negócio de elétricos e autonomos ainda vai levar muitas marcas para o buraco . Aguardemos os próximos capitulos .

  • Renato Almeida

    Este ajuste não é exclusivo da Ford! A cadeia inteira de fornecedores e fabricantes está diminuindo de tamanho e se ajustando à mudanças de mercado que já estão em curso. Na maioria dos países as vendas estão estagnadas ou em queda ano após ano. E isso não deve se reverter! Nos países desenvolvidos, onde há uma boa infraestrutura de transporte público, as pessoas não vêem razão para gastar dinheiro com carros. Tenho colegas alemães com grana para comprar super-máquinas, mas optam por ir e voltar do trabalho de bike e viajar de trem. O mesmo ocorre em outros países. A Austrália não tem mais indústria automotiva local. Aplicativos de transporte tipo Uber e de compartilhamento de carros vão ao encontro dessa mudança. A tendência é de novos players no mercado, comendo de um bolo que não vai aumentar de tamanho, ou seja, o pedaço de cada um será menor.

    • th!nk.t4nk

      Mais ou menos. A China estagnou em 2018/19, mas é esperado que a venda de carros volte a crescer em 2020. Na Europa teve leve crescimento, e nos EUA também. Não está tãaaao ruim assim não (pelo menos não a ponto de demitirem 10% do total de funcionários!). O caso da Ford é bem extremo. Eles operam no prejuízo há muito tempo, bem antes do setor arrefecer mundialmente. Está tendo um reajuste no mercado sim, mas nao é a explicaçao pro caso da Ford.

    • DinhoRoxxx

      O caso da Austrália foi por causa da super valorização da moeda local que inviabilizou as exportações e uma das empresas fechou que inviabilizou as outras continuarem justamente por causa do aumento de preço dos fornecedores fazendo o resto fechar, foi um efeito cascata. Quanto a ideia de aplicativos eu acho um barco furado a ideia de que haverá substituição, mas sim o que haverá e dois tipos de consumo. Podemos ver nas bicicletas, tem pessoas que gastam para ter boas bicicletas e tem outros que preferem usar compartilhadas, algo parecido aconteceu no inicio da aviação onde os fabricantes queriam montar companhias aéreas, o que não deu certo e parece que a Ford quer repetir este erro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email