Ford EcoSport: este é o último exemplar na Índia

E a história começada no Brasil, enfim, se encerra na Índia… O Ford EcoSport agora entra para o livro de história automotiva com o último exemplar da “Carreira das Índias”.


Este é o último exemplar do EcoSport, feito em Maraimalai Nagar e com ele, se encerra a produção da Ford na Índia.

Ainda que apenas os funcionários da Ford em Camaçari devam ter guardado em memória ou imagem o derradeiro EcoSport brasileiro, os indianos decidiram divulgar seu último SUV feito localmente.

Já sem produção em Craiova, na Romênia, o Ford EcoSport encerra sua trajetória como um player que aqui transitou sozinho até a chegada do Renault Duster, abrindo caminho para o segmento mais disputado hoje.

Tal como perto do Recôncavo Baiano, a Ford Índia em Nagar deixou para trás os modelos Figo e Aspire, similares dos conhecidos Ka e Ka Sedan, respectivamente, encerrando lá um ciclo de uma década, mas que aqui foi de mais de um século.

Com o último lote feito para ser enviado para a África do Sul, o EcoSport deixa a Índia e a vida comercial em outro fracasso da Ford, nesse caso, após tentativa infrutífera de acordo com a Mahindra para reverter maus resultados.

Da mesma forma, aqui a Ford fechou suas fábricas após uma década de prejuízo com R$ 60 bilhões perdidos. Tanto aqui quanto lá, a Ford tinha quatro fábricas e todas foram fechadas.

Contudo, enquanto os indianos só saberão das novidades da Ford pela imprensa ou em viagens ao exterior, pois a mesma saiu completamente de lá, aqui a estratégia é vender importados com localizados regionais.

Bronco Sport, Maverick, Ranger, Mustang, Transit e Territory são as opções da marca americana por aqui, com Ranger vindo da Argentina em nova geração (breve) e Transit montada localmente.

Na Índia, importação de carros não é uma boa ideia devido aos altos custos envolvidos e, diferente daqui, a Ford preferiu seguir a GM ao deixar o país.

[Fonte: Autocar Índia]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.