EUA Ford Híbridos Pickups Vans

Ford F-150 ganha kit híbrido plug-in que garante economia de 50%

f-150-hybrid-plugin-1 Ford F-150 ganha kit híbrido plug-in que garante economia de 50%

Propulsores híbridos, híbridos plug-in e elétricos parecem bem distantes do segmento de picapes, seja nos EUA ou fora deles. Um dos veículos mais rentáveis do setor automotivo até agora não experimentou oficialmente as tecnologias associadas à redução de emissão de poluentes e consumo de combustível.



O custo proibitivo em muitos casos é um dos fatores, mas em cenários como o americano, o consumidor não quer saber de nada que não aparente robustez, nem sendo preciso ser eficiente em consumo. O que impulsiona esse desejo do consumidor é a gasolina barata, que tem impacto amortizado nos custos operacionais das picapes, mesmo aquelas dedicadas exclusivamente ao trabalho.

f-150-hybrid-plugin-1 Ford F-150 ganha kit híbrido plug-in que garante economia de 50%

Obviamente, em casos mais exigentes de operação, o motor diesel entra obrigatoriamente por conta de sua força superior e não necessariamente pela economia de combustível. Como ninguém quer se arriscar – apenas a Ford decidiu evitar a hibridização com um produto feito em alumínio e dotado de motores turbinados a gasolina – a ideia é ir reduzindo o consumo e a emissão por outros meios até que se alcance um ponto sem retorno, quando será necessária a eletrificação do segmento.

A Ford, revelou recentemente que introduzirá a tecnologia de forma mascarada, não enfatizando redução de consumo e emissão, mas dando ao cliente a possibilidade de uso da energia das baterias para suas tarefas de trabalho, o que deve atrair a atenção de muita gente, que hoje em dia precisa levar consigo um gerador. Mas, a novidade ainda não tem data para chegar.

f-150-hybrid-plugin-1 Ford F-150 ganha kit híbrido plug-in que garante economia de 50%

Até lá, quem quer uma picape híbrida no mercado americano, terá de recorrer ao mercado de kits de conversão, onde algumas empresas já atuam, inclusive na produção de pacotes do tipo plug-in, que permitem aos donos das picapes recarregar as baterias em casa. A empresa XL plug-in lançou um kit com essa tecnologia para a picape Ford F-150.

Sediada em Boston, a XL se especializou em hibridizar frotas de veículos ao invés de focar no consumidor comum. Com ênfase nisso, a ideia é oferecer não só custo-benefício, mas também cortar a emissão e o consumo de gasolina, que chega a 50%, de acordo com a empresa. A Ford F-150 é a mais recente adição ao portfólio de veículos que podem receber um kit plug-in, tais como caminhões Ford Série F Super Duty, vans Ford Série E, picapes e vans de Chevrolet e GMC, entre outros.

O kit da XL inclui um motor elétrico instalado no eixo cardã original do veículo, um módulo de controle, um emissor wireless para comando e controle, uma bateria de lítio de 15 kWh e um plugue para recarga externa. O melhor é que, segundo a XL, a garantia de fábrica não é afetada e o kit pode ser montado em um dia e utilizando-se de uma oficina simples. Os itens tem garantia de três anos ou 120.000 km. A empresa não divulgou o preço do kit.

[Fonte: Autoblog]

COMPARTILHAR:
  • Antonio

    Já é um começo.
    Um pouco tímido, mas já é algo.

  • Louis

    Bacana, poderia existir uma empresa dessas por aqui, instalando kits para converter carros normais em híbridos plug-ins.

    • leandro

      já existe. Pesquisa ai no google por electro palio minas gerais. Vc vai ver uma noticia publicada aqui no NA de uns 5 anos atras
      parece que o site deles é cecotein com br

      • Alexandre

        sera que da pra fazer isso no opalao..? kkkkk

        • leandro

          pelo que tá escrito la dá pra fazer em carros até 800kg… acima disso deve exigir uma conversão mais cara que nao vale tanto a pena

          • Leonardo M. G.

            800 kg com motor incluso? Sei que é uma pergunta besta, mas fiquei curioso ehehehhehe.

        • Leonardo M. G.

          Opalão daria pra por um motor a biodiesel, que nem fizeram naquele programa da MTV, “Pimp my Ride”, com um muscle car nos EUA.

    • RRodrigo Souza

      tendo o custo justo seria uma boa hein

  • FPC

    Rodas de Gol/Voyage/Saveiro/Parati

    • André Luis Versiani

      Bem parecidas mesmo com os quadrados versão CL

  • Emygdio Carlos

    Muito bacana! Acredito que em curto e médio prazos existirão empresas especializadas em instalar “kits” híbridos para qualquer tipo de veículo, seja automático ou manual, antigo ou zero quilômetro, rodas elétricas, kit solar, alternador inteligente e etc… Exatamente como as empresas que convertem veículos para utilizarem GNV, atualmente.

  • Handlay P.B.

    Talvez poucos americanos vão querer instalar esse kit em suas F-150 posto que a maioria deles estão pouco se lixando para queimar gasolina e poluir.

    Para impedir que as futuras picapes híbridas americanas sejam demasiado pesadas, as marcas deveriam buscar veementemente novos compostos e tentar baratear a fibra de carbono para usar em tais veículos a fim de reduzir o peso destes sem aumentar os preços.

  • Vattt

    Não sei se híbrido por enquanto é o caminho certo, afinal o consumidor vai só dobrar os gastos em manutenção (somar manutenção do motor elétrico+motor a combustão), o ideal é a conversão total de um carro a combustão para elétrico!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email