Elétricos Ford Mercado Volkswagen

Ford está cada vez mais próxima da VW para obter carros elétricos

Ford está cada vez mais próxima da VW para obter carros elétricos

A Ford está cada vez mais próxima da VW para conseguir um acordo sobre carros elétricos. As duas marcas já assinaram uma parceria que envolve o desenvolvimento de uma nova picape média, que originará as próximas Ranger e Amarok, assim como uma van compacta derivada do Caddy e uma van maior oriunda da Transit.


Bill Ford, bisneto do fundador Henry Ford, reforçou essa ideia de aproximação com a VW em carros elétricos também. Ele disse em uma conferência e sobre uma eventual parceria com a alemã, nesse sentido: “Nós nos encaixamos geograficamente muito bem, em termos de linha de produto, nos encaixamos bem”.

Ford ainda reiterou, afirmando: “Nós dois [com o CEO da VW] chegamos à mesma conclusão de que, tão grandes quanto nossos balanços patrimoniais, nenhuma empresa pode fazer isso sozinha”. As duas empresas ainda estão no início das conversas no sentido de fusionar linhas de carros elétricos e autônomos.

Não será exatamente um suporte da VW para a Ford, mas uma troca, visto que a montadora americana está em estágio muito avançado de sua tecnologia de condução autônoma e da inteligência artificial, desenvolvida pela startup da Ford, a Argo AI. A Volkswagen teria recebido sinal verde para investir nessa empresa.


Ford está cada vez mais próxima da VW para obter carros elétricos

Dessa forma, a empresa alemã usaria essa tecnologia em seus carros elétricos. Em contrapartida, liberaria a plataforma MEB para a Ford. Nesse caso, Herbert Diess disse que não tem intenção de investir em fábricas compartilhadas com outros fabricantes, o que indica que a americana pode faze-la em suas próprias linhas de montagem.

Por ora, a Ford se concentra no seu primeiro carro elétrico “nativo”, um crossover que será fabricado no México. O produto será inspirado no Mustang, mas terá plataforma desenvolvida pela montadora. Essa base pode servir para uma linha de carros mais caros dentro do portfólio da Ford, enquanto a MEB poderia servir bem aos modelos mais baratos, algo que a VW vem fazendo com Audi e Porsche.

[Fonte: Bloomberg]

Ford está cada vez mais próxima da VW para obter carros elétricos
Nota média 4 de 1 votos

  • Tochio

    É questão de tempo, a VW vai engolir a Ford como um todo !

    • Luiz Felipe

      hahaha, engano seu meu amigo, a Ford é venenosa, nunca vai colocar seu nome em risco!

      • JOSE DO EGITO

        A FORD nao sabe se casa ou se compra uma bicicleta! ta totalmente perdida atirando pra todos os lados

        • RSRX

          Voce é leigo. Nem sabe os planos da ford

          • Fernando Fagundes

            Fiquei curioso, quais seriam esses planos?

        • Mr Rafael

          Os lucros do último ano estão aí pra refutar seu comentário …

    • Jr

      Também acho, as marcas americanas parecem estar bem mais vulneráveis e menos preparadas do que as europeias para competir com as asiáticas.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Concordo. Primeiro a VW torna a Ford refém de sua tecnologia depois arremata o que sobrar da empresa.

      Para repetir a história Nokia x Microsoft só faltará a Ford apresentar como CEO um ex-VW.

      • RSRX

        Povo aqui trabalha com achismos ou o que apenas querem ler . A Ford vai emprestar a plataforma T da Ranger pra Amarok e a tecnologia desenvolvida pela Argo enquanto a VW vai retribuir com plataforma elétrica compacta, ja que a E1 a ford ja tem para o eletrico médio Mach E.

    • Mas antes a FAW e a SAIC vão abocanhar uma boa parte da própria VW.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Acho que não… o governo alemão até criuou um fundo para evitar que empresas alemãs importantes sejam liquidadas para grupos estrangeiros.

      • th!nk.t4nk

        Não tem como. Enquanto a sede da VW for alemã, não tem como cair no domínio dos chineses por conta de legislação (diferente dos ingleses, que entregaram tudo pros chineses e indianos).

        • Jr

          Tudo? MG rover faliu e os chineses compraram só o espolio, a Jaguar Land Rover estava falindo na mãos da Ford, a Ford cansou de arcar com os prejuízos e colocou a venda para quem quisesse comprar, nenhum grupo empresarial de capital britânico fez uma proposta decente, sinal que os próprios britânicos que conhecem bem a situação sabiam que não valia a pena, sobrou para os indianos, que estão com uma puta dor de cabeça, sem saber o que fazer com os prejuízos que a Jaguar Land Rover estão dando para o grupo TATA, a mini e a RR foi vendida para a BMW e a Bentley para a VW. O que não podemos esquecer é que todas essa maras britânicas são marcas pequenas quando comparadas as marcas alemães, francesas, americanas e asiáticas, elas não tem escalar, o normal era acontecer o que aconteceu, ou seja, foram engolidas por marcas maiores para não desaparecerem

    • CanalhaRS

      Muito remota essa possibilidade. Os acordos até agora não demonstram isso.
      Quem sabe a longo prazo, se esse plano de recuperação da Ford não trouxer a bufunfa planejada para seu cofre.

      • Jr

        Depois de ver a Chrysler ser comprada pela italiana Fiat e a GM quase desaparecer em 2008, não duvido de ver a VW ( empresa muito maior e mais lucrativa) se apoderar da menos lucrativa Ford, pode apostar que a incompetência da turminha da Ford vai ajudar a isso acontecer, e do jeito que os atuais acionistas da Ford são verdadeiros mercenários, viciados em dinheiro fácil é só fazer uma boa proposta que eles topam. A VW pode fazer a mesma coisa que esta fazendo com a Navistar, fez uma proposta gorda, foi rechaçada pela Navistar, se recolheu e esperou a Navistar se enrolar sozinha, agora esta adquirindo a Navistar aos poucos por preço de banana

        • RSRX

          se a vw ta com tanta bala na agulha por que então ela pediu a plataforma da Ranger e Transit? Ue, se tem tanto dinheiro…

          • Murilo Soares de O. Filho

            Não sabe fazer caminhonete e furgão…rs

    • Asmirandha

      veja “Alita: Battle Angel” neste site! todas as línguas disponíveis !! aqui: FROMSERIESHD77.BLOGSPOT.COM

    • Luis Burro

      Nossa q viagem é esta???

    • Luis Burro

      A volks só é maior como grupo a maior montadora continua sendo a Toyota e como grupo a Volks só ñ perde a posição pq engloba os caminhões junto,só q o ranking é sobre automóveis e ñ caminhões!!!

  • Alberto Rigattoni

    Deixa que eu vou corrigir:

    Ford está cada vez mais próxima de se tornar uma subsidiária da VW.

    • TchauQueridos

      Boa!

    • RSRX

      deixa eu corrigir de novo: não

      • Jr

        A turminha fanboy da Navistar falava a mesma coisa 5 anos atrás, agora a VW esta comprando a mesma a preço de banana, não relute que nem os fãs da Navistar amigo, o destino da Ford já esta traçado

        • RSRX

          Ford tá buscando ter mais lucros e alcançar lucratividade da Toyota a fazer os reajustes. A Ford ta com o futuro traçado em carros autonomos e hibridos. Sua cabeça só enxerga achismos e não se relaciona com a realidade. Deveria pesquisar mais sobre a propria Ford antes de desenvolver um comentario tão irresponsável

          • Jr

            Amigo eu acompanho os informes trimestrais da Ford, sei do que falo, ela vem com esse papinho furado do seu comentário a mais de 3 anos, os acionistas e investidores sabem de có essa conversa fiada dito pelo comando da empresa, quem viu o último informe trimestral percebeu que tanto analistas de mercado e acionistas/investidores perderam a paciência de vez com a alta direção, coincidência que logo depois eles começaram a fechar uma fabrica atrás da outra? Brasil, Rússia, França e agora nos EUA, não foi coincidência amigo, os números da Ford vem de mal a pior a bastante tempo, Quanto a ter mais lucros e alcançar a lucratividade da Toyota hahahahahahahaha piada, piada…….

          • Murilo Soares de O. Filho

            Sim, também está se antecipando e salvando a sua pele caso seus planos derem errado.

      • Alberto Rigattoni

        Ok, respeito seu ponto de vista, mas eu concordo mais com o que disse o @disqus_NGKdrRQeWW:disqus aí embaixo.

    • CanalhaRS

      Tua correção não corrigiu nada, hehehehehe…

  • Domenico Monteleone

    Fanboys de Ford tendo náuseas

  • Joãozinho

    A Ford vai sumir.
    Será comprada pela VW (ou alguma chinesa) que transformará a F-Series e o Mustang em marca própria.

    • Jr

      A VW tratou de chegar na frente, ela sabe que se bobear vem uma chinesa e abocanha a Ford antes, ter um pé nos EUA é essencial para o futuro do grupo VW

      • RSRX

        mais facil o governo comprar a Ford ou a ford se juntar a GM

  • Murilo Soares de O. Filho

    A Ford não é a mesma potência de outrora porém não acho que vão entregar assim de mão beijada. Há muito ego em jogo, assim como acontece com a FCA, PSA, que ao longo da vida foram administradas por herdeiros de seus fundadores, há muito mais do que dinheiro em jogo. Me lembro até hoje quando a Fiat trocou ações com a GM em 2000, Gm ficou com 20% da Fiat e a Fiat com 5,1% da GM, devida as proporções de mercado. Depois desmancharam a sociedade, pois A GM não quis assumir a FIAT na época, pois ela mesma já tinha muitos problemas, foi quando Marchionne conseguiu um acordo com a GM que foia obrigada a indenizar a FIAT na época. Depois de disso Marchionne saneou as contas da FIAT e logo depois assumiu a Chrysler, no qual conseguiu empréstimos com o governo americano para recupera a Chrysler, hoje ambas mais “saudáveis”, voltou atrás da GM em busca de fusão, no qual a GM recusou…O verdadeiro motivo ao meu ver, não era só criar a maior montadora do mundo, mas sim dizer a GM, olha estamos aqui e agora nós queremos governar. Muitos vão achar que é loucura minha, mas não é, e um artigo que uma vez li, por um desses especialista da indústria automotiva fazia uma análise entre GM e FCA, explicava o porque do Marchionne querer a GM, o fato era que o Maior acionista institucional da GM, que é uma empresa publica também, pois o governo americano ainda possui ações da GM, não passava dos 10% de todo o capital e a família Agnelli, maior detentora das ações da FCA e fundadora da Fiat, possui atualmente 29,1% do capital da FCA, sendo acionista majoritário, conclusão, em uma fusão com a GM, mesmo ela sendo maior e com valor de mercado maior, em uma fusão a família Agnelli teria sua participação diluída, porém ainda seria o maior acionista no Novo Grupo, por isso Mary Barra barrou a hípotese de fusão e nem quis conversa com Marchionne…Nem tudo se trata de dinheiro, mas sim poder.

    • Jr

      A GM não quis porque sabia que seria uma loucura administrar uma empresa do tamanho que seria a GM/FCA, a quantidade de marcas, a quantidade de regiões que essa empresa estaria presente, a quantidade de funcionários e fábricas, a quantidade de fornecedores, seria uma loucura, um trabalho herculiano tentar administrar e fazer esse monstro lucrar, imagina a dor de cabeça que não seria enxugar um elefante desses.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não acho que foi isso não…mas, vamos ver no que vai dar, pois hoje ela está longe de ser referência em alguma coisa.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email