Ford Governamental/Legal Hatches

Ford Focus e problema de esfarelamento do volante

ford-focus-interior-painel Ford Focus e problema de esfarelamento do volante







Bom dia Eber, gostaria de compartilhar contigo um problema que ocorreu comigo há alguns meses, envolvendo a Ford. Vejo com grande satisfação o uso da Internet para externar os problemas que o consumidor sofre e poder orientar os que têm interesse em adquirir um determinado produto.

Depois de vários contatos com meu consultor e o descaso da atendente do 0800 resolvi enviar uma carta à Ford externando minha insatisfação. Creio que o conteúdo da carta explicará melhor a história, segue abaixo:

“No mês de Maio/2008 adquiri um Ford Focus 1.6 GLX Hatch semi-novo, ano 2004/2005, com aproximadamente 42000 km. Sempre vi este modelo com bons olhos pelos diversos comentários em fóruns na Internet e pelas revistas especializadas, e quando encontrei um bem conservado que possuía todas as revisões realizadas em concessionárias autorizadas não tive dúvidas em comprá-lo.

Realmente o veículo me surpreendeu pelo conforto e nível de acabamento em relação a seus concorrentes diretos, mas há uns dois meses um problema começou a me incomodar: O esfarelamento do volante. Procurei meu consultor da Concessionária Autorizada “Ford Alvorada” de Brasília/DF, que me orientou a entrar em contato com o 0800 da Ford
e informar o ocorrido, para posteriormente agendarmos a possível substituição do volante.

Durante contato com a Ford, fui informado que a garantia estendida havia se esgotado e que nada poderiam fazer para sanar meu problema. Sequer se interessaram em anotar minha solicitação. Desde a constatação do problema até os dias de hoje não consigo compreender o porquê de tanta dificuldade em trocar uma peça que, pelo que compreendo, deva ter a vida útil infinitamente maior que apenas três anos de uso.

Se nos referíssemos a peças de desgaste, como suspensão, motor ou câmbio, entenderia que esta garantia realmente é limitada. Mas não consigo compreender como um volante, que imagino, foi projetado, desenvolvido e testado levando em consideração o clima brasileiro e os diversos agentes que venham a entrar em contato com ele, apresente este problema e tenha garantia “legal” de apenas três anos. É evidente que no meu caso o desgaste prematuro é causado por falhas
no material ou no processo de fabricação da peça. Fui proprietário de vários veículos de outras marcas, inclusive um que tive a satisfação de vendê-lo com dez anos de uso e nunca ocorreu este “esfarelamento”.

Enfim, escrevo-lhes para formalizar meu descontentamento com o atendimento prestado e a baixa qualidade do material utilizado na construção do veículo e não estou convencido que este problema é algo comum ou aceitável. Tentei inclusive ignorá-lo, mas todos os dias que tenho que dirigir meu Ford Focus lembro desta situação constrangedora que fui obrigado a vivenciar por ter confiado e adquirido um Ford.

Depois de alguns dias recebi a resposta do Centro de Atendimento Ford. Nem esperava que me retornassem porque já tinha desistido de brigar pela troca da peça, mas confesso que quando peguei o envelope pensei ingenuamente que teria resolvido meu problema. Eis que recebo a resposta: “Sua solicitação foi acompanhada pela Ford sob protocolo número XXXXXX e, conforme contato telefônico, foi confirmada a conclusão do caso…”

Como assim concluído o caso? Liguei para o 0800 da Ford e ouvi da atendente o que já havia escutado inúmeras vezes… “o período de garantia do veículo está encerrado”. Poxa! Será que sequer leram minha carta?

Parabéns pelo site. Acompanho diariamente suas atualizações.

Atenciosamente,

Luciano Sachetti



  • Renato_

    Que ridículo este atendimento!!

    Um cliente mal atendido como neste caso muitas vezes nunca mais compra qualquer carro da marca! Prejuízo enorme para a montadora!! :down: :pao:

  • Gomes

    Amigo, se serve de consolo pra você, esse problema também é comun aos volantes da linha Uno e Palio e outros carros também… Quem não lembra do painel do Gol G3, que simplesmente se quebrava todinho, parecendo que o plástico apodrecia???
    E quanto a garantia, os fabricantes se escoram nela pra darem essa resposta que te deram. O pior é que paga-se muito caro por esses carros e o que levamos é isso, peças que não duram nem 50.000Km e olhe lá.

  • Hodney Souza

    Esse problema aconteceu com o pomo do câmbio do nosso Palio. Simplesmente ele estava se desmanchando! O problema não é apenas no volante do Focus e sim no material empregado na confecção desses objetos de acabamento independente do fabricante. :ninja:

  • RV

    Difícil esse caso. Mas vamos nos colocar na condição da montadora: o carro já tinha 4 anos de uso, 42 mil km, foi utilizado em situações que não sabemos (era deixado direto sob o sol, produtos químicos na lavagem, etc ???). Não só a Ford, mas acredito que nenhuma montadora iria trocar o volante.

  • MarceloAmorim

    Tem varios carros que esfarelam volante e pomo do cambio,principalmente os Fiat.

  • JBAFilho

    Se eu fosse a Ford trocaria o seu volante, pediria desculpas pelo seu constrangimento e ainda lhe enviaria um brinde de cortesia.

    Se ela fizesse isso, além de deixar o consumidor mais do que satisfeito, poderia também ganhar um consumidor fiel à marca, que lhe traria lucros futuros e seria um potencial chamariz para atrair e influenciar parentes e amigos a comprar um Ford.

    Mas eles são imediatistas e não sabem respeitar e conquistar os consumidores. Fazer o quê?

  • Alex Issao

    eu acho que a Ford tá certa, pra mim sua reclamação não faz sentido nenhum, já que se trata de um carro com mais de 4 anos e 2º dono …

  • goncalooo

    Carro com 4 anos de uso e você quer garantia de um volante? peça que sofre constantemente com o sol??? isso aí é procurar chifre na cabeça de cavalo!

  • chuncastt

    Mas pera ai… tbm tem que ver que tipo de produto ele anda usando dentro do carro, ou p limpar o painel/volante ou até mesmo p/ dar um “lustre”. Pois tem varios produtos desses que o povo compra no mercado p/ deixar o carro “mais bonito” por dentro mas que no final das contas eles acabaum estragando tudo devido a quimica usada nos mesmos.

    Mesmo que ele nunca tenha usado esse tipo de produto, e o ex dono do carro?
    Sera que nunca fez isso?

    Então nesse caso é complicado simplesmente chegar e jogar a culpa na Ford. E olha que eu nunca tive carro da Ford, mas sei que esses produtos só servem p/ estragar o carro…

  • Ambrosio74

    [Comentario #125863 sera citado aqui]

    Concordo. Já tive o mesmo problema num pálio 2002 – estava esfarelando o volante e o pomo da alavanca do câmbio; graças a uma reportagem do Vrum contatei a Fiat e fui atendido na concessionária; em 10 dias trocaram os dois. Já com a Renault, fiz uma reclamação via e-mail a mais de dois meses e nunca se quer foi respondida. Essas montadoras não têm um mínimo de respeito pelos consumidores. Deviam investir mais no atendimento e solução de problemas simples como esse do Focus.

  • Kaique L. Andrade

    [Comentario #125863 sera citado aqui]

    O jeito é simplesmente se conforma… porque se as montadoras (não só a Ford) tivessem um pouquinho de respeito com o consumidor brasileiro, elas faziam as trocas das peças dos carros que apresentassem qualquer defeito. Já vimos aqui no N.A. varias reclamações sobre as montadores e as próprias concessionarias que não faziam seus próprios papeis de ajudar o consumidor sem dar nenhuma assistência. É bem verdade que o veiculo do amigo ai já está com quase 4 anos, é que desse jeito já da pra imaginar que a Ford não ia mesmo trocar o volante, mais da mesma forma é uma falta de respeito, porque podemos dizer que ela perdeu mais um cliente.

  • zotzrs

    4 anos de sob o sol é isso oque ocorre…nada mais natural…MASSSSSSSS, se fosse numa empresa pequena, entende-se por quero crescer formar clientes e talz, eu iria trocar…mas como sou uma multinacional to me lixando pra um caso de um cliente insatisfeito :P, infelizmente é isso oque ocorre…e eles não tem obrigação nenhuma mesmo…

  • coiote

    Mas aí virou bagunça, além de tudo q o pessoal disse, se o cara adquiriu o carro de 2a mão sequer a km ele deve saber se é a real mesmo, já q hj a maioria das lojas volta o marcador.
    Reclamação sem sentido mesmo.

  • jjj

    a ford é assim mesmo! eu tenho um fiesta sedan 2005 que comprei com 1 ano e meio de uso, e uns 6 meses depois que comprei, aconteceu isso com o cambio. começou a se esfarelar. acabamento de segunda!

  • RT

    Por essas e outras que eu nunca gostei da Ford.

  • rlaranjo

    Mano, isso é piada né? Carro com 4 anos, de segunda mão, e quer garantia??? Não existe garantia “eterna” fio… Carro usado é igual Show do Milhão, é por sua conta e risco!!! Por isso mesmo que é mais barato!!!

  • JBAFilho

    [Comentario #125874 sera citado aqui]

    É exatamente isso. Mas em alguns casos vale a pena satisfazer o cliente, mesmo que a empresa não tenha mais nenhuma obrigação de efetuar a troca solicitada. Porém se ela o fizesse, estaria fidelizando o consumidor, pois ele se sentiria respeitado e certamente pensaria com muito carinho na Ford na hora de trocar de carro.

    E aqui para nós, o que é um simples volante diante da possibilidade de fidelizar um cliente e o mesmo repercutir positivamente a atenção e decência com que foi tratado? Nada, não é.

    Mas nos tempos que vivemos, a ganância do momento fala mais alto que tudo.

  • guga.villar

    nao somente o sol degrada a material do volante, mas tb o nosso suor, que em algumas pessoas é produzido com maior quantidade de acidos…
    Concordo plenamente com a atitude da montadora, se fosse um cliente em potencial para ela, teria comprado um zero(mercado de usados nao da lucro pra montadora!!), portanto, alem de ter saído da garantia, é um veiculo comprado usado sem que se soubesse a total procedencia, se o caso é reclamar pra tentar algo, que a reclamação seja feita para quem vendeu esse carro para ele.
    Fazer o que.. isso é mercado!! isso é a realidade!

  • danielpa

    Alguem tem ideia de quanto custa um volante novo ?

  • Paulo Kuster

    Pegando carona no problema do Luciano, gostaria de avisar que os botões dos vidros elétricos, do aparelho de som e do computador de bordo dos Fiat Stilo, começam a apodrecer com menos de 1 (um) ano de uso. A borracha utilizada é de baixíssima qualidade, vai ficando “preguenta”, melecada, apodrecendo mesmo. O único jeito é trocá-los por novos conjuntos, que ficarão no mesmo estado em pouco tempo. Quem possui ou possuiu um Stilo sabe o que estou falando, e o respeito pelo consumidor foi pro espaço….

  • diego_german

    Então, cara sinceramente acho que tu estás querendo demais da FORD.
    Deixa eu explicar o porque:

    A Ford ofereçe como qualquer marca garantia de 1 ano contratual, mas 2 anos extras decorrentes do Ford Mobility.
    Pra mim, por si só já é uma grande coisa 3 anos de garantia num carro feito no mercosul.
    Mesmo assim, teu carro além de extrapolar esse tempo, foi comprado de segunda mão. Essas peças de contato natural (ou mesmo paineis, e console) estão sujeitas a interperiés como suor, sol, calor entre “N” fatores que mesmo que você no ato da compra não note, já estão condenados. É sim uma peça de desgaste natural.

    Tive esse problema no quarto ano também, mas com o pomo do câmbio do meu Fiesta, fui numa casa de autopeças dei 15 reais e comprei uma nova.
    Um volante novo não creio custar mais do que 130 reais (haja vista que o do Focus salvo engano não possui botões, e comandos elétricos)

    Já tive sim um problema sério e comum em Fiestas (quebra da coluna de direção) e que este sim num carro com apenas 20 mil quilometros rodados (apesar dos 3 anos e meio, e extrapolado a garantia) afetava a segurança.
    Liguei pra Ford, e devido à baixa quilometragem e este ser um problema comum nos primeiros Fiestas produzidos me atenderam prontamente e efetuaram a troca de graça.

    Mas sinceramente volante que esfarela num carro de 4 anos de uso não tão dificil de ocorrer, sossega aí junta uma graninha e deixa a Ford em paz…

    Ah só para salientar, não sou funcionário nem recebo nada da Ford hehehe.

  • delnb

    [Comentario #125879 sera citado aqui]

    Assino embaixo!!!!

    E acrescento: O Volante e pomo do cambio são peças que já apresentam desgaste natural, e aliados a produtos de limpeza, sol, suor, ar condicionado e etc destroi mesmo…

    Não quer ver desgaste??? Reveste com couro! (mas cuidado também na hora de limpar… senão acaba com ele também….)

    Daqui a pouco o cara vai lá querendo trocar o revestimento dos bancos por que tá desgastado.. ou a espuma do banco do motorista por que já não está igual à do banco do passageiro…

  • diego_german

    Ah e se tu quiser reclamar a alguem, reclama à loja multimarcas, ou ao antigo dono do Focus.

  • diego_german

    [Comentario #125892 sera citado aqui]

    :hauhau: :hauhau:

  • VTR2008

    Com os Palios e os Unos da empresa estãoa contecendo a mesma coisa tanto no volante quanto no pomo do câmbio…péssima qualidade do material, mas assim nesse caso, o carro estando fora da garantia realemnte é complicado da FORD querer assumir o prejuízo. Seria uma atitude louvável se fizesse…mas não fez e também não está errada em não fazer

  • lfpinheiro

    Errou uma vez comprando um ford..
    ve se nao erra denovo

  • Marcelo_LP

    Viajou na batatinha.
    Até tá certo dar uma tentada mas não ficar indignado por não conseguir nada. Se conseguisse alguma coisa nessa situação casava com a ford mas não conseguindo não é motivo pra divórcio. Fizeram tudo de acordo com o padrão. Chorou demais. Teve trabalho demais a troco de nada.

  • danielpa

    [Comentario #125898 sera citado aqui]

    Ainda bem que ele comprou um Ford amigo, queria o que ? um super moderno Fiat Stilo ? :tong:

  • duhehe

    42 mil km , 4 anos de uso . em brasilia que é “pouco” quente .

    Acho que durou demais , sai saber se o antigo dono não tinha o desturbio das maõs que suam , o suor destroi qualquer volante .
    Se tratando de um carro usado eu jamais acionaria a Ford , iria na concessionaria que comprava outro volante . Deve custar oque nen 500 reias .

  • marc67

    Simplesmente não dá para acreditar em alguns comentários.

    Desde quando é normal um volante “esfarelar” num carro com 4, 5 anos de uso?

    Esse pessoal que só conhece Uno, Gol, Palio e Corsa esqueceu (ou não conhece) que até há alguns anos tínhamos veículos com volantes muito melhores que hoje?

    Por exemplo, tive um Astra Sedan que rodou mais de 120 mil km, desde 0, e o volante, APÓS 6 ANOS DE USO, estava perfeitamente normal.

    Sem sair da Chevrolet, e os volantes dos Opala, Monza e Chevette? Pode ver por aí… se usados normalmente, carros com vinte anos e o volante tá melhor que muito carro mais novo. No caso dos Opala e Monza, os últimos modelos vinham alguns volantes com acabamento de couro. Duram muito.

    Os Vectra e Omega, volantes duráveis. Os volantes da Ford, nos próprios XR3?

    Qual o problema? Ora, material de péssima qualidade!!! No caso do Focus, podem observar o volante dos modelos GHIA, que IMITA o couro (com costuras), mas na verdade é plástico, nem borracha é. O mesmo ocorre com os Vectras novos, Megane, Peugeot…

    Já vi carros com somente 10.000 km e o volante que é um lixo.

    Agora, quanto ao mau uso, cabe ao FORNECEDOR comprová-lo, e não ao consumidor!
    Pelo amor de Deus, Código do Consumidor para quê? Um volante deve durar uns 10 anos, no mínimo…

    Por acaso os motoristas têm lixas nas mãos? O sol estraga? Estraga, mas “o sol é para todos”, e parece-me que só as novas carroças é que possuem esses maravilhosos volantes… assim, nenhum carro poderia pegar sol, senão estragaria o painel, a pintura, o volante, os tecidos dos bancos…

    Todos os proprietários de carros com esse problema deveriam ter seus volantes trocados, por meio de RECALL, esta é a única solução legal, pois os volantes são de MÁ QUALIDADE.

    Só porque o carro trocou de dono não elide a responsabilidade das fábricas, ok?

    Ainda bem que alguns carros agora já estão saindo com 3 anos de garantia, o que pode ajudar o consumidor.

    O que não pode é o consumidor, como o nosso amigo aí, ser avacalhado por seu automóvel ser uma “relíquia” com 3 ou 4 anos de uso, justamente por outros consumidores.

    Favor darem uma olhada nos volantes dos carros mais antigos, ou de carros novos de qualidade superior, para parar de falar imbecilidades.

  • pablorocha

    Olha aí a Ford se esfarelando… :banana: :banana:

  • guga.villar

    [Comentario #125912 sera citado aqui]

    Vectra (exceto os do primeiro modelo e o ultimo, pois não os conheço tanto pra criticar), nao tem problemas no volante, mas a coifa do cambio rasga e despedaça, os puxadores internos das portas tem revestimento de borracha que “apodrece”(fica com a TG baixissima) amolecendo, e soltando pedaços.

    Bom resumindo, carro brasileiro, ou da america do sul, NUNCA foram bons e NUNCA serão! sempre seremos “brindados” com materiais de qualidade extremamente inferior aos materiais usados nos mesmos carros de mercados como europeus, asiaticos, etc.

  • mcrafilski

    AMIGOS,

  • mcrafilski

    amigos, perdao
    mas minha mae tinha um CORSA SUPER 97, ficou 10 (DEZ) anos com ele, e nunca, NUNCA esfarinhou nem um pedaço, nem do cambio nem do volante…

    infelizmente, esse problema acontece com muitos palios, unos, e claro, o grande COROLLA…

    o que está em questao, nao é se deve ter ou nao a garantia (é claro que já passou), mas sim o ATENDIMENTO e a SATISFAÇAO do cliente…

    ja nao basta os carros de papel que a gente compra, ter q aturar farinha de borracha? ai eh fods!

  • Carlos Medeiros

    É um caso bem complicado amigos.

    Já tive um Ford Fiesta 1995 e o volante nunca sequer apresentou problema algum. Entretanto é comum sim problemas desse nível em volantes. O volante “descasca” com o uso, no caso um agente bastante corrosivo é o suor e o sol constante. Acredito também que certos produtos como silicone e detergentes de limpeza de carro contribuem pra um estrago interno.

    Agora…. eu sinceramente acredito de coração que nenhuma outra fabricante trocaria o seu volante amigo. Carro usado com mais de 3 anos de uso e de segunda mão.

  • rodrigosaocarlos

    Quer saber o que eu acho?
    O consultor da concessionária táva cansado de ver tua cara reclamando de uma porcaria de voltante com 4 anos de uso e cansado de falar prá vc que não tem jeito mesmo, que é natural e normal o que aconteceu e pediu prá você torrar as paciências de outro, ou seja, a fábrica.
    Reclamar por causa de um volante que esfarelou num carro de 2ª mão é querer demais né? Em qualquer lugar fariam isso prá vc, principalmente sendo de segunda mão. Isso nao existe.
    E não adianta chorar, esbravejar, ir no procon… nada haver.
    Aí você, cansado de torrar a paciencia da fábrica também, veio torrar a nossa paciencia com esse “descaso”… ai ai ai…. não deveria nem ter postado isso NA.
    Vou pedir prá postar que o escapamento do meu carro furou com 20.000km rodados…… cada coisa viu. E eu tb não me conformo em perder 5 minutos escrevendo isso….
    Pelo menos a Ford respondeu sua carta de insatisfação… ponto prá ela. Vai num desmanche da vida e compra um volante segunda mão, aí se esfarelar, vc não vai entrar em depressão. :blush:

  • Gomes

    POis é Srs., quanto a garantia, realmente fica difícil pro rapaz do Focus, isso é fato!!
    Porém, o que vale ressaltar é que parece que o brasileiro já se acostumou com a falta de qualidade impregado nos nossos carros e ficam tranquilos com um problema desses. É por isso que as nossas carroças vendem cada vez mais – pelo menos até o mês passado, antes da crise…

    Como o amigo falou aí em cima, carros da década de 80 e 90 não apresentavam esses problema,o que significa que esse é um problema já do séc. XXI, e só prova que a principal culpada é a fabricante do material.
    Talvez tenhamos que voltar a usar os velhos volantes de osso ou plástico duro!!

    Vale repetir, esse problema é comum em vários carros e de todas as marcas, principalmente linha Uno e Palio, e por que não lembrar do painel podre dos Gol´s G3, que simplesmente se quebravam?? Parecia até estratégia do fabricante, pois ele era vendido em partes. Eu mesmo já fui vítima quando tive um G3 2001.

    Tá na hora de sermos mais exigentes, amigos…!!!!!!!!!!!!

  • diego_german

    [Comentario #125912 sera citado aqui]

    No caso dos carros que você citou, a tendência é de o volante ficar “lisinho”
    Outro defeito do material.

    Mas mesmo assim, são questões que dependem como já falamos do produto utilizado na limpeza, bem como do suor da mão do usuário do veiculo.
    Além do mais isso é questão que varia muito numa mesma montadora…
    Tenho um Fiesta ha 6 anos e o volante está intacto, já o do citado Focus..
    Tudo questão de uso colega.

  • Rodrigo joi

    Infelismente isso no brasil parece corriqueiro …. o volante do meu gol esta todo descascado e esfarelando, mas assim vai …

  • diego_german

    E outra coisa é falar de carros antigos.
    Na propria chevrolet quem conhece acabamento do novo Vectra sabe a porcaria que é.
    Desde o plastico até o carpete que solta com facilidade.
    Nesse ponto não podemos nem falar.

    Em questão ao sol, existem sim formas (e alias é o correto se você gosta do seu carro) de preserva-lo. Um simples painel solar reflexivo já ajuda bastante caso no seu emprego não possua garagem coberta.
    O meu Fiesta mesmo, posso estacionar ele a 3 quadras de onde tenho que ir, contanto que tenha uma sombra…

    Brasil é país tropical, o som é de rachar, cabe aos consumidores bom senso e cuidado em relação a isso.

    Ah se servir de consolo, o Pug (Peugeot 206) do meu velho está com o volante começando a se desintegrar, e não é FIAT, nem VW, muitos menos CHEVROLET.

  • Marcio Martins

    Eu era o própriotário de uma Strada Adventure 2002 e tive problemas semelhantes nos locais onde eu costumava segurar no volante, participando de foruns e comunidades no orkut descobri que o problema era mais comum do que eu imaginava, e alguns proprietarios da familia Palio tinham conseguido fazer a troca, e fiz o mesmo através do 0800 da Fiat. Após isso a Amazonas Fiat entrou em contato para a troca da peça, e queriam me cobrar, deixei bem claro que se fosse pagar não iria, entrei em contato novamente com a Fiat, em seguida me ligaram todos amáveis marcando a data para a troca da peça.
    Ainda acho que vale a pena o dono desse Focus ir atrás da troca dessa peça defeituosa, pois um item desse não é para durar pouco tempo assim.

  • delnb

    [Comentario #125912 sera citado aqui]

    Então….

    O Volante do Focus Ghia é revestido, pode até ser que o material não seja 100% couro (nem o revestimento do idolatrado Civic é…) mas é revestido e o material não é borracha e menos ainda plástico.
    Quanto aos carros do passado, cada modelo usava um composto diferente, desde os plásticos injetados duros até uma borracha mais macia. Mas os tempos são outros, e o peso adicional dos carros somado à necesidade de materiais mais leves e que absorvem impactos com melhor eficiência é hoje, e esses materiais do passado já não têm mais seu lugar.
    Quando você fala de carros de categoria superior, quase a totalidade deles tem o volante revestido. Até o Golf, que no final da década passada foi o “must” do conforto interno, descasca o volante (não só volante, mas a maioria das peças internas até hoje) pode procurar nas lojas de usados e você vai ver que a maioria ou foi trocado ou está revestido. O mesmo acontece com muitos Astras e Vectras.
    Já tive um Escort zetec que revendi com mais de 250 mil km rodados e meu volante não esfarelou nem descascou ( e olha que duvidamos sempre da qualidade dos produtos argentinos) contudo encontro alguns por aí com o volante descascado. Isso depende tanto do uso, quanto do usuário.

    Mesmo tentando usar o código do consumidor, fica uma situação um tanto que desfavorável para o consumidor. Afinal de contas é um ítem do carro que sofre constante contato não somente com as mãos do motorista mas com as substâncias nela presentes, que podem ir desde as secreções naturais do corpo (em quantidade normal ou aumentadas no caso da hiperidrose)ou produtos químicos impregnados nela como cremes, sujeira entre outros. Ainda existe a qualidade dos produtos utilizados para limpar o interior do carro, que podem fugir do controle do usuário quando ele deixa o carro sob os cuidados de uma empresa de limpeza ou dele mesmo ao usar produtos inadequados ou de qualidade duvidosa.
    Lembrando que isso também pode ocorrer com o revestimento de couro, que resseca e acaba perdendo o acabamento.

    No caso ele não está sendo avacalhado pela empresa, simplesmente é um desgaste que ocorreu com o produto, decorrente do uso. Até por que ele não tem como comprovar o inicio da utilização do bem, e os cuidados inerentes à essa época que poderiam de alguma forma contribuir com o problema atual, ou também porque mesmo que o carro tenha baixa quilometragem, pode ser que tenha alto tempo de uso, como por exemplo caminhos curtos mas demorados, como em engarrafamentos ou trânsito lento.

  • diego_german

    Lembrei-me de outro fato, falando inclusive de um caso de carro de outro nivel, e de uma marca idem.

    Os botões do volante do C4 Pallas que a QR usa na seção LONGA DURAÇÃO estão descascando, o carro citado foi comprado esse ano.

    Mais uma vez não e VW, Fiat ou Chevrolet;

  • bispo

    Quanta babaquice. Acionar a Ford, fora da garantia. Vai te queixar com quem te vendeu o carro. Ou voce espera ganhar um carro novo?

  • marc67

    [Comentario #125933 sera citado aqui]

    Caro amigo,

    Não entendi: O volante do Fiesta, com 6 anos, está bom e o do Focus não?

    Se é isso mesmo, então o problema como falei é da qualidade do material, que a cada ano vem piorando nos carros nacionais.

    Quanto ao uso, me desculpem, mas o volante é o PRINCIPAL contato (junto com os pedais) do condutor com o automóvel. Assim, ele DEVE ser projetado para uso em condições severas… ou será que tem alguém que no calor não sua a própria mão?

    Suor ser responsável pelo estrago… é o mesmo que falar dos produtos de limpeza: qualquer produto desses, que tenha derivados do petróleo, vai certamente atacar o material, MAS isso levará muito tempo.

    Muita gente fala, mas o verdadeiro “lambedor” de carros que trata o carro a “silicone” geralmente tem o carro bonito por vários anos…

    O caso relatado aqui vale para outras peças: carpete, painel, motor, freios…

    Falta é qualidade.

    É o problema que eu vejo: o cara reclama e está errado! O correto é achar normal volante que esfarela, banco de couro que não é de couro, carro 1.4 que é 1.3…

  • bispo

    Vamos lá pessoal. Todo mundo junta uma graninha ai e compra um volante novo pro rapaz, reclamão ai.

  • diego_german

    [Comentario #125945 sera citado aqui]

    Exato.
    Mas neste caso não é com carro nacional, afinal o Focus é produzido na argentina. Neste caso se houver algum defeito da Ford, é em não adaptar bem um carro argentino ao uso no sol Brasiliense ou Paraibano no meu caso (pior impossivel);

    Mesmo assim quem não quer bronca ou problemas, deve cuidar e estacionar numa area com sombra, alem de no momento da limpeza usar um sabão neutro entre outros; Não adianta esculhambar a montadora se não toma cuidados!

  • marc67

    Desisto…

  • Claudio

    Na minha opinião o que acontece é o seguinte!

    Para economizar, as montadoras estão fazendo peças de menor qualidade e com materiais recicláveis!Não se trata de defeito, mas sim de falta de respeito!
    Tive um Gol 85 por 5 anos e vendi agora, ele tinha um volante dos voyages com a raposinha!Será que esfarelou? Não, nem sol, nem graxa, pois sou mecânico,nem a idade do volante,o fez esfarelar!Logo o que temos nos carros hoje é lixo mesmo, para durar 4 anos, depois como disse o Lula sifu….
    A primeira vez que vi essa maravilha de defeito foi em um Pálio!
    Mas como dizem onde a vaca vai o boi vai atrás, as outras montadoras não são diferente!

  • ALE

    ah vai catar minhoca no asfalto

    o cara eh segundo dono e quer falar oq ???
    po, vai saber oq o primeiro dono fez:
    as vezez o cara passou gasolina, querosene, silicone, agua do mar, deixou mto no sol…… centenas de opções.
    e vc ainda quer reclamar ???

    aff se for assim, vou pegar minha camiseta branca q tem 2 anos, e lavei mil vezes pedir outra pq ta soltando a costura.

    amigo, um pouco mais de coerência vai bem
    e ao blog tb serve.

    se fosse um caso de risco, como no gol e estilo tudo bem mas agora prum volante com 4 anos… AFFFFFFFFFFFFFFFF

  • victorcvs

    Olha, eu tenho um focus 2004/2005, também sou de Brasilia, meu carro tem mais de 70mil km rodados, sou o segundo dono e o carro fica no sol todos os dias no estacionamento do serviço. O interior está impecável, como se estivesse novo, principalmente o volante. Acho que vc deu o azar mesmo de pegar um dono que nã cuidava direito porque antes de comprar o meu, eu pesquisei muito, vi muitos focus usados e não vi nenhum com esse problema. É um carro excelente, uma ótima compra mesmo zero km, por ser já um modelo defasado. Só falta compútador de bordo pra ficar perfeito.

  • Weddly

    [Comentario #126011 sera citado aqui]

    Concordo.
    Se fosse o primeiro dono, que tem certeza que cuidou bem do carro, até ia.
    Mas carro de segunda mão… :down:

  • Claudio

    Caros amigos!
    Tem carros de outras decadas andando nas ruas com seus volantes bem melhores do que estes lixos novos que compramos hoje!
    Não é uma questão de garantia, o caso é, estão vendendo produto lixo a preço de produto de primeira!
    E se ninguém reclamar, daqui a uns anos, vão desmanchar outras coisas mais do que volante, bola de cambio e botões!
    Carro não é camiseta e duvido que em outros paises da europa ou USA, os volantes desmanchem!
    Se voce bater mesmo que de leve o para choque de um Pálio novo, ele racha em dois ou tres lugares, o Pálio antigo numa batida leve mal arranhava o para choque!
    Ja disse aqui, tive um Gol 85 por cinco anos, sou mecânico e ja sujei o volante muito de graxa, e quando vendi o carro, la estava o volante da mesma forma que comprei, intácto!Então não venham com desculpinhas!Talvez o cara não tenha o direito de ter outro volante da Ford, mas tem o direito de mostrar sua indignação com as porcarias que elas montadoras tem colocado no mercado, azar delas, a imagem fica suja como o volante nojento que elas põem nos carros!

  • Claudio

    Bastou dois anos e a tubulação de borracha do filtro de ar do corsa ja estava rasgada!Essas são as peças que estão usando nos nossos carros! Peças que seriam consideradas paralelas feitas em firmas boca de porco, mas estão saindo nos carros zero!

  • Luis.J.R.

    Vejo todo dia palio com volante esfarelarando?O material desses volantes é de baixa qualidade mesmo. :assob:

  • Flexpower

    Tenho um Focus hatch GL 2004 com 165 mil km rodados, e o seu volante está em estado igual a um zero km. Perfeito.

    De boa, para o volante do cara do Focus, muito menos rodado que o meu, estar desfarelando, eu só acredito na hipótese do primeiro dono do carro ter passado algum produto de limpeza indevido, que acabou zuando prematuramente o volante do carro. Só pode ser.

  • Giovanni

    [Comentario #125916 sera citado aqui]

    Transição vítrea? Legal ver outro engenheiro por aqui :) Ao que tudo indica existe um problema sério no processo dessas borrachas e ABS, não é de hoje que isso ocorre (vide Gol G3, Palio G2). E possivelmente é o mesmo fornecedor que está fazendo isso. Impressionante como em pleno séc. 21 ainda não temos competência de processar/injetar polímeros um tanto comuns com competência.

  • Tteurafa

    Aconteceu com o cambio do fiesta do meu pai, só q ele trocou e vendeu o carro.

  • JULIA

    SOU DE BRASÍLIA…PRIMEIRA DONA…O VOLANTE ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA…ENTREI EM CONTATO COM A FIAT, PEDIRAM PARA EU IR ATÉ A CONCESSIONÁRIA PARA QUE ELES VERIFICASSEM. NO DIA SEGUINTE, ANTES DE EU IR ATÉ LÁ, UMA PESSOA DE NOME ALESSANDRA LIGOU DA TECAR PARA DIZER QUE DE FATO DEU PROBLEMA EM VÁRIOS CARROS DA FIAT, MAS QUE O CHASSI DO MEU CARRO NÃO ESTAVA DENTRO DOS QUE ESTAVAM COM PROBLEMA…RSRSRS…PALHAÇADA…PEDEM PARA EU IR, ANTES DE CHEGAR LÁ ALGUÉM LIGA E DÁ O DIAGNÓSTICO POR TELEFONE E APENAS LAMENTAM…
    :down: :owmy:DÁ OU NÃO DÁ PARA FICAR COM CARA DE PALHAÇO!!!

  • fOcUs LoVe FoReVeR

    Tenho um focus 1.6 GLX 2004/2005 COM 85,000 KM RODADO NUNKA ESFARELOU O VOLANTE OLHA QUE SUO BASTANTE PELA MAO :nanao: :bate: MEU FOCUS FAZ 15,0 KM POR LITRO NA ESTRADA!!!!!!!

  • Diegochefe

    :down:sem sentindo nenhuumm carro 4 anos de uso 42 mil kms nao sabe o estado de conservacao e se trocar pra vc tbm vc vai depois abandonar a marca mecher so com parelelos e etc se vc tivesse comprado zero e nao fosse carro de segunda mao ae seria outra coisa mas fora isso sem direito a reclamar :hauhau: :hauhau: :hauhau: :teeth2: :teeth2: :teeth2: :banana: :banana: :banana:

  • Luiz Caldas

    Estou tendo mesmo problema com meu, que era Novo Ford Focus 2009… tirado zero da agência. Percebi que na Eco Sport e outros veículos da mesma montadora carregam este problema a médio prazo. Estou usando uma capa de volante “fuleira”. Quando vejo algum veículo da Ford…. com capinha, já sei que é o mesmo problema. Foi meu primeiro e último Ford!


Send this to a friend