Esportivos EUA Ford Mercado

Ford Fiesta ST 2018 não vai para os EUA por baixa demanda de compactos

Ford-Fiesta-ST-2018-8 Ford Fiesta ST 2018 não vai para os EUA por baixa demanda de compactos

Há alguns meses, em Genebra, o mercado americano tomou conhecimento de que o Ford Fiesta 2018 não iria para os EUA. A informação acabou pegando muita gente de surpresa, que esperava pela chegada da nova geração e com ela o esportivo ST 2018 completamente renovado e mais potente.



No entanto, a Ford declinou da ideia de levar o compacto lançado na Europa para o mercado dos EUA. Assim, passaram-se alguns meses e agora, em Frankfurt, veio a confirmação de que nem as versões comuns e nem o Fiesta ST 2018, apresentado na mostra alemã, serão vendidos nos states.

De acordo com Leo Roeks, chefe da divisão Ford Performance na Europa em entrevista para o site CarBuzz, o consumidor americano não tem mais interesse no segmento B e vender o Fiesta ST 2018 como um carro de nicho seria inviável comercialmente. Assim, a empresa preferiu não enviar esse modelo para os EUA, onde atualmente a geração anterior continua sendo oferecida. Ele ainda revelou que o esportivo ficou mais eficiente e com melhor performance adotando o motor 1.5 EcoBoost no lugar do antigo 1.6, além de manter a tração dianteira para clientes jovens.

Ford-Fiesta-ST-2018-10 Ford Fiesta ST 2018 não vai para os EUA por baixa demanda de compactos

O motivo principal é a gasolina barata, que faz os consumidores buscarem carros maiores, embora isso não seja de todo modo uma regra, já que qualquer coisa que seja classificada como SUV ou crossover tem acesso garantido ao mercado local. Então, desde modelos bem pequenos até os grandes de sete lugares e mais de 5 metros estão com chances parecidas diante dos consumidores.

Por isso o Ford EcoSport 2018 ganhou visto de trabalho para os EUA, enquanto o Novo Fiesta teve seu passaporte cancelado para fora da Europa, embora a empresa diga que ele será vendido no Oriente Médio e parte da África. Então, o que acontece com o New Fiesta mexicano? Feito em Cuautítlan Izcalli, o compacto segue para o vizinho do norte, onde custa a partir de US$ 13.660. Da fábrica latina, ele também segue para outros mercados, incluindo o Brasil, onde o sedã voltou a ser vendido.

Ford-Fiesta-ST-2018-19 Ford Fiesta ST 2018 não vai para os EUA por baixa demanda de compactos

Desde seu lançamento em 2009, o Ford Fiesta da sexta geração se tornou um modelo verdadeiramente global, sendo produzido também no Brasil, Venezuela, Espanha, Alemanha, Tailândia, Vietnã, Índia, Taiwan e China. Embora já tenha passado por um facelift, ele ganhará outro, justamente porque o plano estratégico One Ford acabou e isso significa que ele pode seguir em frente fora da Europa, mas as mudanças deverão seguir um padrão semelhante ao do EcoSport 2018, incluindo o mesmo painel com SYNC 3, além de alterações na estética frontal e no ambiente, bem como na segurança.

Isso deve assegurar que o New Fiesta continue em linha até a chegada de um sucessor, que pode surgir a partir da Índia em 2019, quando é esperada a próxima geração do Ka, a quarta se considerarmos o modelo polonês com base Fiat 500, que deverá ser maior que o atual e utilizar motores Dragon 1.2 e o novo diesel 1.5 TDCI do EcoSport 2018 europeu. O caminho pode ser o converter o compacto de entrada em um carro único, assim como estão fazendo outras marcas, o que pode leva-lo a cerca de 4 m de comprimento. Fora da Europa, esse Novo Ka/Figo 2019 seria focado nos emergentes, mas ficaria de fora dos EUA.

[Fonte: CarBuzz]

  • Felipe Gonçalves

    O fim dos programas tipo o One Ford prejudicou principalmente o Brasil, pois estamos tendo novamente uma retração em qualidade automotiva… E elevação dos preços.

    • Isso é culpa do protecionismo do governo em 2011 com Inovar Auto e cotas para importação. Mas isso acaba em dez.

    • Josê Fagundes

      O Ka é o hatch que substituirá o Fiesta definitivamente em todos os mercados em que o Fiesta 7 não atuará

      • Luis Burro

        Não imagino o Ka concorrendo com 208,C3,polo e cia.

        • Tommy

          Pelo que parece a Ford vai fazer um compacto grande de baixo custo no lugar do Fiesta, e enquanto ele não chega o Ka vai ganhar câmbio AT e outros mimos, além do Fiesta atual com facelift em alguns mercados.

          • Luis Burro

            Eles deviam usar a estrategia da Renault com o Logan,mas ter realmente um preço convidativo.
            Podem falar mal o q quiser da francesa,mas no meu ver ela é a única q faz isto.

        • Gran RS 78

          Se a Ford mudar o interior, caprichar mais nos materiais internos e colocar um cambio automático, pode sim concorrer com esses modelos que vc citou.

          • Luis Burro

            Problema nao é só o interior,o design externo nao tá no msmo padrão!

            • Gran RS 78

              Como assim não está no mesmo padrão? O Novo Polo é a cara do Gol, e o Ka é um belo compacto, especialmente na parte frontal, mas achar bonito ou feio é muito pessoal.

              • Luis Burro

                Mas ele não é arrojado como os outros.Até o Polo q tem estilo conservador é mais ousado q o Ka.
                Por falar em polo,não é ele q tem a cara do gol,Mas a Volks brasil q tenta deixar os carros daqui alinhados com o estilo dos carros europeus.
                Isto não passa de enganação,é um enche linguiça pra reclamarem menos q a linha está defasada.

              • Luis Burro

                Compare só o estilo da grade do Ka com o restante da linha,bem mais simples.Tá mais pro Escort chinês q é um produto inferior propositalmente,feito pra ser atraente por custo benefício.
                http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/pequim-2014-ford-escort-retorna-agora-como-seda-simples-na-china/

  • Catucadao

    estados unidos so quer carrão grande

    • vicegag

      E aqui só carrinho pequeno pelado e caro, vide o Kwid, fazendo sucesso.

    • Obvio, pra eles sai mais barato pegar uma F150, que custa menos de 30 mil dolares, do que pra nós pegar um Kwid, se comparar paridade de salario e poder de compra. Se fosse igual aqui alguem ia querer hatch???

      • André Francisco

        Além da questão preço dos carros, a gasolina bem barata tb conta….

    • Luis Burro

      Suv e picape,nem sedã vende tão bem mais.

  • Josê Fagundes

    O Ford Ka é o Fiesta de baixo custo. Já temos o nosso Fiesta “inferiorizado”. O que vai acontecer é que, enquanto ambos coexistirem, o Fiesta terá mais equipamentos para justificar um preço mais alto e evitar canibalização dos modelos

  • Ricardo

    Por lá nem adolescentes de 16 anos querem, nem Golf querem, imagine um Fiesta!

    • Handlay P.B.

      O que os adolescentes dos EUA querem então?

      • Luis Burro

        Deve ser sedã médio,Mas ainda acho q é pequeno como cruze,Corolla e Civic.

        • th!nk.t4nk

          Querem sedã nada. A gurizada quer é pickup. A F150 é o sonho de muito universitário americano.

          • Luis Burro

            Não to dizendo de gosto,mas o q eles conseguem comprar.

      • Ricardo

        Sei lá! Se for igual os filmes, V8 usados!

      • leomix leo

        Camaro Mustang, Challenge

      • Car’s Fan

        Geralmente Honda Civic básico (que já é bem completinho diga-se de passagem), algum GM sedã no mesmo nível, VW Beetle…
        Esses são os carros da “galera” lá…

        • Gran RS 78

          Beetle é carro de mulher e de Lgbt por lá.

  • Doyle

    O Fiesta 7 é o mesmo Fiesta 6 com uma casca diferente. A ford prorrogou uma mudança necessária de plataforma para aumenta-lo de tamanho e, enquanto isso não acontece, o Fiesta 6 remodelado vende como “Fiesta 7”. Simples! Olhem as medidas. São praticamente as mesmas

    • Douglas

      O que não é um problema, pois ele já possui um bom espaço para um carro compacto.
      O problema dele é o acabamento porco, que me parece ter sido resolvido nessa nova geração europeia.

      • Eduardo

        Fiesta é dos compactos com maiores críticas de espaço interno!!

      • Gran RS 78

        Fiesta tem bom espaço para carro compacto? Acho que vc nunca tentou andar no banco traseiro de um para falar isso. O antigo Rocam tinha um aproveitamento de espaço muito melhor que o atual.

    • Leandro

      E mais feio, diga-se.

  • Ricardo Blume

    O perfil americano é totalmente diferente do europeu, por exemplo. Carros assim por lá é perda de tempo.

  • Fernando

    complicou a vida pro fiesta no br tb. se hj não vende muita coisa, com a chegada do polo que é concorrente direto, não vai restar nada pro fiesta. não que o polo seja a melhor coisa do mundo, mas em termos do que o polo deve oferecer comparando com o fiesta que temos hj, o fiesta ficará devendo muito. se eu fosse comprador de carro nessa categoria, a meu ver o fiesta teria que ter um “algo a mais” que o polo pra me convencer a comprá-lo ao invés do polo. não parece que isso vá acontecer.

    • Luis Burro

      Vai depender do preço.

    • Jorge Osório Cortese Magalhães

      Ou um algo a menos: preço. Mas muuuito menos… Rsrsrs

  • Bandit

    Nos EUA jovens andam de cadillac,ford f150,raptor etc ou mustang,camaro challenger e por ai vai

    • Luis Burro

      Duvido muito q a moçada de 16 anos dirija estes aí,penso q a maioria tenha algo mais “normal”.

      • Tommy

        Mulecada de 16/18 anos anda de Camry, Accord, Civic, Jetta e Corolla usados e bem surrados, ninguém dá carro novo pra eles, quando muito os pais dão o carro usado mais ou menos deles e fazem leasing de um novo.

        • th!nk.t4nk

          Sim, mas eles nao gostam desses carros. O sonho dos universitários americanos é pickup ou SUV. Só pegam sedã usado porque é mais barato mesmo.

          • João Cagnoni

            E vale lembrar que por lá o Civic, Jetta e Corolla são sedans compactos.

            • th!nk.t4nk

              Por sinal três sedãs bem sem sal e sem atrativos, mas que no Brasil incrivelmente viram “carro chique de emergente”. Triste realidade.

              • João Cagnoni

                O Civic Touring já custa 125k, em breve vai virar carro de magnata.

      • Bandit

        Os que tem mais grana e podem escolher pegam esses

  • Luis Burro

    De frente acho o bem interessante,mas qlqr outro ângulo fica esquisito.Me lembra o antigo I30 o qual nunca achei bonito,parece q falta continuidade.Pelas vendas não sei se a Ford irá demorar pra reestilização.

  • Handlay P.B.

    Talvez nem o Fiesta (que ficou caro d+ na 7º geração, o mal dos carros de hoje) vá muito longe e possa sair de linha no futuro por causa dos carro altos. A humanidade está cada querendo cada vez + SUVs e estes podem dominar o planeta se as vendas deles continuarem crescendo.

  • Leandro

    Toda hora que olho para essa traseira desse fiesta eu fico pensando onde a Ford tava com a cabeça pra fzr isso…

  • Leo

    É uma pena o conceito “One Ford” acabar. Uma fabricante que acertou a mão no design de toda a linha na última década começa a cometer enganos, como essa traseira da nova geração do Fiesta europeu…

  • Marcus Vinicius

    Talvez a versão sedan do Fiesta europeu 2018 chegue aos estados unidos o que justificaria a produção no méxico e fizesse com que ele viesse ao brasil !

  • Leandro Gofert

    Nos EUA carro compacto não faz sucesso também porque os americanos são muito grandes e gordos e simplesmente não cabem num carro pequeno assim….:):):):)

    • João Cagnoni

      Seu raciocínio faz sentido e foi por isso que eu desisti de comprar um A3… rsrsrs

  • Lobão

    manda pro brasil por 200k que os indios aqui compram!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend