Ford Montadoras/Fábricas

Ford fecha acordo sindical com funcionários da fábrica de Taboão

Ford fecha acordo sindical com funcionários da fábrica de Taboão

A Ford fechou um acordo sindical com os trabalhadores da planta de Taboão, localizada em São Bernardo do Campo-SP. A unidade será fechada até novembro e está sendo negociada com três empresas, apesar de que é dada como certa a aquisição por parte do grupo CAOA.


Antes de deixar Taboão, na qual entrou em 1967, depois de pertencer à Willys Overland, a Ford precisava entrar em acordo com os funcionários para efetuar o processo. De acordo com a empresa, o acordo foi aprovado pelos funcionários em assembleia realizada nas instalações da fábrica hoje (30) pela manhã.

Foram acordados três pontos: Plano de Demissão Incentivada (PDI), apoio psicológico, programa de requalificação profissional. No primeiro caso, uma “compensação financeira será definida com base na combinação de condições empregatícias (mensalistas e horistas), tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo do Campo”.

Além do apoio psicológico, a Ford fechou um acordo com o sindicato dos trabalhadores do ABC para que os empregados demitidos possam realizar cursos de qualificação profissional, algo importante quando há chance do novo proprietário da fábrica manter boa parte dos empregos da unidade.


Ford fecha acordo sindical com funcionários da fábrica de Taboão

Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, diz: “Em um momento desafiador como este, a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC construíram, em conjunto, um resultado benéfico aos funcionários no aspecto econômico e social”. O executivo completa: “Considero esse processo negocial como exemplar e manteremos de forma contínua o diálogo aberto com todos os envolvidos”.

Wagner Santana, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, complementa: “Foram mais de 40 dias de luta. Durante todo esse tempo, dialogamos intensamente com a empresa, a sociedade e a matriz da Ford nos Estados Unidos”. Agora, se espera que o governador João Doria anuncie oficialmente a aquisição da fábrica por outra empresa, que deve ser incluída de alguma forma no plano IncentivAuto.

Ford fecha acordo sindical com funcionários da fábrica de Taboão
Nota média 4.2 de 5 votos

  • Allifen Marques

    Se a Ford não se mexer, num futuro próximo a manchete vai ser “Ford fecha operação brasileira”

    • Raimundo Nonato

      E se a Ford sair os preços vão subir muito. Quer queiram quer não queiram a Ford sempre foi o fiel da balança para jogar os preços pra baixo.
      Fiesta, Ecosport, Fusion, Ranger sempre tiveram desconto mínimo de 15% abaixo da tabela… Hoje o preço de uma Toro diesel é o mesmo de uma Ranger 2.2 cabine dupla e 4×4, mas ninguém vê isso

      • Vitor

        Respeito a opinião, mas penso um pouco diferente, a Ford vinha com esses descontos por saber que estava perdendo mercado e competitividade.
        Exemplo disso é a Ranger que é um bom produto, mas nem com desconto vende próximo ao que a Hillux vende.
        Se a Ford estivesse num momento melhor, provavelmente a política de preços seria menos agressiva.

        • Raimundo Nonato

          De toda forma, quanto mais competidores melhor para o cliente

          • Vitor

            Isso é verdade.

      • Mas Ranger dá descontão pois vende mal. Para CNPJ ou PR só a Toro da desconto similar, sendo que FCA tem a vantagem de ter isenções na fábrica de Goiana. Tanto que as duas tem uma taxa alta de vendas por CNPJ ou Produtor Rural, sendo que se tirar esse desconto a Toro ainda vende alguma coisa, já a Ranger é arriscado ter volume entre a L200 e a Frontier.

        • Raimundo Nonato

          Então mais um motivo por agradecer a existência da Ranger, produto de qualidade a preço “bom”

      • MauroRF

        Minha Ecosport foi adquirida com 17% de desconto usando CNPJ em dezembro de 2017. Se negociar com eles, consegue-se bons descontos sim.

        • Raimundo Nonato

          A EcoSport é outro carro injustiçado, tudo bem que está com visual cansado desde 2012, mas é um carro muito gostoso de guiar, tem a direção firme e precisa e muito confortável no nosso solo lunar.
          Esse motor 1.5 caiu como uma luva, não sobra potência e nem falta, mas é muito econômico

          • MauroRF

            Sim, bem confortável mesmo, é firme, mesmo sendo SUV. Pode forçar em curvas que os controles de tração e estabilidade ajudam, mas tem que forçar muito para eles atuarem. E a minha ainda é 2.0. Fiz uma viagem domingo com ela carregada, 3 pessoas, ar ligado e gasolina e foi superbem.

            • Edson Fernandes

              Com 178cv senão fosse eu iria assustar…rs

              Seu carro sobra de potencia. Pena que ela pde ser apertada para carregar 5.

              • MauroRF

                Ela pode não, ela é apertada para cinco, rs. Como somos em 2 aqui (mais a cachorra, então somos 2,5, kkkkk), dá conta do recado. Mesmo assim, eu trouxe tanta “tranqueira” do interior que veio coisa no banco de trás até. Uma coisa que elogiam na Eco são os bancos: todos que andam atrás dizem que o banco é muito confortável nas viagens, que se encaixam bem, que não ficam com dor em lugar nenhum etc. Mas só é bom para no máximo 2 adultos e uma criança no meio, 3 adultos vão viajar apertados sim.

    • CanalhaRS

      Não se mexeram em 100 anos e farão agora?

    • Andre Cupertino

      Acredito que o objetivo seja exatamente esse, como tem sido ventilado há pelo menos dois anos.

  • CanalhaRS

    Apoio psicológico? Esses sindicatos estão de brincadeira…

    • Samluzbh

      Daqui a pouco querem uma babysitter e três latas de nan por mês durante um ano.

      • CanalhaRS

        Olha, não estranharia….kkkkkkkk!!!

      • Edson Fernandes

        Só pensa que tem muitas pessoas ali que iniciaram sua carreira nessa fabrica e estão por força de saida da empresa, terminando seu ciclo nela. A pessoa se especializou em atuar em atividades para a empresa. Nem sempre o mercado responde bem a esse tipo de coisa. Hoje em dia é inclusive tido como algo não interessante alguem que se manteve durante anos em uma mesma empresa.

  • HEnrique

    Se não tivessem conseguido a extensão dos benefícios do Nordeste, tinham anunciado o encerramento das operações de Camaçari também

    • leomix leo

      Deixa só acabar a mamata, eles vão cair fora aqui da Bahia tb.

  • Domenico Monteleone

    Que novela chata

  • Samluzbh

    Quem ficar com a fabrica tem de ter garra pra correr com os sindicatos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email