Europa Ford Hatches Sedãs Segredos-Flagras

Ford Focus 2019 se autopromove em ruas da Europa

focus-2019-teste-3 Ford Focus 2019 se autopromove em ruas da Europa

O Ford Focus 2019 está se autopromovendo nas ruas da Europa. Enquanto aguarda o sinal verde (Genebra), o médio da marca americana se exibe pelas cidades do velho continente com camuflagem bem personalizada, chamando a atenção para a chegada do modelo, tanto o hatchback – mais discreto – quanto o sedã, com adesivos que imitam história em quadrinhos.



Com linhas mais suaves e fluidas, o Ford Focus 2019 apresenta frente mais arredondada, bem como faróis duplos ou full LED redesenhados. A grade hexagonal ampliada e o para-choque com linhas mais esportivas tornam o modelo mais próximo do Novo Fiesta europeu. A carroceria possui janelas com base levemente curvada para cima nas portas traseiras, que ainda ostentam quebra-vento falso prolongado em relação ao desenho da entrada, lembrando os carros da BMW.

focus-2019-teste-2 Ford Focus 2019 se autopromove em ruas da Europa

Mesmo sem as vigias laterais nas colunas C, o Ford Focus 2019 parece mais leve visualmente. O sedã possui um porta-malas curto e a tampa é levemente elevada na extremidade da carroceria, permitindo um efeito aerodinâmico importante para a estabilidade do veículo. No hatch, a traseira truncada exigiu um defletor de ar mais pronunciado. Este possui lanternas horizontais mais estreitas sobre a tampa do porta-malas. O mesmo estilo é visto no sedã.

Por dentro, o ambiente deve ser ainda mais sofisticado e luxuoso que o atual, empregando materiais de melhor qualidade – especialmente na versão premium Vignale – bem como uma nova disposição para a tela de infotainment SYNC 3 com Android Auto e Car Play. Uma opção que pode surgir é a instrumentação digital e configurável, que daria mais destaque ao ambiente do Ford Focus 2019. Outro aspecto importante será o aumento do espaço interno. Atualmente a plataforma do Focus tem pouco menos de 2,65 m.

focus-2019-teste-4 Ford Focus 2019 se autopromove em ruas da Europa

Na nova geração, o modelo pode ostentar algo em torno de 2,70 m, por exemplo, equiparando-se assim aos principais rivais. Com isso, o espaço para quem vai atrás deve melhorar muito. O porta-malas também pode aumentar seu volume para bagagens. Na parte mecânica, o Ford Focus 2019 manterá a suspensão traseira multilink, mas ganhará uma nova calibração de modo geral. Amortecedores MagneRide devem seguir apenas para os esportivos.

Controles de tração e estabilidade, torque vetorial, frenagem automática de emergência, mais controle de cruzeiro adaptativo e possivelmente algumas funcionalidades de condução semiautônoma estarão presentes também. Espera-se pelo uso de motores EcoBoost em todas as versões a gasolina na Europa, especialmente usando o sistema de injeção de água para reduzir as emissões. O diesel Duratorq devem ganhar filtros de partículas mais eficientes para atender as normas além de 2021.

focus-2019-teste-6 Ford Focus 2019 se autopromove em ruas da Europa

Apesar da ausência da nova geração do Fiesta, o Mercosul ganhará o Ford Focus 2019. Por aqui, o esperado é que o sedã e o hatch troquem os propulsores atuais por motores mais modernos. Nesse caso, sairia o Sigma 1.6 no hatch para a entrada do Dragon 1.5 3C com até 137 cv no etanol, usado no EcoSport 2018. Deve-se lembrar que o propulsor passará a ser feito em Taubaté-SP.

Este com uma caixa automática de seis marchas, deve atender o hatchback. No caso do sedã (e também do hatch), o Duratec Direct Flex 2.0 também deve dizer adeus com a chegada do EcoBoost 1.5 com 180 cv na gasolina. Se virar Flex, o que é provável, ele poderia subir para além de 185 cv e também passar a equipar do Fusion de acesso, que deixaria o gastão Duratec 2.5 de lado. Aqui, ambos servidos por câmbio automático de seis marchas seria suficiente para suas pretensões.

Ford Focus 2019 – Galeria de fotos

[Fotos: Ferd]

  • RSRX

    o sedan substituirá o Fusion por aqui. Garanto que chegará aos 130 mil

    • Vattt

      Já cobram 150 pelo Fusion!!! Caro demais.

      • Fanjos

        O céu é o limite

        • Luis Burro

          Tá sumido hein!

          • Leandro

            Tá banido, isso sim, rs

            • MauroRF

              Também, as prosperidades de preços andam fracas, assim ele se frustra, kkkkkk.

    • Ricardo

      Mondeo, Fusion, Novo Focus, a Ford precisa se decidir!!

      • joao vicente da costa

        Ué? Mondeo e Fusion são hj o mesmo carro…

        • Ricardo

          Não, mas a Ford precisa se decidir qual será o seu sedam top no Brasil.

          • RBuriti

            até 2011/12 era assim, mas hoje temos Mondeo na europa, Fusion na américa. São os mesmos carros.

            • Ricardo

              Humm

        • RBuriti

          Mondeo na europa, Fusion na américa.

      • Leandro

        Mondeo e Fusion são o mesmo carro.

        • Ricardo

          Sério!? Mas o Fusion é tão maior!

          • Leandro

            Maior que o Mondeo? Só muda o nome, que na europa é mondeo, aqui na América é fusion. Veja : https(://)www.ford(.)co(.)uk/cars/mondeo?vehicleNavCategory=all%20cars ( Retire os parenteses do link)

            • Ricardo

              O Mondeo que tinha no Brasil tinha porte de sedam médio, o Fusion do Brasil tem porte de sedam grande!

              • Leandro

                Amigo, estou falando do carro atualmente, clique no link e verá que trata-se do mesmo carro.

                • Ricardo

                  Entendi! Mas não concordo com esses aumentos nos tamanhos que os carros vem sofrendo geração após geração! Imagine o tamanho do Fusion daqui 20 anos!

                  • Fabão Rocky

                    Cara, o Corsa de 2ª geração é maior do q o Kadett. Se duvidar, o Onix é do msm tamanho ou maior do q o Astra.

                  • Leandro

                    Rsrs, acredito que esse aumento terá um limite.

                    • Ricardo

                      Quando chegar no limite mudam o nome do carro na próxima geração.

                    • Ricardo

                      Agora o povo só quer SUVs gigantes, daqui alguns anos só teremos caminhões circulando como carros de passeio pelas cidades. Haha

    • Fanjos

      Vou ter que fazer outra conta para positivar duas vezes.

    • Bons Carros

      Vindo mesmo com câmbio automático já vale um leve aumento de preços.

    • Leandro

      Fonte da informação?

    • Edson Fernandes

      Impossível. A não ser que a Ford queira perder o otimo filão que ela tem com o Fusion, ela deve manter. Ela vende muito e é o unico sedan grandinho interessante.

  • Louis

    Essa grade acaba com qualquer harmonia no desenho.

  • PedroGolzinho

    Grade ficou ridícula, parecendo um enxerto!!

    • th!nk.t4nk

      Achei legal pra caramba. A maioria das marcas usa grades grandes hoje em dia, pelo menos na Europa.

  • Ricardo

    Continuo achando o Golf, com seu design “simples”, mais bonito que o Focus, como sempre foi!

    • Paul Muadib

      Golf sempre esteve longe de ser chamado de carro bonito.

      • Edson Fernandes

        Ow loko! eu acho ele lindo. Principalmente com farois em led.

        • RED883

          Tenho golf, acho o Focus mais bonito, mas o Golf melhor.

          • Edson Fernandes

            Eu tbm acho o Focus mais bonito, mas entre os dois se pudesse escolher como produto seria o Golf.

  • Bruno Silva

    To achando que vai acontecer igual o Fiesta europeu, a grade e os faróis vão matar o visual do carro. O Golf atual tá tão acertado no visual (7.5) que mesmo novo Focus acho difícil supera-lo.

    • Paulo César de Carvalho Júnior

      Eu achava acertado, mas pra mim, mesmo com esse último facelift que vai entrar, já está meio cansado, deveriam ter trabalhado mais, veja o uP! que deu uma mudada mais interessante.

    • th!nk.t4nk

      Matar onde? O novo modelo foi super bem recebido, tá vendendo muito. Só no Brasil ouço essas reclamaçoes a respeito de grades exageradas, sinceramente.

  • CanalhaRS

    A cada geração o Focus vai ficando mais sem graça.
    Saudade daquela primeira geração, com desenho impactante, transpirando beleza e modernidade.

  • Ricardo Santos

    Li em algum lugar que o Focus sedã iria ter outro nome pra se descolar do hatch, mas pelo jeito não.

  • cepereira2006

    O sedan está lindaço. Já o Hatch ficou com cara de perua.

  • pedro

    Estou curioso para ver este carro. Gosto muito do Focus atual, imagina este novo.

  • Miro Saraiva

    Uma arredondada/suavizada nessa grade arremataria o visual.

  • Leandro

    “Apesar da ausência da nova geração do Fiesta, o Mercosul ganhará o Ford Focus 2019. Por aqui, o esperado é que o sedã e o hatch troquem os propulsores atuais por motores mais modernos”
    Tapa na cara dos secadores que falam que o Focus não vem pro Brasil.

    • RSRX

      claro q vem! Ou você acha que a ford vai perder a oportunidade de trazer o sedan pelo preço de fusion para deixar o fusion mais caro?

      • Leandro

        Se tiver ecoboost tá bom. O focus é tão bom quanto o fusion. Só é menor.

    • No_Name

      Se vier, só importado de fora do Mercosul pois a fábrica da Argentina até o momento não tem a confirmação da produção desse carro. Inclusive estão trabalhando na adaptação da planta para a produção do Escape/Kuga como forma de, talvez, de substituir o Focus.

      • FocusMan

        Nem um nem outro :-(

        • passis

          Tem a ver com o boato de que vão sair da América do sul?

          • FocusMan

            Não, nada a ver. Tem a ver com Hatches medios não venderem mais em nosso mercado.

            • passis

              E vão produzir o que em Pacheco, além da Ranger, se não uma atualização do segmento C (Focus/Explorer/novo C-max)?

      • Leandro

        E qual fábrica já tem a confirmação?

        • No_Name

          No momento só dois lugares do mundo: Saarlouis, Alemanha; Chongqing, China. E talvez em Wayne, EUA, caso o modelo tenha boa receptividade por lá.

          • Leandro

            Amigo, o focus é o 27. carro mais vendido nos EUA em 2017, com 133.922 unidades vendidas. No mundo ele foi o sétimo carro mais vendido em 2016, com 732.082 unidades. Acha que so duas fábricas dão conta disso?

            • No_Name

              Só a fábrica da Alemanha tem capacidade de produzir mais de 400 mil e a da China 600 mil unidades. Ou seja, 1 milhão de carros. Os EUA importarão o Focus da China e, caso venda bem, voltará a ser produzido em Wayne. Mas é difícil voltar a ser produzido nos EUA uma vez que as vendas desse tipo de carro são cada vez menores. O Golf em breve é outro que deverá ter produção concentrada na Europa.

              • Leandro

                Sim, as fábricas farão somente o Focus? Ser o sétimo carro mais vendido no mundo é pouco? E mesmo que só venha da China e Alemanha, isso não impede a chegada dele no Brasil. Não vi ninguém avisando que o Golf viria importado da Alemanha em 2013, a Vw decidiu e trouxe, ninguém comentou nada antes de ele aparecer por aqui. O regime automotivo brasileiro vai mudar em 2018, não se esqueça disso. Abcs

                • No_Name

                  A da Alemanha produz praticamente só Focus. Fazem também o C-Max mas em quantidade pouco significante. A da China produz outros modelos mas está sendo preparada e ampliada (estão construindo um 3° complexo) para ficar quase exclusiva do Focus para atender a nível mundial. E sim, foi o que eu disse no primeiro comentário, poderá ser vendido pra gente, mas vindo de outro lugar do mundo porque a Argentina já era.

                  • Leandro

                    Vamos aguardar.

          • Leandro

            Fonte: (https://)www.statista(.com/)statistics/239229/most-sold-car-models-worldwide/

    • FocusMan

      Não… Ele não vem.

      • Leandro

        Fonte? Notinha da quatro rodas?

        • FocusMan

          Fonte sou eu mesmo. Além de eu mesmo, tem notas da própria Ford falando isso em sites internacionais. Se você não sabe o Focus não sera nem produzido mais nos EUA nem no Mexico.

          • Leandro

            Amigo, deixar de peoduzir nos EUA e México tem fatores políticos (trump) e econômicos (custos). Ser produzido na China não quer dizer nada. Olha suas roupas e eletrônicos e veja de onde são. O focus é o 27° carro mais vendido nos EUA em 2017, com 133.922 unidades vendidas. No mundo ele foi o sétimo carro mais vendido em 2016, com 732.082 unidades. A FORD vai abandonar isso da noite pro dia?

            • FocusMan

              Quantos Focus foram vendidos na AL? A Ford vai investir em ferramentas caras para fazer 2 mil carros por mês?

              • Leandro

                Nao tenho essa informação , se você tiver pode postar aqui. O que eu sei é que na Argentina hatch médio ainda vende bem.. veja essa matéria com dados de setembro de 2017. https(:)//motor1.uol(.)com(.)br/news/182342/carros-mais-vendidos-na-argentina-em-setembro-2017/
                Por lá o focus vendeu 1557. Com as 405 unidades vendidas no Brasil já quase passa esses 2 mil carros hipotéticos que você citou. Com certeza juntando outros países, como Chile e Uruguai, dá mais do que esses dois mil carros. É preciso analisar o lucro por unidade, não as vendas absolutas. Se fosse assim, land rover, Mercedes etc nunca dariam lucro ou abririam plantas em outros países, pois o volume delas é baixo. Ficariam na Europa enviando pro resto do mundo.

                • FocusMan

                  As marcas citadas por você tem alto valor agregado.

                  • Leandro

                    Claro que tem, assim como outras. Mas meu ponto de vista você entendeu. Se a Ford tá dando 20 mil de desconto no Focus, a margem dela é bem gorda né? acho que 2000 carros x 20 mil dá uma boa grana por mês. Não será por esse número que ela deixará de produzir o carro.

                    • FocusMan

                      Você deveria vir trabalhar com a gente! É um gênio!

                    • Leandro

                      Trabalhar pra montadora que não está nem aí pro consumidor? Tô fora. É igual a trabalhar para indústria do cigarro. Olha o resultado do clash test Ford ka, vc se orgulha da ford por conta disso?

                    • FocusMan

                      Vai dormir palhaço

                    • Leandro

                      Ofensas pessoais são permitidas nos comentários?

                    • FocusMan

                      Qual a sua intenção com essa discussão sem sentido?

              • passis

                Nem no segmento dos sedans ela vai apostar? O potencial é bem maior, veja o Corolla. E esse investimento em equipamento não faria sentido se produzissem a Escape? GM e VW vão produzir Cuvs/SUVs médios na Argentina…

                • FocusMan

                  Não sei. Só falo o que ja saiu em alguns canais da imprensa. Mas o mercado anda em retração ainda. Investir sempre é arriscado.

                  • passis

                    Eu entendo; a Ford investiu pesado nessa última geração para alinhar seu line up com o resto do mundo e não teve bons resultados (crise no Brasil aliada a uma crise de confiança no seu PowerShift e falta de atenção à tendência de Cuvs em detrimento aos hatches). Mas ela precisa estar preparada para quando a economia melhorar. O novo CEO parece que valoriza planejamento e rever as linhas de produção da América latina será importante. Seria bom que a falta de novidades por aqui seja apenas um verniz aparente e momentâneo.

                    • FocusMan

                      Penso igual a você. Mas não é o que está ocorrendo

                    • passis

                      Por isso perguntei em outra altura se chegavam ao extremo de cogitar a saída da América do Sul

          • Leandro

            Fonte: Fonte: (https://)www.statista(.com/)statistics/239229/most-sold-car-models-worldwide/

            • FocusMan

              Worldwide não é america latina. Pode gastar seu desejo. Não irá virar realidade.

              • Leandro

                Worldwide é o mundo todo. Que eu saiba a América Latina faz parte do mundo, ou não?

                • FocusMan

                  Velho eu não vou ficar discutindo com uma criança que n deve nem trabalhar. Fique com seu desejo de que o Focus MK4 será vendido aqui no Brasil e eu fico com minha certeza que ele não virá.

                  Lembre-se que Argentina tem acordo de livre comercio com a Europa e eles podem importar o Focus. Ja o BR não.

                  • Leandro

                    hahahahahaha. Querer vencer uma argumentação com “ad hominem” demonstra a sua fraqueza intelectual. Se você não sabe o que é “ad hominem” procura no Google. Abçs.

                    • FocusMan

                      Hohoho falou…

          • FocusMan

            Eu n disse que iriam parar de vender ele nos EUA.

      • MauroRF

        Focus, se você tiver informação confiável, eu gostaria de saber: vão “recauchutar” o Focus atual ou vão trazer esse novo, e quando mais ou menos?

        • FocusMan

          Isso eu n posso falar…

          • Leandro

            Hahahahahahahaa. Não pode falar pois não sabe. Quem vai rastrear o comentário de um anónimo na Internet. A Ford tem mais o que fazer.

          • MauroRF

            Poxa, que pena… sério mesmo. Eu adoro o Focus e agora estou com balha na agulha, mas eu precisaria ter alguma informação, algum “norte” para saber se invisto no atual, se aguardo e invisto num novo desses ou se invisto na reestilização dele, isso tudo se ele continuar sendo produzido. Tive dois Focus, e o prazer de dirigir deles foi inigualável.

            • FocusMan

              Pode comprar o atual. Não muda tão cedo.

              • MauroRF

                Valeu pelas informações, Focus. A versão que me interessa é a SE Plus 1.6. Ela já me atende bem no que quero, e dá para pegar com uns bons descontos, na faixa dos 75k.

        • Schack Bauer

          Só chutando pela tendência do que o mercado está fazendo (vide o sucesso do HRV ou do Compass), a lógica seria pegar a plataforma do Fiesta e fazer um crossover maior que o Ecosport, pra concorrer melhor nessa faixa de 100 mil reais.

  • Edson Fernandes

    Olha, eu achei os farois halogenos com um visual terrivel na dianteira.

    Agora, parece que o sedan cresceu de tamanho. Espero que ambos os produtos (hatch e sedan) estejam maiores. A ford tem muito a ganhar com isso. E a Ford precisa urgentemente ter uma versão do Focus com motor downsizing. E por favor… cambios automaticos hein ford!

  • No_Name

    O sedã tá parecendo que será mais atraente que o hatch, pela primeira vez na vida do Focus.
    Percebe-se que apesar de estar rodando na Europa, a unidade sedã fotografada é US-Spec, uma vez que o farol tem aquela luz de posição âmbar na extremidade.

  • Danillo Santos

    Muitas novidades… Acho que o aumento de entreeixos pra 2,70 e poucos será insuficiente para dar um espaço digno para os passageiros do banco de trás, não sei, tenho a impressão que o problema do Focus é de aproveitamento de espaço. Ademais achei muito bom o uso do novo motor 1.5 dragon nas versões de entrada (sobretudo se a nova plataforma perder uns quilinhos), achei melhor ainda a chegada do ecoboost 1.5, também o incremento do multilink é louvável (aprimorar o que já é ótimo) e também fiquei curioso sobre o sistema de injeção de água para reduzir emissões, nunca tinha ouvido falar. Enfim, sou fã do Focus, estou ansioso pra ver as novidades.

  • FocusMan

    “Apesar da ausência da nova geração do Fiesta, o Mercosul ganhará o Ford Focus 2019. Por aqui, o esperado é que o sedã e o hatch troquem os propulsores atuais por motores mais modernos”

    De onde tiraram isso? Informação furadíssima…

    • Leandro

      Poderia citar a sua fonte ?

      • FocusMan

        A fonte sou eu mesmo.

        • Leandro

          Muito confiável. Obrigado.

    • Tinho Tenório

      O Focus é o carro mais importante da ford no mundo e vende muito bem na América latina. Impossível não trazer. E vamos lembrar que o segmento de hatchs está morrendo pq as opções são péssimas: cruze é horroroso, golf é caríssimo, 308 fim de carreira e o Focus atual ficou queimado pelo câmbio e tem um acabamento bem fraco e pouco espaço. Essa nova geração tem tudo para melhorar as vendas nesse segmento. E outra, a da fabricaçao na Argentina pode viabilizar a nova geração do SUV médio Escape.

      • Leandro

        Sim, eu acho curiosas são essas afirmações que tiram da cabeça e colocam como se fosse verdade absoluta. Outro dia um comentarista aqui disse que já nessa geração atual, mas no modelo 2018, viria o câmbio automático convencional. Mesmo depois de eu mostrar pra ele que ja tem o 2018 no site da ford com o mesmo cambio atual (powershift) o cara nao se convenceu, pode isso?

      • FocusMan

        “Ta serto”… Aguarde sentado

        • Tinho Tenório

          pq não seria fabricado por aqui? é a mesma plataforma do atual, não será fabricado na America do Norte…Sabe de nada caraaaaa.

        • Leandro

          A mesma coisa falaram do powershift, olha o fiesta 2018 aí com ele. Vai acreditar nessas “fontes” que davam como certa a aposentadoria do câmbio? Cade eles?

          • FocusMan

            Eu falei aqui mil vezes que não iriam tirar de linha o powershift por aqui.

            • Leandro

              Não foi você que falou do powershift. Mas eu lembro que você disse que o Focus 1.6 é melhor do que o 2.0, hahahahaha. Continua com essa opinião “embasada”?

              • FocusMan

                Nunca falei isso. Falo sempre bem do powershift e nunca disse que o o Focus 1.6 é melhor que o 2.0. Você que é meio lento da cabeça e entendeu isso. Passar bem.

                • Leandro

                  Não é você que tem um Focus 1.6?

                  • FocusMan

                    Tenho um Focus ST

                    • Leandro

                      Show

    • Leandro

      (https://)motorshow.(com).(br)/depois-de-fiesta-e-ecosport-e-a-vez-do-novo-ford-focus/

      • FocusMan

        Se você tirar alguma foto de alguma ferramenta para produção desse Focus na planta de Pacheco me avise. O Focus atual fica em linha por muito tempo no Br.

        • Leandro

          Ah sim, vou tirar e postar aqui.

          • FocusMan

            Cadê? Tirou a foto?

            • Leandro

              Foi uma ironia.

              • FocusMan

                Então manda a foto baby…

        • MauroRF

          Se isso for verdade, colocarem AT6 nele e derem uma melhorada no acabamento, sou forte candidato a adquirir um. Você tem ideia de quando podem lançar um reestilizado aqui, já que não virá o novo? Bom, o Focus atual foi lançado em 2011 e chegou aqui 2 anos e meio depois. Nada impede de a Ford adotar estratégia semelhante (ou nem trazer mesmo, infelizmente, a nova geração).

          • FocusMan

            Não tem nem um nem outro para o Brasil. Focus atual segue forte por aqui.

  • Fabão Rocky

    Como assim 2019? Ainda estamos em novembro de 2017. Do jeito q está indo as coisas, quando chegar em 2019 vão lançar carros 2025.

  • Draga

    Só vende Corolla, e um pouco de Civic e Cruze, acho que nenhuma montadora no Brasil vai investir neste segmento no futuro (além de Toyota e Honda), vide as vendas de C4, 408, Jetta, Focus, finado Fluence etc…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend