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Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

Um relatório feito pelo site Edmunds, especializado no mercado americano, apontou que as montadoras Ford e GM perderam clientes com as mudanças de estratégias de produto, tocadas desde o último ano.


A pesquisa foi feito com clientes dos modelos Chevrolet Cruze e Ford Focus, que já deixaram o mercado americano. Destes, 42% decidiram não seguir o caminho que as marcas de Detroit e Dearborn imaginaram.

Nesse caso, a ideia de Ford e GM era que estes clientes seguiriam a lógica do mercado, indo para os utilitários esportivos, mas isso não ocorreu. E pior, parte desses que decidiram ficar no segmento de automóveis de passeio, migraram para outras marcas.

No caso do Chevrolet Cruze, a GM perde 23% dos clientes para outras bandeiras. No caso do Focus, a Ford viu 31% de seus compradores indo até os revendedores da concorrência. Se a perda ainda não parece ser importante, talvez já prevista pelas duas montadoras, analistas dizem o contrário.


Nesse segmento, que nos EUA é conhecido como de compactos, 9,1% das vendas até setembro pertencem à essa categoria. Porém, ela é a mais representativa entre os carros de passeio e eles falam que Ford e GM terão prejuízos enormes a longo prazo.

Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

O motivo é que estes clientes estão entre os mais fiéis às marcas e eles mudaram. Ford e GM priorizam o lucro garantido com SUVs e crossovers em detrimento do market share maior, com portfólios e vendas mais amplos.

Ao longo prazo, a mudança radical visa obter mais dinheiro para o financiamento de carros elétricos e autônomos. No agora, a lealdade dos clientes de Cruze e Focus está caindo nos últimos meses.

O número de donos de Cruze que trocaram seus carros por outros da Chevrolet caiu de 57% em 2016 para 45% em 2019. No caso do Focus, a queda foi de 40% para 33%.

Ou seja, nessa história, que anda levando os louros é Toyota Corolla e Honda Civic, os japoneses que mais recebem clientes vindos de Ford e Chevrolet.

A mudança parece óbvia nesse caso, mas se pensarmos que parte desses clientes foi para Jeep Renegade, Hyundai Kona e Subaru Crosstrek nos últimos três anos, parece que o tiro saiu pela culatra. E isso que estamos falando apenas de donos de Cruze e Focus que mudaram de lado…

A pesquisa ainda apontou que estes são os que têm grana extra para mudar de segmento, mas aqueles que estão no primeiro ou segundo carro, quando não acham essa opção em Ford e Chevrolet, vão mesmo para a concorrência e, no futuro, dificilmente sairão de lá.

[Fonte: Edmunds]

 

Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Djalma

    Acredito que se GM e Ford não se associarem a outras montadoras, terão futuro bem tenebroso, A GM saiu da Europa, Índia e Austrália, vendendo subsidiárias ou fechando fábricas e a Ford também fechou diversas fábricas.

    • G E O

      A GM parece ter mais noção do que a Ford, honestamente.

      • Elas poderiam se unir em apenas um grupo como Hyundai-Kia. GM-Ford. Seria estranho, mas poderia se tornar umas das maiores, senão a maior montadora do mundo né, destronando Volks e Toyota.

    • th!nk.t4nk

      A GM ter saído completamente da Europa foi a maior loucura que já vi uma montadora fazer. Nem a Ford teve coragem de chegar a esse ponto.

      • Vinicius LMS

        Foi bizarro, primeiro investiram na Chevrolet Europa que cresceu e queriam que igualasse a Opel, depois desistiram porque o fogo amigo não era bom, e depois decidiram vender a Opel e não ter nada na Europa.

        • Gabriel

          As vezes o sujeito está louco nas drogas kkkkkkkkk
          Se iriam vender a opel deveriam fortalecer ainda mais a Chevrolet Europa.

    • HENRY ME

      Ford já associou a Vw

      • Robinho

        quando isso? a unica associação e nem é oficial é das Picapes…

    • Sino Weibo

      Mas a GM é uma das marcas que dominam EUA e China, os dois maiores mercados do planeta, e acredite, eles tem muita gordura pra queimar ainda.

      • Rafael Morozini

        Chevrolet vem perdendo força nos eua ! Ford e Toyota lideram com tranquilidade , RAM está vendendo mais que Silverado , Fusion mais que Malibu …

        • Sino Weibo

          Está longe de isso acontecer hein amigo. Nossa vendem em um mês ou outro mas no acumulado sempre ta lá no top 3 a GM com seus modelos. Além de outras marcas.

          • Rafael Morozini

            Sim a chevrolet é top 3 , n disse que n era , mas a Ford e Toyota estão confortavelmente na frente , e sim RAM vende mais que silverado !

            • Sino Weibo

              Vc diz em vendas totais? Mas vc esta contabilizando o grupo GM?

      • Reginaldo Nóbrega

        A GM já faliu uma vez e está na bacia das almas ainda…

        • Sino Weibo

          GM está longe de falir atualmente.

    • RPM

      O Carlos Goshn já tinha cantado essa bola….num futuro não muito distante,existiriam somente 4 ou 5 montadoras no mundo.

    • elas estão indo na contra-mão do mercado. Quando a Hyundai começou era só com esse segmento que eles estão indo, agora a Hyundai tem mais modelos e a Ford e GM estão diminuindo os seus. Tá estranho isso

  • Jad Bal Ja

    Quem diria né? Podiam ter poupado rios de dinheiro se tivessem me perguntado se viver só de SUV era uma boa ideia….hahahaha…

    • Ⓜ️arcelo

      Evidente que isso iria acontecer. Do nada os caras trabalhavam com 10 tipos da carroceria e agora só estão trabalhando com duas. Até mustang os caras querem minar.

    • TchauQueridos

      Enquanto isso Honda e Toyota agradecem…

      • fabio

        Agradecem e cobram caro

  • passis

    Ok, perderam clientes, mas… e a lucratividade?

    • Freaky Boss

      Isso. Empresa interessa mesmo é por lucro / margem. Número de clientes não é um fim em si próprio

    • SDS SP

      Isso aí. Nessa altura do campeonato à rentabilidade é quem manda.

    • Alaor

      Se os clientes não ficam na marca, a longo prazo há um grande problema. Sem falar que, numa eventual alta no preço da gasolina nos Eua, a GM e principalmente a Ford não vão ter onde enfiar seus trambolhos de SUVs e picapes grandes.

      • Thiago

        o problema maior eh fidelizacao, pois estao desenvolvendo eletricos e motores turbo, que garantem menor consumo aos suvs grandes, por exemplo, o carro chefe da Toyota nos eua eh rav4, o segundo mais vendido eh o camry
        porem adolescentes e quem nao tem grana comeca no corolla, na hora da troca vai optar pela mesma marca

        • MarcosGojira

          ou seja, estão gastando uma montanha de dinheiro em carros que ninguém compra (elétricos).

          • Toyo_Highlander fan

            Sem falar da autonomia dos elétricos que não dá para fazer uma viagem segura de centenas de milhas. O povo americano tem o costume de fazer viagem em férias, tanto que os mais abonados possuem enormes pick-ups para puxarem seus trailers que são verdadeiras mansões sobre rodas. Um elétrico por mais que seja eficiente não se compara a um motor a combustão no que tange a autonomia em viagens. Se no caso de um modelo convencional estiver perto de esvaziar o tanque ele pode perfeitamente encontrar um posto e gastar no máximo uns cinco a dez minutos de abastecimento enquanto um elétrico teria que ficar 12 horas recarregando. O carro elétrico só tem mais função para rodar no ciclo urbano.

      • passis

        Sim, é uma aposta. As montadoras americanas acreditam que uma nova crise pode estar chegando e não querem ter carros com margens pequenas de lucro. Pensam que caso o mercado vire em favor dos sedans elas conseguem desenvolver e adaptar fábricas num espaço de tempo relativamente curto. Sobre a fidelização, esse é um problema que elas pretendem resolver com novos produtos de entrada, baratos, que não sejam sedans. Mas essa mudança de portfólio demora e no meio- tempo ficam alguns buracos

    • Thiago

      os caras comecam com esses sedans, qdo vao par o grau acima, preferem continuar na mesma marca
      entao em vez de ir para um ford ou gm, vao escolher um rav4 ou crv
      perde o markert share e fidelidade a marca

      a longo prazo entrega o ouro, o lucro que teria em seus suvs vai para as japonesas

    • Robinho

      exatamente, esqueceram de dizer sairiam de mercados pouco lucrativo e para outra mais lucrativo, ate porque volume não é tudo.

  • Doyle

    enquanto a ford europa tá de vento em poupa por conta da alta nas vendas do Focus mk4. Ford US sempre mais burra.

    • Toyo_Highlander fan

      De longe a Ford manteve a produção de carros de passeio comuns na Europa por uma razão: a Europa não produz petróleo e o combustível por lá é absurdamente caro o que torna o mercado para SUVs e Pickups inviável para se vender grandes volumes.

      • Sem contar que a maioria das vias dos países europeus não comportam uma Picape ou SUV americano bebedor de Gasolina…

        • Sino Weibo

          Mas as vendas destes veículos na Europa só crescem, já chegam em 20% do total em alguns países.

        • Rodrigo Cherigatto

          KKK verdade mesmo esses carros nao fazem muito sucesso por la,mas os SUV e Crossovers mais estilosos ta fazendo sucesso!

    • Rodrigo Cherigatto

      Sim é impressionante como os europeus gostam do Focus!la ele sempre ta no top 10!e essa 4 geraçao ta show mesmo tem ate uma opcao meio SUv acho que é o Focus Active,mesma coisa que a Honda fez com seu FIT o transformando em um suvinho o W-RV!

  • Paulo Lustosa

    Acho que a GM volta a ter sedans e hatchbacks no seu portifolio, ainda mais que não vão querer perder vendas para as japonesas.

    • Toyo_Highlander fan

      Eu acho que o oferecimento do Fiesta e Focus nos EUA com aquele maldito câmbio powershift foi uma forma de justificar o futuro fim desse segmento por lá. Eles queriam um pretexto para avisar que o segmento de carros de passeio não tinha vez nos EUA.

  • Chap

    Não tem uma pessoa que não goste do Ford Focus… É pequeno para os padrões estadunidenses mas sem sombras de dúvidas quem já o teve queria continuar no modelo, é um carro que cativa os proprietários. E bem agora que a Ford deu um salto significativo nas dimensões do Focus (o espaço interno melhorou muito), com a quarta geração, deixam de oferecer para o público da matriz…

    • passis

      Mas o Escape foi pensado pra ter o mesmo comportamento cativante do Focus, aliado à preferência pelos suves e crossovers. Até esteticamente ele parece muito mais o sucessor do Focus do que do Escape (que será sucedido espiritualmente pelo Baby Bronco)

    • José Romão Costa Filho

      Estou no segundo Focus, o atua é o titanium plus, o carro é espetacular, em ambos os carros , não tive problema com o câmbio, que para mim é o melhor para desempenho. Infelizmente, devido essa onda SUV, a ford do Brasil resolver descontinua lo, achei um erro da montador, sabendo que tem uma nova geração do Focus que seria um sucesso no país. Os amantes de Hatches premium, logo serão obrigados a migrarem para suvs ou picapes compactas. É decepcionante o que vem acontecendo aqui no Brasil e em outros lugares. A Ford perdeu um cliente, sou admirador do Focus, só quem teve a oportunidade de guiar um, sabe o que estou falando.

      • Sino Weibo

        Hatches premium??

        • MarcosGojira

          Acho que ele quis dizer hatch medio msm…rs primeira vez que leio Focus e Premium na mesma frase

      • Rodrigo Cherigatto

        Nao defendendo a Ford mas o Focus vendia muito pouco ;seu preço beirava os 100 mil e esses compradores achavam que era pouco carro pra tanta grana por isso o sucesso dos SUV!Na minha familia 70% trocaram seus hatchs e sedans por SUV é uma tendencia mundial mas eu acho uma pena porque eu amo hatch medios e sedans medios e ate peruas que nao temos aqui no Brasil ha anos já!infelizmente essa é a realidade do mercado!

    • daonde pequeno…

  • G E O

    Nos EUA quem vai ganhar esses clientes é a Kia com o novo Soul e a Hyundai com o Kona e o Venue.

  • MarcosGojira

    É perder clientes ou falir de vez. Complicada a situação pra essas montadoras.

  • Natán Barreto

    Tenho 27 anos e sempre gostei de sedãs. Tive um Chrysler 300 e Passat.
    Hoje tenho uma Kia Sportage porque foi uma proposta irrecusável e eu tava com pouca grana, além dos buracos gigantes do Rio.

    Não tem comparação o conforto e ergonomia de um sedã. Os americanos vão deixar de comprar Cruze pra comprar Tracker? Vão deixar de comprar Focus pra comprar Ecosport? Óbvio que não. São carros menores, menos confortáveis, com projeto simplificado e origem de baixo custo

  • vi.22

    Sempre achei um erro forçar o cliente a mudar de categoria,não oferecendo oque ele procura e acreditando q ele vai mudar de categoria sem olhar as opções da concorrência.
    Também é difícil acreditar que um veículo não seja um bom negócio pro fabricante quando esse vende acima de 100000 unidades, como vários GMs e FORDs.
    E uma estratégia com mais possibilidades de dar errada do que certa, acredito q erraram feio, pois o mercado americano e gigantesco.

  • Alvarenga

    Puxa, como era difícil de prever isso……..pior, os caras que fazem essas alterações de estratégia ganham milhões de dolares para isso!!!

  • TchauQueridos

    “Um relatório feito pelo site Edmunds, especializado no mercado americano, apontou que as montadoras Ford e GM perderam clientes com as mudanças de estratégias de produto, tocadas desde o último ano.”
    E Precisa ser especialista pra ter certeza que isso iria acontecer ???

  • Toyo_Highlander fan

    Bem feito! Quem mandou a Ford e GM destruir seu segmento? Simplesmente presenteou a concorrência aqueles clientes que eram, digamos fieis a marca na categoria. Nem todos gostam de SUVs e Crossovers. Queriam um carro mais simples que pudesse fazer o necessário que é o de transportar. Nenhum SUV se compara ao custo de manutenção de um Ford Fiesta, Focus e Chevrolet Cruze nos EUA. E sem falar também da economia de combustível. A falta de estratégia dessas montadoras é gritante!

    • Antonio Sergio

      Com relação aos Estados Unidos, acho que tem alguma coisa a haver com obesidade. Mais de 40% da população americana é obesa. Entrar e sair de sedans é muito difícil para pessoas com esse problema. Então voltaram-se para os SUV e pickups, cujo acesso é bem mais fácil.

      • Toyo_Highlander fan

        Mas acontece que nem todos são obesos. O público desse tipo de veículo é mais jovem e também de pessoas com menor poder aquisitivo. Essa sua justificativa não prevalece.

      • Sino Weibo

        60% da população americana ainda é muita gente kkk

  • Uma das coisas mais importantes no mercado de carros é a capacidade de uma marca conseguir fidelizar seu cliente, ou seja, após comprar um carro trocar esse carro por outro modelo da mesma marca. Até onde sei três empresas conseguem isso de uma forma mais enfática, Porsche, Toyota e Honda.

  • Gran RS 78

    A maior burrada da GM e da Ford foi ter simplesmente abandonado esse importante segmento, pois geralmente por lá, são modelos de entrada dessas marcas, justamente aquela pessoa que irá ter a sua primeira experiência com um modelo Okm de um fabricante, o que iria ajudar a fidelizar esses consumidores nas futuras trocas, inclusive trocando por modelos mais caros. Mas o pior caso na minha opinião, será em outros mercados como por exemplo o do Brasil, que a Gm sempre foi uma forte concorrente nos sedans médios, e quando o Cruze sair de linha, espero que a marca traga algum outro modelo em seu lugar, mesmo que seja o Monza chinês, pois não adianta tentar substituir por um modelo inferior, como no caso do Onix Plus, que os clientes de sedans médios não irão engolir isso.

  • CanalhaRS

    Nossa, que surpresa….até uma criança sabe disso, só as montadoras que não…

  • Augusto Brum

    Essas marcas mais tradicionais apostaram muito alto tirando de linha carros de passeio. Nem VW e Toyota pensaram em fazer isso porque elas valorizam cada modelo de sua categoria, valorizam a tradição. Corolla, Camry, Golf e Jetta são grandes exemplos e não precisaram virar SUV para atraírem mais clientes. A Ford errou feio com o PowerShift e acabou afetando vários mercados por conta disso e nem a fama da EcoSport é mais como era antes. E a GM USA tem que investir nos seus carros de passeio para deixarem mais consolidados, a GM tem que investir pesado no nome Cruze e Aveo por exemplo. No Brasil a estratégia do Onix deu muito certo e isso é um grande exemplo de investimento num modelo, que não é nem SUV aliás. E cada marca já teve seu grande problema, basta querer investir para reverter a situação.

  • Rodrigo Cherigatto

    DUAS PALAVRAS:
    BEM FEITO !

  • Pois é, parece que ambas esqueceram de o por quê chegarem aonde estão, parece aquele cantor que faz você vibrar com as músicas que ele canta, daí você descobre que ele odeia cantar, odeia fãs e faz esse “sacrifício” todo apenas pelo dinheiro… Com as crises passadas esse povo ficou com obsessão por corte de custos e esqueceram de fazer carros interessantes e manter o carisma para atrair seu público. A GM ainda tem seus carros à imediata disposição na China, Coreia e outros países para voltar atrás, mas a Ford escorregou feio…

  • andrevilsonpereira

    tome Ford quem mandou tirar o Focus de linha, se não tiver o Focus ou Cruze o cliente simplesmente vai de Corolla, Civic , Elantra, Forte (Cerato) se quiserem um “hatch médio” é só comprar a ver. hatch dos supracitados (o I30 lá é chamado de Elantra hatch) e com um pouquinho mais dá para migrar para um Optima, Camry, Accord, Sonata, a longo prazo tanto a Ford quanto a GM vai perder dinheiro, principalmente a Ford (tanto a BR quanto a US)

  • Antonio Carlos

    Uma grande sacada das montadoras é “maquiar” seus carros , e vende-los bem mais caro , vejam o exemplo do Honda WRV , que não passa de um FIT (mais alto) e custa 20 mil mais caro que um FIT.

  • João Ricardo da Silva

    Acho que foi uma besteira bem grande que a Ford fez. Tenho 2 Ford Focus e vou dizer, não troco eles por SUV ou picape, nem se me derem de graça. Quando decidir trocá-los não sei se continuarei com a Ford. Acho que o comportamento dinâmico do Focus um espetáculo e dificilmente um SUV ou picape chegarão perto. Duro que nem Civic, nem Corola e Cruze me deram prazer ao dirigir como o Focus.

  • Marcelo Lynx

    Pra mim a ford pode falir de vez e está caminhando a passos largos pra isso com essa estratégia bizarra! GM pode ir pelo mesmo caminho. Já teriam morrido se não fosse o governo ajudar em 2008.

  • Gabriel

    Bem feito.

  • Airplane

    Montadoras asiáticas (Honda, Hyundai, Kia, Nissan, Toyota, etc.) agradecem !

  • awatenor

    Achépoko

  • Daniel Kamimura

    Também achei pouco… Aqui no Brasil dificilmente a GM deixará os sedans médios. Porém não aceitarão um Onix anabolizado para substituir… A FORD por mim… Que feche as portas! Pois eu mesmo que tive Fiesta 2000 – Fiesta 2003 – Ecosport 2008 – New Fiesta 2014, meu pai todas as versões de Escort e aguardava um FOCUS com câmbio AUTOMÁTICO, sai da marca e provavelmente não volto mais. Em outros mercados como o Americano, existem “substitutos (SUV)” que as vezes não dão certo estrategicamente como aconteceu, acredito que a perda não seja muito grande para quem tem algum dos carros que saíram de linha… Já no Brasil, nem a FORD quer os carros dela… E sinceramente… Viver de Ka e Eco não rola… Que fechem as portas!

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