Ford Hatches Recalls Sedãs

Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica

ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-1 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica

O leitor Marcelo Vilela nos contatou a respeito de um post colocado no Fórum Ford HP sobre um recall branco do Novo Focus 2.0.



De acordo com o membro daquele fórum chamado Taschel, a Ford vem promovendo um novo recall branco no sistema de injeção eletrônica do Focus 2.0, o que deixaria a aceleração mais rápida.

ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-1 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica  ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-2 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica

Abaixo, o relato de Taschel sobre o que está ocorrendo, servindo de alerta para outros proprietários do modelo da Ford:

Como já informado na internet, saiu um recall branco do Novo Focus, ou melhor, saíram dois…

O 1º recall é um ajuste na injeção eletrônica do carro, o deixando mais esperto (boletim de serviço 79/29 para o cambio manual e 80/29 para o cambio automático).

O 2º recall é uma simples padronização no part number (boletim de serviço 106/29).

O recall se aplica aos veículos produzidos antes de 4 de setembro de 2009. E realmente a Ford só o faz para quem reclama, pois já fiz duas revisões desde a publicação do boletim e a Ford nada fez.

Seguem um teste que fiz com o meu carro antes e depois do recall. O teste foi feito exatamente no mesmo local, no mesmo dia, com a mesma temperatura ambiente, com a mesma gasolina, mesma carga (5 litros de gasolina a menos), de terceira marcha (20 km/h a até cortar o giro) e etc.

Consegui as medições através do software RaceCrono instalado em um N95 8GB. Depois de colocar tudo na planilha e lidar com um pouco de física. Temos:

Tomada 1 (antes do recall):
Distância: 469,6 m
Tempo (corte do motor): 20 s

Tomada 2 (depois do recall):
Distância: 394,3 m
Tempo (corte do motor): 18 s

Conclusões:
Se ainda me lembro bem do que aprendi, fica assim, se os dois estivessem competindo, o com o recall estaria 18 m na frente do original e uma redução no tempo de aceleração de 10%.

ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-1 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica  ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-2 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica  ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-3 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica

ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-1 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica  ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-2 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica  ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-3 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica  ford-focus-tem-novo-recall-branco-alteracao-no-sistema-de-injecao-eletronica-4 Ford Focus 2.0 tem novo recall branco: Alteração no sistema de injeção eletrônica

Taschel ainda avisa que não mediu o consumo, mas que pode não ter tido nenhum ganho. Mas para se perceber os 10% a mais, certamente o consumo será maior.

  • Matheus

    Tenho um Ford Focus 2.0 2010/2011, manual GUIA. Logo nas primeiras andadas com ele percebi que a saída nos sinais e retomadas são muito fracas. Achei esquisito, mas como não conhecia o carro resolvi esperar um pouco e avaliar melhor. Com o tempo e com o meche-meche do controle automático de velocidade, percebi que se apertar o botão de (+) ele acelera com uma violência que não vejo no pedal do pé, mesmo que no fundo. Aí sim a reação foi de um carro 2.0. Mas no pedal do pé, a impressão que passa é que ele não chega até o final ou algo está mal calibrado. Quem tem um focus GUIA faça o teste e poste para que possamos chegar a uma conclusão e reclamar com mais coerência.
    Como o controle automático entra a partir de 50km/h, o melhor marcha pra sentir esse efeito é a segunda. Chegando aos 50km/h pise no fundo do acelerador do pé e veja a reação. Depois, volte aos 50Km/h e aperte o botão (+) do controle de velocidade. Tente sentir a diferença. No meu caso foi brutal a diferença.

    • Valcimar

      Tenho um Focus Hatch Ghia 2010/2011 manual e percebo este mesmo problema. Mas conforme a matéria acima este recall é somente para veículos fabricados antes de 2009. Se tiver resolvido o seu problema me avise para que possa encontrar uma solução para o meu caso. Obrigado.

  • andreHHX

    Um colega meu comprou o Focus 2.0 flex e não gostou do desempenho. Achou pior que o 1.6 que ele tinha antes. Aí, esse meu colega instalou Sprint Buster. Pro típico proprietário que destesta mexer na originalidade do carro, imagino que meu amigo deve ter odiado o desempenho do seu Focus 2.0. Diz ele que ficou bom. Eu mesmo fiz test drive no AT e achei um carro morto, em que meu Fiesta 1.6 dá de dez a zero.

  • Emerson

    por gentileza, tem estes boletins com melhor definição, para que possa imprimir e levá-lo ao CCS? grato

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend