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Ford EcoSport tira de cena minivan B-Max para ser fabricado na Europa

novo-ecosport-2018-5 Ford EcoSport tira de cena minivan B-Max para ser fabricado na Europa

O EcoSport está com força dentro do lineup da Ford Europa. O SUV compacto projetado no Brasil atualmente é feito em Camaçari-BA, bem como na Índia, China, Tailândia e Rússia. Agora, uma sexta planta da marca americana passará a fazer o utilitário esportivo e esta será Craiova, na Romênia. No entanto, a instalação teve de tirar da linha de montagem a minivan B-MAX.



Em 1 de setembro, a linha de produção da B-MAX foi definitivamente encerrada para a produção do EcoSport. A mudança é importante para a montadora de Detroit, visto que o mercado de utilitários esportivos cresce, enquanto o de monovolumes já não tem o mesmo nível de aceitação como há anos atrás.

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A Ford – diferentemente de outras marcas europeias – é uma das empresas que mais investiram em minivans no velho continente, tendo ainda C-MAX, S-MAX e Galaxy, isso sem contar a Tourneo Corrier, que também pode ser encarada como monovolume. Lançada em 2012, a B-MAX foi desenvolvida sobre a plataforma do New Fiesta anterior e não deverá evoluir para uma seguinte. Com 4,07 m de comprimento e 2,49 m de entre eixos, o modelo era uma familiar que poderia até ter sido feita por aqui.

De lá para cá, 280 mil unidades foram feitas exclusivamente na Romênia, mas as vendas nunca foram o que a Ford esperava. A B-MAX perdia para C3 Picasso e Nissan Note, suas maiores rivais. Com a queda nos últimos anos e a nova geração do Fiesta despontando no continente, a Ford Europa não teve que se esforçar em mante-la na ordem do dia.

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Segundo a Ford, a tendência agora é os monovolumes familiares sejam substituídos por crossovers e SUVs. Nisso, a marca reforçou seu time de utilitários com Edge e Kuga. A planta de Craiova também fará a nova geração do Ford Fiesta ainda neste trimestre, atendendo exclusivamente a Europa. O EcoSport 2018 começa a ser produzido já no próximo dia 20 de setembro e chegará ao mercado europeu com motores EcoBoost 1.0 ou TDCI 1.5 diesel, ambos com opção automática e com opção 4×4, mas desde que manual.

Nos EUA, o Ford EcoSport 2018 chegará ao mercado importado de Chennai, na Índia. Neste caso, o motor utilizado será o Duratec 2.0 Direct também com opção automática ou 4×4. Na Europa, o EcoSport 2018 romeno terá suspensão mais firme e direção recalibrada, bem como uma versão ST-Line em meados de 2018. Na Alemanha, o SUV será vendido nas versões Tendance, Titanium e S, cujos preços são € 17.990, € 21.190 e € 23.440.

[Fonte: Auto Evolution]

  • V12 for life

    Com isso a próxima geração fica a cargo da Ford Europa melhorando muito o Ecosport enquanto nós apenas o vemos de longe.

    • Luis Burro

      Tomara,se bem q pra mim ele sempre foi um Fusion adaptado pro brasil.
      O problema eh q eles vao esticalo pra tdo q eh lado e o aproveitamento do espaco tende nao ser bom,ou seja,o carro soh cresce externamente.

  • Dreidecker

    Mais uma vítima dos SUVs.

    • Luis Burro

      Nao,mais um vitima da falta de interesse do consumidor.Cada geracao ou necessidade muda,dando nos prioridade a outos formatos.

      • th!nk.t4nk

        Cara, a peruinha do Fiesta (essa B-Max) até que vendia bem. O que ocorre é que a Ford está querendo cortar custos e já olhar mais à frente, mirando na onda crescente dos SUVs. Mas pra isso eles precisam de um modelo completamente novo, pois o Ecosport atual tem grande rejeiçao na Europa.

        • Luis Burro

          É,ele não tem muito espaco interno.Mas acho q o tamanho devia crescer no maximo uns 5 cm,se arranjando no aproveitamento do espaço.

  • Luis Burro

    Seria interessante um comparativo entre eles,apesar do visual melhor do suv o aproveitamento de espaco de uma van eh imbativel.

  • No_Name

    O Fiesta não é fabricado na Romênia e sim na Alemanha no município de Colônia.
    Estou curioso para ver como será esse EcoSport europeu.
    O norte-americano eu já vi e será um show a parte com suspensão multilink de série, som premium de verdade, motores EcoBoost, central multimídia com mais funcionalidades (como o sistema de refrigeração/aquecimento diretamente na tela por exemplo), entre vários outros detalhes inexistentes por aqui.
    O Eco europeu creio que deverá incorporar todos os sistemas de segurança do novo Fiesta (“ACC” etc).

    • 4lex5andro

      O Eco do primeiro mundo vai ser carro de nível e bem equipado e motorizado. Enquanto o modelo brasileiro continuará sem opção 4×4, multi-link traseiro, ecosboost e ainda carregando como distinção na traseira, um discreto estepe.

      Este país merece.

      • No_Name

        Aqui somos extremamente desrespeitados, o brasileiro é um povo passivo. O nosso novo Ecosport acabou de ser lançado na Argentina já com disponibilidade da versão 4WD e a versão Titanium pode se optar pela transmissão manual, um carro que é feito aqui! Até o Focus lá se pode escolher com câmbio manual na versão Titanium. Se vende pouco não importa, o importante é ter respeito por quem tem preferência e ponto. Lá nos EUA, país do câmbio AT, quase todos os carros “comuns” oferece a transmissão manual em opção a automática. Isso é respeito.

        • leandro

          Câmbio manual podem levar todos, minha bronca na EcoSport é não ter 4×4 AT… Se tivesse poderia estar brigando com Renegade diesel

      • Leo

        Terá 4×4 no Brasil, inclusive se fala em câmbio automático pra ele.

      • Uranium

        O Ecosport brasileiro sempre teve versão 4×4 desde o primeiro modelo. O 4×4 reestilizado ainda não chegou, mas vai chegar em breve, cogitam até câmbio AT6 para ele.

    • Paulo Lustosa

      Americano é 2.0 de injeção direta

      • No_Name

        Não. Pode ser que ofereçam mas o motor principal será um EcoBoost 1,5 da família Dragon.

        • Paulo Lustosa

          Tá no próprio site da Ford USA. 2.0L 16V 160hp

        • Paulo Lustosa

          Lá nem o Focus possui 1.6 ou 1.5 EcoBoost, e nem o Fiesta, por isso eles por enquanto não irão fazer essa aplicação no EcoSport por agora.

  • Raimundo A.

    No UK, só vi um EcoSport tempo atrás. O B_Max, bem, alguns porque minivan compacta não vende tanto assim haja vista para eles ser mais negócio as médias SW e monovolume. Só lembro de ver duas 500L, para ver a situação.
    Acho uma perda, pois a B Max além de ser mais sofisticada é mais prática.
    Beleza que agora o Eco evoluiu, mas continua ao meu ver pior que a BMax.
    Pelo visto, a Ford vai economizar com o Eco a nível de projeto buscando crescer no segmento que avança.
    A B Max só teria duas opções para se manter: evoluir para crossover como fizeram com o C3 Picasso Aircross, o que seria mais caro comparado ao Eco pronto; sobreviver em tendência de queda como nicho, o que parece não ter sido viável.
    Resolveram pela drástica.

  • Mr. Car

    O B-Max é muito mais bacana. Muito meeeeesmo.

  • Handlay P.B.

    Legal, o Ecosport foi projetado na Bahia, mas agora está sendo produzido e vendido em vários lugares do mundo. O Ecosport 2, já está se aproximando do fim da atual geração, mas a Ford nem o lançou nos EUA e se lançar já vai chegar defasado diante da concorrência. Os SUVs já estão fazendo as minivans saírem de linha, até o Golf está caindo nas vendas na Europa. Se o ritmo de crescimento dos carros altos continuar, vários carros baixos poderão sair de linha e os SUVs dominarão o mundo.

    • leomix leo

      Eles podem dominar, mas não troco um Sedan grande nunca em um SUV.

      • Martini Stripes

        Troca o mais pelo mas que já ajuda.

        • leomix leo

          Vlw.

      • O Fusion que eles tão falando não é o nosso Fusion, la nao europa ele é um modelo diferente, tipo a Eco mas mais feia ainda heeh

    • th!nk.t4nk

      O Ecosport foi projetado na Alemanha, em Colônia. No Brasil só fizeram a parte de adequaçao do projeto. Até hoje é possível encontrar de vez em quando o MPV que deu origem ao Ecosport na Europa, o Fusion (nao confundir com o sedã que leva este nome no Brasil).

      • Rodrigo

        Está totalmente por fora.
        Foi todo projetado em Camaçari, no prédio de desenvolvimento do Produto.
        Os protótipos é que foram construídos em Dearborn.
        Na Europa rodaram testes, apenas.

        • th!nk.t4nk

          Uhum, vai nessa :) Foi só coordenado com o Brasil pras devidas adaptaçoes (o que chamam de “desenvolvimento de produto” em Camaçari haha). O carro por sinal já estava pronto antes, é o Fusion (um MPV bem interessante até, pena que feio pra burro). Ele foi feito desde o início pra ter traçao 4×4 e tudo mais. O Ecosport herdou apenas uma nova carcaça e suspensao mais elevada. Idem na nova versao do Ecosport, o projeto-base foi feito em Colonia e entregue praticamente finalizado pra Camaçari.

          • Rodrigo

            Também trabalho no setor. Aliás, tão no setor que estou na Engenharia do Produto de Camaçari, como um dos representantes do time de desenvolvimento de carroceria da Ford.
            De qualquer forma, eu estive (não só eu, mas todo o time) na Alemanha (Merkenich para montagem de protótipo e Lohme para rodagem) para veículos AWD da Europa e em Dearborn para montagem dos protótipos do EcoSport FWD e AWD para Brasil, China, Índia/EUA, Europa e Russia.
            Desenvolvemos desde os sketchs iniciais até alinhamento com as manufaturas de cada planta. Claro que os representantes de cada região participaram, mas com liderança América do Sul.
            Através do compartilhamento de informações, desenvolvemos o carro para atender aos mercados em questão.
            Você está confundindo a primeira geração do EcoSport, onde o time da America do Sul não se entendeu com a Europa e cada um seguiu seu desenvolvimento. Dali saiu o nosso Fiesta BV256 e na Europa saiu o Fiesta mais arrumado B256. Ao mesmo tempo saiu o nosso EcoSport BV226 e na Europa saiu o Fusion B226, que foi um fracasso comparado com o EcoSport. Isso lá no início dos anos 2000…
            O desenvolvimento do B515MCA foi todo aqui, a não ser que toda a Engenharia e diretoria global da Ford esteja enganada.

            • Ernesto

              Legal ter alguém de dentro para tirar qualquer dúvida!

    • meneghelli1972

      Verdade, também gosto das minivans mas o que manda é o mercado e como podemos observar não é apenas a Banania que esta nessa onda, o mundo todo abraçou esses Suvs compactos e pelo visto essa tendência vai longe.

  • Mr. Pug

    A traseira do EcoSport fica infinitamente mais bonita sem o tumor pendurado que o nosso tem.

    • Martini Stripes

      Ja vejo ao contrário, pra mim a Eco tem o pneu atrás e acho bacana. Acho estranha sem ele.

    • Vattt

      Eu acho que das duas formas são péssimas, deveriam ter revisto a traseira e se inspirar no novo Edge!

  • Leo

    Mas alguns iluminados tratam o Ecosport como um péssimo carro, como assim esse projeto brasileiro será vendido até no exigente mercado alemão?

    • la concorre com Dacia Duster, e vc viu as modificões?

      • Leo

        Modificações que praticamente todos os carros vendidos simultaneamente aqui e lá possuem. Não é exclusividade do Ecosport.

        • Então amigo, não é o mesmo carro, apenas a plataforma, que aliás, nesse novo modelo que entrara no lugar da B-Max, sera nova. Então não tem nada a ver uma coisa com a outra, a Ford é uma empresa global. Se fosse o mesmo modelo vendido aqui igualzinho sem tirar nem por nada, até seria um feito e tanto, mas ae não venderia nada por lá hehehe

  • Roger

    Por dentro, show… Por fora, humpf!

  • Vattt

    A Ford Eco perdeu o compasso. Nas ruas, uma olhada rápida não percebe o novo e de traseira então nem se fala. A melhora ficou apena no câmbio e interior (que é muita coisa), mas pelo jeito ainda não foi o suficiente para colocá-la no pedestal que já lhe pertenceu.

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