Antigos Esportivos Ford

Ford Escort XR3 1985 é encontrado abandonado em Campinas com apenas 167 km rodados

xr3-1-700x470 Ford Escort XR3 1985 é encontrado abandonado em Campinas com apenas 167 km rodados

Nunca se sabe o que pode ser encontrado em locais fechados e esquecidos deste país. Em Campinas/SP, por exemplo, um galpão guardou um esportivo nacional por quase 30 anos. Trata-se de um Ford Escort XR3 1985.



Até aí tudo bem, já que muitos carros do passado hoje ainda estão abandonados por aí, esperando quem sabe uma restauração. No entanto, o que chama atenção no esportivo da Ford é a quilometragem: são apenas 167 km rodados, supostamente originais!

Ou seja, em sua época, o Ford Escort XR3 85 nem conseguiu levar seu dono para a praia paulista mais próxima, rodou muito pouco. Não se sabe o motivo pelo qual foi abandonado, mas agora ele foi descoberto e após uma limpeza, mostra que está muito bem conservado.

Os pneus Pirelli S600, por exemplo, são originais e parecem em bom estado, embora o recomendável em casos assim é trocar os pneus imediatamente, pois estão muito velhos e podem ser um perigo para a segurança dos ocupantes do Ford.

xr3-2-700x470 Ford Escort XR3 1985 é encontrado abandonado em Campinas com apenas 167 km rodados

Outro dado interessante sobre o modelo, é que ele nunca foi emplacado, o que é um fator que ajuda a corroborar com a suposta quilometragem baixíssima. Além disso, consta no vidro a autorização do Detran determinando que o veículo fosse emplacado em no máximo 15 dias.

O Ford Escort XR3 era equipado com motor 1.6 CHT Max de até 83 cv e apresentava visual mais esportivo, incluindo até lavadores dos faróis. Enfim, alguém sabe algo a respeito?

[Fonte: Auto Dynamics]

  • Rodrigo

    Eram os carros que mais chamavam atenção na minha infância, especialmente os XR3 conversíveis. Sou de 81.

    • duhehe

      Eu era maravilhado por Kadett GSI, Vectra GSI.

      • Paulo_T

        um pouco mais pra frente. Kadett GSI e os GTI’s eram o bicho!

    • Rômulo M.

      Tenho um XR3 1989 na garagem esperando por uma reforma para ser ressuscitado. Pena que a unica oficina que achei confiável pra fazer o serviço pediu além do meu aceitável.

    • Minerius Valioso

      Sou de outra geração (98)… Fico maravilhado quando vejo ao vivo o Ford Focus Mk1. Coisa maravilhosa de se ver.

    • Alessandro Desativando

      Sou de 79. Gostaria muito de ver um chevs Omega gls 4.1 numa situação dessas. Recentemente vi aqui em Goiânia um omega CD 3.0 em ótimo estado de conservação na rua. .. joia rara….

  • Felipe Alfano Perrone

    Me espanta os pneus cheios, sem deformações e a pintura intacta, mesmo sem uso. Parece, ao meu ver, que ficou em algum cavalete por muito tempo, ficando abandonado nesses ultimos tempos

    • Renato Duarte

      é o que eu iria comentar ao abrir a reportagem,,, é de se contestar a autenticidade da reliquia,, já que por mais que o carro estava empoeirado, alguem estaria indo la periodicamente revisando e tamem calibrando o pneu. tomara que seja de fato um carro pouco rodado,, isso é importante para o automobilismo classico nacional.

    • Gustavo73

      Ao ver a foto foi exatamente o que pensei. Os pneus estão estranhos.

    • Raul Cotrim de Mattos

      O pneu no mínimo ressecaria e tendo quase 30 anos é extremamente arriscado rodar com ele…

    • Leandro1978

      De qualquer forma, mesmo se forem originais, deverão ser trocados, não arriscaria uma viagem com eles…

      • Edson Fernandes

        E quem comprar um carro desse vai rodar? Eu acho que esse modelo em especifico é para ficar parado mesmo.

        Esse carro dado o ano, não roda mais… teria que fazer tudo nele. Queria ver fotos do interior dele…

        • Fabio

          Edson, este é o post do “Reginaldo de Campinas”: http://www.reginaldodecampinas.com.br/2013/entretenimento/?id=106

          • Mr. On The Road 77

            Tá complicado esse carro ser original. A bateria é Delco Freedon, daquelas que não precisa manutenção. Isso não existia em 1985…

            • Edson Fernandes

              Existia sim! A ACDELCO começou a vender seus itens justamente em 1985!! (A bateria tbm).

              Agora, não boto minha mão no fogo por isso, mas a julgar o estado do carro, tudo impressiona e para dizer isso, ele não ter riscos ou amassados por ter ficado assim é o que faz a incognita.

          • Edson Fernandes

            Fantastico! Está interessante!
            Nossa, dificil ver um interior inteiro de um Ford! Geralmente as costuras rasgam…. nossa impressionado!

    • Rômulo M.

      O meu Xr3 que está parado na garagem a pouco mais de 5 anos ficou com os pneus completamente vazios em pouco meses.

    • Fuscao

      Os pneus provavelmente calibraram pra tirar o carro dai, na emoção talvez esqueceram de tirar fotos antes.

    • Emilio

      Eu acho que na foto 1, o pneu está baixo, nao?

    • Kleber Muniz

      Até o ar desse pneus é de fábrica! hehe

    • Marcio

      Com esses pneus novinhos e essa poeira com cara de “jogada”, além do velocímetro dos mais fáceis de se fraudar, literalmente no dedo, solenemente duvido que esse carro realmente seja um “zero KM esquecido”.

  • bedotRJ

    Demais! Isso quase sempre é sobra de estoque de concessionária falida. Como eu gostaria de ter essa jóia….

    • =D

      lixo

  • Comment

    Raridade. Difícil encontrar deste modelo que não esteja virado em um caco.

  • ViniciusVS

    O que tem de “raridade” aparecendo agora… é semana sim semana não aparece um.

  • Minerius Valioso

    Quem sabe não aparece uma Série 3 “abandonada” por aí. Como disse o Magno, sonhar é grátis!

    • Rafael Neves

      Hahaha hj passei por uma serie 3 branca abandonada e cheia de poeira na Gávea RJ… me deu uma vontade de parar e perguntar a algum porteiro se sabiam quem é o proprietário daquela jóia..

  • Vagnerclp

    Estranha-me os pneus ainda praticamente cheios.

  • thiago rodrigo

    engraçado que desde aquela epoca a ford usa em seus carros o famoso ”morceguinho” para encaixar a paca dianteira nos seus carros!!! e na boa, se for confirmado, que carro impar!!!

  • Fabio Marquez

    Ai alguém compra, restaura e tenta vender por uma fortuna um carro que vale pouco mais que o preço de tabela, mas tem quem pague caro.

    • Fuscao

      Vale bem mais que preço de tabela, provavelmente seja vendido por mais de 60 mil (se era um VW era mais, um Passat Pointer por exemplo, ai era 100 mil certo, como um que foi encontrado a um tempo na mesma condição e vendido por isso), e não precisa restaurar nada, pelas fotos que estão por ai está completamente novo.

  • Ale Ari

    Muito me estranha os dizeres “ME LAVA” no parabrisa! Fake???

  • johnnyburanelo

    impressionante sao os pneus cheios, os pneus de hoje esvaziam na garagem se ficar 2 meses parados hahaha

  • Rodrigo

    Em valores de hoje, quanto valeria uma peça dessas? O suficiente para um Focus Titanium Hatch?

  • EduBH

    Que conversa fiada! O carro num galpão e ninguém sabe de quem é? Conta outra. E o pior éque com apenas 167 km a reportagem diz que os pneus estão em bom estado. Esse carro depois de uma aguinha ficou limpissimo. Com 30 anos de pó na pintura era pra ta tudo fosco, pintura detonada.

    • ALR

      Realmente, algo muito estranho nessa história. Está mais com cara de conversa fiada mesmo.

    • Fuscao

      Provavelmente o cara guardou pra valorizar mesmo, isso naquela época. A pintura mesmo parada tanto tempo não vai ficar toda detonada, o pó até protege ela, claro que precisa de um polimento pra voltar ao brilho que tinha, mas ainda assim não estraga tanto ao ponto que falou.

  • Antonio De Julio

    Só por curiosidade: o que tereia que ser feito para por esse carro pra funcionar? Basta apenas trocar a bateria e o óleo?

    • Rafael Neves

      Acho que velas, sistema de ar, verificação fluído de freio… tem muita coisa pra ver!!!

      • Comment

        Eu teria muito receio de ligar um motor parado a muitos anos. Ele estará sem lubrificação nenhuma, mesmo com óleo no cárter, e provavelmente com pontos de ferrugem. O comando de válvulas e os balanços, no caso deste motor, não teriam visto lubrificação a muito tempo.

    • Rômulo M.

      Basicamente tudo ia ser revisto… lavagem geral, lavagem do tanque de combustível, troca de todos os filtros, velas, mangueiras, correias, bateria, óleos, fluídos, amortecedores, pneus, pastilhas de freio, parte elétrica, etc…Pra falar o básico da mecânica, sem falar da manutenção da parte interna e pintura. Tenho um e já fiz a pesquisa.
      Tem que mandar o carro pra UTI.rss

    • G. Pierin

      Se nenhum componente do motor estiver oxidado, é possível sim ressucitar trocando óleo, velas, bateria, revisando a elétrica, enfim, vai um talento pra poder colocar o Escortinho de novo na rua. Até esses pneus, se forem de fato os originais, devem estar ressecados e precisam ser trocados.

    • Fuscao

      Troca-se o óleo do motor e da caixa, velas, cabos, correias, bateria, uma limpeza no carburador, bota um pouco de óleo misturado com gasolina dentro dos cilindros pelo buraco das velas (pra lubrificar a parede do cilindro), gira o motor algumas vezes com a mão pra lubrificar um pouco, bota uma garrafa de gasolina como tanque (pra não ter que limpar na hora) e depois mete bala. Depois que fizer pegar ai sim se vai pra uma oficina e se faz uma manutenção mais pesada, trocando tudo que é fluido, filtros, limpeza do tanque, etc.

    • Paulo_Lustosa

      Trocar óleo, bateria, velas, cabos de velas, bobinas, filtro de ar, filtros de combustíveis, filtro de óleo, limpeza de carburador e talvez trocar a correia de acessórios caso tenha ressecado. Depois de trocar essas peças e limpar o carburador, aplica-se WD40 na câmara de combustão pelo buraco das velas e roda um pouco na mão pra poder lubrificar as camisas e os pistões e depois de feito isso, aí dá partida sem as velas pro WD40 sair pelo mesmo buraco de onde entrou sem injetar nenhum combustível e depois de ter feito isso, põe as velas e os cabos no lugar, no caso do CHT, põe na ordem de ignição de 1-3-4-2 e põe no ponto, já que o CHT HP dos primeiros XR3 tem ponto em 15º contra 13º dos CHT comuns de 1.6L, põe uma garrafa de 5L de álcool antes do primeiro filtro de combustível, um pouco de gasolina no giclê de primeiro e segundo estágio, pressiona o acelerador até o final do curso umas duas vezes pra injetar a gasolina no venturi e depois dá a partida normal equilibrando a aceleração no abafador (afogador) até uns 1300 rpm e espera uns 30 minutos o motor rodando em marcha lenta pra depois desligar e dar partida de novo pra poder funcionar normalmente. Fiz isso no Del Rey que possuo quando peguei ele da mão do meu avô pra restaurar pro meu uso ano passado que possui o mesmo motor desse Escort, e tinha bem uns 3 anos parado na época.

      • Antonio De Julio

        Me desculpem, mas é um motor AP. Só bater a chave e pronto! rs

        • Paulo_Lustosa

          O XR3 85 é CHT, o AP só os 90 em diante kk

  • Marcus Vinicius

    A Poeira estava tomando conta desse Escort estava todo branco !

  • Paulo Eduardo

    Ok, ok. A matéria insinua que o dono do carro é desconhecido ou eu entendi errado?

    Mas era um carro muito, muito legal. Incrível como andava e fazia curva. Marcou época.

  • José Júnior

    Golpe do seguro!!!

    • Alessandro Desativando

      Boa!!!

  • ft943

    Aqui em minha cidade tem um desses vendendo .
    tá bem conservado também, mesmo ano, modelo e com uns 320 km.
    o dono ta pedindo 64 Mil. tá a 1 ano e meio tentando vender.

    • cepereira2006

      Na boa, nunca entendi essa tara por carro velho que alguns tem. Com essa grana dá para pegar um New Fiesta com ESP e ainda sobra quase 10 paus para zoar. Não entendo como alguém pode pensar em pagar essa grana por um Escort velho.

  • Giovani

    todo mundo falando dos pneus eu achei estranho 2 coisas: 1 a poeira está só em volta do carro, obeserve o chão… era para ele ser todo branco também, mas só tá branco em volta do escort, 2-e esse outro carro limpinho aí do lado… vai me dizer que não falava sobre esse escort. Como diria o cumpadi washington “sabe de nada inocente”.

  • Gustavo Miranda

    Eu só sei que esse Escort foi desejado… faltou seus irmãos maiores da época para deixar a Ford mais forte no Brasil, como o Sierra e o Saphire para brigar como Monza e o Scorpio para rivalizar com o Passat Pointer, o Santana e o Opala.

    • Minerius Valioso

      O carro é estadunidense?

      • Paulo_Lustosa

        Sierra era projeto conjunto da Ford inglesa com a Ford alemã, já que na época a Ford tinha dois produtos distintos pra atender o mercado inglês e o resto do mercado europeu ao mesmo tempo.

        • Paulo Reis

          o sierra tinha a missão de bater com os porshe só que, ser bem mais barato. Conseguiu bastante méritos. Vi uma reportagem sobre no Top Gear. A ford foi ousadia no preço para o carro na época: muita técnologia e desepenho muito próximos dos porshes, há um preço de 1/2 porshe. Hoje ficou bem definido que não vale a pena esta disputa: um Focus ST e Mustang são proposta totalmente diferente de um porshe e, não teem interesses em voltar com o GT40, por enquanto agora. Isso é estratégia bem definida de médio e longo prazo, e foi por isso que a ford foi a unica Americana grande que não quebrou em 2008 nos EUA.

      • Gustavo Miranda

        Como o amigo falou, são projetos europeus como o Escortinho, o Scorpio era uma espécie de Taurus com dimensões mais coerentes com nossas ruas e o Sierra era o ancestral do Mondeo.

        Os dois foram vendidos nos EUA e teve ainda um modelo derivado do Sierra chamado Tempo que ganhou diversas plásticas como o DelRey aqui no Brasil ao longo dos anos 80 e 90, era o Ford Tempo, já o Scorpio ficou pouco tempo por lá porque era mais caro que o Taurus.

        • pedro rt

          eu ja vi aqui na minha cidade um FORD TEMPO igual a esse preto acima mas era bege

        • Paulo_Lustosa

          O Tempo seria como o nosso Verona, era derivado do Escort e ao contrário do Escort americano, que usava motor CVH, que é conhecido por lá por ser beberrão e ruidoso, usava um motor OHV 2.3L exclusivo pra ele até a Ford adaptar um motor V6 nele.

  • Fabio
    • Mr. On The Road 77

      Sim, agora explica a bateria Delco Freedon que aparece nas fotos…
      Não existia nos anos 80…

  • Reginaldo Ricardo

    este XR3 e do Reginaldo de Campinas

  • Robinho

    Meu Deus, se pudesse compraria este carro.

  • Careca

    No creo!

  • Doccar

    um carro desses deve valer pelo menos uns R$ 80.000,00…é joia rara.

  • Fábio Alisson

    Lindo carro! É o carro antigo que mais tenho vontade de possuir: XR3 85 ou um XR3 90-91 com motor AP.

  • jucabala

    A respeito da pintura um amigo meu tinha um fox preto e ficou sem lavar por muito tempo por meses ,quando resolver lavar a pintura ficou fosca tipo poeira grudada na lataria e teve que pintar o carro todo novamente,no minimo esse scort era pra ta com a pintura danificada depois de 30 anos parada,essa história tá meia estranha é fake!

    • Charles Riewe

      O carro do teu amigo deve ter ficado na pueira de cimento so pode. Ou a pintura dele (nao metalico) era muito ruim. No mais acredito que um polimento resolva.

  • Carlos

    Fake do macaco alado.
    Um carro com quase 30 anos estar assim ..sei não hein… é cilada bino !

  • Vattt

    Lavar o carro no mesmo canto???? Eu heim!!! Com toda aquela terra em cima, deve ter arranhado toda a pintura.

  • Guest

    Tem um carro desses sendo vendido por 5.300 em Sorocaba!!

  • Bily Tocera

    Belos carros, época boa… Sou apaixonado até hoje no XR3 Europeru conversível, uma verdadeira mosca branca…

  • Gran RS 78

    Esse foi o meu sonho quando eu era pequeno, junto com o Gol GTS. Imagina quanto que vale essa reliquia com apenas 167KM!

    • cabra macho do renegade

      uns 20 mil

  • cabra macho do renegade

    deve estar cheirando novo ainda

  • Leoncio

    Não sou especialista nem nada do genero. Porem parece produto de roubo/furto mas…

  • Reginaldo José da Silva

    Tenho um apolo 91, vermelho motor ap 1.8, 95 cv, ótimo carro

  • David Filho

    Bom, não sabia que poeira vinha com pedregulhos… meio fake isso aí…

  • Ediomar

    Meu tio tinha um desses na época,diz ele que era o destruidor de pepecas da cidade junto com um amigo que tinha um Monza S/R,as moçoilas literalmente se jogavam pra dentro desses carros,bons tempos!

  • kikofar

    Tá aí um irmão mais velho do meu XR3!!! rs

  • fellipealo

    Que belezura esse carro…. Bela notícia NA.

  • João Carlos Ribeiro Previdi

    Minha opinião e sendo de Campinas, lembrando o que ocorria nesta época, o carro foi vendido, o dono deu uma pequena volta e depois foi roubado, um roubo de encomenda, para mudar placa e numerações do carro – na época nema marcação nos vidros do número do chassi era obrigatório, a placa em que este constava era muito fácil de ser removida. Aí, o imponderável, quem encomendou ou não quis ou não teve dinheiro para pagar. Quem levou tratou de esconder, se envolveu em outras coisas e o tempo passou. No mercado de peças o xr3 não tinha significância, foi a época de grande quantidade de roubos de vw a ar, chevettes, opalas, fiat ainda não tinha emplacado com o uno

  • GUGASP

    Nasci em 1978.
    Na minha geração, juntamente com Passat Pointer, Gol GT, etc, esse carro era o sonho de consumo da mulecada!

  • Bispo

    Eita carro feio…parece uma caixa de fosforo com rodas.

  • Bruno Bezerra

    Sim, realmente esse Escort rodou apenas 167 km, vejam:

  • sergio

    por acaso alguem saberia informar qual foi o desfecho deste veiculo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend