Europa Ford Mercado

Ford: crise na Europa deixa fábrica da Alemanha parada por semanas

A crise econômica na Europa está assolando vários mercados. A Espanha oficialmente entrou em recessão. A crise também já bate forte nas portas da Holanda, cujo governo atual entregou o poder à rainha e haverá novas eleições.

Diante de circunstâncias tão ruins, mercados até então mais protegidos, como o da Alemanha, por exemplo, já vislumbram nuvens escuras no horizonte. É lá que a Ford decidiu paralisar a produção por algumas semanas por causa da redução na demanda.

A produção do Ford Fiesta em Colônia deverá cair 6% este ano, cuja previsão é de 345.000 exemplares. A fábrica de Saarlouis também terá a produção reduzida, segundo a Ford.

A Ford tem registrado importantes quedas nas vendas em alguns mercados no centro e norte da Europa, mas especialmente no Sul, onde a crise é mais forte, especialmente na Itália e Espanha. A França também registra grande queda nas vendas.





  • JonathanAbud

    Manda o resto dos carros globais pra cá que a gente paga a conta!

    • Robson Silva

      É o mais Logico..

      • JonathanAbud

        O mundo automotivo é como o mar, as concessionarias as pessoas, e nós os salva vidas. Arriscamos nossas vidas, somos mal pagos, e só olham pra nós quando precisam.

        • Gregori_Costa

          acho que somos apenas as boias.

          • Robson Silva

            Nos temos o poder da escolha, nos podemos exigir melhorias mas uma minoria não pode contra a maioria.

            • Gregori_Costa

              Verdade…. mas sendo otimista, cada um da minoria pode mudar 2 cabeças, até virarmos maioria.

              • JonathanAbud

                Concordo. Tento sempre argumentar com colegas de trabalho, com pessoas da família, amigos. Alguns ouvem meus conselhos, outros defendem seus pontos de vista (não estão errados), mas alguns simplesmente ignoram o assunto. Nós podemos convencer as pessoas, mas temos que mostrar que temos embasamento no dizemos e o principal, elas devem estar abertas a nos ouvir e a refletir. O problema de muita gente é o desinteresse, a falta de informação e a comodidade.

          • Leandro1978

            Sempre fomos, desde o descobrimento.

    • O_Corsario

      Entendeu pq o governo subiu o IPI?

    • sergiopsy

      Bem já salvamos a matriz uma vez com as carroças que enviam pra cá, porque não salvar a filial alemã? Mande os carrinhos basico deles pra cá que se salvam também!

    • CharlesAle

      E só lembrando que hoje,24/04,a Ford Brasil comemora 93 anos,é tempo pra KCT aqui no país………

    • Cil

      A Ford fecha as fábricas no resto do mundo, quiçá do universo, mas não manda seus melhores carros pra cá. Brasileiro que fique com no máximo o Ford Focus.

      • andre_0102

        Verdade acho que a diretoria da FORD Brasil são um bando de mansos, agora era hora de exigir novidades, de exigir investimentos pesados, de reduzir margens e garantir mercado futuro, mas ao invés disso ficamos esperando o resto do mundo receber as novidades FORD, que devem chegar por aqui já estarão sendo reformulados ou substituídos no resto do mundo, preço especial para não vender mas garantir as altas margens. Acorda FORD as oportunidades não voltam, depois não adianta reclamar da invasão chinesa.

        • Edson Roberto

          Bem…se a Ecosport gastava "todo o dinheiro" da filial brasileira…. o que pensar dos demais produtos?

  • Rafael_rec

    Enquanto isso continuam colocando mas gás na bolha econômica do Brasil, no dia que ela estourar eu quero ver o que vai sobrar na república das bananas.

    • sergiopsy

      Vai sobrar as cascas.

  • MarcosMV

    Pelo que parece o mercado de lá tende à piorar, somente Alemanha e Reino Unido não teve queda nas vendas.

    • RALSILVA

      O Reino Unido tem um grande déficit público todo ano e seus bancos estão comprometidos com algumas dívidas pesadas de países vizinhos. A Alemanha é dura na queda, mas não terá como suportar tantos países quebrando à sua volta. A França mesmo está à beira de um precipício.

      Esses fabricantes parecem estar pondo a China em primeiro lugar como uma atitude desesperada à frente do racional, para sobreviverem mesmo. É que a China depende de todos esses mercados para crescer ou afundar também. E nós aqui, que não dependemos de nenhum deles e seguimos pagando tudo 3 vezes mais caro… Até quando?

  • canjicajujuba

    Pois é. A Europa está em crise faz é tempo. E mesmo assim as montadoras não trazem novos modelos para serem produzidos aqui porque elas vendem bem qualquer tranqueira. A culpa de não termos produtos do mesmo nível de outros paises não é só por conta dos altos impostos ou do governo e blá, blá. Dizem tanto de produtos globais, principalmente para redução de custos, mas isso praticamente não acontece por aqui. De global, só o nosso dinheiro que é enviado para fora…

    • RALSILVA

      Gostei dessa parte, nota 10: "De global, só o nosso dinheiro que é enviado para fora…" Putz!

    • sergiopsy

      Verdade o Brasil só serve para ser explorado financeiramente pelas matrizes, como foi explorado pela matriz Portugal em epoca colonial.

  • brnmilk

    nao se preocupem. o brasil vai sustentar a crise da ford, da vw, da gm, da fiat…

  • Educhs

    É um ciclo do capitalismo. As pessoas ganham mais, compram mais, mais empregos são criados, o consumo aumenta e pra não virar uma bolha sem fim com desperdício de recursos, o dinheiro tem que sair de circulação. Assim o consumo diminui, tanta produção não é mais necessário, as pessoas perdem empregos e a crise se instala até o ponto em que o ciclo recomeça.

    A melhor forma de evitar queda nas vendas é pela competitividade e o investimento em produtos mais tecnlógicos.

    Isso em mercados com preço justo onde deixar vender realmente ocasiona prejuízo. No Brasil isso se torna difícil pois a cada produto vendido equivale ao lucro de três vendidos. Se deixar de vender, é só baixar bem o preço que ainda haverá lucro e o investimento terá retorno. Mas como o mercado sempre encontra liquidez, a competitividade não é tão acirrada e os produtos não precisam de inovação tão forte para enfrentar a concorrência

    • Educhs, bolha? Falando metaforicamente certo?
      O problema atual do Europeu não é de bolhas. É de dívidas, juros, confiança e ajustes.
      Dívidas dos estados (especialmente os PIIGS) com relação ao PIB de cada um.
      Juros crescentes no refinanciamento (rolagem) das dívidas, resultando em mais deficits.
      Falta de confiança na capacidade dos estados de honrarem compromissos (Grecia, Portugal, etc)
      Ajustes no endividamento dos estados em relação aos PIB para evitar inflação.

      Com a impossibilidade de desvalorizar moeda única, a receita é desaquecer a economia e aí voltamos a matéria do blog.

      • andre_0102

        Com certeza é hora de recessão na Europa, nada surpreendente, tanto que as empresas estão se desfazendo de patrimônio(como a PSA), mas não se fala em quebradeira, estão arrumando a casa.

  • Gregori_Costa

    Verdade, mas o que chateia mais vendo isso é que os outros mercados estão se fu… e as empresas continuam não nos respeitando.

    • andre_0102

      Acho que é questão de tempo, as empresas aqui se acham seguras sobre o colchão protecionista do governo, mas se as vendas continuarem baixando e mais empresas chegando(concorrência), o alarme vai tocar por lá fora quando as remeças começarem a ficar mais magras, ou seja está nas nossas mãos também. Temos que comprar só o necessário, quando necessário e com a melhor relação CxB.

  • metal_sm

    Para os europeus é que simplesmente durante a crise trocar seu carro atual por um 0Km virou coisa de gente rica em um cenário de incerteza futura. Também devido ao baixo crescimento demográfico, bom transporte público e alta nos preços do petróleo fazem o numero de compradores diminuir. Tambem deve ser levado em conta o crescimento da Kia por lá

    • kbk00

      Kia E Hyundai – apesar de serem do mesmo grupo. De acordo com a ACEA, enquanto Renault perdeu 23% de mercado no acumulado Jan-Mar 2012 x Jan-Mar 2011 – GM perdeu 12%, Fiat 20%, PSA 17% -> Kia ganhou 25% e Hyundai 12%.

      O mundo está sendo dominado pelos asiáticos (China + Coreia do Sul).

      • 3ic

        mas é logico, as coreanas são carros genéricos. São carros que cabem no bolso daqueles que não podem comprar carros de marcas tradicionais, porem entregando algo um pouco inferior .

        • andre_0102

          Os coreanos levam a grande vantagem de oferecer um produto mais padronizado, com grande aproveitamento de peças e economia, nessa época incerta tem mais que vender muito mesmo. No Brasil muitos compram marcas tradicionais por receio de tempos futuros, infelizmente no país da insegurança isto nunca muda.

          • Edson Roberto

            O legal é que os produtos genericos e mais "baratos" são em sua maioria, os que ofertam mais itens de serie por menos. Eo melhor: Essesgenericos são tão bons, que não devem nada a um carro "não generico".

    • ocduarte

      Essa da Kia foi meio forçada. Seu crescimento deve ser levado em conta na queda das vendas na Europa? Ou eu não entendi a piada?

    • CharlesAle

      A Kia cresceu por lá,mas nem de longe é responsável pela queda das outras!!!!!!manerá ai né……………

  • ZEKINHA71

    E aqui os carros estão subindo 5k, 10k toda semana, logo um lixo popular vai sair por meros 40k.

    • RALSILVA

      É que os importados estão ficando mais caros com o Real se desvalorizando, estando agora a R$ 1,88 por dólar. Falo isso tendo em vista os tais entraves do governo e as cotas dos mexicanos. Mas o que está pegando mesmo é o câmbio. Hora de pensarmos menos nos importados?

      • andre_0102

        Concordo, ideal é seguir o exemplo dos Europeus e fechar a carteira por um tempo…

  • marcos3000

    enquanto la a crise esta no fundo e os carros baratos, aqui esta com crise e eles aumenta o preço dos carros.

    • JonathanAbud

      PS: Lá os carros tem custo mais caro para produção devido a qualidade do produto e menor preço de venda e aqui é o contrario. Absurdo.

    • Castle_Bravo

      Aqui não há crise, a redução de vendas em comparação à Março de 2011 foi de apenas 1,8%, e a tendência e de alta nos próximos meses, num exercício de futurologia apostaria que no acumulado do ano teremos saldo positivo em comparação ao ano passado.

      • O_Corsario

        Pois é, este papo de que existe uma "crise de vendas" à espreita só interessa aos empresários do setor, que adoram assustar o governo e tal… O mesmo papo de que existia uma "invasão" de importados quando estes eram uma parcela bem pequena do mercado.

      • kbk00

        Olha, acho que mesmo sendo muito otimista este ano EMPATA. Duvido que passe. Até porque uma hora ou outra a economia vai esfriar (se não for os EUA é a Europa ou outro assunto).

  • Em tempos incertos, comprar carros não faz muito sentido.
    Em particular na Europa do Euro sob pressão.

  • GUATUPE

    A FORD nas mãos de Alan Mulally continua uma empresa eficiente e inteligente, está se antecipando ao período de crise mais profunda para aquelas bandas. Apenas que a quantidade de dias de paralisação aqui citados, parecem um tanto exagerados, pois as informações contam que daqui até meados de julho serão 8 (oito) dias.

  • marciomvo

    Missão para nós, brasileiros, povo guerreiro, salvar as fábricas destas importantes empresas. Contem conosco!

  • X11auto

    É só eles aprenderem a fazer carros que nem aqui no Brasil e com nossos preços, que a crise acaba rapidinho!

  • FordCorcel

    Lá o mundo derretendo e aqui o palhaço numa css p/ comprar aquela porcaria de Fiesta velho com cara de Figo, o Ecosport que é tão moderno como um Corcel nos anos 90……enfim, é esta bosta de industria que o nosso imposto "protege"…….NOJO!

  • Na verdade, ou os europeus descem do salto ou o bicho pega por lá.
    Muitas coisas estão erradas, mas com certeza o alto custo de produção, salários entre outras coisas são o combustível para queimar as economias.
    Além de diversos fatores, o próprio futuro deles já estava traçado, com uma qualidade de vida melhor, vive-se mais, e os europeus que estão economicamente ativos não podem bancar a maioria inativa.
    Vi algo do tipo feito sobre o Brasil, se as coisas continuarem evoluindo devagar, em 20 anos o governo não tem como bancar os aposentados por exemplo, aí quem paga a conta????

  • mmbdp

    Quero mais que eles se danem!



Send this to friend