Ford Escort 2022: clássico brasileiro fica sofisticado na China

Ford Escort 2022: clássico brasileiro fica sofisticado na China

Ele ainda não é tão raro de se ver (hoje mesmo eu vi um “L” inteirão de antes de 1987) nas ruas brasileiras, mas já foi muito popular nos anos 80 e 90. O Ford Escort simboliza aquele momento em que o Brasil tentava acompanhar o mundo, mesmo de portas fechadas.


Hoje, o Escort ainda vive, mas bem longe de suas praças originais, sejam elas tupiniquins, europeias ou da terra do Tio Sam. Na China, o modelo foi atualizado oficialmente pela marca americana, que aqui se retirou (da produção) após uma história de mais de 100 anos.

Ford Escort 2022: clássico brasileiro fica sofisticado na China

Ainda com a mesma plataforma do Focus de segunda geração, o Ford Escort mostra condições de manter a história do saudoso compacto fabricado na extinta fábrica de Taboão, logo um terminal de contêineres e cargas. Nesse facelift, a divisão chinesa aparentemente fez um ótimo trabalho de refit no sedã.

A frente adicionou novos faróis de LED com luzes diurnas verticais, sendo conectados à grade com elementos cromados e um formato octogonal. O para-choque ganhou linhas mais fluidas e retilíneas na parte central.

Ford Escort 2022: clássico brasileiro fica sofisticado na China

O Ford Escort 2022 acrescentou novas rodas de liga leve e também retrovisores atualizados com repetidores de direção em LED. Na traseira, as lanternas repaginadas ganharam feixes de LED em “Z”, dando assim um visual mais sofisticado ao conjunto, com novo para-choque com molduras cromadas.

Mas, é por dentro que o Ford Escort 2022 revela estar um passo adiante de seus irmãos europeus e mesmo americanos. Por lá, a marca não poupou despesas e adicionou um display de cluster e multimídia integrados no melhor estilo Mercedes-Benz.

Ford Escort 2022: clássico brasileiro fica sofisticado na China

Geralmente visto em carros elétricos de segmento premium na China, o conjunto tem duas telas de 10,25 polegadas, integradas. O próprio painel está longe de se parecer com o antigo, muito mais simples. Tem aplique metalizado e revestimento imitando couro costurado, além de botão de partida Ford Power.

Aliás, falando na marca de Dearborn, apenas o volante lembra que o conjunto frontal é de um Ford, caso não se repare no botão de partida. No túnel, a alavanca de câmbio tem pomo achatado e parece melhor que o visto no Territory, lembrando que Changan e JMC são ligadas na China.

Ford Escort 2022: clássico brasileiro fica sofisticado na China

Como deveria ser, o Escort 2022 mede 4,63 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,49 m de altura e 2,68 m de entre-eixos, tendo motor Dragon 1.5 de três cilindros com Ti-VCT, mas entregando 122 cavalos e 15,4 kgfm. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas. Gostou?

Ford Escort 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Deixe um comentário