Europa Ford Mercado SUVs

Ford EcoSport 2020 terá atuação global com a base do Novo Fiesta

Ford EcoSport 2020 terá atuação global com a base do Novo Fiesta

Já visto em testes na Europa, a próxima geração do Ford EcoSport se aproxima com rapidez para reforçar o time de utilitários esportivos da marca americana. Feito sobre a plataforma do Novo Fiesta europeu, o SUV compacto promete rever algumas das falhas do modelo vigente, que atualmente é feito no Brasil, Índia, China, Tailândia, Rússia e Romênia.


Pelo que já se sabe, ele será maior que e assim terá mais espaço interno e no porta-malas, que é bastante criticado no atual. Além disso, o EcoSport 2020 perderá finalmente a porta de abertura lateral, passando a ser vertical e, claro, sem nenhum vestígio de estepe externo.

Agora, o foco é vender o Novo EcoSport como um SUV compacto de porte maior para brigar com Honda HR-V, Hyundai Creta, entre outros. O estilo será totalmente inspirado no Novo Fiesta e chamará atenção para os contornos suaves nas laterais, onde a área envidraçada terá linha de cintura curvada e vigias nas colunas C.

Ford EcoSport 2020 terá atuação global com a base do Novo Fiesta


Os faróis amendoados serão mais altos, assim como as lanternas traseiras, cortadas por uma tampa de bagageiro mais volumosa e inclinada. Pelo que tem sido visto, provavelmente o Novo EcoSport 2020 terá algo em torno de 4,30 m e com entre eixos mais generoso, sem dúvida maior que os 2,493 m do Fiesta europeu.

Na mecânica, nem é preciso dizer que na Europa, o EcoBoost será presença garantida, devendo ainda ganhar versões híbrida e talvez puramente elétrica, já que a Ford local confirmou uma reestruturação com eletrificação de toda a gama. Entretanto, o tamanho maior trará uma desvantagem que pode ser suprida por outro produto.

Na Índia, o EcoSport tem 3,99 m de comprimento (sem o estepe e com para-choques mais curtos) e por isso paga muito menos imposto, concorrendo como modelos com Tata Nexon e Honda WR-V. Provavelmente, o Ford Ka deverá gerar um SUV menor para manter a Ford nessa faixa.

[Fonte: Auto Express/Projeção: Kleber Silva]

 

Ford EcoSport 2020 terá atuação global com a base do Novo Fiesta
Nota média 4.6 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • ALAN_PR

    Nesta projeção não ficou feio não, gostei. Já que não é um Utilitário propriamente dito, esse perfil mais esportivo cai muito bem. Espero que o porta-malas tenha pelo menos 420 litros.

    • Andre Pestana

      Nessa projeção a linha de cintura(vidros dianteiros até o vidro da tampa traseira) ficaram altas e com vidros pequenos que atrapalham muito a visibilidade, talvez a realidade seja diferente.

      • ALAN_PR

        É, estes por menores só serão realmente vistos na versão final.

        Mas a fórmula é a mesma, mecânica e base de carro pequeno e casca inspirada em médio, este vem com base de Fiesta e cara de Focus.

      • LuiGui

        Essa projeção foi feita em um Mazda CX-3.

        • rafael

          Lui, bem que eu tava achando com cara de Mazda. Tá explicado.

    • heliofig

      Rapaz, eu achava que era o único que achava o porta-malas pequeno. Já me criticaram por cobrar isso em posts, mas, na boa, será que é por isso que o Ecosport está perdendo mercado para CRV, Creta e outros com mais porta-malas? Ou eu fui o único que desisti de comprar um só por causa disto?

      • Mr Tony

        Pode me por na lista….

      • ALAN_PR

        Eu também nunca comprei justamente pelo porta-malas diminuto. O problema não é só a litragem, mas o comprimento dele.

        O balanço dianteiro é muito maior que o traseiro, o projeto é antigo e do estilo, mais para a máquina.

        Honda HR-V e Creta conseguiram aproveitar melhor o entre eixos e fizeram veículos mais espaçosos.

        O Ecosport deveira ter pelo menos mais 15 cm no balanço traseiro e teria resolvido a questão, com 4,30 ele seria páreo duro para concorrência com seu motorzão de 178 cv

        • heliofig

          Ainda na época da primeira geração, procurei a Tropical para saber se fariam um complemento da traseira, de uns 30cm. Não quiseram fazer. Na época, não haviam opções viáveis no mercado (devia ser 2005 ou 2006).
          Hoje, já existe complemento até para Saveiro virar rabecão e o Ecosport continua com o mesmo problema…

      • Nunca leve em consideração a opinião dos especialista de teclado. Os compradores reais de automóveis novos raramente postam algo por aqui. E pra constar: o porta malas também é o principal fator que me afastou da Eco na época.

        • Edson Fernandes

          Mas vamos ser justos que não adianta ter porta malas sem espaço interno né? Que é tbm critico na Ecosport.

  • Kiyoshi Yamashiro

    E para o Brasil? Acho que esse Ecosport com base do novo Fiesta europeu não virá, a Ford tá cortando custos aqui, deve ter outra solução mais barata

    • vicegag

      Pensei o mesmo, se quiseram economizar e não produzir o novo aqui, acho difícil que na Bananalândia façam algo mais elaborado, se isto ocorrer será mais uma vergonha para nossa conta, afinal o país que criou o Ecosport, ficará para trás na sua evolução.

      • Bem provável que aconteça e muito triste!

        Não faz sentido facelift de meia vida tão significativo como esse último do começo de 2018 pra trazer uma nova geração dois anos depois.

      • Airplane

        Para Brasil e Índia, dentre outros emergentes, está sendo desenvolvido um novo e mais curto (menos de 4 m) baseado no Ka (Figo na Índia) conform o texto: “Provavelmente, o Ford Ka deverá gerar um SUV menor para manter a Ford nessa faixa. “

        • celtiberian

          Não é só a Ford que ta desenhando um SUV de entrada nessa linha. Outras marcas também. A Ecosport e assemelhados vão ser o “segundo nível” de SUV, com um menor e mais barato como entrada.

        • Ernesto

          A parte do texto que você menciona fala especificamente do mercado indiano. Você não está levando em conta esta parte: “Na Índia, o EcoSport tem 3,99 m de comprimento (sem o estepe e com para-choques mais curtos) e por isso paga muito menos imposto”.
          No Brasil acredito que concorrente de Ecosport continuará a ser Creta, HR-V, Kicks, Renegade e não esses menores.

      • celtiberian

        O que pode acontecer é uma versão BR dessa Eco melhorada, ou seja, aumentando tamanho, trocando exterior mas sem trocar a plataforma. Várias marcas já fazem isso. Captur e Sandero daqui são nessa linha, por ex.

    • passis

      Acho que tem espaço para ele em São Bernardo, já que a plataforma do Fiesta sofreu apenas atualizações, mantendo sua base. Um concorrente bem acertado para Creta, HRV venderia bem mais que o Fiesta atual.
      Em Camaçari ficaria a família Mahindra (triste), com Ka e seu suv pequeno.

      • celtiberian

        SBC não vai receber investimentos, ao que tudo indica. A não ser que o govenro de SP negocie algum incentivo. Mais fácil expandir camaçari ou até abrir OUTRA fábrica em algum lugar que dê incentivos. Sem incentivo = sem lucro no país, pois todas montadoras pegam e precificam considerando.

        • Edson Fernandes

          Na verdade a Ford já desistiu de SBC. Certamente será em Camaçari.

    • Mr Rafael

      Acho que vem ! A Ford está cortando custos para investir naqueles que dão retorno , assim o carro chefe se tornaria o eco . Afinal é o segmento mais disputado do Brasil e a Ford foi quem o criou …

    • heliofig

      Deve vir um Captur da Ford. Base barata e carroceria parecida com o europeu.

    • Airplane

      A resposta está na última sentença do último parágrafo: ” Provavelmente, o Ford Ka deverá gerar um SUV menor para manter a Ford nessa faixa. “

    • celtiberian

      Deve vir, apenas talvez demore um pouco (como sempre, em todas marcas).

  • RSRX

    provavelmente o SUV em parceria com a Mahindra seja o que terá 4 metros de comprimento para se encaixar na legislação indiana de redução de impostos (a propósito, a Mahindra é Indiana). Esse SUV deve ser o EcoSport americano/europeu, que deverá ficar abaixo do Maverick e Bronco

    • Airplane

      O próprio texto já fala dessa possibilidade: “Provavelmente, o Ford Ka deverá gerar um SUV menor para manter a Ford nessa faixa.”

  • Leandro Rech

    Traseira de Sportage mas, ficou muito bonita.

    • Luconces

      Traseira de Mazda Cx-3 que foi a base da projeção

      • Leandro Rech

        Verdade

  • Domenico Monteleone

    Aqui vão fazer Kacosport, o mais simples possível.

    • Andre Pestana

      E o mais caro de todos a partir de 100 mil com painel de touchduro.

  • PTVM

    Esquisitona essa projeção. Espero que o modelo final seja mais bonito.

    • Luconces

      É porque as linhas das Mazda não combinam com a da Ford.

  • Bruno Melo

    No Gta V tem um carro PARECIDO com esse, só pesquisar no google ´´Fathom FQ 2“

  • Dick Buck

    “Alcance Global”, que se resumirá a Europa e EUA. Podem ter certeza que um projeto emergente nos aguarda.

  • Roberto

    Sempre achei o posicionamento do Ecosport ruim.
    Como um carro de entrada, seria líder.
    Mas a Ford prefere vender Ka freestyle por 65k…

    • Tiago Silva

      Cacilda, tudo isso acabei de ver um desses
      Muito Insano

  • Thiago André

    Meu pai tem Ecosport atual, comprou por ser exatamente compacto e Altinho para o dia dia. Seu entre eixos atual 2,52 deveria ir para 2,70 de entre eixos e uma mala de no mínimo 500 litros. Já o atual deveria ficar em abaixa da geração que vai vir.

  • Chap

    A plataforma será a C2, do Focus, porém encurtada.
    A plataforma do atual Fiesta europeu é a mesma do nosso modelo nacional.

    Já viram a bomba do presidente da GMB? Disse em e-mail a funcionários que a família GEM é a última cartada da empresa na América do Sul. Se não render grana, vão sair da região!

    Se a GM, que se encontra numa posição mais confortável por aqui está assim… Que dirá a Ford… É triste.

    • MonHoe

      Se não lucra sendo a primeira colocada no Ranking é caso de incompetência mesmo

      • Eskarmory .

        Não é possível, tá virando conspiração esse negócio de que montadora nenhuma está lucrando mais. Se levar em conta os comentários todas as montadoraa do planeta terra já teriam fechado as portas.

        • Chap

          Fabricantes como a GMB e Ford auferem prejuízos na região sim, sobretudo após as últimas crises no Brasil e na Argentina. O ticket médio por veículo vendido destas é relativamente baixo e são empresas muito inchadas e engessadas.
          A única que está indo bem das ‘4 grandes’ é a FCA: ticket médio alto (graças aos proputos de Goiana) aliado a baixos custos de produção (Compass é um produto low cost, um ‘médio’ feito em base de pequeno e com todas as economias dessa categoria), baixos custos de mão de obra e melhor eficiência na gestão empresarial.

          • Ernesto

            Sei que os carros da Jeep, Renegade e Compass + Fiat Toro estão vendendo bem e têm lucros bons, mas e a planta de Betim? Considerada uma das maiores do mundo está com certeza com uma grande ociosidade. E isso gera prejuízo. Levando isso em conta, não creio que a FCA esteja nadando em dinheiro assim como todos pensam. Obs.: estes 3 carros, Renegade, Compass e Toro têm vendas consideráveis para PJ, portanto o lucro também é menor.

      • celtiberian

        Não é incompetência, é excesso de capacidade instalada. Montadora se não usar 75% da capacidade instalada vai ter prejuízo. Hoje o Brasil ta em uns 50% na média, o pool de lucros do setor (soma dos resultados de todos players) é prejuízo. Só ganha dinheiro quem não tinha um parque fabril tão grande e ta usando a capacidade a fundo, como Toyota.

    • Mr Tony

      Acho que faltou o “sergiomalandro.jpg” no e-mail…

      • Chap

        Até os funcionários que receberam a mensagem estão incrédulos uma vez que não faz muito tempo que a GM anunciou grandes investimentos por aqui.
        Mas é realidade.
        Essas fabricantes mais tradicionais se acomodaram produzindo lixo por aqui, carros que ficavam em linha eternamente e com baixíssimo custo de produção. Aí veio o governo apertando-os com exigências para carros mais seguros, menos gastões e poluentes, veio os consumidores exigindo modelos mais completos com AC, direção assistida de série etc, e por fim veio a crise… Estão até hoje sem saber como reagir diante de todas essas mudanças no mercado nacional, e como são empresas que se acomodaram no mercado e se tornaram pesadas e ineficientes, agora colhem grandes prejuízos em série.

    • celtiberian

      As notícias que eu li não falam em “sair da região”. Ele disse que tem que reverter o prejuízo ou terão que tomar outras medidas. Isso pode ser qualquer coisa (reduzir quadro, reduzir investimentos, fechar uma fábrica, etc), não necessariamente sair, até por que é líder de mercado. Essa coisa de “sair da região” ficou por conta dos jornalistas criadores de fake news.

    • Teve até matéria no UOL. Será que o NA vai publicar alguma coisa sobre isso tbm?

  • CarloAndreiDiniz

    Só achei meio desproporcional a frente do resto parece ser maior, não é feio, mas não impressiona a ponto de dizer, compraria, entãom acho que pra se destacar em vendas falta algo.

  • Eskarmory .

    Lembrando que a nova geração do Fiesta ainda usa a Ford B3 platform, a mesma da sexta geração.

  • Andre L W

    A Ford praticamente criou o segmento SUV compacto no Brasil (lembrando que na época o derivado do Fiesta na Europa era uma minivan como a Meriva). Porém nunca evoluiu nem trouxe um SUV pouco maior (algo como um derivado do Focus) pra cá, tampouco quando surgiram concorrentes pouco maiores (Duster e Hrv) apresentou um Ecosport “maior”, mantendo ele compacto demais. Podia estar dominando o segmento SUV se fosse menos mão de vaca.

  • RKK

    É obrigatório ter a frente feia do novo Fiesta/Focus europeu ?

  • Vitor

    Que projeção feia espero que não seja nem parecido com isso pra mim a atual é mt mais bonita

  • Samuel Almeida

    Tiraram a roda da porta. Aí sim!

  • Rodrigo

    Se for assim como na projeção, acho que vou voltar a comprar Ford (mesmo detestando seu pós-venda).

  • Murilo Soares de O. Filho

    Gostava mais da versão original, a primeira, quadrada, está cada vez mais gourmet…

  • Fabio

    Essa roda é a antiga do Fusion Titanium.

  • brunoxeca

    Isso eh uma copia do Mazda CX3

  • hinotory O

    Frente desproporcional.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email