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Ford Fiesta sai de linha no México em 2018, segundo site

NewFiestaSedan2016-PretoAstúrias Ford Fiesta sai de linha no México em 2018, segundo site

Crise. Assim pode ser resumido o cenário que envolve a Ford. Mas não aqui no Brasil, onde a marca conseguiu manter-se na luta com a Hyundai e tem no Ka o terceiro carro mais vendido do país. No México, porém, a situação da marca americana não é nada boa, segundo o site local Al Volante.



Erros de estratégia da administração anterior da Ford mexicana, levaram a marca a cair para quarta posição e ver até mesmo uma fuga de concessionários para marcas como Hyundai, Kia e Toyota. Na gestão do argentino Gabriel López, que assumiu após a crise mundial de 2008, a empresa passou por momentos difíceis, chegando ao ápice com o cancelamento da construção de uma grande fábrica em San Luis Potosí. Esta consumiria US$ 1,5 bilhão para fazer o próximo Focus, mas a pressão do presidente americano Donald Trump, fez a montadora desistir já nas fundações.

Segundo os mexicanos, houve até demissões dentro do quadro de executivos da Ford, quando estes violaram um acordo de confidencialidade após saberem que o investimento havia sido cancelado, mas não divulgado oficialmente. Eles adquiriram terrenos no entorno da fábrica para revender aos fornecedores e também para uso residencial. A sede em Dearborn descobriu a operação e três executivos foram demitidos.

Além disso, 25 concessionários protestaram contra a gestão da Ford México, pois a marca havia despencado para a quarta posição e exigiam a correção de erros da filial. Mas, López tinha apoio em Michigan e por isso os revendedores tiveram de sair para as marcas citadas acima. Para piorar a situação, as reclamações dos clientes sobre o caso do câmbio Powershift chegaram ao Ministério Público Federal do Consumidor. As vendas naturalmente caíram e agora já se fala no fim da produção do Fiesta (New Fiesta), em Cuautitlán, já em 2018.

Com isso, o Ford New Fiesta 2018, atualizado no Brasil, deve ganhar os mercados vizinhos no lugar do mexicano, expandindo assim a produção do modelo em São Bernardo do Campo-SP. Mas, isso significaria também o fim do New Fiesta Sedan, que a Ford já indicou que ele não receberá o facelift e sua produção no ABC não deve ocorrer. O fim do compacto no México não é totalmente surpresa, visto que a marca já havia avisado na Europa que a nova geração não iria para os EUA, devido à queda nas vendas de carros pequenos.

No lugar do New Fiesta mexicano, a Ford colocará na linha de montagem a minivan C-MAX, que deixou de ser feita em Wayne, Michigan. O modelo parte de lá para os EUA novamente, mas não devemos esperar por sua chegada ao Brasil. Sem San Luis Potosí e a crise interna na marca, já tem executivo do setor automotivo mexicano dizendo que até Cuautitlán pode fechar as portas até 2022. Certo ou errado, a perda do investimento no norte do país e a situação da marca localmente não poderiam ocorrer em pior momento, quando as vendas de carros compactos despenca nos EUA.

[Fonte: Al Volante]

  • heliofig

    Os carros da Ford são bonitos, mas falta um “quê” que a concorrência tem. O Ka vai bem. O Fiesta e o Focus acho caros para o que oferecem. Acho o Fiesta apertado e o Focus caro para o preço cobrado – pequeno, perto dos concorrentes e faltam mais equipamentos. A Ranger é boa e vai relativamente bem, mas não tem mais o carisma que a F1000 tinha nos anos 80 – haviam discussões acirradas entre os Fordistas e os Chevrolezeiros… Hoje são chevrolezeiros e toyoteiros…
    A VW vai arrebentar com o Virtus, vendendo um sedan “compacto premium” do porte de um médio.
    Taí, o Fusion vai bem na faixa Grande com preço pouco acima dos médios… E falta porta-malas para o Ecosport.

    • Rodrigo

      Em tempos de outrora a Ford era reconhecida pela economia de seus motores e qualidade no acabamento de seus carros. Em casa tivemos vários carros da Ford até início dos anos 2000 – um Fiesta 1.0 Endura 1996. Naquela época o carro já tinha injeção MPI, o acabamento das portas era com tecido e plástico emborrachado e também já contava com alguns equipamentos dignos mesmo sendo um carro básico – ar quente, cintos de 3 pontos traseiro laterais, cintos dianteiros com ajuste de altura, luz no porta-malas, etc.
      Lembro que o modelo top zetec 1.4 tinha airbags duplo e ABS. Depois que veio a geração montada em Camaçari a coisa foi só degringolando.

      • Daniel

        Concordo com você. Na casa dos meus pais tivemos Del Rey, Escort XR3, Verona GLX e uma Escort SW, todos com um ótimo acabamento e sensação de qualidade. Quando começaram a fabricar o Fiesta em Camaçari, foi triste, um totl retrocesso na qualidade

        • Rodrigo

          O interessante foi que a partir de 2010 houve um vislumbre desses tempos bons da Ford, com ótimos produtos e a promessa de uma gama totalmente Global. Mas parece que a ganância e o mal atendimento da rede autorizada minou esse plano. Uma pena.

          • HENRY ME

            Atendimento rede autorizada continua ruim, digo pq já usei.

            • Leonardo Moura

              Concordo contigo, só mudo o ruim pra péssimo. É meu segundo e último Ford zero…estou mudando de marca pois o pós venda da Ford é péssimo: tanto nas concessionárias quanto na própria montadora via 0800 e chat.

            • Snaro

              Nem me fala.
              Tenho calafrios só de ouvir o nome da concessionária Ribeiro Jung, de Porto Alegre.

        • André Luis Versiani

          Concordo em tudo, qualidade despencou! Só sou muito feliz com a economia do meu ford Ka+ 1.0, carro faz 17,3 Km/L na estrada e fica nos 11-12 Km/L na cidade na gasolina, motor esperto demais para 1.0 e econômico.

      • EDU

        Lembro quando era criança e meu pai tinha um Del Rey Ghia eu ficava babando . Painel completo com indicador de nivel de oleoe e bateria , relogio digital no painel, Belos bancos de veludo e carpete alto e fofo no chao. O ultimo carro da marca Que meu pai teve depois de 3 Corcel II 2 Del Rey 2 Escort foi um Verona glx . Depois ele nunca mais quiz carro da marca . Ate hoje ele diz que a Ford nao e mais Ford. kkkkkkk

        • pedro rt

          ta certo. depois q lançaram akele fiesta em 2002 a qualidade caiu muito so carro com plastico e tecido de pessima qualidade. e q nao agrada em dirigir.

      • Anderson Trajano

        Concordo Rodrigo. Aqui em casa tivemos vários carros da Marca. Começamos com uma Belina 79, depois 3 Escorts ( L, GL e Hobby), 2 Fiestas 2000 e 2002 (chorão). A partir de 2003 a Ford Br começou a seguir um caminho estranho. Lançou o “novo Fiesta” que destoava do restante da linha, pois não estávamos acostumados com os defeitos do carro. Acabamento pobre, arremates ruins, motor 1.0 e 1.0 com compressor fracos para o peso do carro e por consequência, alto consumo de combustível. Depois de algumas batidas de cabeça, veio o lançamento do New Fista e da Nova Eco em 2012. Imaginei que a Ford voltaria a ser aquela das décas de 80 e 90, que nada, apesar do acerto dinâmico dos carros ser irretocável, o acabamento porco, a falta de espaço e o câmbio PS arruinaram tudo. O atendimento da rede de concessionários também piorou, mas muito em função da falta de políticas corretas nessa área.

        • André Luis Versiani

          Foram erros graves, falta de treinamento dos concessionários, ou descaso mesmo, e o azar de o Powershift ter dado tantos problemas no mundo inteiro, a VW teve suas broncas com os DSG também, mas conseguiu contornar melhor a situação, provavelmente com um pós venda melhor.

    • Filipe

      O Focus já teve um custo benéfico muito bom num passado não tão distante, mas a Ford errou feio a querer subir de nível, aumentando demais o preço do veículo! Lembro que na época em que comprei meu FIT, fiquei na dúvida pelo Focus. Preços praticamente iguais. Daí, do nada a Ford aumentou o preço em 10 mul reais, e continuou essa escalada de aumentos…

      • leandro

        Aí que vc se engana.. Ford tem preço alto na tabela, mas na negociação cai muito.. essa semana o vendedor me ligou e ofereceu qualquer Focus com 15% de desconto sobre o valor do site a título de “Black Friday”

      • Josê Fagundes

        você foi irônico né? Ficou na dúvida entre fit e focus?

        • Wagner Lopes

          kkkkkk….boa!

        • Filipe

          Nem um pouco.

        • spampolha

          Não entendi essa dele. Podr ser pelo tamanho.

      • Leo

        Carros de categorias diferentes. O Fit é que é caro demais.

        • spampolha

          O fit é muito caro mesmo. O focus ficou caro depois da crise. E a única coisa que mudou recente na última atualização foi o som, que fez a versão mais vara subir 20mil. O resto dos equipamentos o mk3 sempre teve.

        • pedro rt

          sao de categorias diferentes mas na hora de revender seu carro quem tem honda vive muito feliz pq o preço e la em cima enquanto quem tem ford “exceto ka, ranger e ecosport” o preço vai la pra baixo

          • Leo

            Há investimentos melhores no mercado financeiro do que comprar um carro, mas tudo bem…

      • Louis

        Um amigo meu também, mais ou menos em 2012 estava em dúvida entre Fit , Tiida e Focus, pois os preços eram parecidos. Ele acabou optando pelo Focus.

        • pedro rt

          se tvesse pego o fit concerteza iria gostar mais pois nao da manutencao e o valor de revenda e la em cima, e so abrir a boca q vende na hora.

    • PEDAORM

      Focus precisa de mais equipamentos? O nível de equipamentos é justamente uma das qualidades do modelo…

      • heliofig

        Só no top. Aí fica caro demais… Tempos atrás, mesmo o 1.6 ainda tinha preço bom, pegando os compactos premium top. Agora, nem isso.

    • André Luis Versiani

      Acredito que o problema maior da Ford seja a qualidade do acabamento dos modelos fabricados em Camaçari, o pós venda ruim em sua maioria de redes de concessionárias e em especial no Ford Ka, tenho um Ka+ por sinal, há muitos relatos de problemas de infiltração e ruídos internos estilo aqueles Gol G3 lá do passado…Gosto muito do meu Ford Ka, mas por conta de economias porcas da fabricante vou voltar pra Toyota e pegar um Etios ou um VW Virtus no futuro.

      • heliofig

        Também gostei da “cara” do Virtus. Vamos ver o preço…

  • Hoffmann

    O New Fiesta Sedan foi um produto inovador, o primeiro “2+2” com quatro portas, uma mão na roda para o acesso de crianças ou adultos com até 1,20m de altura (esquálidos, de preferência), que são os únicos que se acomodam com dignidade no banco traseiro dele.

    • heliofig

      Concordo plenamente, parente

    • pedro rt

      new fiesta e pessimo de espaço interno. tem tamanho de onix com espaço interno de mobi

  • Wagner Lopes

    A Ford, assim como a PSA e outras, precisam desenvolver rapidamente seus projetos low cost exclusivos para emergentes se quiserem continuar vendendo na América Latrina…pra mim, o exemplo mais bem sucedido nesta ação é da Renault com a aquisição da Dacia.

    • MMM

      Ja tem o KaZero.

    • André Luis Versiani

      Baixo custo o Ka vai bem, bonito e bem equipado pelo preço se comparado aos concorrentes, exceto Kwid que veio pra guerra mesmo, em termos de preço competitivo.

  • Lucas086

    Gosto da Ford, entre Ka, hb20 e onix, com certeza iria de Ka, focus também é um carrao, o fast back então, acho o mais bonito dos sedans…
    Mas ela erra na montagem, é no caso do fiesta e focus, o power shift… o power shift queimou um carros excelentes, mas parece que a Ford só quer vender Ecosport e Ka… perdeu oportunidade agora de bater de frente o Polo, mas preferiu ser coadjuvante.

    • André Luis Versiani

      Esta impressão que tenho também, eles não fazem propagando quase nenhuma, não vejo movimentação para vender, só Ranger nos intervalos do globo rural kkkkkkkkkkkk, e o Ford Ka o dia inteiro…

      • Lucas086

        A Ford é parada demais, GM está toda hora na tv, dizendo ” Não compre carro hoje ” ou ” desconto de funcionário ” E a Ford!? A Ecosport começou a voltar a vender, cadê as propagandas? Depois reclamam que Onix vende muito, claro, só vive na mídia

      • pedro rt

        de vez enquando tem propaganda tmb do ecosport no intervalo das novelas a noite

    • pedro rt

      depois q passamos aki em casa 8 anos com um escort q vivia na oficina peguei trauma dessa marca. e uma das q estao na minha lista negra…

  • Josê Fagundes

    a crise da ford mexicana é devido aos bilhões de investimentos perdidos na futura fábrica que foi cancelada por causa da crise temperamental do trump! Lá se desenvolveriam novos modelos, mas agora a Ford terá q repensar a estratégia.

    • pedro rt

      nao considero temperamental. ele ta certo em ser nacionalista e proteger seu país de todas as influencias externas q vinham acontecendo anteriormente e q estavam destruindo a economia americana. se o pais afundasse o mundo inteiro iria afundar junto. defender empregos e fabricas do seu proprio país e essencial pro desenvolvimento economico.

  • Meereengue

    Lá eles também tem o Ka. Creio que o Fiesta 6, por ser muito próximo ao Ka, não tem o porquê de existir junto a ele. Definitivamente o Ka é o hatch que de entrada global da Ford na america latina, europa, áfrica, índia. O Fiesta virou premium e vai para o mercado europeu. Simples! Talvez a Ford traga o Fiesta 7 para substituir versões do Focus em 2020

  • Alexandre Macedo

    Esse Fiesta já tem 9 anos de mercado mundial, mas continua sendo chamado de “New Fiesta”.

    O pessoal poderia parar de reproduzir as jogadas publicitárias dos fabricantes.

    • Louis

      E tem os carros que são chamados de All-New-Tiucson kkkkkk

      • Alexandre Macedo

        Eu até entendo que os fabricantes usem esses termos em propaganda, mas a imprensa especializada não pode reproduzir ipsis litteris o discurso deles.

        Isso me lembra que a Peugeot chamava o 206 2004 de “Nova Geração”, quando todas as chapas do carro eram perfeitamente iguais às do modelo 1998, sendo novos apenas lanternas, lentes dos faróis, rodas, pintura dos borrachões (na versão de topo), etc.

        • pedro rt

          verdade. o 206 mudou em 2004 e em 2008 qdo passou a se chamar 207. esse de 2008 me lembro q aumentou 10mil reais no preço e no começo vendia mal.. passou de 27mil pra 37mil na epoca e todos achavam um absurdo

      • pedro rt

        verdade, nao existe exemplo pior q a tal hyundai caoa q vende 3 geracoes do tucson… o de 2005, o de 2010 e o de 2016…

    • pedro rt

      esse carro foi lançado em 2010 no brasil, nao dou ate 2019 pra ele sair de linha. to falando do hatch. so o ka q vende muito entre os hatches da marca.

  • Bernardo Gaetani

    Logo logo sai de linha no Brasil tbm… O sedan é Mexicano e o Hatch foi canibalizado pelo Ka… a não vinda de automático e 1.5 pro fiesta 2018 mostrou que a Ford Brasil tbm ta dando um fim nele por aqui

    • pedro rt

      o ka e praticamente um fiesta melhorado no espaço interno e custo beneficio. logo logo o fiesta sai de linha pois ninguem mais compra carro apertado por 40mil oq dira por 56mil…

  • marcosCAR

    Por enquanto são apenas boatos e especulações. Vamos aguardar.

  • Franco da Silva

    No Brasil, só não tem crise por causa das locadoras. Deixa para o consumidor mesmo… Vai ver a crise. Bem feia!

    • pedro rt

      nunca vi locadora comprar esse new fiesta. eles so compram sandero, logan, duster, ka hatch e sedan.

  • NaoFaloComBandeirantes

    Algumas coisas chamam a atenção.

    A primeira é ver que também no México existem reclamações sérias ao Powershift. Fiz um test drive quando lançou o Fiesta Powershift no Brasil e achei sensacional de dirigir. Carro muito prazeroso. Mas na época ainda não exitia essa

    Segunda coisa é ver como que uma pessoa (no caso, o tal “Gabriel López) consegue avacalhar a história de uma marca em um país. É muito poder na mão desses grandes executivos e me surpreende como conseguem enganar a matriz por tanto tempo. Esse é só mais um entre tantos outros. Não é exclusividade do setor automotivo. O mundo corporativo tem muito disso.

  • Diego Lip

    A minivan C-MAX seria uma boa concorrente à S GM Spin.

    • Hoffmann

      Na verdade ela concorreria aqui com o Citroën C4 Picasso, a versão menor.

      • Diego Lip

        Bem lembrado.

    • pedro rt

      duvido q venha pro brasil, aki tudo q e minivan e sw ta acabando por causa dos suvs

  • Car-Lover

    “Para piorar a situação, as reclamações dos clientes sobre o caso do câmbio Powershift chegaram ao Ministério Público Federal do Consumidor. As vendas naturalmente caíram e agora já se fala no fim da produção do Fiesta (New Fiesta), em Cuautitlán, já em 2018.”

    Powershift é problema internacional.

  • Paulo Lustosa

    Willys Overland do Brasil, ops, Ford do Brasil fazendo escola.

    • heliofig

      O pior é que a Willys tinha fama de carro de qualidade, nos anos 60…

  • Renato Duarte

    A Ford México pode muito bem fabricar algum carro que possa ser vendido no Brasil por exemplo. Tem Vários SUVs que ainda não vieram pra cá.

    • pedro rt

      seria otimo se eles fzesse o fusion sw q so e vendido na europa. faz falta uma wagon media grande

  • leitor

    Os países mais interessantes ao mercado automobilístico estão mais bem servidos por isso não é fácil por lá. Já aqui fiquei até encantado com a economia do Fiesta que dirigi. Ou seja, a concorrência aqui é outra.

  • Schack Bauer

    C-max aqui no Brasil ia ser muito bom.

  • pedro rt

    nao acredito q esse new fiesta nacional dure muito tempo, afinal ele nao vende bem e os concorrentes alem de mais baratos sao melhores q ele. ate dentro da marca o ka e melhor q ele em espaço interno por um preço bem menor.

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