Ford dobra F-150 Lightning antes da Silverado elétrica chegar

Ford dobra F-150 Lightning antes da Silverado elétrica chegar

Já sabendo da chegada da Chevrolet Silverado elétrica, a Ford não perdeu tempo em jogar areia na GM, com anúncio de outra duplicação da produção de sua picape grande.

Antes com 40.000 unidades anuais como meta, a Ford decidiu ampliar o volume para 80.000 unidades por ano, chegando agora a 150.000 a cada 12 meses, de acordo com a montadora americana.

Com produção exclusiva na Rouge Electric Vehicle Center, em Detroit, a F-150 Lightning atenderá a demanda alta pelo modelo elétrico, que vem conquistando muitos consumidores.

Num mercado altamente tradicionalista, a Ford encontrou um caminho bom, mas a GM também vê potencial nisso e prepara não só a Silverado elétrica, mas também a GMC Sierra Denali.

Ainda assim, fazer 150.000 exemplares anualmente exigirá bastante da Ford em peças, componentes e outros itens fornecidos por empresas parceiras, como Rawsonville Components e Van Dyke Electric Powertrain.

Kumar Galhotra, presidente da Ford para as Américas, disse: “Com quase 200.000 reservas, nossas equipes estão trabalhando duro e criativamente para quebrar as restrições de produção para colocar mais picapes F-150 Lightning nas mãos de nossos clientes”.

Ford dobra F-150 Lightning antes da Silverado elétrica chegar

Com enorme bagageiro na frente, onde seria o motor V8 a gasolina ou um V6 diesel nas versões comuns, a F-150 Lightning tem ainda suspensão traseira multilink com motor elétrico integrado ao eixo. O mesmo ocorre na frente e as baterias ficam entre as longarinas do chassi.

Não se sabe se a Chevrolet Silverado E terá o mesmo arranjo, mas para não se distanciar da rival, inovar demais pode ser um problema. Com preços a partir de US$ 39.974, a F-150 Lightning está levando para a marca novos clientes.

Em torno de 75% das reservas foram para clientes de outras marcas, migrando para a nova picape. Na GM, o interesse também é atrair gente nova na Chevrolet, especialmente porque o segmento de picapes comuns tem compradores bem fiéis nos EUA.

[Fonte: Muscle Cars and Trucks]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.