Ford

Ford: fábrica de Taboão não será comprada pela CAOA

Ford: fábrica de Taboão não será comprada pela CAOA

A CAOA jogou a toalha. A empresa brasileira desistiu de comprar a fábrica da Ford em Taboão, bairro de São Bernardo do Campo. Fechada desde outubro, a planta que produzia caminhões e o hatch New Fiesta, tinha no grupo liderado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a maior chance de ser adquirida.


O anúncio da saída da CAOA foi dado pelo governador João Dória Jr, que revelou a existência de dois interessados, ambos chineses. A CAOA tinha planos de produzir veículos de outra marca do gigante asiático, sendo que esta empresa seria a Changan.

Para compensar a má notícia, Dória afirmou que a CAOA fará um investimento pesado no estado de São Paulo, onde pretende erguer uma fábrica numa área maior que a de Taboão, sendo essa uma exigência do sócio chinês. Assim, as duas empresas terão uma planta nova na região.

Dória ainda disse que os dois interessados em Taboão são fabricantes de automóveis na China. Por ora, os nomes ainda são secretos. O governador disse que a ex-fábrica da Ford está na pauta e que os investidores chineses precisam de tempo para avaliar o investimento.


Com a compra da fábrica por um deles, além do novo investimento da CAOA com seu outro sócio chinês, o estado de São Paulo terá duas fábricas adicionais fazendo modelos de origem chinesa. Atualmente, a única que executa isso em nível de automóveis, é a fábrica da Chery em Jacareí.

Atualmente a Caoa Chery se divide entre produção paulista e goiana, sendo esta executada dentro do complexo da CAOA, dividindo assim a linha de montagem com produtos da Hyundai.

Agora, o caso de Taboão fica em compasso de espera para saber qual dos dois fabricantes chineses assumirá a planta. Existem muitos potenciais interessados de origem chinesa, entre eles FAW, Dongfeng, Great Wall, entre outras.

[Fonte: UOL]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Vinicius

    Novos tempos. Sem o BNDEs bancar o negócio e o risco, ninguém quer por a mão no bolso.

    • omaisbanidodona

      Esta certinho! é isso mesmo , acabou a mamata

      • Jr

        Pois, fico me perguntando se o Luciano Hang teria aberto tantas lojas Brasil afora se não fosse aqueles 50 empréstimos que ele pegou no BNDES, empréstimos que era para compra de máquinas e equipamentos shiiiiiii depois que descobriram isso desistiram de abrir a caixa preta do BNDES, uma pena, pq iriam encontrar muita sujeira lá

  • Tosca16

    Tem rumores da BYD, mas eu sendo a mesma, não compraria… não que eu ache que a planta ex-Ford seja uma completa bomba, mas pra produção de caminhões elétricos, creio eu, que a BYD não precisaria de tamanho espaço fabril. Quando as chinesas, creio que a Foton poderia abortar o projeto Guaíba, mas até torceria pra uma Sinotruk assumir o negócio. Ao meu ver, sem o dedo do governo, essa fábrica vai demorar a ser repassada pra algum investidor… E creio eu, que uma Cummins, deveria está indo atrás de parceiros, pois sem a Ford caminhões a fabricante de motores vai perder muito espaço em vendas no país.

    • Rafael Oliveira

      e nessa a MWM vai nadar de braçada no mercado nacional

      • Tosca16

        Sei não, um dos maiores clientes era a VW, hoje já utiliza de mecânica MAN; MWM me vem a cabeça o Volvo VM, alguns Agrales e tratores.

        • A MWM tá começando a vender geradores de energia pra dar uma melhorada, e recentemente fecharam na Argentina. Também não está essa maravilha toda não.

          • Tosca16

            MWM e Cummnins tem que se mexerem rápido, trazer ou viabilizar algum investidor pra também desovar sua produção de motores. Foton, na linha de pesados e extra-pessados poderia dá uma sobressaída nos motores da Cummins, tal como a Shacman que está retornando com GNL ao país.

            • Luis Burro

              Elas deviam tá se mexendo é pra fazer sistemas híbridos pra concorrer com os elétricos, logo logo vão ser engolidos por eles!

              • Jr

                Vão virar uma Nokia da vida se não investirem nisso

    • Adenilson707

      Sinotruk voltou no fim do ano passado, mas eles abriram uma unidade fabril no Paraguai. Foton tá de boa lá no RS, ela quer é comprar a antiga rede de css da Ford, pra poder se expandir melhor, tal qual a DAF fez.

      Só sei que a chinesada que tá de olho.

      • Tosca16

        Pena que a Sinotruk novamente entrará em maus lençóis deixnado suas operações a cargo de importadores brasileiros, eles não aprenderam parece…

    • Alvarenga

      Sem falar no sindicato mal acostumado de SBC, que mandava e desmandava na linha da Ford. Se os chineses se comunicam devem saber da desgraça que foi pra Chery com o sindicato de SJC e não vão repetir a besteira. Vão se estabelecer em algum lugar longe destes polos.

      • Pipo pipo

        Minha opinião é parecida. Essa decisão deve ter a ver em parte com a perturbação desses sindicatos.

      • Tosca16

        Ford tá mal de operações no Brasil e se duvidar América Latina, e não é correto, ao menos na minha visão, culpar o sindicato de SBC… e a decisão de fechar a operação de caminhões veio de cima, da matriz a filial. O plano global da Ford no papel parecia bom, localmente, mostra-se incompetente pra assumir oportunidades locais e regionais de alguns mercados, tal como o nosso.

        • Alvarenga

          Realmente o sindicato não é a única causa com relação à Ford mas com certeza é uma delas. Ouvi varias historias de conhecidos que trabalhavam la….coisas inacreditaveis.
          Quanto à Chery de SJC eu diria que o sindicato foi a maior causa dos problemas de produção desde que ela se estabeleceu em Jacareí. Falta de informação dos executivos da Chery pois a GM ja tinha problemas com o sindicato da região desde a década de 80, e quase fechou lá por conta disso, então era fato bem conhecido.
          Parece que agora as chinesas ja sabem.
          Veja, não estou demonizando todos sindicatos, eles ja tiveram papel importante e ainda tem em alguns casos, mas esses dois que citei viraram ente politico e não entidade preocupada em defender o trabalhador que os sustentava.

          • Jr

            A tendência é que eles minguem sem o dinheiro do trabalhador

        • Luis Burro

          Pra companhia só interessa arrancar o máximo de dinheiro, se perde o q ainda a mantém no país é a capacidade q o brasileiro tem de gastar todo dinheiro em um veículo!

    • Jr

      A BYD não tem fábrica em Campinas? Eles tão mais focados agora em painéis solares, é o segmento aonde eles estão vendo as vendas mais crescerem

      • Tosca16

        Sim, por isso mesmo; Campinas dá e basta pra BYD.

  • Rafael Oliveira

    e o Indiano???

  • PAULÃO 🚬

    Essa fábrica exige um investimento X.
    Dá mais dinheiro colocar X em outras aplicações (até mesmo em outras fábricas, comprovadamente rentáveis) do que arriscar X em um negócio que vem em queda mundial ano após ano.

  • Bruno Costa

    Essa fábrica é BO, como tudo na região do ABC. Lá a mentalidade socialista predomina e os parasitas estatais são reis. Essa fábrica já vem com custo de greve e paralisação aleatórios enraizados, para alguém se meter a louco de comprar e produzir lá só com muita coragem.

    • Rafael Oliveira

      por isso digo que deveira servir para outra coisa, um shopping, hospital, condominio e por ai vai…

    • MauroRF

      Muita empresa saiu do ABC justamente por esses motivos.

    • Morei no ABC por um bom tempo, e infelizmente vc tem razão.

    • FocusMan

      Todo remédio pode virar veneno se aplicado em doses erradas. Sindicatos são necessários mas se tornam venenosos quando acham que são mais importantes do que os empresãrios que se arriscam gerando empregos…

      • Rafael

        IMPERDÍVEL A LEITURA…
        O desabafo do Presidente do grupo Habibs

        “Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)…
        Ok. Acho até divertido…
        Mas faz um favor para o seu país antes!
        Emprega alguém!
        Na CLT!
        Paga tudo direitinho!
        Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia…
        No seu negócio.
        Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa…
        Aluga um escritório ou uma loja!
        Compra um estoque!
        Corre o risco de verdade!
        Se o governo tirar o incentivo para o consumo, não desanima…
        Pega outro empréstimo, com a maior taxa que o mundo moderno já viu!
        Paga os juros do primeiro empréstimo com outro empréstimo!
        E vai com fé na sua ideia!
        Paga o décimo terceiro e as férias do teu funcionário!
        Sem vender m….. nenhuma em Dezembro… Janeiro… Fevereiro…
        Nem no mais lindo Carnaval do mundo, quando todo mundo pára de trabalhar…
        Ou na Copa das Copas que te deu 12 dias úteis num mês corrente…
        Paga mais para os teus fornecedores, já que os seus custos também aumentaram devido à energia, gasolina e dólar…
        Mas, diminui o seu preço, pra tentar ser competitivo numa economia recessiva…
        Então, tenta fazer com que uma estrutura enxuta seja perene. Acaba com sua eficiência!
        Vai ser difícil, já que o seu cliente está quebrado e não pode te pagar mais…
        E corre o risco de quebrar de vez, perdendo todo capital que você investiu…
        Fez tudo isso?
        Então beleza!!!
        Me chama do que quiser… Você é um herói e não me interessa qual partido apoia!
        Tem o meu respeito!!!
        Não fez nada disso?
        É político de carreira?
        Está encostado em alguma bolsa?
        Mama na teta do governo?
        É vagabundo?
        … E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva…
        Desculpa, mas… Cala a boca! E vá prá PQP!..
        …. Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!

        Alberto Saraiva, presidente do grupo Habib’s

    • FrankTesl

      Só lembrar que o molusco se refugiou na sede do sindicato de SBC, transformado em bunker para não evitar a prisão do pai dos pelegos

  • David Diniz

    Ainda acho que a melhor saída é vender para alguma incorporadora para a mesma construir shopping, prédio comercial/residencial ou qualquer outra coisa que não tenha mais relação com a fábrica.

    • Fabio Marquez

      Mas a região seria favorável a isso? Tipo, lá não seria um parque industrial cheio de problemas gerados por isso? E dinheiro, ta rodando nessa região, ou as pessoas estão desempregadas?

    • omaisbanidodona

      O ESTADO nao é imobiliaria!! Deixa a FORD se “virar” com esse elefante branco

      • Cesar

        Fala isso para o Governo do Distrito Federal que é o maior especulador imobiliário através Terracap – Companhia Imobiliária de Brasília

      • Ric53

        Mas Doria e Orlando Morando já fazem o papel de corretores de imóveis! Kkkk

      • David Diniz

        Aonde eu mencionei a palavra “Estado”?

    • Ander33x

      Shopping não dá mais David, nesse pequeno ABC já se somam 7 grandes centros de compras, só em SBC 3 deles, 2 em situações bem complicadas, com lojas disponíveis aos montes, espaços vazios, etc. Acho que a região não suporta mais um shop não, os que tem já estão se canibalizando entre si.
      Outro ponto a se levar em consideração é a região da fabrica, mal localizada.

      • David Diniz

        Um empreendimento residencial(tipo um Resort) seria melhor então.

  • Rogério R.

    Eu acho que vai acontecer com essa fábrica de Taboão o mesmo que aconteceu com a fábrica da Chrysler do Brasil em 1981, a VW aproveitou a estrutura da linha de caminhões Dodge e lançou os primeiros caminhões VW do mundo, seguindo esse exemplo creio que quem está interessado nessa fábrica é uma gigante de caminhões chinesa. Tô apostando na Foton(que já opera aqui com caminhões leves), na Dongfeng, e até na Shacman que está voltando com a importação de caminhões a gás, mas que sabe isso não é só o recomeço da história. Para mim duas dessas três estão no negócio.

    • Adenilson707

      Foton tá querendo comprar a antiga rede de css da Ford Caminhões, pra poder se popularizar e se expandir, acho, a curto prazo, ela querer a fábrica, ela está de boa lá no RS

      Acredito que a DongFeng ou Shacman que pode vir assumir. Sinotruk abriu uma fábrica no Paraguai

      Mas tbm tem fabricantes de ônibus chineses que estão de olho no mercado brasileiro.
      A Yutong mesmo, tá doida pra abrir uma unidade fabril aqui, já tem uma planta na Venezuela. A Higer ganhou a licitação do BRT no RJ, pra rodar no corredor Transbrasil.

      • 😎.

        A Higer já tem até site em português 😀

  • Cardoso (não aquele)

    Queriam comprar com o dinheiro dos outros, como ninguém deu bola, passaram adiante

  • A Great Wall poderia fazer um barulho bom se viesse. Os HAVAL são bem interessantes.

    • Adenilson707

      Ela já veio em 2009, por um importador de Brasília, a Alexandros Motors. Vi um Great Wall Hover pessoalmente, passeando no sertão baiano(Ibotirama-BA). Emplacado no DF, branco. O carro era bonito.

      • Sino Weibo

        Tinham projeto de fábrica em 2013, mas depois que o Inovar Auto atrapalhou os planos dos chineses, de 2011 até 2017, eles cancelaram tudo.

  • FocusMan

    Parabéns Sindicato dos Metalúrgicos, devem estar felizes agora….

  • Cesar

    O dinheiro que a Caoa ia usar para comprar a fábrica da Ford, ficou reservado para pagar indenização para quem comprou o Tiggo 5x com o problemático Powershift que já começou a apresentar problemas.

  • Selsu Brass

    Vendam p sindicato dos metalúrgicos essa fábrica, aí eles montam uma empresa, pagam os impostos em dia pros governos, pagam o dobro da média para seus “trabalhadores” e ainda vai sobrar um monte de dinheiro dos lucros….. Vamos lá sindicato, chegou a hora de vcs passarem pro outro lado do balcão p ver que bom que é…… E olha, os “trabalhadores” tem direito a greve heim kkkkkkkk

    • Joao Victor

      Pagam os impostos em dia kkkkkkk vai ver o quanto a ford “recebe” em benefícios fiscais (bolsa empresário)…

      • Selsu Brass

        Até recebem incentivos pelo grande empregador que são, mas, o IPI e ICMs, que não são nada baratos, eles tem que pagar para os governos federal e estadual sim, não tem como sonegar.

  • zekinha71

    Já sabia que esse negócio não ia rolar, quando o “jestor” entrou no meio, pra quem conseguiu matar uma linha de metrô que só estava esperando a liberação do governo pra iniciar as obras, e as únicas coisas mais importantes e grandiosas que ele conseguiu fazer até agora foi um jardim que vive morrendo na 23 de Maio e derrubar o muro da USP, que estava perfeito por mais de meio século.

  • Joao Victor

    Seria muito melhor ter um shopping nesse terreno, geraria muito mais empregos e renda.

    • Ric53

      Rapaz na região os shoppings em localizações infinatamente melhores já estão passando por dificuldades, o bairro da fábrica é muito afastado dos centros

    • Michel Soares Pintor

      Talvez acabe virando um empreendimento imobiliário apesar que ABC tem vários terrenos bem amplos disponível ainda.

  • Ric53

    Com medo da minha cidade virar uma Detroit brasileira

  • Luis Burro

    Enqnto isto como ficam os ex funcionários?

    • FrankTesl

      vão todos trabalhar no sindicato onde lula se escondeu antes de ser preso para fazer o filme que vai ganhar o oscar

  • Sino Weibo

    Para aproveitar a estrutura fabril da fábrica as empresas mais corretas seriam a DongFeng, que tem linha completa de carros de passeio, caminhões etc.. ou a FAW. Mas quem tem cacife pra pagar o que a Ford quer? A meu ver no momento, a Geely, a marca que mais cresce no mundo atualmente, e a GWM Motors (Great Wall Motors), líder absoluta em vendas de SUVs na China. No caso da GWM além da submarca Haval que é a Jeep da China e cairia como luva nesse momento no país eles acabaram de lançar a linha de pickups P-series. Mas o pessoal está esquecendo também de outra chinesa que é bem agressiva, que é a BAIC, eles tem parcerias estratégicas com a Daimler e também fazem caminhões, ônibus etc…

  • David Targino

    Esse CAOA é mala demais… Fez isso pra comprar a fábrica pela metade ano que vem. Anota aí…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email