Ford Marketing/Propaganda Montadoras/Fábricas Tecnologia

Ford entra firme nas comparações de consumo entre seus motores EcoBoost e a concorrência

ford-ecoboost-comparacoes-1 Ford entra firme nas comparações de consumo entre seus motores EcoBoost e a concorrência

A Ford aposta na sua nova linha de motores EcoBoost, e faz comparações diretas entre os modelos que usam esse tipo de motor e os modelos da concorrência com motores convencionais, que gastam mais e são menos potentes (por litro).

O primeiro motor EcoBoost já existe, é um 3.5 V6 que tem desempenho similar a motores V8, com 350 cavalos em média. Dentro de algumas semanas os americanos poderão comprar modelos da Ford e suas empresas, com motores EcoBoost.

ford-ecoboost-comparacoes-2 Ford entra firme nas comparações de consumo entre seus motores EcoBoost e a concorrência

O grande segredo de um motor EcoBoost é seu uso de turbo e injeção direta. Aí sim ele consegue uma grande potência com bom consumo de gasolina. Os primeiros modelos do grupo a usarem motores EcoBoost serão o crossover Ford Fles e o sedã Lincoln MKS.

Poucos meses depois, Taurus SHO e Lincoln MKT também terão o motor como opcional. O interessante é que o 3.5 V6 EcoBoost tem mais potência e torque que um 4.6 V8 da Cadillac por exemplo.

ford-ecoboost-comparacoes-3 Ford entra firme nas comparações de consumo entre seus motores EcoBoost e a concorrência

Em 2010, 23% da linha Ford terá opção de motor EcoBoost. E em 2013, 90% dos modelos que a Ford faz poderão ser equipados com a nova tecnologia. O interessante mesmo será ver motores EcoBoost de quatro cilindros, que são mais adequados a um futuro uso em outros mercados, fora o americano, que exige motores enormes e potentes.

Ainda neste ano a Ford vai começar a produzir um EcoBoost 1.6 para equipar o Focus europeu. Um EcoBoost deste tamanho teria o mesmo desempenho de um 2.2 ou 2.4 comum. E um EcoBoost 2.0 entraria no lugar de um 3.0 facilmente.

[Fonte: Ford/Autoblog]

  • Ciro

    Bom, a Audi já trocou o V8 pelo V6 TT. Ele deve ser melhor que o EcoBoost.

  • Luis.J.R.

    E aqui!Não vai ter. :??:

  • Nelon

    Tantas pessoas se perguntam por que a GM afunda cada vez mais e a Ford ainda consegue se manter firme, mesmo com prejuízos gigantes e a recusa da ajuda pelo governo.

    Pois bem, essa notícia é um bom exemplo de uma série de medidas tomadas antes e durante a crise.

    Enquanto aqui no Brasil se glorifica a Fiat, Volkswagen e Chevrolet e metem o pau na Ford, na Europa junto com a VW é uma das líderes de mercado e inovadora em vários segmentos.

    Por aqui o Brasileiro prefere um Linea ou Bora frente ao novo Focus.
    É isso aí, ainda bem que algumas pessoas conseguem enxergar frente a maioria cega.
    Quero só ver quando os motores Sigma começarem a ser produzidos aqui e o Monzatec continuar a ser o topo de linha da Chev.

    • miza

      é isso ai falou bastante e bonito

  • Fernando

    O 3.6 V6 do Cadillac CTS ja tem mais de 300cv
    Assim os motores GM estão sendo trocados e se compararmos isoladamente o DuraTec 2.0 do Focus gasta mais que o do C4 e tem menos potência.
    Todas as montadoras estão trocando seus motores visando mias potência e menor consumo

    • Ciro

      E o 3.0 V6 da Chevrolet que vai equipar o novo Equinox faz 255 cv. Com um supercharger ele quebra esse Ecoboost fácil.

      • Cetral

        O 3.0 do Volvo XC60 usa o mesmo tipo de tecnologia do Ecoboost, injeção direta com turbo.
        Os valores alcançados são de 285cv e 40nm de torque.
        E mais importante, esse torque todo aparece apenas a 1500 rotações!

        Essa tecnologia que a Ford está usando em suas marcas está realmente dando diferença.
        O Ford Edge 3.5 sem inejção direta e sem turbo não chega nem perto se comparado ao Volvo XC60 3.0 com essa tecnologia.

    • Hodney

      Discordo totalmente. O Focus é mais economico que o Citroen Palas

  • pablorocha

    E por aqui sairá a linha de motores FORD i do ecoboosta… :banana: :banana:

  • D’Agostin

    Nelon,

    Excelente comentário. Só não concordo em uma coisa: apesar de vocÊ não gostar da Fiat, o Linea é um bom carro, mas de todos os sedans médios que existem no mercado brasileiro hoje, vou de Novo Focus Sedan.

    Esperamos que este Ecoboost esteja disponível no Brasil o mais breve possível, e não lá por 2016. :clapp:

    Abraço a todos, :drinkk: :cool:

    • Nelon

      Na verdade eu não tenho nada contra a Fiat, muito pelo contrário, a maioria dos meus carros foram Fiat.
      Mas uma coisa que aprendi com o tempo é que essa mania que brasileiro tem de vangloriar marcas é uma tolice sem tamanho. A única coisa que critiquei foi o Linea pois embora seja um bom carro ele não está no segmento certo, ele está abaixo do seu patamar atual. E outra coisa que eu não gosto da Fiat é a constante mudança nos seus modelos, comprei um Siena 2008 pensando ficar muito tempo com ele, chegamos em 2009 e já tinha o Siena 2010. Meu carro foi desvalozrizado ao extremo.

      Quis trocar de carro e fui analisar as cinco grandes marcas: Volkswagen, Fiat, Renault, Chevrolet e Ford.
      O que me chamão mais atenção é que das 5 a Ford era a única que apresentava modelos mais atuais e de acordo com suas marcas européias. O Novo Focus, junto com o Novo Fusion e o Novo Fiesta estarão em breve aí rodando nas ruas, todos são baseados nos modelos de fora.
      Se alguém quer saber qual motor equipará o Novo Fiesta será a nova linha de motores Sigma, que são diferentes do EcoBoost mais que é um grande avanço para o mercado nacional. Serão todos em bloco de alumínio e empregarão tecnologia de maior economia e potência e serão Flex.
      O que acontece é que quando fui na Chevrolet fiquei espantado com a linha de codelos muito antiga, embora os carros sejam bons e duráveis acho um pouco absurdo pagar pelo vectra o que ele custa e levar um modelo da década de 80.
      A Fiat já comentei. A Volkswagen que também tem fama de ser bem durável e confiável e ter peças baratas deixou a desejar nos preços e no seguro também. Creio que a Volkswagen emprega a lei da oferta e da procura a risca, pois eu acho que o valor que a mesma cobra pelos seus carros não condiz com a realidade, isso foi visto principalmente no CrossFox e no Voyage.
      Na Renault estava muito interessado no Sandero, mas no test drive percebi um mal qu assolou outro modelo novo recente que foi o Ford Ka. O Sandero foi fabricado em total economia de custos, o carro é extremamente barulhento, tem um acabamento ruim e os botões são muito mal posicioados. Sem falar que o motor é um pouco fraco para o peso da carroceria.
      Então resolvi optar por um Ford Focus modelo antigo completinho que me custou 45.000. O novo Focus é de cair o queixo mas além de estar indisponível nas concessionárias está além do meu orçamento. Escolhi o old Focus como casamento, manter ele por anos já que meu Siena defasou em 2 anos então dessa vez que pelo menos seja num carro ótimo.

      Enfim, o que me revolta é que o brasileiro não quer enxergar a realidade. Todas as montadoras aqui no Brasil não fabricam carros de qualidade e querem preços abusivos pelas carroças que oferecem. A crise sem a redução do IPI poderia ter levado a uma verdadeira revolução aqui no país, mas nosso querido governo impediu isso assim como impediu a abertura aos importados de Collor. De todas a que está menos ruim é a Ford e mesmo assim é a que vende menos. Não consigo entender isso, mas creio que algum dia o brasileiro irá acrodar e cobrar carros mais decentes ao invés de pagar fortunas em Polos 3/4, Puntos T Jet e Vectras Gt Remix.

  • Fernando

    HODNEY
    Espero que você ja tenha abastecido um Focus DuraTec e um C4 Pallas, e não tenha baseado sua afirmação em fichas tecnicas.
    Alias por que o Brasil ainda segue os padrões de medida da ABNT.
    Focus e Captiva são exemplos de que o consumo divulgados não são viáveis.
    Não gosto da Fiat mas o T-Jet consegue ser mais econômico do que na ficha :clapp:

    • Hodney

      Fernando!

      Certas pesquisas por mais que sejam abordados os testes, não se pode creditar 100% nos testes! Lembra do CEVISA em dizer que o C3 é mais barato de recuperar em caso de batida? Isso mesmo! Segundo essa empresa o C3 é mais viável que o Ford KA em termos de manutenção de reparação. Isso foi a coisa mais ridicula que já li. Os testes de uma fonte são bem diferentes dos testes feito por um consumidor final. As empresas usam equipamentos que simulam a rotina do dia a dia, o consumidor coloca o carro na rua. Então não se pode afirmar totalmente que o Citroen seja mais economico que o Focus. Isso varia muito de motorista e outros fatores como gasolina, carga e outros pontos.

      • tscarani

        O negócio é que é mesmo. Percebo, logo, que você ainda é um daqueles preconceituosos que acha que Citroen é importado e tudo associado à marca é caríssimo.

        Além do estrago numa colisão semelhante no C3 ser consideravelmente menor, ele foi um carro projetado pra ser barato, dar pouca manutenção e ser de fácil reparabilidade.

        E comparar consumo do Pallas com o do Focus não tem nem o que ver… Nem o manual, muito menos o automático. A AL4 é uma caixa antiga, mas é bem melhor que o lixo que o Focus usa, que faz o Duratec beber mais e andar menos até que o coitado do Golf 2.0, que tem o pior motor da categoria, mas o melhor câmbio AT.

  • CARALISA

    :teeth2:ecobosta :clown:vamos ver qaundo isso ai vai chegar aqui :pao:

  • Emerson SS

    O futuro está aí.

  • Giovanni

    Adeus motores V8, não deixarão saudades (exceto para alguns saudosistas de muscle cars) :ok2:

  • Carlos Medeiros

    Muito legal…. concordo com o amigo acima pois realmente a Ford me parece que se adiantou um pouco antes da GM e Chrysler e vem conseguindo sem qualquer ajuda governamental se reerguer e lançar inumeras inovações tecnológicas. Muito bacana.

    Não acredito realmente que os V8 irão acabar. Ainda mais nos EUA. Acredito que Mustang e algumas picapes continuarão utilizando esse tipo de motorização, mas em uma escala mais reduzida.
    E quem diz que motor V8 não deixará saudades, só mostra o quanto é ignorante no assunto. Andem em um motor V8 e ouça o ronco do motor. É uma coisa sensacional…. :inluv: :inluv:

    A Ford no Brasil aos poucos vai reconquistando seu lugar. A Ford sempre foi uma das líderes de vendas por aqui antes da Autolatina. Aliás a pior coisa que a Ford fez. Se estragou. Mas com os motores SIGMA e a nova linha de automóveis que ela já está trazendo, acredito que ela aumente aos poucos a sua cota em vendas por aqui.

    Os carros e motores Ford costumam ser muito bons e duráveis. Pra mim o novo Focus é a melhor escolha atualmente e eu amor de paixão a versão hatch do Focus

    :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv:

  • nasser

    A Ford vende menos no Brasil pelo mesmo motivo que um show da Ivete Sangalo tem 10.000x mais público que uma Orquestra Sinfônica: não mira a “baciada” da população.

    Gente que enxerga custo X benefício, dá mais valor pra conforto do que adesivos, não abrem mão da segunda luz de ré, pesquisa sobre segurança do carro que vai comprar, como o motor funciona, enfim, pessoas num nível diferente da boiada. :rayban:

    Lembrem-se: se o melhor carro fosse o mais vendido, o Gol não estaria na liderança há séculos…..

  • macarrone

    É isso ai…. ‘A FORD NÃO ESTÁ PRA BRINCADEIRAS!!!’ Só precisa aprender a vender mais…..sabe porque não vende muito? Simples…. porque não fabrica muito!!! Por exemplo, o Ecosport vende bem, mas se a crise passar a Ford não conseguirá produzir…..é esse o pensamento Ford….ganhar mais em menos! :drinkk:

Send this to a friend