_Destaque _Featured Ford Hatches Lançamentos

Ford Fiesta 2017 estreia com três novas versões e preço inicial de R$ 51.990

ford-fiesta-2017-1

Conforme já havíamos publicado anteriormente, o Ford Fiesta chega à linha 2017 com novidades na gama das versões. O hatch compacto “premium” agora está disponível em três novas configurações, totalizando nove opções, com preço inicial de R$ 51.990, podendo alcançar os R$ 71.990 no modelo topo de linha. A novidade fica por conta das variantes SE Style, SEL Style e retorno da Titanium.

As mudanças chegam para manter o Fiesta na liderança no segmento: de janeiro a agosto deste ano, o carro conseguiu emplacar 10.491 exemplares no mercado brasileiro, o que representa uma vantagem de 2,4 mil unidades em relação ao segundo colocado, o Citroën C3, que conseguiu vender 8.085 modelos no período, seguido pelo Peugeot 208 (6.932) e Fiat Punto (6.060). No ranking geral, o Ford se posicionou na 30ª colocação.

Ford Fiesta 2017 – Visual

Na questão estética, o Fiesta 2017 segue sem mudanças. A cara do modelo é a mesma há três anos, quando a atual geração do compacto recebeu suas primeiras mudanças visuais e passou a ser produzida na unidade fabril de São Bernardo do Campo (SP) – até então, o carro era trazido do México. O visual do Ford segue a mesma linha dos demais automóveis da gama da marca, com faróis espichados que invadem as laterais, além de uma enorme grade de formato trapezoidal, vincos marcantes nas laterais e lanternas verticais posicionadas na região do vidro traseiro.

O interior do Ford Fiesta também é o mesmo. A exemplo dos demais modelos da categoria, o carro abusa dos plásticos no acabamento – a versão nacional abandonou o plástico emborrachado no painel usado pelo modelo mexicano. No entanto, o desenho do painel é bem resolvido, também seguindo a identidade visual aplicada nos outros carros compactos da linha da Ford (em especial o novo Ka).

Nas medidas, são 3.969 milímetros de comprimento, 1.722 mm de largura e 1.464 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.489 mm. O hatch tem porta-malas com capacidade para 281 litros e peso de 1.105 kg.

ford-fiesta-2017-2

Ford Fiesta 2017 – Equipamentos de série

Entre os itens de série, o Ford Fiesta SE, o mais básico da linha, dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, alarme volumétrico, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus 195/55 R15, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, sistema de som My Connection com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e controle para iPod, faróis com máscara negra, computador de bordo, retrovisores com luz indicadora de direção, banco traseiro bipartido, apoio de cabeça traseiros para os três passageiros e cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos.

No caso do novo Fiesta SE Style, há os mesmos equipamentos disponíveis no modelo SE, além de rodas de liga-leve de 16 polegadas com pintura exclusiva, grade dianteira e acabamentos dos retrovisores em preto brilhante, faróis de neblina dianteiros com moldura pintada em preto brilhante, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac) e assistente de partida em rampas (HLA).

Já o Fiesta SEL se diferencia pelos faróis de neblina dianteiros, controle de estabilidade e tração, sensor de estacionamento traseiro com indicação gráfica e sonora, assistente de partida em rampas, chave programável My Key, ar-condicionado digital e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e global closing. Há ainda o sistema multimídia SYNC (controles de áudio no volante, tela de 3,5 polegadas, entrada auxiliar, USB, conexão Bluetooth, leitor de CD e MP3 e comandos de voz) com AppLink (tecnologia que permite ao usuário utilizar aplicativos compatíveis com seu smartphone através do comando de voz) e Assistência de Emergência (em caso de colisão faz uma ligação automática para o serviço de emergência 192 – SAMU).

O novo Fiesta SEL Style, por sua vez, agrega rodas de liga-leve aro 16 com pintura exclusiva, grade dianteira e acabamentos dos retrovisores em preto brilhante e faróis de neblina dianteiros com moldura pintada em preto brilhante.

A versão Titanium oferece os mesmos itens da configuração SEL, mais bancos com revestimento em couro, faróis com acabamento cromado, rodas de liga-leve de 16 polegadas e controle de cruzeiro (piloto automático). A Titanium Plus agrega partida do motor (Ford Power) e destravamento das portas sem chave, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sensor de chuva, faróis com acendimento automático e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

O Ford Fiesta não dispõe de itens opcionais em qualquer versão de acabamento. No entanto, o carro fica devendo alguns equipamentos encontrados em praticamente todos seus rivais, como uma central multimídia com tela colorida sensível ao toque (o display do SYNC é monocromático e comandado por botões físicos no painel) e recursos como navegador GPS, Apple CarPlay e Android Auto.

ford-fiesta-2017-3

Ford Fiesta 2017 – Motorização

A linha do Ford Fiesta 2017 dispõe de duas opções de motorização e duas de transmissão.

As oito primeiras versões do hatch são equipadas com o 1.6 litro Sigma flex de quatro cilindros, com bloco em alumínio e duplo comando variável de válvulas, que consegue gerar 125 cavalos de potência com gasolina e 128 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 15,8 e 16 kgfm, respectivamente, a 5.000 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou automatizada PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.

Segundo dados divulgados pela montadora norte-americana, o Fiesta equipado com o propulsor 1.6 litro flex consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h. O consumo é de 7,8 km/l com etanol e 10,3 km/l com gasolina na cidade e 11,2 km/ e 14,9 km/l, respectivamente, na estrada, com nota A na comparação relativa na categoria e B na comparação absoluta geral, com selo Conpet de eficiência energética nos testes do Inmetro.

Já o Fiesta Titanium Plus topo de linha é dotado do novo 1.0 litro EcoBoost três cilindros, movido apenas a gasolina, que usa bloco de ferro fundido, cabeçote e cárter em alumínio, duplo comando de válvulas variável, bomba de óleo variável, intercooler, correia dentada banhada a óleo, coletor de escape integrado e quatro válvulas por cilindro. Este bloco entrega 125 cv a 6.000 rpm e 17,3 kgfm entre 1.400 e 4.500 rpm e trabalha com o PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.

De acordo com a Ford, o hatch turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h. O consumo é de 12,2 km/l no ciclo urbano e 15,3 km/l no ciclo rodoviário, com notas A e selo Conpet nos testes do Inmetro.

Até a linha anterior, o Ford Fiesta oferecia também o 1.5 litro Sigma flex de quatro cilindros. Este propulsor (que hoje é uma exclusividade do hatch Ka e do sedã Ka+) consegue entregar 107 cv com gasolina e 112 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 14,9 kgfm com gasolina e 15 kgfm com etanol, associado a transmissão manual de cinco velocidades. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h. O consumo é de 7,6 km/l e 9,4 km/l na cidade e 10,7 km/l e 13,4 km/l na estrada, com notas B e sem selo Conpet nos testes do Inmetro.

ford-fiesta-2017-4

Ford Fiesta 2017 – Preços

Confira os preços da nova linha do Fiesta:

Ford Fiesta SE 1.6 MT: R$ 51.990
Ford Fiesta SE Style 1.6 MT: R$ 54.660
Ford Fiesta SEL 1.6 MT: R$ 58.790
Ford Fiesta SEL Style 1.6 MT: R$ 59.330
Ford Fiesta SEL 1.6 AT: R$ 64.990
Ford Fiesta Titanium 1.6 MT: R$ 63.300
Ford Fiesta Titanium 1.6 AT: R$ 67.890
Ford Fiesta Titanium Plus 1.6 AT: R$ 70.690
Ford Fiesta Titanium Plus 1.0 EcoBoost AT: R$ 71.990

O modelo está disponível nas cores Branco Ártico, Azul Califórnia, Prata Dublin, Preto Bristol, Vermelho Arizona e Vermelho Vermont.

new-fiesta-x-novo-ka-5

Ford Fiesta 2017 – Ficha técnica

Fiesta 1.6 Sigma MT SE Fiesta 1.0 EcoBoost AT Titanium Plus Fiesta 1.6 Sigma AT Titanium
Altura do veículo (mm) 1464 Altura do veículo (mm) 1464 Altura do veículo (mm) 1464
Capacidade de carga (Kg) 482 Capacidade de carga (Kg) 377 Capacidade de carga (Kg) 402
Combustível Gasolina / Etanol Combustível Gasolina Combustível Gasolina / Etanol
Comprimento do veículo (mm)3969 Comprimento do veículo (mm)3969 Comprimento do veículo (mm)3969
Direção Elétrica Direção Elétrica Direção Elétrica
Distância entre-eixos (mm) 2489 Distância entre-eixos (mm) 2489 Distância entre-eixos (mm) 2489
Freios dianteiros A Disco Freios dianteiros A Disco Freios dianteiros A Disco
Freios traseiros A Tambor Freios traseiros A Tambor Freios traseiros A Tambor
Motor 1.6 Sigma TiVCT Motor 1.0 EcoBoost Motor 1.6 Sigma TiVCT
Número de cilindros 4 Número de cilindros 3 Número de cilindros 4
Largura do veículo com espelhos (mm) 1978 Largura do veículo com espelhos (mm) 1978 Largura do veículo com espelhos (mm) 1978
Largura do veículo sem espelhos (mm) 1722 Largura do veículo sem espelhos (mm) 1722 Largura do veículo sem espelhos (mm) 1722
Peso do veículo em ordem de marcha (Kg) 1073 Peso do veículo em ordem de marcha (Kg) 1178 Peso do veículo em ordem de marcha (Kg) 1153
Peso bruto total (Kg) 1555 Peso bruto total (Kg) 1555 Peso bruto total (Kg) 1555
Pneu 195/55 R15 Pneu 195/50 R16 Pneu 195/50 R16
Porta-malas (L) 281 Porta-malas (L) 281 Porta-malas (L) 281
Potência (cv) 125 (G) / 128 (E) Potência (cv) 125 (G) Potência (cv) 125 (G) / 128 (E)
Roda Aço 15″ Roda Liga Leve 16″ Roda Liga Leve 16″
Sistema de partida a frio Ford Easy-Start Sistema de partida a frio Ford Easy-Start Sistema de partida a frio Ford Easy-Start
Suspensão dianteira Independente tipo Macpherson Suspensão dianteira Independente tipo Macpherson Suspensão dianteira Independente tipo Macpherson
Suspensão traseira Eixo autoestabilizante tipo Twist Beam Suspensão traseira Eixo autoestabilizante tipo Twist Beam Suspensão traseira Eixo autoestabilizante tipo Twist Beam
Tanque de combustível (L) 52 Tanque de combustível (L) 52 Tanque de combustível (L) 52
Torque (Kgfm) 15,8 (G) / 16 (E) Torque (Kgfm) 17,3 (G) Torque (Kgfm) 15,8 (G) / 16 (E)
Tração Dianteira Tração Dianteira Tração Dianteira
Transmissão Manual 5 Velocidades
Transmissão Sequencial 6 velocidades Transmissão Sequencial 6 velocidades







Send this to friend