Ford diz “talvez” para uma picape menor que a Maverick

Ford diz "talvez" para uma picape menor que a Maverick

A Ford tem a Maverick como principal produto de entrada no mercado americano e o mesmo ocorrerá aqui, onde a marca americana confirmou que a picape monobloco feito em Hermosillo, México, será um modelo de entrada no segmento de picapes.


Nos states, ela parte de US$ 19.995 e praticamente lançará areia sobre o EcoSport, que sai do mercado americano em 2022. Sem o SUV compacto importado da Índia, onde a Ford abandonou o barco, como fez no Brasil, a marca só terá picape para os compradores de primeira viagem ou de menor poder aquisitivo.

Para quem sonha em ter o primeiro carro, uma picape cabine dupla e ainda mais híbrida, parece algo realmente muito bom. Contudo, nem todos os consumidores querem de fato uma picape. Alguns milhares ainda buscam hatches e sedãs menores, porém, a Ford não os tem mais. Pelo que pode parecer, a Maverick se tornou o sucessor de carros como o Fusion.

Ford diz "talvez" para uma picape menor que a Maverick

Questionado sobre o assunto, Hau Thai-Tang, diretor de plataforma de produtos e diretor de operações da Ford nos EUA, disse: “Não! Não é (substituindo o Ford Fusion)”. Ele comentou: “Vimos isso porque os veículos de passageiros estão se tornando muito comoditizados e é difícil para nós ganhar dinheiro. De que outra forma podemos usar esse capital e capacidade de engenharia? Decidimos jogar com nossos pontos fortes”. Ou seja, picapes…

Ainda assim, Thai-Tang ponderou: “No que somos bons? Picapes. O que nós precisamos? Um veículo de entrada acessível para trazer compradores de primeira viagem para o showroom”. Ao ser questionado sobre um modelo menor, abaixo da Ford Maverick, o executivo disse: “Talvez”.

Ford diz "talvez" para uma picape menor que a Maverick

No entanto, rapidamente mudou a direção do assunto: “Certamente há em outros mercados como América do Sul e África do Sul. Mas (a Maverick) é uma ótima história. Nós a alavancamos com o Bronco Sport (plataforma), fizemos toda a nossa validação Built Ford Tough nela, e a decisão de ir totalmente híbrida elimina a decisão dos compradores de primeira viagem sobre eficiência de combustível e custos operacionais”.

De qualquer forma, a Maverick é um produto que se encaixa bem no perfil de picape de entrada, justamente por ser menor que a Ranger e monobloco. Com 5,07 m de comprimento, ela é um pouco maior que a Fiat Toro e é uma concorrente direta do produto da Stellantis.

Ford diz "talvez" para uma picape menor que a Maverick

Sobre o “talvez”, funcionaria melhor na Ford de outros tempos, quando mercados como o Brasil, certamente teriam uma picape leve ou do porte da Renault Oroch, indo ao encontro destes consumidores que nunca tiveram uma picape ou mesmo outro carro da marca.

[Fonte: MC&T]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.