Ford cria divisão de veículos comerciais para chegada da Transit

Ford cria divisão de veículos comerciais para chegada da Transit

A Ford criou uma divisão de veículos comerciais para atuar na América do Sul para trazer a van Transit, que será produzida em Montevidéu, Uruguai, através da montadora local Nordex.


Para a vinda da Transit, a Ford vai usar da rede de “mais de 100 distribuidores” espalhados pelo país. Não haverá mais uma rede exclusiva, como existia com a Ford Caminhões.

Ford cria divisão de veículos comerciais para chegada da Transit

Além disso, a chamada Ford Pro, não atuará somente com a Transit, mas igualmente com a versão XL da Ranger, dado que esta opção é focada em frotistas e operadores comerciais, diferente das demais versões da picape média argentina.

Um dos pontos que a Ford vai focar na Transit é a conectividade através do Ford Pass, que permitirá ao cliente monitorar o veículo de forma remota e ter acesso aos dispositivos principais de bordo. Haverá ainda serviço de concierge 24 horas.

Ford cria divisão de veículos comerciais para chegada da Transit

Além disso, toda a rede será estruturada para atender a van importada do Uruguai, que chegará ao mercado com garantia de um ano ou 100.000 km, assim como revisões com preço fixo e paradas a cada 20.000 km.

Para suprir a demanda por peças, a Ford usará cinco centros locais de distribuição de componentes. Já para iniciar as vendas, até o final do ano, a Transit inicia com a versão de passageiros, sendo com opções de 14+1 ou 15+1 no chassi médio, tal como 16+1 ou 17+1 com chassi longo.

Ford cria divisão de veículos comerciais para chegada da Transit

A Transit de passageiros terá ainda uma versão vidrada, sem bancos ou acabamento interno, onde o cliente pode configurar através de um mode center da própria Ford ou empresas de customização parceiras da marca.

Haverá ainda a versão furgão, que chega somente em 2022 e também com chassis médio ou longo. A Ford não abriu a motorização da Transit, que será naturalmente diesel.

Ford cria divisão de veículos comerciais para chegada da Transit

A configuração geral terá tração 4×2, com capacidades de carga diferentes, com os modelos médios tendo rodado simples na traseira e os longos com rodado duplo, estes com cubos de rodas dianteiros ressaltados.

Sobre a produção, a Ford não revelará o volume de produção anual e nem o percentual de peças localizadas, informando apenas que o veículo cumpre naturalmente o mínimo exigido para a operação no Uruguai, no âmbito do Mercosul. Preço? Só no lançamento…

Ford Transit 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.