Ford Montadoras/Fábricas

Ford fecha terceiro turno em Camaçari

ford-fabrica-bahia

Em Camaçari/BA, a Ford fechou o terceiro turno de sua fábrica baiana. Ao contrário da GM, que colocará o turno em lay-off, a rival americana encerrará esse grupo e negocia com o sindicato a dispensa dos funcionários.

A Ford diz que tem excedente de 2 mil empregados na fábrica, que possui um quadro de 4,7 mil. No complexo, que inclui sistemistas e fornecedores, o total de empregados alcança 9 mil pessoas. O motivo do fechamento é a queda na produção, devido à baixa demanda.

[Fonte: Automotive Business]





  • Jackson A

    Demitir sempre, baixar preço… ? Jamais !

    • Fabio Marquez

      A diminuição dos preços teria que ser bem substancial para que houvesse um aumento nas vendas, principalmente nos populares, já que agora da classe média para baixo estão todos sem grana. Mas como conseguir dimuinuir preço, se toda a cadeia de produção é cara, pouco estruturada, pouco produtiva, e muito onerada de impostos?

      • Boa questão. Com a palavra os entendidos do NA.

        • SDS SP

          Como é muito arriscado investir no Brasil (país muito instável economicamente e politicamente), é quase regra à busca pela máxima rentabilidade, pois afinal de contas nínguém quer ver os bilhões de dólares investidos aqui irem para o ralo.

          O povão (economistas de mesa de bar rs) pensa que um negócio da complexidade de uma montadora é similar ao da quitanda da esquina.

          Pode abaixar os preços o quanto for que o brasileiro médio (grande parte endividado) está mais preocupado em pagar à fatura do cartão de crédito atrasada do que comprar carros.

          • Brenno

            Investir no Brasil já está fora de cogitação hahaha.
            Nossos amigos brazucas sempre tem aquela coragem: financiam o carro, a casa, renegociam a dívida do cartão, ainda estão pagando a viagem a NY do ano passado e talvez não lembrem que pra ser demitido é dois palitos. Estabilidade NÃO EXISTE!

          • dCarvalho

            Uma correção: em qualquer lugar do mundo a busca pela máxima rentabilidade é regra para quem investe. Não tem nada a ver o fato do Brasil ser instável.

            • SDS SP

              Será que não? Mesma coisa que emprestar dinheiro para alguém com histórico de nome sujo, onde as taxas de juros serão altíssimas para o credor assumir o risco. Minha percepção, apenas.

              • dCarvalho

                Sim, você está certo neste ponto. Trato da busca pela maior rentabilidade. Quando uma empresa resolve entrar em um mercado deve fazer uma análise profunda de tal e, logicamente, buscar a maior rentabilidade possível nas condições oferecidas.

          • Luis Burro

            Na verdade eh a msma coisa.Soh o q complica eh a qntd de pessoas envolvidas.O q acontece eh q ngm pensa q se qndo aumenta o consumo ha mais contratacao,mas se diminui o efeito eh o contrario, e ngm aceita isso.

      • Brenno

        Quando você diz que a cadeia de produção “é cara, pouco estruturada, pouco produtiva e muito onerada de impostos”. Se tudo fosse melhorado, com menos funcionários, mais automação, seria melhor por um lado e pior por outro. Outra coisa, impostos são bem elevados sim, mas claro que tem um lucro abusivo das montadoras. Então poderíamos ter o dobro de New FIesta sendo feito, custando 20% a menos para a montadora que continuaria o mesmo preço. Sempre vai ter alguém que aceita pagar o que pedem, estando em crise ou não.

      • André black mamba.

        Minha esposa acabou de ser demitida da empresa em que eu fui em janeiro e o terceiro turno tambem ira fechar, ela estava a 9 anos (primeiro emprego) e os que recebem mais estão todos indo pra rua, a coisa aqui no vale do itajai esta uma merda, obrigado a quem votou no ptê. Lacra o 13!!!

        • Com certeza vão achar que sua esposa não foi demitida e você é colunista da Veja.

          • André black mamba.

            Sei que vc foi irônico mais vale a foto. kkk

            • Sabe o que é pior? Também teria uma recente para te mostrar. A minha!
              E tem gente que defende esse governo. Tem gente dentro da minha casa inclusive.

              • Dezen Seide

                Não culpe PT
                Culpe todos os partidos
                O comunismo tomou conta com essa inversão de valores e está lentamente transformando o Brasil numa Venezuela, Cuba e amigos
                Logo logo estaremos nos matando nos mercados pra comprar papel higiênico

                • Dezen,
                  Longe de mim ser ingênuo ao ponto de achar que o PT é o único partido que não presta. E também não me iludo com a oposição, antro de bandidos também. Mas essa crise é culpa do PT SIM!
                  TODOS, eu escrevi todos os candidatos alertaram nas últimas eleições para situação crítica do país. Inclusive os nanicos, históricos aliados do PT. Somente para UMA, UMA candidata a situação do país era boa. E ela ganhou as eleições. Engraçado que no tempo de FHC, que foi um tremendo covarde na minha opinião, tudo era culpa dele, até a crise da Rússia. Agora não devemos culpar o PT? Francamente…

              • André black mamba.

                Tá esperando o que? Expulsa de casa pô. Kkk

                • Mas a casa é dela! Quem vai ser expulso será eu. Mas tenho algumas vitórias… Vem pedir dinheiro para mim eu mando ir na Petrobrás… Ué, BR não é delas, do “povo”, não vivem dizendo que a oposição quer vender o patrimônio do povo? Vão pedir dinheiro na empresa delas então..

        • ObservadorCWB

          Boa sorte ao casal. Mas estranho que meses atrás deram um aumento do nada ao pessoal da FORD. Agora vem demissões ???

      • Edson Fernandes

        Só lembrando que hoje classe média é quem ganha R$1100 para cima… ou seja, muita gente é classe média.

        • Retrato do Papai

          pelo que sei, classe média é quem ganha entre R$291 e R$1019… acima disso o cara já é considerado elite branca opressora tucano coxinha golpista facista mal perdedor haha

          • Edson Fernandes

            Nossa é verdade. Me desculpe… eu meenganei… novamente.

            Desculpe.

    • Renato Duarte

      Brasil vive sob uma eterna inflação,, isso já tá enraizado. O preço dos carros é como os salários dos trabalhadores,, ninguém vai aceitar abaixar o valor. E assim caminha nossa economia.

    • tjbuenf

      Baixar significativamente o preço seria admitir o que eles vivem negando há décadas: altos lucros sobre os altos preços. O que talvez possa acontecer é uma futura concorrência fazer os preços se estagnarem.

    • Wesley

      Concordo com o Jackson A. Não é só culpa dos impostos! Carros fabricados aqui, são exportados e vendidos em outros países com um valor muito menor. Eles não querer abrir mão da gorda margem de lucro.

    • Zé Mundico

      Mas baixar preço não quer dizer que vá vender mais.

    • duhehe

      O preço alto do Ka e Eco é para sustentar essa galera ociosa.
      E ai vai querer pagar ?
      Esse é o socialismo, é um pagando pelo ócio do outro.

      • Luis Burro

        Credo,leia Marx!Aih saberah um pouco.Socialismo serah sempre utopia pq do jeito q o humano eh vadio,nunca funcionara.Ngm quer saber de cuidar alem dos proprios interesses.

        • duhehe

          Exatamente, na pratica não funciona.

          • Luis Burro

            Nao funciona por causa do egocentrismo humano e,nao por causa da ideia em si!

    • Dezen Seide

      Oba
      Rumo a se tornar uma Cuba

  • Não foi a mesma fábrica que anunciou com pompas todos aqueles investimentos em pessoas???

    Planejamento e controle de qualidade, não são o forte da Ford Camaçari.

    • Junoba

      Sim, anunciaram aumento dos salários, pra agora dizer que possui 2 mil empregados excedentes.

  • lacra o 13!

  • V12 for life

    Foi por isso aquele aumento na PL meses atrás, agradar para depois demitir, a Ford sua espertinha.

    • Zoran Borut

      Se você pensar que não foi a “espertinha da Ford”, mas as pessoas (gestores) que nela trabalham que tomaram essa decisão… Sempre trato de desfazer essa impessoalidade que criam usando nomes de empresas, as decisões são sempre feitas por pessoas, as ações idem. Pessoas como você ou eu.

      • V12 for life

        Pessoas que são pagas para tomar essas decisões em conjunto representando a, por isso não há nada de incorreto se referir a uma empresa assim, afinal não sabemos quem são essa pessoas, mas sabemos que elas são a Ford.

  • EJ

    Abaixem o preço que anda bem salgado de sua linha, quem sabe isso não melhora? Mas não…preferem fechar a fábrica toda se necessário for do que privilegiar o consumidor.

  • CanalhaRS

    Baixar os preços para amenizar a fraca demanda, não???

  • Enquanto a Toyota faz hora extra, a Hyundai e a Honda estão dando “pulos” para produzir mais, a Ford segue firme e forte para perder ainda mais mercado.

    • Li seu comentário e os dos amigos abaixo que tem a “solução” para o problema: Baixar preços. Mas engraçado que as empresas que você citou tem produtos mais caros ou na mesma faixa de preço que os Fords similares.

      • Me explica em qual lugar no comentário eu falei de preço?

        • Explico-te (Já que não se começa frase com pronome pessoal oblíquo ;)) com o maior prazer:

          “Li seu comentário”

          Seu, MonkeyBusiness, você.

          “E” = conjunção

          “os dos amigos abaixo que tem a “solução” para o problema: Baixar preços”

          Amigos abaixo = outros comentários que não o seu. Entendeu? O comentário dos amigos falam de preço. Mas de certa forma está meio ambíguo mesmo. Coisas do idioma.
          Mas olha que fantástico são essas ferramentas de fórum. Elas permitem que outras pessoas respondam que postou em resposta ao comentário de outra. Logo, embora as vezes pareça um diálogo, podemos usar o comentário de alguém como gancho para expor o que pensamos. Foi isso que fiz com o devido cuidado para que sua idéia não se misturasse com a de outros já que notei desde o começo que não mencionou preços. Mas enfim confesso que acabei caindo em uma das armadilhas do idioma. Abraços!

  • Junoba

    O volume de vendas está acima do que realmente o poder de compra do consumidor suporta. Tudo caro e taxa de juros que são as maiores do mundo. E o mercado aos poucos vai se ajustando, já que essa é a realidade do país.

  • Brenno

    A Ford vendendo 1 milhão de carros por ano ou vendendo 500 mil. No final quem levará o “chumbo na asa”? Sempre o elo mais franco dessa corrente: o funcionário. Não tem jeito. Quem está no topo sempre dá um jeito de não sair perdendo. Subam os preços, demitam a rodo, façam o que for, é o famoso “to nem aí, se virem”, mas quero obter X % de lucro todo ano. Meta é meta. Ahh, vamos deixar de comprar carro 0 km! Você deixará, mas milhares continuaram comprando popular sem kit dignidade todo santo dia. Pergunta: Qual a solução? Por mim, começaria abrindo esse mercado com gosto, pra trazer a concorrência pra bater forte no nacional. Quem lembra do Cerato que era uma compra interessante e depois com esse falso “protecionismo” foi la pras alturas?

  • Gustavo Zoch

    Meu NFiesta deve ter sido montado nesse turno que vai fechar… a porta do bagageiro veio com uma brecha de 1cm do lado esquerdo e poucos milímetros do lado direito, chegou abrir sozinho enquanto trafegava… pouco torto =/

    • Ramom Alencar

      “new” fiesta é feito em são paulo, ai fabricava o rocam e antigo ka, hoje fabrica o novo ka, mas o problema de montagem da ford acontece em ambas as fábricas, tenho um rocam fabricado na fábrica da matéria…

      • Gustavo Zoch

        “abreviei de propósito”… não foi a informação que obtive com o concessionário, mas enfim, ouço muita reclamação de montagem da linha toda. Notadamente da fábrica de Camaçari, uma vez que é uma região de mão de obra barata e pouco qualificada, sendo este o argumento do vendedor da css onde comprei meu carro, com o qual concordo plenamente.

        • Ramom Alencar

          só coloquei as aspas pois não concordo em chamá-lo de “new” já que ele não é novo a muito tempo kkkkk, não estava te corrigindo, abraço!

  • Ramom Alencar

    baixar em 10k o fiesta voltando ao preço original ninguém quer né? a ford só vende alguma coisa por conta das taxas 0, coisa que as outras montadoras passam longe, e quando concedem é só com uma altissima entrada e só dividem em 12x, vide vw…

  • Gran RS 78

    A Ford tinha tudo para arrebentar em vendas no Brasil, mas aumentos gigantescos de preços, vide Fiesta e Fusion, a demora em lançar o Novo Edge, Mustang e na minha opinião, dois principais modelos que a marca insiste em não disponibilzar no Brasil: A F150 e o Escape, modelos que tinham tudo para vender bem no Brasil.

  • Airplane

    Quem mandou votar na.Presid.Anta ?

  • Valdemir Souza

    Os caras fabricam carro é pra ter lucro mesmo, montadora NÃO É ONG! E pode ser pior, eles fecham a fábrica e vão embora do país como aconteceu com um país socialista aqui do lado… Quer pagar pra ver? Vota no 13 de novo!

    • Zoran Borut

      Em 1996 a Ford dizia que ia fazer isso mesmo: fechar a fábrica e só manter importados. E curiosamente, quando os JAC chegaram, ela equipou o Fiesta Rocam e baixou os preços, elevando as vendas deste pelo custo-benefício. Não entendo por que “só agora” isso é impossível.



Send this to friend