Elétricos EUA Europa Ford Pickups Tecnologia Vans Veículos Comerciais Volkswagen

Ford e VW anunciam acordo para MEB, condução autônoma e Nova Amarok

Ford e VW anunciam acordo para MEB, condução autônoma e Nova Amarok

Serão 600 mil carros elétricos e 8 milhões de comerciais leves vendidos em conjunto nos próximos anos. Esse é o tamanho do acordo entre Ford e Volkswagen, anunciado simultaneamente pelas duas empresas nesta quarta (10).


O acordo envolve a plataforma modular elétrica MEB da VW, assim com a tecnologia de condução autônoma da Argo (empresa da Ford) e a produção de comerciais leves desenvolvidos em conjunto.

Pelo anunciado, a Ford terá 600 mil carros elétricos sobre a plataforma MEB, sendo produzidos em Colônia, Alemanha. O mais provável é que seja um crossover abaixo do Mustang Mach-E.

Ford e VW anunciam acordo para MEB, condução autônoma e Nova Amarok

Por ora, pouco se sabe sobre esse carro, mas com relação à MEB, provavelmente terá versões com 203 cavalos com tração traseira e 306 cavalos com tração nas quatro rodas.

Outro ponto do acordo envolve o compartilhamento da tecnologia de condução autônoma da Argo, que utiliza inteligência artificial para guiagem de veículos, devendo isso ser absorvido pela família ID.

Na parte “volumosa” do acordo, as duas empresas desenvolverão seus modelos sobre bases comuns. Basicamente são trÊs segmentos incluídos no acordo, sendo vans compactas, vans grandes e picapes médias.

Ford e VW anunciam acordo para MEB, condução autônoma e Nova Amarok

Neste primeiro segmento, os modelos Volkswagen Caddy e Ford Transit Connect terão uma única plataforma, que poderá ser da VW: MQB. Isso porque a atual geração da multivan alemã é feita sobre a base modular. Na imagem divulgada, isso não aparece.

Já nas vans maiores, a base da Ford Transit fornecerá um furgão de uma tonelada, que deverá ser a sucessora da Transporter, como indicado pela Volkswagen e não da Crafter, que é um veículo maior e com PBT superior. Por fim, nas picapes, boa e má notícia.

Ford e VW anunciam acordo para MEB, condução autônoma e Nova Amarok

A boa é que a Nova Amarok sairá do papel, porém, a má é que ela só será feita em um único lugar no mundo. Ela será fabricada em Silverton, África do Sul, eliminando assim General Pacheco, na Argentina.

Ou seja, localmente, o que restará para a picape atual é um facelift para continuar adiante. A próxima Amarok terá de fato a plataforma da Nova Ranger, que é confirmada para a região.

Acreditamos que a engenharia da VWB é capaz de gerar uma geração diferente para o mercado da América do Sul ou então teremos um acordo automotivo com a África do Sul.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • 1945_DE

    Autolatrina de novo não.

    • th!nk.t4nk

      Relax, a maior parte destes projetos nem chegarão ao Brasil.

  • MatheusAMG

    Me parece que ambas as partes sairam no lucro com esse acordo, talvez a Ford com melhores condições já que irá liderar a construção de 2 veículos.

  • El Gato!

    Parece que vão lançar duas novas SUVs, muito semelhantes na verdade. Apollo e Verona.

  • Gabriel Camilo

    Amarok sendo produzida apenas na África do Sul? Talvez não teve o sucesso esperado, se não houver um acordo comercial com a África do Sul (o que eu acho difícil, por se tratar de apenas um veículo até agora como interesse), podem esquecer ela por aqui.

    • Edson Fernandes

      Curioso isso. Pois é uma boa picape.

      Depois que se resolveu a questão da correia dentada nas 2.0 TDI, ela é uma picape boa e com um rodar bom. Tenho minhas duvidas se tanto para a Amarok como para Ranger, isso é bom para o Brasil.

      • Gabriel Camilo

        Eu também fico em dúvidas sobre a parceria, são empresas com filosofias diferentes nesse segmento. Aguardemos.

  • Luis Mello

    Acho que Amarok sai de cena no Brasil.

  • Marcio Andriani

    AutoCatrina….será um vendaval de emoções…..quero o APzaum e o CHT de volta….e turbo….

  • Henrique12

    Será que agora teremos VW com interior decente?

    • zekinha71

      Aqui é capaz de ter Ford com interior de VW e VW com desalinhamento de chapas da Ford.

  • Bruno Schatkoski Valerio

    new autolatina

  • zarath rocha

    Todos contra Tesla !!!

    • Lukoh

      Consumidor agradece… quanto mais opção melhor!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email