Ford Hatches Linha 2018

Ford Focus 2018: motor, equipamentos, versões, preços, fotos

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A atual geração do Ford Focus 2018 apareceu há pouco mais de quatro anos, mas assim como o sedã, se prepara para dar seu adeus, porém, antes que isso aconteça, ainda é um hatch médio de respeito, que oferece muito em conforto e tecnologia, custando a partir de R$ 74.600, podendo chegar a R$ 106.900.



O Ford Escort foi seu antecessor no mercado internacional em fins dos anos 90, quando então surgiu o Focus. Produzido na Argentina, México, Alemanha, Espanha, Venezuela, EUA, Filipinas e Rússia, o modelo rapidamente alcançou vários países e o Brasil não foi diferente com a produção vinda da vizinha Argentina.

O estilo era compartilhado com o Fiesta da época. Teve versões sedã, perua e hatch, que tinha opção de duas portas. Os motores eram os Zetec e Duratec, bem como o diesel Duratorq. A segunda geração chega em 2004, também feita na Alemanha, Argentina, China, Espanha, Rússia, Filipinas, Taiwan e África do Sul.

A terceira geração apareceu em 2010 com um visual mais sofisticado com entradas de ar triangulares. Este ganhou produção novamente nos EUA. A versão ST 2.0 ficou em 250 cv, enquanto a RS é dotada de motor EcoBoost 2.3 com 350 cv. Por aqui, o motor 2.0 Direct Flex com até 178 cv, ganhou injeção direta.

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Ford Focus 2018 – detalhes

O Ford Focus 2018 é um belo hatch de porte médio, que tem grande apelo esportivo e detalhes sofisticados, tendo feito o modelo liderar durante um bom tempo seu segmento. Com os novos faróis bi-xênon adaptativos dotados de lanternas de função curva e LEDs diurnos reposicionados, o hatch da Ford deixa uma impressão muito boa.

Apesar do apelo esportivo, o Ford Focus 2018 apresenta grade hexagonal com frisos cromados confere mais requinte ao topo de linha do modelo. A traseira é bastante limpa, mas as rodas de liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17, apresentam acabamento diamantado e em preto brilhante, por sua vez deixam o hatch com aspecto mais esportivo.

Por dentro, o Ford Focus 2018 mantém o visual bastante sofisticado e atraente, tendo material emborrachado na parte superior do painel e couro em portas e assentos. A multimídia SYNC 2 e o ar condicionado dual zone, bem como volante multifuncional em couro, fecham o conjunto frontal. O banco do motorista tem ajustes elétricos e o quadro de instrumentos agora vem com display multifuncional de 4,2 polegadas.

O Ford Focus 2018 manteve as pequenas alterações no Focus 2016, tais como melhoria na aerodinâmica, compressor do ar condicionado variável e monitoramento de bateria. Com isso, o hatch médio da Ford tem redução no consumo de 7% para os dois motores com etanol e 4% para gasolina no Sigma e 3% no Duratec com o mesmo combustível.

Outro item de destaque é o Advance Trac, que é um pacote que agora faz parte do Ford Focus 2018, englobando controles de tração e estabilidade, torque vetorial em curvas, controle de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampa, entre outros. Os pacotes de equipamentos, tanto de segurança quanto de conforto foram ampliados.

Querendo voltar para a liderança e deixar os rivais Golf e Cruze Sport6 afastados, o Ford Focus 2018 se mantém bonito, atualizado em conectividade, melhor equipado e, acima de tudo, apresentando bom nível de segurança. Ainda faltam controle de cruzeiro adaptativo, freio de estacionamento elétrico e, sem dúvida, o EcoBoost e o câmbio automático de seis marchas com conversor de torque.

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Ford Focus 2018 – novidades

O Ford Focus 2018 tem como novidade o SYNC 3 com Waze. A multimídia vem com MyFord Touch e App Link (aplicativos dedicados), bem como navegador GPS, câmera de ré, comandos de voz e reprodutor de mídia. Há também Bluetooth e duas entradas USB. Mas o destaque é mesmo o suporte ao aplicativo de navegação Waze, através da última atualização do Android Auto em smartphones com sistema operacional do Google.

Com cerca de 3,5 milhões de usuários apenas na cidade de São Paulo, o Waze é um dos apps de navegação mais acessados do mundo, permitindo encontrar rotas mais rápidas e caminhos alternativos no trânsito. O aplicativo também pode receber e emitir alertas de acidentes, veículos parados na via, buracos, polícia e radares, por exemplo, além de envio de mensagens e sinais para outros usuários, bem como a localização.

O navegador Google Maps, que utiliza dados de trânsito e algumas ocorrências compartilhadas com o Waze, que nessa plataforma oferece telas de navegação mais simples para evitar distrações do motorista. Na SYNC 3 há um navegador nativo. “A grande vantagem do SYNC 3 é manter o motorista conectado com segurança, sem precisar tirar as mãos da direção e os olhos da pista”, segundo Andre Leite, gerente de Produto da Ford, que completa: “Ele evita que o motorista fique segurando o celular enquanto dirige, que é contra a lei, ou precise fixar o aparelho em algum suporte no carro”.

O SYNC 3 da Ford oferece ainda suporte ao Apple CarPlay, para acesso a iPhone, porém, sem previsão de quando o Waze poderá ser operado com esta plataforma. Outra novidade é a atualização do sistema através da internet, bastando login com o número de chassi no site da Ford e cadastro, recebendo assim as atualizações sempre que surgirem. Com um pen drive, o proprietário apenas pluga na entrada USB e descarrega o software mais recente.

Fora isso, o Ford Focus 2018 se destaca pelo assistente de frenagem automática de emergência, que para o carro em velocidades de até 20 km/h ou reduz a força do impacto até 50 km/h. Já o assistente de emergência para o modelo, que faz ligação para o SAMU (192) em caso de acidente.

A chave MyKey permite configurar várias funções do veículo para uso de terceiros, inclusive limitando a velocidade. Há também assistente de estacionamento automático, que agora coloca e tira o veículo de vagas perpendiculares. O sistema no Ford Focus 2018  funciona para os dois lados, mas no esquerdo é necessário acionar a seta.

A quarta geração, já tem data para ser apresentada de forma oficial: Entre janeiro e fevereiro do próximo ano na Europa. A estratégia da fabricante é posicionar o Ford Focus 2019 como um produto mais luxuoso dentro da sua gama de modelos.

Por conta disso, vai dispor pela primeira vez da versão Vignale, que já está disponível na linha do Fusion, por exemplo, tendo acabamento interno mais refinado e a lista de equipamentos de série recheada. Pode ganhar a pseudo-aventureira Active, assim  como o Novo Fiesta, além dos modelos esportivos ST e RS, assim como a geração atual do carro.

De acordo com Jim Farley, chefe de produtos globais da Ford, “ele chegará ao mercado exatamente da mesma maneira que o novo Fiesta”. Mas sua atuação será limitada, devido à baixa nas vendas dos hatches e sedãs médios no mercado, por causa do domínio dos crossovers e SUVs não só na Europa como também no restante do mundo.

A gama de motores deve incluir unidades 1.0, 1.5 e 2.0 a gasolina e 1.5 e 2.0 turbodiesel, com câmbio manual ou automático e tração nas rodas dianteiras.Espera-se que o Ford Focus 2019 fique entre 50 e 100 quilos mais leve que a geração atual, devido ao uso de uma nova plataforma e também de novos materiais mais leves e resistentes.

Ford Focus 2018 – versões

  • Ford Focus SE 1.6 2018
  • Ford Focus SE Plus 1.6 2018
  • Ford Focus SE Plus 2.0 AT 2018
  • Ford Focus Titanium 2.0 AT 2018
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2018

O Ford Focus 2018 mantém a versão 1.6 Sigma, mas com a atualização que permite ir até 135 cv. A Ford preservou o motor 2.0 mais potente. Com cinco versões, o hatch médio é oferece nas opções SE, SE Plus (ambas com motor 1.6 e 2.0, apenas na segunda), Titanium e Titanium Plus.

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Ford Focus 2018 – equipamentos

Ford Focus SE 2018 – Motor 1.6 com transmissão manual de cinco marchas, mais assistente de partida em rampa, airbag duplo,, rodas de liga leve 17 polegadas, pneus 215/50 R17, luzes diurnas em LED, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor eletrocrômico, controle eletrônico de estabilidade e tração, alerta de pressão dos pneus, controle de torque em curvas, ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, My Key, AppLink, SYNC com tela de 4,2 polegadas, CD/USB/Bluetooth, assistência de emergência, 4 alto-falantes e 2 tweeters, comandos de voz, trio elétrico e alarme volumétrico.

Ford Focus Sedan SE Plus 1.6/2.0 AT 2018 – Itens acima, mais motor 1.6 manual ou 2.0 de dupla embreagem, Android Auto e Car Play, seis airbags, SYNC 3 com tela de 8 polegadas, display TFT de 4,2 polegadas no cluster, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, bancos revestidos em couro, navegador GPS, USB (2), Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, limitador de velocidade e paddle shifts.

Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2018 – Itens acima, mais teto solar elétrico, sistema de áudio Sony Premium Sound com 5 alto-falantes e 4 tweeters, rodas de liga leve 17 polegadas exclusivas da versão e entrada e partida sem chave.

Ford Focus Sedan Titanium Plus 2.0 AT 2018 – Itens acima, mais faróis bi- xênon adaptativos, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, frenagem automática de emergência e sistema de estacionamento automático.

Ford Focus 2018 – preços

  • Ford Focus SE 1.6 2018 – R$ 74.600
  • Ford Focus SE Plus 1.6 2018 – R$ 84.900
  • Ford Focus SE Plus 2.0 AT 2018 – R$ 89.900
  • Ford Focus Titanium 2.0 AT 2018 – R$ 100.900
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2018 – R$ 106.900

Embora fora da faixa coberta pelos clientes PCD, que é de até R$ 70.000, conforme estipula a lei, os preços do Ford Focus 2018 estão dentro do segmento de mercado para sua categoria. Ainda assim, pelo conteúdo oferecido de fábrica, o hatch médio da Ford é uma opção interessante, especialmente na versão SE Plus 2.0, que sai por praticamente R$ 90.000. A topo de linha Titanium Plus ainda é vantajosa, pois adiciona tecnologias que outros do segmento não tem.

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Ford Focus 2018 – motor

O Ford Focus 2018 continua com os motores 1.6 Sigma Ti-VCT com até 135 cv e 16,7 kgfm, bem como com o 2.0 Duratec Direct Flex com até 178 cv e 22,5 kgfm. O primeiro agora só com transmissão manual de cinco marchas e o segundo com câmbio de dupla embreagem Powershift com seis marchas.

O Sigma 1.6 foi atualizado há dois anos, passando a dispor de 131 cv na gasolina e 135 cv no etanol, entregando 16,2 kgfm na gasolina e 16,7 kgfm no etanol. Ele tem quatro cilindros, bloco, cabeçote e cárter em alumínio, bem como duplo comando de válvulas variável, além de injeção de combustível indireta, mas com tecnologia flex. Embora já com boa idade, o propulsor ainda é bom e tem torque a 3.000 rpm. Ele faz o hatch ir de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e alcançar máxima de 189 km/h. O câmbio é manual de cinco marchas, mas caberia uma sexta.

Além disso, o Ford Focus 2018 vem com o 2.0 Duratec DirectFlex entrega 21,5 kgfm na gasolina e 22,5 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm. A Ford menciona que 88% do torque aparece em 2.750 rpm. Sua transmissão é a criticada Powershift de seis marchas e dupla embreagem, que deve morrer com a atual geração do sedã.

O Duratec, que te cabeçote em alumínio e bloco em ferro fundido, tem duplo comando de válvulas variável e até tem injeção direta, mas foi sobrepujado pelo EcoBoost, sendo um conjunto já ultrapassado dentro da gama Ford. Ainda assim, a Ford insiste nele para o EcoSport 2018. É certo que em futuro breve, a filial brasileira deverá abandona-lo em prol do EcoBoost, que deve chegar na versão 1.5, tendo ainda o 1.0 de três cilindros.

Já podemos vislumbrar um Novo Focus 2019 com motor EcoBoost 1.5 de 180 cv, embora o câmbio automático de seis marchas limite a performance do propulsor turbinado, mas até lá a Ford passa a dispor de uma transmissão com oito ou mais marchas. O propulsor pode fazer dobradinha com o 1.5 Ti-VCT de três cilindros com até 137 cv.

Ford Focus 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Ford Focus 1.6 2018 – 11,4 segundos e 189 km/h
  • Ford Focus 2.0 AT 2018 – 9,2 segundos e 206 km/h

O Ford Focus 1.6 2018 apresenta um bom comportamento, tendo rodar suave e equilíbrio. O propulsor eleva o tom quando exigido e não poderia ser diferente, apesar de seus 135 cv com etanol. O câmbio de cinco marchas precisa ser bem explorado para se obter uma condução mais prazerosa, e temos ruído maior. Relações mais curtas e uma sexta, garantiriam melhor performance.

Com a versão 2.0, o Ford Focus 2.0 AT 2018 se mostrou mais macio em pisos com qualidade baixa e apresenta melhor controle direcional, fruto da alteração nos parâmetros da direção elétrica. A suspensão recebeu novas buchas e batentes frontais maiores. O propulsor 2.0 Duratec Direct Flex mantém a boa disposição ao acelerador, respondendo prontamente e conferindo boas retomadas.

A rotação se eleva rapidamente, mesmo não estando no modo Sport. A transmissão Powershift tem engates suaves e quase imperceptíveis. O nível de ruído é bom, mas poderia ser melhor num carro desse porte e preço. Freios e estabilidade são pontos fortes no hatch da Ford. O conforto geral é muito bom.

Uma solução interessante para o Ford Focus 2018, se a nova geração ficar cara demais com motor 1.0 EcoBoost é usar o novo motor 1.5 3C Flex (Dragon) do Ford EcoSport 2018, permitindo assim uma substituição interessante para o longevo Sigma 1.6 Ti-VCT, ainda em uso.

Comenta-se que a Ford prepara um EcoBoost 1.0 de 140 cv para a atualização do New Fiesta. Este, poderia até equipar o Focus Hatch, mas por conta do mercado. Mas, tudo vai depender da resposta do segmento, que está caindo. Se continuar assim, provavelmente o hatch ficará apenas com um único motor. Seus principais rivais já fizeram isso, com exceção do Volkswagen Golf, que tem até quatro motores disponíveis.

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Ford Focus 2018 – consumo

Cidade

  • Ford Focus 1.6 2018 – 7,5 km/litro no etanol e 10,8 km/litro na gasolina
  • Ford Focus 2.0 AT 2018 – 6,7 km/litro no etanol e 9,7 km/litro na gasolina

Estrada

  • Ford Focus 1.6 2018 – 9,3 km/litro no etanol e 13,6 km/litro na gasolina
  • Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 – 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina

Ford Focus 2018 – manutenção e revisão

O custo de revisões do Ford Focus 2018 até 60.000 km é de R$ 4.084. A Ford disponibiliza para seus clientes, relacionando uma série de itens e serviços, entre eles, alinhamento e balanceamento, molas e amortecedores, pneus, óleo lubrificante, pastilhas e discos, fluidos, filtros, velas, escapamento, palhetas e limpadores, bateria e lâmpadas, por exemplo.

A Ford também cria pacotes de revisão para as três primeiras visitas ao revendedor, por um preço bem atrativo. A mão de obra é sempre incluída nos valores cobrados e é necessário agendamento. A marca também disponibiliza os valores das revisões em seu site, bem como parcela em até quatro vezes cada revisão.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.6

Preços 2.0

10.000 km

R$ 384

R$ 384

20.000 km

R$ 640

R$ 640

30.000 km

R$ 608

R$ 608

40.000 km

R$ 904

R$ 904

50.000 km

R$ 644

R$ 644

60.000 km

R$ 904

R$ 904

Ford Focus 2018 – ficha técnica

Motor

1.6 Sigma

2.0 Duratec Direct

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1596

1999

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Monoponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 131 cv @ 6500 rpm / Etanol: 135 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 175 cv @ 6500 rpm / Etanol: 178 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,2 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 16,7 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 21,5 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 22,5 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4360

4360

Largura sem retrovisores (mm)

1823

1823

Altura (mm)

1469

1469

Distância entre os eixos (mm)

2648

2648

Capacidades

Porta-malas (litros)

316

316

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

515

501

Peso em ordem de marcha (kg)

1310

1399

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,287

0,287

Ford Focus 2018 – fotos

5.0

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