*Destaque Argentina Ford Hatches Mercado Montadoras/Fábricas Sedãs

Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019

Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019

De acordo com o site AutoData, o Ford Focus terá produção encerrada na Argentina muito em breve. O médio da marca americana, produzido atualmente em General Pacheco, que fica na província de Buenos Aires, é feito nas variantes hatch e sedã, batizada de Fastback. No entanto, segundo um fornecedor da planta portenha, a produção será paralisada até 2019.


É por volta desse ano que se espera chegar a nova geração do Focus, mas ainda existe dúvida sobre se este continuará a ser feito em Pacheco ou se terá um novo local na região sul-americana, na visão do fornecedor. Então, se a informação for confirmada, a atual geração do modelo médio nos deixará apenas no próximo ano. Já sabe também que o novo produto não aparecerá em Genebra, no próximo mês. Apenas em abril, que coincide com o Salão de Nova Iorque, é que ele será anunciado oficialmente.

Nesse caso, ele também não deverá estar na mostra americana. Isso porque a Ford desistiu do Focus nos EUA e sua produção (da nova geração), que seria feita no México, foi cancelada. A notícia de que a produção do modelo atual na Argentina será encerrada, não seria de se espantar, visto que se o próximo modelo vai chegar, então o Focus atual precisa sair de cena. O problema é que recentes movimentos em Dearborn colocam isso em dúvida.

Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019


A Ford está passando por uma de suas maiores mudanças desde sua fundação. A montadora americana decidiu cortar todos os gastos em produtos que não estão dando lucro e já dispensou também Fiesta e Fusion do mercado americano, sendo que o último migrará para a China. No México, a empresa praticamente entrou em crise após o cancelamento do megainvestimento de US$ 1,6 bilhão no país, que era para fazer o Novo Focus.

Se isso não bastasse, a filial latina perdeu a produção do Fiesta. O esvaziamento de modelos mais populares no México é a resposta direta às mudanças em Detroit, que também alterarão o portfólio da marca, focado agora em utilitários esportivos, tais como o EcoSport 2018/2019, e carros elétricos autônomos, como o futuro Model E, um provável crossover. Ventilou-se na mídia dos EUA que os prejuízos na América Latina estariam gerando todo tipo de pensamento dentro da matriz, em Michigan, inclusive uma não improvável saída da região.

Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019

Recentemente, a PSA foi questionada se a empresa teria entrado em contato com a Ford sobre uma possível aliança estratégia na América Latina ou na região sul, dada a situação da empresa por aqui. Carlos Tavares, CEO da francesa, disse apenas que a companhia está “muito aberta”, referindo-se a uma possível parceria com outro fabricante na região.

E então, o Novo Ford Focus vem? Provavelmente sim, pois as vendas não estão ruins. O hatch emplacou 4.756 unidades em 2017, enquanto o sedã vendeu 6.163 exemplares. Ou seja, há demanda, mas por ora nenhum carro da nova geração foi visto em testes por aqui ou no país vizinho. O Fusion, por exemplo, vendeu 4.401 unidades em 2017, mas caiu 22% nos EUA. Sem Hermosillo, a única saída será traze-lo da China, algo que a Ford não fará nos EUA, conforme anunciou recentemente.

[Fonte: AutoData]

Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email