*Destaque EUA Ford SUVs

Ford divulga teaser de novo SUV compacto com proposta off-road

ford-off-road-suv-2 Ford divulga teaser de novo SUV compacto com proposta off-road

A Ford divulgou um teaser de um novo SUV, aparentemente de porte compacto, focado no off-road. Não se trata do Bronco, utilitário esportivo derivado da picape Ranger. No anúncio, a empresa fala de um investimento de US$ 7 bilhões apenas nesse segmento, substituindo automóveis de passeio por uma nova gama de SUVs.



O projeto envolve o lançamento de oito modelos, sendo cinco híbridos e um elétrico. Atualmente, segundo a Ford, 20% das vendas da montadora são de utilitários esportivos e o objetivo é dobrar isso até 2020. A expectativa é vender 950 mil unidades nos EUA em 2020, mas devendo superar um milhão em 2020.

ford-off-road-suv-2 Ford divulga teaser de novo SUV compacto com proposta off-road

A Ford promete novas versões de Escape e Explorer (incluindo uma versão ST) em 2019, dupla que representa 70% das vendas da marca. Além disso, EcoSport e Expedition reforçam o time, que deve ganhar mais dois componentes muito em breve. Um deles, como já comentado, é o Bronco (foto acima), que volta do passado para assumir o posto de SUV de chassi com longarinas, baseado na Ford Ranger.



Mas, ele não virá sozinho. A Ford prepara um novo utilitário esportivo focado no fora de estrada. Na imagem, a marca apresenta um veículo de linhas robustas e suaves ao mesmo tempo, dotado de visual expressivo com faróis circulares equipados com projetores de LED e LEDs diurnos. O conjunto ótico e grade com o nome Ford estampado se fundem no estilo do veículo, que ainda não tem nome, como a própria marca frisa. Teto reto e rack no melhor estilo “Defender” chamam a atenção também.

O para-choque é bem volumoso e tem protetor central reforçado e engates estilizados. As rodas tem desenho esportivo e saias protetoras, enquanto o teto é compacto e as laterais são abauladas, dando ainda mais impressão de resistência e força. Jim Farley, presidente da Ford EUA, diz: “A Ford ajudou a iniciar o fenômeno off-road e se formou em capacidades off-road durante décadas – do Bronco ao Raptor”. Ele completa: “Agora, estamos prontos para reclamar o nosso legítimo lugar como líder de veículos off-road”.

ford-off-road-suv-2 Ford divulga teaser de novo SUV compacto com proposta off-road

Mas que veículo será esse? Como se sabe, o Ford EcoSport é o menor SUV da marca americana e ele não é maior que os modelos de porte compacto que estão mais acima, tais como Honda HR-V e Nissan Kicks, por exemplo. Assim como a GM, a empresa não tem um representante nessa faixa. Este novo carro poderia se encaixar aí, mas ele parece mais uma proposta anti-Renegade, assim como o Toyota FT-4X. Ou seja, um SUV compacto, mas com real capacidade no fora de estrada.

O EcoSport Storm até conta com tração nas quatro rodas, mas a proposta não é a mesma de um carro que opções de tração e terreno, que envolve até o emprego de um motor diesel, se for o caso. Esse novo modelo da Ford poderia surgir de diversas formas, sendo uma delas baseada na plataforma do próximo Focus/Escape.

O uso de motor EcoBoost 1.5 de 200 cv (três cilindros) ou 2.0 de 250 cv, não seria estranho, assim como o 2.3 com 310 cv numa versão ST, Raptor ou equivalente. O motor diesel EcoBlue 2.0 de 213 cv da Ranger Raptor também seria tentador, montado de lado e com um câmbio automático de oito ou nove marchas, bem como modos de terreno e opções de tração. E o mais importante, o produto teria a chance de ganhar o mundo, tanto feito na América do Sul, quanto na Europa ou China.

COMPARTILHAR:
  • Eu olho esse teaser e me vem o Renegade logo de cara.

    Agora, vejamos se a Ford vai reclamar o seu lugar mesmo. Afinal, foi ela que largou não só os apelos off road, como todos os segmentos.

  • Pedro

    É esperar pra ver!

  • No_Name

    O EcoSport não agrada na maior parte dos países desenvolvidos, tem um “quê” de projeto mal elaborado para eles, e não deixam de estar errados pois ainda engatinhamos na criação de carros por conta própria e de fato existem falhas no EcoSport e no Ka, para ficar só na Ford.
    Mas, não vejo onde esse novo crossover (se for montado em base monobloco é crossover) poderia se encaixar.
    Ou será que é um SUV pequeno de verdade baseado no nosso Troller? Se o Bronco será baseado na Ranger, evidentemente assume um posto acima desse SUV pequeno, e então entra a possibilidade da Ford criar algo baseado no Troller para o andar de baixo.

    • Filipe Augustus

      Na verdade eu acho que a EcoSport não agrada nem lá nem aqui nem em lugar nenhum, a antiga que era muito mais simplória agradava muito mais! A Eco precisa ter um porte mais offroad e abandonar a cara de SUV de shopping, ser mais rústica que um Fiesta altinho!

      • CharlesAle

        Eu já acho que hoje, na versão 1.5, considero que está em bom nível.Muito econômica( ja tem vídeos de particulares elogiando o consumo) e se for com preço bom, compraria uma sem problema nenhum..

        • leandro

          Eu comprei uma 1.5 AT, nos primeiros km eu estava assustado com o consumo elevadíssimo. Mas após amaciar o motor (agora ela está com 3500 km) o consumo melhorou muito, não é difícil fazer 15 km/l na estrada…
          Acho ela um projeto bem equilibrado apesar do rosto antiquado. Boa em segurança (7 airbags e controles eletrônicos), espaço interno OK, porta malas é pequeno mas ainda assim maior q de um popular compacto e até mesmo maior q o do Renegade, é leve (só perde para o Kicks), central multimídia boa, macia no rodar e muito estável..
          Não é a melhor e nem a pior em nada, e tem o melhor preço, tabela era 91 mil comprei por 80 mil e ainda dividiram em 24x sem juros e pagaram tabela Fipe no meu usado…

          • Unknown

            Tenha certeza que você fez um ótimo negócio, considerando os preços atuais dos veículos! Parabéns!

        • Filipe Augustus

          Nesse sentido da racionalidade sim, me refiro a ele despertar o desejo de alguém! Não acho que quem compra uma Eco vai apaixonado buscar o carro como acontece com o Renegade, ou Compass, até mesmo com o Equinox!

          • Jaspion

            Ah tem, sempre tem um apaixonado perdido nesse brasilzão! Por pior que seja a xaranga

    • joao vicente da costa

      Li exatamente isso lá fora: que o Bronco é um Troller (por sua vez, baseado na Ranger) com outra roupa…

  • Baetatrip

    To esperando p/ ver!
    Fala logo FORD!
    Curiosidade mata!

  • Maycon Farias

    Parece muito atraente. Ansioso para vê-lo por completo.

  • joao vicente da costa

    Li em sites estrangeiros que esse novo Bronco é um Troller com outra roupagem…

    • ObservadorCWB

      Se vier com Air Bag juro que vou repostar muito em notícias mais antigas aqui no NA..kkkk

  • RRodrigo Souza

    essa foto com uma lona em cima, diz estepe pendurado kkk

  • Luis LC

    Hummmm, carecemos de verdadeiros offroad no mercado, que venha

  • Rodrigo

    Mas tem que mexer muito no Troller pra ser aceito nos EUA, na verdade nascer de novo. Esse deve ser um projeto novo mesmo.

    • ObservadorCWB

      Você fala dos Air Bags ? Mais alguma incompatibilidade com a legislação de lá ?

    • Paulo Lustosa

      Único problema são os airbags, do resto o carro será bem aceito lá por possuir tudo que o americano gosta pro off road, incluindo até mecânica a diesel caso seja oferecido o 3.2 Powerstroke lá.

  • Rafael B. Lima

    Esse novo Bronco será uma repaginação do nosso Troller T4, que é fabricado pela Ford em Horizonte-CE. Os estadounidenses são louco por esse carro

  • bruno romero

    Será que a Ford vai vender o que o cliente quer ao invés do querereem empurrar o que eles querem que o cliente compre? Será que agora a Ford vai deixar de dar soco em ponta de faca?
    Aqui no Brasil estamos fartos de produtos não desejados que a Ford faz, tá na hora de mudança, o brasileiro gosta de carro e compra carro!
    Ford fez parte da vida de todos, lembram da frase que a Ford lançou nos anos 80?
    “Pense forte, pense Ford” meu pai tinha um caminhão escrito isso, agora eu digo pense Ford, pense forte!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email