*Featured Eventos Ford Lançamentos Sedãs Test Drive

Ford Focus Fastback 2016: Impressões ao dirigir

ford-focus-fastback-impressões-NA-9-700x500 Ford Focus Fastback 2016: Impressões ao dirigir

O Ford Focus Fastback 2016 chega ao mercado nacional apostando em um marketing agressivo, que começa com um desconto de 15% para proprietários dos modelos 2014 e 2015, bem como seguro mais barato e três anos de assistência com guincho, entre outros. Além disso, o sedã muda de nome para enfatizar uma guinada de estilo, mas relacionada com o perfil esguio da parte traseira.



Mais do que isso, o Focus Fastback atualiza também seu visual de forma geral, correspondendo agora ao padrão global da Ford. O modelo tem somente motor 2.0 Duratec DirectFlex e transmissão de dupla embreagem Powershift com seis marchas, agora disponível apenas nas versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus.

Com preços entre R$ 77.900 e R$ 96.900, o Fastback vem bem recheado de equipamentos em todas as versões, destacando-se os mais sofisticados Active City Stop (frenagem automática de emergência), chave configurável MyKey, SYNC 2 com MyFord Touch e AppLink, assistente de emergência (SAMU 192), Park Assist II (vagas perpendiculares incluídas), Advance Trac (ESP, TCS, TVC, Hill Holder, entre outros) e faróis bi-xênon adaptativos, entre outros.

focus-impressões-NA-1-700x466 Ford Focus Fastback 2016: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Gramado/RS. Elegante, o Ford Focus Fastback 2016 apresenta um visual sofisticado, refletindo também o bom pacote tecnológico disponível. As alterações chegam para dar um impulso maior nas vendas do sedã médio, que pareceu esquecido pela marca durante um bom tempo. A grade em estilo “Aston Martin”, os novos faróis com LEDs diurnos e projetores bi-xênon adaptativos projeta o veículo para um nível mais elevado.

A traseira curta e as colunas C integradas suavemente ao porta-malas fez a Ford usar o nome Fastback para identificar o sedã. Além disso, o conjunto ótico traseiro tem bom aspecto e completa um visual geral muito bom, realçado ainda pelas três novas rodas de liga leve aro 17 polegadas. A esportividade presente no modelo anterior foi substituída no geral por um ar mais sóbrio, elegante e sofisticado.

focus-impressões-NA-3-700x466 Ford Focus Fastback 2016: Impressões ao dirigir

Por dentro, o acabamento continua bom, destacando-se o painel com material emborrachado e detalhes em preto brilhante. A multimídia SYNC 2 com tela de 8 polegadas se destaca no centro do conjunto, assim como o quadro de instrumentos mais do que completo, tendo um display de 4,2 polegadas como ponto principal. Bancos em couro confortáveis (elétrico para o motorista no Titanium Plus), ar condicionado dual zone, teto solar, bom espaço interno e porta-malas generoso são alguns dos pontos positivos do Fastback. Pena não ter freio de estacionamento eletrônico.

O motor 2.0 Duratec DirectFlex ainda é bom player no segmento de sedãs médios, que em breve começará a ter a invasão dos mais modernos propulsores com turbocompressor. São até 178 cv e 22,5 kgfm com etanol. A Ford menciona que 88% do torque aparece em 2.750 rpm. O propulsor responde bem ao acelerador, oferecendo também boas retomadas. Durante a condução, as mudanças de marcha (suaves e precisas) tornam a condução mais prazerosa, mas é perceptível um aumento expressivo na rotação durante as trocas.

focus-impressões-NA-2-700x466 Ford Focus Fastback 2016: Impressões ao dirigir

A Ford fez mudanças no motor Duratec DirectFlex, que ficou até 8,2% mais econômico com etanol e 4,8% com gasolina. O consumo divulgado pelo fabricante é de 9,2/13,0 km/litro na estrada e 6,7/9,7 km/litro na cidade, respectivamente com etanol e gasolina.

No trecho de test drive, na região de Gramado/RS, não foi possível atingir velocidades acima de 80 km/h. Nas estradas sinuosas da serra gaúcha, o Focus Fastback se comportou bem com quatro ocupantes e alguma bagagem no porta-malas.

ford-focus-fastback-impressões-NA-10-700x500 Ford Focus Fastback 2016: Impressões ao dirigir

O conjunto de suspensão com multilink na traseira, tem um bom ajuste e garante conforto e segurança. Na frente, as buchas ficaram maiores, filtrando melhor as irregularidades do solo. A direção elétrica tem resposta melhor, graças também à atualização feita para o Fastback.

A saída de traseira é minimizada e ainda há o Advance Trac com controle de torque nas curvas, bem como estabilidade preventiva para evitar saídas da trajetória. Os freios atuam bem e reforçam a boa impressão de controle do veículo. O nível de ruído é muito bom.

As primeiras impressões foram boas, apesar do curto trecho de test drive, mas apenas com uma Avaliação NA poderemos ter uma noção melhor do impacto feito pelas mudanças no Ford Focus Fastback 2016.

Galeria de fotos do Ford Focus Fastback 2016:

Evento a convite da Ford.

4.0

COMPARTILHAR:
  • Pedro Henrique

    nossa, eu achei que o nome era só merchan mas, na primeira foto, nem parece que é sedã… O_O

    • gveralonso

      Mudaram bem a traseira, mesmo mantendo o mesmo formato. As lanternas diminuíram, bem finas, a tampa do porta malas está com mais caída… E a primeira foto está bem mesmo.

  • Pipo pipo

    Só faltou uma foto com o porta malas aberto, se vocês puderem disponibilizar obrigado.

    • Foxtrot

      Concordo, com as fotos que vi do porta-malas, não conseguir ter uma boa noção do tamanho da abertura.

  • André

    “bom espaço interno e porta-malas generoso são alguns dos pontos positivos do Fastback”. Aí exagerou, já tive 3 Focus, gosto muito do carro, mas espaço interno e porta-malas realmente não é seu forte, qualquer sedã médio hoje supera o Focus neste quesito. De resto, o carro é excelente.

    • FocusMan

      Concordo plenamente. E olha que sou fã de carteirinha do Focus viu!

    • dallebu

      Esse negócio de espaço interno é bem relativo.
      Faço um exemplo prático. Tenho um Peugeot 206, e ja andei nele com alguns amigos e amigas, totalizando 5 ocupantes, sendo que no banco traseiro haviam 2 amigas e um amigo. Pois bem, um dia fomos sair e fomos num Civic 2015 do namorado de uma das amigas, e eu fui no banco de trás com mais duas, e acontece que a gente ficou mais espremido e desconfortável em largura do que no meu 206, mas isso de deve ao fato de que o meu 206 tem bancos que te permitem ficar bem perto da porta e deixar o passageiro do meio mais folgado, já no Civic os bancos tem umas abas na lateral que te obrigam a sentar mais longe da porta, e se forçar e sentar por cima da aba você literalmente vai escorregando de volta, e o pobre coitado do meio fica espremido…

      • Gabriel M. Vieira

        A única vantagem foi vc ficar “espremido” com 2 amigas no banco de trás… rsrsrs eu já tive 2 PUG 206, sei bem como é! No Civic só andei no banco da frente, mas entendi seu ponto, porque uma vez saímos com um pessoal e quem foi atrás (no caso 2 homens e 1 mulher) ficaram meio espremidos mesmo.

        • MauroRF

          KKKKK, nesse caso das amigas, eu não reclamaria de andar atrás nem no Fiesta.

      • moncorongo

        Quer espaço? Compra um nissan versa. Eu tenho um e na frente o espaço é bom, mas no banco de trás da pra nadar de braçada! Aquilo é uma estupidez de espaço! Não tem pra ninguém, cobalt, corola, civic, etc…

        • MauroRF

          Ou o City. Comprei um e já andei com 5 pessoas duas vezes, todas que foram atrás elogiaram o espaço de sobra, e olha que tenho 1,80 de altura e jogo o banco pra trás.

          • Guilherme Batista

            O problema do City é a altura do teto pra quem vai atras,mas no resto eu concordo

            • MauroRF

              Sim, você tem razão, uma pessoa com mais de 1,80, 1,83 já encosta a cabeça no teto.

            • Alessandro Lagoeiro

              Se não me engano o Versa sofre do mesmo mal. Aliás, tem espaço para as pernas de Limusine, mas altura e largura de compacto mesmo.

            • DougSampaNA

              alias mesmo problema que me faz rejeitar o fluence, teto do meio do carro pra tráz cai muito, e numa entrada no carro no banco de traz, meu óculos veio parar na testa; carro assim pra mim e carta fora de baralho

        • klaus

          realmente, o espaço para as pernas no banco de trás do Versa é impressionante!

    • Franco da Silva

      Talvez estejam comparando com o Fusion, que é de uma categoria acima e tem o mesmo espaço (ou falta) interno… ehehe

  • FocusMan

    NA, onde vocês encontraram espaço interno nesse carro?

    “…bom espaço interno e porta-malas generoso são alguns dos pontos positivos do Fastback. Pena não ter freio de estacionamento eletrônico.”

    Desculpe, mas eu tive um igual, e o espaço interno do Focus Sedan é ridiculamente pequeno. O porta-malas é um dos menores da categoria. O carro é excelente, mas a não ser que você seja anão, o espaço interno dele é bem justo para um carro deste tamanho.

    Atualmente tenho um modelo da mesma geração, Hatch e apesar do porta malas menor, consigo utilizar mais inteligentemente o espaço pois a abertura do porta malas é bastante grande.

    Fora este detalhe, excelente avaliação. A melhor que li até agora na internet desde o lançamento do carro.

    Abs!

    • Peter Bishop

      O cara que testou deve ter 1,6m, aí rola mais espaço atrás!

      • FocusMan

        kkkkk, só pode, pois tenho 1.75 e quem vai atrás sempre reclama do aperto.

        • Peter Bishop

          O engraçado que essa reclamação é mundial! O focus perdeu vendas para o Golf muito por causa disso.

    • Rômulo M.

      Concordo com vc. Na verdade esses deveriam ser considerados os pontos negativos do carro, portamalas e espaço interno são apenas satisfatórios, comprometidos em boa parte pelo próprio visual “Fastback”. Pras minhas necessidades considero o tamanho em si até bom, mas o que acho horrível é o tamanho da abertura do portamalas que é tão estreita que fica díficil até mesmo colocar malas um pouco maiores.

    • rspfreire

      É ridículo o espaço interno do Focus, igual ao New Fiesta. Eu tive um modelo Focus Sedan 14/15 SE e meu filho de 13 anos reclamava muito ao andar no banco traseiro do carro. Que coisa rídicula também que fizeram nas rodas, deixaram o carro com cara de “tiozão”, vai vender menos do que vendia. Bastava mudar a grade dianteira que o design do carro estava perfeito. Compradores de Civic e Corolla não vão migrar para o Focus, e com essas mudanças a Ford tirou do carro o que tinha de melhor, a esportividade.

      • Jacson M. R. de Moura

        Concordo plenamente com vc na questão das rodas… E senti falta do aerofólio também… Como os daquela versão azul que tava sendo divulgada antes do lançamento… O carro ficaria bem mais interessante…

      • Holandês Louco

        Não sei se é o seu caso, mas as vezes ouço o pessoal reclamando dos carros da VW ou da Ford por eles serem muito parecidos em todos os segmentos. Então eu pergunto “E os BMW?”, em geral o pessoal fala que são muito bonitos e é sonho de consumo, etc e tal. Então eu repondo: “Ué, mas todos eles tem a mesma cara… Agora pouco era problema, agora virou virtude…”

    • CharlesAle

      Sim. Realmente espaço não é o forte do Focus sedã(ou fastback) Mas, hoje em dia, as pessoas não precisam também de um Landau para satisfazer as exigências de espaço. Hoje, valoriza-se muito a dinâmica, performance e conforto ao guiar, coisa que o Focus tem de sobra. Quando pego estrada, raramente se vê carros do nível do Focus, corolla , cruze.. entupidos de gente(sem zueira, mas se vê mais os carros de gente simples, lotado de pessoas e tudo que é tralhas rsrs)..Geralmente é um casal e um, no máximo dois filhos. Creio que 90% do pessoal que compra esse tipo de carro hoje, quando não anda sozinho, é no máximo a esposa e um,dois filhos! Resumindo, a tendência é os carros irem ficando mais compactos..

      • FocusMan

        Concordo que há uma tendência em diminuir o tamanho dos veículos. Ja viu o novo0 Astra? Ficou menor nessa geração. Mas o Focus é muito mal aproveitado. Estou me divertindo no meu agora. Mas sou solteiro e sem filhos.

        • Alessandro Lagoeiro

          Cara, não devia estar dirigindo e comentando no NA! heheh

          • FocusMan

            kkkkkkk, é não consigo largar o vício!

  • kravmaga

    “No trecho de test drive, na região de Gramado/RS, não foi possível atingir velocidades acima de 80 km/h.”

    Pô, com essa velocidade como é que querem que os jornalistas dêem destaque ao carro !

    Deveriam ter marcado o teste no Velopark do RS !

    • Bruno Wendel Marcolino

      na verdade, o teste foi bom no sentido d teste de curvas e estabilidade.

      Eu moro no RS e já fiz esse trecho varias vezes, é bom para testar esses quesitos de um carro.

      (já subi a serra com um Corsa 98 1.0 68cv hehe)

      • kravmaga

        Sim, eu conheço Gramado, mas a estrada que liga Gramado a Canela tem uma velocidade máxima ridícula.

        Isso me desanimou completamente a fazer aquele passeio de carros esportivos que uma empresa oferece em Gramado.

        • Bruno Wendel Marcolino

          a sim , aquilo é ridículo, pegar uma Ferrari e andar a 60 km/h. ¬¬

          É só pra ver como é o carro, porque não é barato para dar um volta hehe.

          • kravmaga

            Em Itu tem uma empresa que faz esses passeios de carros esportivos e não tem essa limitação absurda. Recomendo essa empresa porque eu fiz o passeio deles.

            • Martini Stripes

              faz a propaganda completa aí .aahah

              • kravmaga

                Procura no google por “Just Drive”…

        • Charlis

          Fora o preço…
          Por menos que eles pediram eu pilotei a F430 numa pista (Las Vegas), ultrapassando os 200km/h algumas vezes.

          • Clark Kent

            Verdade. Pilotei a McLaren MP4-12C no mesmo autódromo de Las Vegas. Sensacional… 7 voltas por $499. Um dos dinheiros mais bem gastos…

            • Charlis

              Por**, Mclaren sensacional!!!
              Realmente é uma experiencia única…
              Entrar e tirar fotos em todos os carros possíveis… e relativamente meio a vontade.
              Mas sabe que que eu fiz, e foi bem melhor que isso ainda?
              Mais barato, exatos 192 dolares a diaria, aluguei um Corvette Stingway pela Avis, com seguro da propria locadora (mas poderia utilizar o do meu cartão, ficava mais barato ainda).
              Desvantagem, não pode colocar 200km/h, ainda mais lá.
              Vantagem, tempo ilimitado… ninguém enchendo o saco ao lado, e sem aquela tensão da pista, faz o que quer com o carro … o carro é basicamente seu.

              • Clark Kent

                Pois é, Charlis, sensacional mesmo! Você primeiro tem umas aulas teóricas sobre o carro e a pista, dá umas voltas em um simulador, com um instrutor do seu lado, e o mesmo instrutor vai com você no carro, com comunicador nos capacetes… Ele vai dando dicas para você realmente ir volta após volta, chegando no limite do carro. Nas últimas voltas você já está saindo um pouco de lado nas curvas…sem palavras.
                A sua opção também foi fantástica. Só nos USA mesmo para experimentarmos carros assim. Eu optei por gastar os $500 nas McLaren e aluguei um dodge Challenger SXT (V6 305cv AT) por 13 dias. Andei 3100 km e curti muito… Estava na dúvida entre alugar um RT V8 manual ou pegar o V6 e a McLaren pra pisar na pista e não me arrependo.

                • Charlis

                  Sensacional … animal!!!
                  Na proxima quero alugar um Boxster….

        • Economy

          Eu já fui a Gramado e viajei num Celta até Canela. Realmente, a velocidade máxima exigida para viajar é ridícula.

    • Martini Stripes

      O Focus é um veículo gostos de guiar, vc sente muito ele na sua mão e é ótimo em curvas. Na reta qualquer médio, não manco, agrada.
      Acredito que os caras queriam ressaltar esse ponto do veículo.
      Já tive Focus Ghia 2009 MT, Corolla Altis 2013 e Civic LXR, dos 3, fico com o Focus.

    • zekinha71

      Podiam ter testado na pista do aeroporto de Canela.

    • Charlis

      Realmente… é complicado.
      O correto seria um misto dentro de uma cidade comum (Gramado RS não é comum para a minha realidade rs, não tem buraco, quase não tem valetas e afins).
      Testa-lo em uma bola rodovia com a maxima de 120km/h.
      E para alguns, liberó-lo em uma pistal, tal como a que você citou. Ai ficava completo …

  • Robinho

    Estou fascinado pela beleza deste carro…pena que é muita grana, mas quem sabe um dia…

  • Brasileiro

    Ficou bem interessante eu acho q a Ford acertou em colocar este nome

    • Clark Kent

      Ficou muito bonito, na minha opinião. A minha primeira opinião sobre a mudança de nome, foi de repúdio, pois trata-se de um sedan, e ainda mais do mesmo sedan de antes, porém olhando a forma como as lanternas são esticadas para as laterais, e o porta-malas curto com as colunas C inclinadas, até dá pra engolir. Porém quando me dei conta, percebi que o setor de Marketing da Ford deu uma grande bola dentro, pois independentemente de ser sedan ou fastback, isso gera uma tal discussão entre quem gosta de carro, que acaba dando uma evidência que o carro não teria sem esta mudança de nome.

  • Bruno Wendel Marcolino

    de longe o mais bonito da categoria na minha opinião.

    Gosto também do C4L e Jetta nesse quesito.

    • João Martini

      O C4 com os projetores fica muito bonito mesmo.

    • Thales Porto

      É uma briga difícil em, mas dos 3 acho o C4L menos atraente. Na minha opinião o Jetta equipado com os faróis de LED, dianteiro e traseiro, tem um conjunto muito bonito e sóbrio, lembrando muito os modelos da Audi. Já o Focus tem um design mais dinâmico e agressivo, porém, embora o 2.0 aspirado dele seja ótimo, falta motor para brigar com o Jetta.

      • Bruno Wendel Marcolino

        olha, falta motor na versão TOP, pois o Jetta TSI é um monstro mesmo, 211cv e torque pra dar e vender, até por ser Turbo.

        Mas nas versões mais baratas, o Focus 1.6 na minha opinião é melhor que o Jetta 2.0 Santanatech.

        • GABRIELCSFLORIPA

          Motor potente com certeza não é prioridade para os compradores desse segmento.
          Prova disso é que Corolla e Civic vendem bem mais que o Jetta.

        • Ernesto

          Esta semana estive numa concessionária VW e fiquei sabendo que a VW estará lançando o Jetta 1.4 TSi ainda este ano, provavelmente em Novembro. Este sim será um belo carro, pois parece que não terá alteração de preço ao trocar o 2.0 de santana por este motor.

    • Vini

      Gostei muito do design do carro.
      Acho que só poderiam ter mudado o formato dos retrovisores e talvez colocado algum led na lanterna traseira.
      Interior está realmente muito bonito.
      Se fosse comprar um sedã hoje ficaria entre focus e civic.

  • Bittencourt

    A lanterna está muito parecida com a do Jetta!

    • Leandro

      Achei o mesmo!

  • Alexandre

    Acho este modelo bonito, mas é interessante como muitos dos carros estão ficando parecidos. Este focus ficou igual ao cruze chinês, ou vice versa. Pessoal de design deveria prestar atenção nisto.

    • Martini Stripes

      A ordem correta é: O Cruze chinês que ficou igual a este.

    • Bruno Wendel Marcolino

      na verdade, isso é uma tendencia visual ou tendencia de design…

      • PEDAORM

        ????

        • Bruno Wendel Marcolino

          quando muitos carros são parecidos é uma tendencia.

      • Peter Bishop

        tendencia de copiar…

    • Gustavobrtt

      Eu achei que a silhueta do carro ficou parecida com a do C4 Lounge.

      • Alexandre

        Então..viu? É ai que eu me refiro. Onde está a identidade das marcas. Tá tudo muito parecido. Parece que o medo de arriscar e não vender supera a inovação.

        • Alessandro Lagoeiro

          Muitas vezes o racional supera a vontade de inovar. Esses dias criticaram o retrovisor do Gol, por ser parecido com outros, mas na verdade a questão é aerodinâmica. Alguns BMW’s, o Ka… Também possuem retrovisores parecidos. Vamos olhar as pickups: Todo mundo fala que são cópias da Hilux (O que acho errado. As F-Series já aparentavam antes da Toyota essa silhueta atual). A única que é diferente é a L200. Qual foi o custo da inovação? Uma caçamba não tão prática quanto a “caçamba de Hilux” da Ranger, S10, Hilux, Amarok…

      • Evandro

        mas a silhueta do novo não é a mesma do 2014/2015? Pra mim mudaram só alguns detalhes, ou mudou a lateral do carro?

  • ARENANB

    Não estou querendo promover o carro nem nada, mas eu e mais uma galera aí conseguimos fazer um consumo MUITO melhor na estrada. Na cidade parece bater com o divulgado, mas na estrada, com piloto automático a 120 km/h, com trecho de subidas e descidas, fiz 12,6 km/l no etanol, e nunca usei gasolina mas pelo que percebo faz acima de 16.

    • FocusMan

      A questão está no modo de direção.

      Esse carro consegue ser muito econômico quando você entende como ele funciona. Mas dirigindo ele como um carro qualquer ele tem essas médias ai mesmo.

      Eu consiguia fazer com meu antigo 2.0 powershift até 17 km/l na estrada e 10 km/l na cidade usando gasolina e atualmente com meu 1.6 manual, já consegui médias na estrada de 18,5 km/l e 11.5 na cidade.

      Deixo claro que são médias conseguidas dirigindo no modo geriátrico…

      • Lucas de Lucca

        Sem querer ser chato, mas por que trocou o 2.0 PS pelo Sigma? Problemas com o PS?

        • FocusMan

          Não. Vendi o 2.0 pra comprar um imóvel. Depois peguei o sigma num outro negócio. Entretanto não quero carro com câmbio automático ou automatizado mais por agora. Rodo mais em estrada ou em transito leve e cambiar ainda me dá mais prazer.

      • Peter Bishop

        a 60 por hora na estrada?

        • FocusMan

          Não, entre 80 e 100 consegue-se essas médias.

          Hoje pela manhã fiz 16 vindo ao trabalho. Pista tem relevo bem variado com subidas, descidas, curvas e quebra-molas (lombadas) ao longo do caminho. Tenho colegas aqui que tem o mesmo carro e chegam a fazer 18 km/l.

          Realmente a média marcada pelo PC de bordo é bem animadora.

  • FranciscoAdrianoSilva

    Espaço interno positivo? No Focus? Definitivamente NÃO.

  • Guilherme Borella

    Puxa vida, quando vi a foto da chamada eu poderia apostar que se tratava do New Fiesta Sedan

    • ARENANB

      Espera até vê-lo pessoalmente.

      • Ernesto

        Vi hoje numa concessionária. Ficou bem bacana.

  • PEDRO CUNHA

    Bem, o carro realmente é muito acima da “média”. Acabamento e desempenho ótimos, design muito bem lapidado, porém há 2 pontos que considero controversos/incômodos: Nomenclatura “fastback” num modelo que não é, definitivamente, “traseira de queda rápida”, e a ausência da opção de câmbio manual.

    • Clark Kent

      Concordo, Pedro. Infelizmente, poucas pessoas como você eu eu são “old school” a ponto de preferir dirigir um carro com câmbio manual.

    • ARENANB

      Olha, dirigir um carro com esse motor em câmbio manual deve ser um orgasmo hehe, também acho um ponto negativo.

  • Gabriel M. Vieira

    Eu confesso que achei o carro realmente muito bonito! Se eu fosse trocar de carro hoje, seria a minha escolha. Mas, como já troquei em fevereiro… já era! rsrs

  • Bugrezilla

    Bom, a ford não pode dizer que eu não tentei. Fui lá reservar o meu, o vendedor não sabia de nada, disse que não tinha previsão, e ainda tentou me vender o modelo antigo pelo preço de tabela, sem desconto.

    • Jorge

      Eu fui numa concessionário ford e o vendedor também não sabia da existência de um modelo novo do focus e me ofereceu o antigo com 7.000 abaixo do preço de tabela.

  • zekinha71

    Gostei das fotos feitas em Gramado e Canela, as únicas cidades brasileiras que deram certo.
    Que saudades, fiquei uma semana lá e foi inesquecível.

    • Atley jackson

      Não entendi a parte: as únicas cidades brasileiras que deram certo?

      • zekinha71

        Lá tudo funciona, as ruas são limpas e sem buracos, as calçadas são calçadas, o povo é educado e atencioso, respeitam as leis de trânsito, vc para na esquina pra tirar uma foto e os motoristas param esperando vc atravessar.
        Não tem mentigos nem pedintes, a população trabalha em prol das cidades e não ficam tentando levar a vida através de benefícios.
        Lá exploram o turismo e não o turista.

        • Vinicius Furman

          Gramado foi a cidade melhor administrada esse ano no Rio Grande do Sul (alocação de recursos, retorno de impostos e etc).Concordo com tudo que tu disse!

        • Me desculpa mas dizer que não exploram o turista não é exatamente a verdade. Fui lá o ano passado e tudo relacionado a turismo é absurdamente caro, mesmo para “nível Brasil” onde tudo já é caro.

          • zekinha71

            Minha comparação é que eu fui pra Gramado em Julho, alta temporada, e no ano seguinte fui pra Campos do Jordão em Abril fora de temporada.
            Fui praticamente assaltado em Campos, pra ter uma ideia em Gramada tomei vários chocolates quente paga R$ 10,00 o copo grande, o mesmo chocolate da mesma marca (descobri que praticamente só existe um fornecedor) em Campos copo pequeno me pediram R$ 15,00. dei uma risada e fui embora.
            Fora que Campos o centro do Capivari estava abandonado, sujo cheio de entulho e vários bêbados pedindo esmola, parar nas portas da lojas era praticamente arrastado pelo braço pra comprar alguma coisa.
            Me deram uma desculpa pelo desleixo que piorou a situação: só arrumam a cidade quando chega Junho pra temporada de inverno, no resto do ano fica tudo largado.
            Já Gramado é sempre tudo organizado, claro que tem que procurar preço, os hoteis mais longe do centro são mais baratos, tem lugares baratos e tem aqueles que é bom nem passar tipo aquela galeria do lado do cinema, que apelidaram de “miranda”, vc mira a saída e anda pra não ver os preços e se assustar.

            • Leandro

              Concordo, Gramado é muito bom, e pra quem procurar passeios e caminhadas, tem vários parques entre Gramado e Canela, e Esticando um pouco até Cambará do Sul tem os Canions de Fortaleza e itaimbezinho, muito bonitos. Moro no Rio e toda vez que vou ao sul sinto inveja da educação do povo, principalmente nessas cidades menores do interior. Um dia, quem sabe, me muda pra lá! abraço.

            • Bugrezilla

              Esse chocolate quente grande que você achou barato por R$ 10, custava exatamente 4 reais antes da nossa presidentA trazer de volta o fantasma da inflação.

              • Léo Hung

                E já era caro! :)

            • Léo Hung

              A não ser que seja um copo de meio litro, por R$10,00 você foi roubado de qualquer jeito :P

              Isso me lemmbra Penedo, no RJ, onde cobram 145 Reais pelo quilo de um chocolate vagabundo. Mil vezes mais comprar um quilo de Lindt pelo mesmo preço. Chocolate de verdade (e feito em escala industrial, pra você ver…).

            • CharlesAle

              Gramado..Até o nome da cidade é bonito!! Uma cidade que morei,por seis meses e a trabalho(na Iveco) foi Sete Lagoas-MG..Cidade bacana, tem uma lagoa grande no centro. Nos finais de semana, ficava dando voltas nela rsrs. Mas é outro exemplo de cidade bonita no centro, e feia de doer nas periferias…

        • Gustavobrtt

          Ressalvado o fato de que, tirando o turismo, não tem emprego lá.

          Tal como muitas cidades, é bonito para visitar, porém péssimo para morar.

          • zekinha71

            Isso ocorre em praticamente quase todas as cidades brasileiras, vai procurar emprego em qualquer cidade do litoral de São Paulo, é no máximo de balconista com salário mínimo. E também as cidades pequenas do interior.
            Vc que tem que criar o seu ganha pão.

          • Leandro

            Abre um restaurante ou outro empreendimento, rs. Ou então vamos na aposentadoria, rsrs

        • Atley jackson

          Conheço Gramado e Canela, gostei, tanto que já fui duas vezes para lá, mas discordo com seu ponto de vista, e acho que pelo seu relato, você não deve conhecer minha cidade ( Curitiba ), aqui a cidade é bem organizada, limpa e as pessoas são muito educadas, por isso eu penso que aqui “também deu certo”.

          • zekinha71

            Curitiba conheci durante apenas 5 horas, e tive um acontecimento um tanto bizarro, fui almoçar naquela churrascaria não lembro o nome, onde os onibus da CVC levam o pessoal.
            Depois do portal do quadrado e redondo.
            Almocei e antes de sair fui no banheiro dentro da churrascaria, e para minha surpresa tinha um garçom com espeto dentro do banheiro. Falei pra minha esposa que o pessoal gosta tanto de carne que até no banheiro tem churrasco.
            Pretendo passar uns dia em Curitiba pra conhecer a cidade, mas sem churras no WC.

            • Atley jackson

              hahah põe bizarro nisso, mas da próxima vez que vier a Curitiba, se quiser uma indicação, vai na na Batel Grill ou Badida, além dos cortes argentinos, carne de primeira e bom atendimento, nunca vi garçons com espeto no banheiro hahaha

    • Alessandro Lagoeiro

      Uma dúvida Zekinha? Quanto das 5.570 cidades brasileira você conhece?
      O que acha de Vinhedo? Araras? Floreal?

      • zekinha71

        Araras nunca fui, Floreal passei perto e Vinhedo já fui na festa da Uva e em um sítio, no centro não fui pra ver como é a cidade. Mas já fui em várias cidades da região e todas sempre tem alguma coisa errada.
        Em Gramado ficava procurando defeitos e não consegui achar nenhum, talvez passando um mês lá, achasse algo errado.
        Conhece Porto Feliz, pertinho de Itú?
        Já fui duas vezes lá e não quero ir uma terceira, coitada da seleção que se hospedou lá durante a Copa, morreram de tédio.
        A cidade é organizada, sinalizada, algumas ruas tem buracos e calçadas erradas, mas nada fora do comum, mas daí vem o pior defeito, não é para visitantes, simplesmente de domingo não tem um restaurante aberto, não tem nada pra se fazer.
        Tem o parque das monções de onde saiam as expedições pelo rio Tietê pra desbravar o interior, bem histórico e cultural, mas vc chega lá não tem banheiro aberto, não tem guia pra contar a história da cidade e sua importância.
        Só conheci porque fui com uma guia de Itú, ela mesma tenta implantar o turismo lá, mas a prefeitura de Porto Feliz não dá apoio nenhum, dependendo do horário, ela nem leva turista pra lá pois sabe que tudo estará fechado inclusive o parque. A cidade tem potencial pra turismo, mas o povo de lá não está muito interessado.
        Outro lugar que gostei, mas que fiquei fora da casinha foi em Alto Caparaó, fui escalar o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país, a cidade vive do cafè e do turismo dos escaladores.
        Fui andar pelo centro, e a cidade é praticamente a pracinha do centro, e os moradores ficam olhando e apontando pra vc como se fosse um ET. Tipo vc não é dessa terra veio fazer o que aqui?
        Agora se vc vai conhecer a cidade não se sente bem ou e mal recebido, imagina ir morar.

        • Alessandro Lagoeiro

          Sabia que Floreal é a cidade mais palmeirense do país, com 90% dos habitantes palmeirenses? Tudo bem que são 2 mil pessoas, mas já lota a Vila Belmiro! Hahahah
          Sou especialista em achar defeitos em cidades! heheh… Sabe a esquina mais famosa do mundo? Pois bem, e se eu te disser que o asfalto é todo remendado, muito inferior a Paulista?
          Mas vamos lá: Fique naquele hotel que tem o Quiquito em frente e siga pela calçada direita até o hotel do SESC. Lá vai ter uns carrões para testar. Aí você… Espera, falei calçada? Hahahah… Faça esse caminho e entenderá a crítica.

          Mas o que é mais crítico para mim nem é a questão de pavimentação, mas do respeito e cultura. Você é branco? Seja negro e vá nos mesmos lugares que você ia antes. Vai ver que a percepção dos lugares irá mudar porque a visão das pessoas mudará sobre você. Pior, melhor? Apenas diferente. Se conhece o circuito das frutas (Vinhedo e Louveira fazem parte com a uva. Morango para Jundiaí e Itatiba e Figo e Goiaba para Valinhos) sabe do que falo. E não é coitadismo. Tanto que tenho a nítida impressão que a as coisas se invertem em duas cidades: Salvador e Rio de Janeiro.

          • zekinha71

            Fiquei no Sesc, e fazia o roteiro até o centro a pé todo dia, e naquele trecho é considerado rodovia e pelo jieto querem manter aquele calçamento de pedras, mas dá pra melhor.
            Vamos ver como Valinhos vai receber meio milhão de visitantes em Setembro com o Revelando São Paulo, vou tentar ir dois dias, aliás estou vendo hotel pra ver se fico um fim de semana.
            Antes essa edição era do lado de casa,dentro do parque onde treino todos os dias, mas os políticos de São Paulo conseguiram expulsar o evento da Capital.

          • MauroRF

            Conheço essas cidades do circuito da frutas, tem morango também em Atibaia, e Vinhedo fui algumas vezes, mas sempre tem os “defeitinhos”. Morei em Itapetininga, interior de SP (sou de Santo André, ABC, Grande SP, e voltei para Santo André depois de 3 anos em Itapetininga). Itapetininga é a terceira maior cidade do Estado de SP em área, mas aquela cidade é tão mal-cuidada, tão zoada, cara, se você for lá, do jeito que disse ser detalhista, vai sair correndo. E olha que é uma cidade de 155 mil habitantes (fica no km 163 da Raposo, 60 km depois de Sorocaba). A cidade não tem NENHUM parque municipal decente, buraco para tudo quanto é lado e gente acolhedora naquela, muitos ali chegaram a fazer diferença por eu ser “de fora”. Fora que senti um choque de cultura, lá o povo parece não estar muito nem aí para as coisas, tem menos recursos, médicos péssimos (os bons, só pagando, e bem). Eu e minha esposa não tivemos dúvida em voltar para Santo André. Essas cidades todas são ótimas para visitar, passear, mas morar nelas é outra coisa. Tem que estar preparado para fazer uma série de concessões se quiser ir viver o “mito do interior”. O sonho de muita gente da cidade grande é ir viver naquele interior lindo e maravilhoso onde tudo é calmo, ar puro e não tem crime, baderna, mas esse interior existe cada vez menos, infelizmente. Já tem criminalidade, o ar não é puro coisa nenhuma no inverno, pois queimam mato e outras coisas direto nos dias secos, o trânsito pelo menos no centro de Itapetininga está chato com aquelas ruas estreitas feitas para o tempo das carroças, já tem gente estressada e que briga no trânsito por lá, assaltos a residências ou a chácaras ocorrem em números cada vez maiores e de fim de semana sempre tem um vizinho fazendo festa, gritaria e som alto até no mínimo 4 da manhã, e eles, em sua maioria, toleram essas festas porque depois o que não fez a festa fará uma festa depois. Chega de domingo é um tédio lascado, não tem muito o que fazer. Depois dessa experiência, interior, só se for cidade grande. Gostei muito de Sorocaba, cidade muito bem organizada, pelo menos na região central. Mas cidade pequena, só para visitar, morar não moro mais não. Minha Santo André era uma cidade chata até eu ter essa experiência lá, hoje eu adoro aqui, apesar de todos os problemas de uma cidade grande.

            • Alessandro Lagoeiro

              Conheço Itapetininga e Santo André. Aliás, não sei se pelas amizades que tenho lá, sempre achei Santo André uma cidade quase tão boa como São Caetano. Já Osasco, São Bernardo e Diadema… Bem, deixemos a conversa para outro dia.

              • CharlesAle

                Alessandro,, sou nascido aqui e sempre morei em SBCampo(sou batateiro, pesquise ai..rsrsrs) Mas realemente tenho muita vontade de morar em SCSul. Tenho amigos na cidade e um grande amigão que mora ao lado do parque Chico Mendes, sempre estou por lá..Mas infelizmente, os imóveis na cidade são absurdamente caros. Teria de vender minha velha mas espaçosa casinha aqui na Paulicéia e ainda por muito dinheiro para morar em algo bem menor por lá..Ai não dá.. Mas quem sabem um dia…

                • Alessandro Lagoeiro

                  A família dos meus filhos mora no João de Barro, entre a represa e a Imigrantes. Lá eu vi uma coisa no mínimo curiosa. O cara vai na rua de trás da casa dele, e estaciona o carro em cima da laje de casa!
                  Depois ele dá a volta a pé, e entra pela rua da casa. A casa na verdade é um “prédio” de 4 níveis, e a laje sobre ele serve como garagem. Mas ela está no nível da rua de trás, por isso esse deslocamento.

  • Samuka Sam

    Agora sim merece meu respeito! O Focus fastback ficou muito bonito, já achava o sedan da geração passada também de muito bom gosto, o hatch não me chama tanto a atenção. Mas os preços estão bem salgados, embora tenha conteúdo, mas têm sedans de entrada bem interessantes e a versão mais top a Titanium na casa dos 100 mil é um exagero, embora o Corolla tenha esse preço e seja pelado perto do Fastback Titanium. Acho que Ford conseguiu nessa geração refinar o interior do Focus, mas falta um ar condicionado com saída traseira, achei a maior mancada da Ford nesse sentido em não dar um conforto extra e digno aos passageiros.

  • carlos rodrigues

    É um carro excelente, mas nesse preço… será uma ótima opção pra adquirir daqui a um ano, semi novo.

    • Angelo Lucca

      Desculpe, mas tenho que discordar… Na categoria em que se encaixa, principalmente no topo dela, não tem nada que ofereça os mesmos equipamentos por valor igual ou muito menos mais baixo, basta comparar.

      • netovski

        Sentra.

        • Gustavo73

          O Sentra não tem os mesmos equipamentos. O Titanium custa 88, o Sentra Unique já custa perto disso..

          • netovski

            Pensando bem, por 5k de diferença em relação ao Sentra SL, melhor o Focus Titanium mesmo.

            O problema é que mais 5 k em relação ao Focus Titanium e começamos a falar de Jetta TSI.

            • Gustavo73

              Aí a questão é, trocar ou não os diferenciais em equipamentos do Focus pelo desempenho diferenciado do Jetta.

            • GABRIELCSFLORIPA

              Mas o Jetta TSi básico é menos equipado do q o Focus SE.
              Nem o Jetta TSi top tem tantos equipamentos quanto o Focus Titanium Plus.

          • Ricardo

            Há que se levar em conta os preços reais praticados. Sentra SL já 2016 vc consegue comprar por 70 mil em SP.

            • Gustavo73

              15mil de desconto assim?

              • Ricardo

                Isso mesmo. Na 4R desse mês publicaram reportagem com esses descontos. Tem Camaro saindo com 62 mil reais de “desconto”.

    • João Martini

      Comparar esse Titanium+ com o Altis chega a ser covardia. E detalhe: 5k a menos!
      Ainda que 95 mil seja muito dinheiro em um médio, acho que está bem posicionado. Diferente de um golf (só exemplo por causa das tecnologia similares) que com os mesmos equipamentos chega a 120 mil.

      • Oba

        Infelizmente poucos são capazes de fazer este tipo de discernimento principalmente em relação ao Golf.

        • Alessandro Lagoeiro

          Ou a pessoa valoriza coisas diferente que os comentaristas de internet. Tem um chinês médio por cerca de 50 mil reais. Você acha falta de discernimento as pessoas comprarem 408, Corolla, Jetta, Focus Fastback, Civic? Quando o pessoal vai aprender que carro não é só equipamento?

          • Oba

            Alessandro releia com calma e atenção o texto do João Martini e o meu.
            Com certeza faltou interpretação de texto da sua parte.
            Repito releia quantas vezes forem necessárias até interpretar corretamente e coerentemente o texto do João e o meu.
            Não tenho nada contra a sua pessoa apesar de não concordar com o sua forma de abordagem um tanto quanto arrogante e agressiva em alguns casos e reconhecido recentemente.

          • GABRIELCSFLORIPA

            Quando q o pessoal vai aprender que carro não é só motor?

            • Alessandro Lagoeiro

              Sinceramente? Quando eles tiverem idade (ou maturidade) para assinar um cheque de milhares de reais, eles vão ver como funciona a realidade. As vezes não é apenas motor ou equipamentos. É a confiança na marca, é o desejo de ter aquele carro específico, é a valorização do seu usado…

  • cefaf

    A Ford já resolveu o defeituoso câmbio Powershit ou vão continuar deixando muitos propriotários na mão?

    • netovski

      O problema crônico parece ser no Fiesta ou no extinto Focus 1.6 automático.

      • Ricardo

        Negativo! Tem um monte de proprietário de Focus, sedã ou hatch, 2.0 S, SE ou Titanium reclamando do câmbio, com várias idas às css fazer atualização de software 2 ou 3 vezes e posteriormente troca do câmbio. É só pesquisar.

  • Robinho

    Concordo que a desvalorização deste carro se comparado ao Corolla e Civic é alta, mas nada como vc olhar uma beleza dessa na sua garagem todos os dias…na minha opnião perto dele o Corolla realmente parece um Vovorolla.

    • MRghost

      desvaloriza 1,5 porcento a mais o problema e que as concessionarias desvalorizam 15 a mais que na tabela pq não e japonês !

    • netovski

      Ficou lindo mesmo só faltou uma roda que casasse com a proposta, essas aí são muito conservadoras. O hatch deu de 10 a 0 no antigo, as lanternas traseiras não são mais maiores que a roda.

  • Valdemir Souza

    Muito bonito, acho que um jogo de rodas com um desenho mais ousado ficaria ainda melhor, seria um produto muito competitivo se partisse dos 70 a 73 mil que é o preço de alguns japoneses automáticos mais baratos…

    • Leandro

      O anterior as rodas eram ousadas e muita gente reclamava, que roda preta é roda de boy e maloqueiro…Acredito que a Ford ouviu os consumidores, pois o público desse carro é mais velho e menos ousado, diferente do Hatch, que manteve as rodas pretas diamantadas, nesse preferiram um roda mais sóbria..

      • Valdemir Souza

        Eu sugeri outro desenho (estilo), não a cor… :)
        Também não gostava daquelas rodas pretas, tinha nada a ver com o carro.

  • Robson Rogerio

    Os sensores de estacionamento poderiam ser mais discretos, no restante tudo bacana.

    • Angelo Lucca

      Amigo, você não é o primeiro que comenta sobre isso, mas ainda não entendi… Não vejo esse “escândalo” todo não…. Parecem ser um pouquinho maiores do que o normal… Mas pelo menos são da cor do carro….

      • Robson Rogerio

        Então Angelo, o que pega é que hoje em dia já há modelos de sensores bem mais discretos, que praticamente somem no conjunto, então a meu ver seria mais bonito se utilizassem a opção mais discreta.

        • Oba

          Fiquei curioso para saber qual carro na categoria do Focus tem dispositivo diferente ou mais discretos.
          Poderia postar fotos deste suposto sensor?

          • Robson Rogerio

            Qualquer carro da “vorks” tem sensores menores e mais discretos que esses, inclusive em categorias inferiores.

            • Oba

              Faz sentido mesmo.
              Prefiro carro que tenha mesmo que diferente destes do que simplesmente não ter.
              Para mim não é um detalhe que possa ser criticado mas respeito a sua.

    • netovski

      Achei que ficaram bons uma vez que são na cor do carro. No Cruze corrija-me se eu estiver enganado mas são iguais aos aftermarket, em plástico preto.

      • Robson Rogerio

        No Cruze não, seria um absurdo a meu ver, em plástico preto, sem pintura, só vi em alguns renault’s pata de boi, como o Logan por exemplo.

        • netovski

          O sensor não é de série no cruze? Vi um no trânsito esses dias com o sensor preto fosco.

  • Jose Luiz

    Ficou bem mais sofisticado mesmo e muito bonito…E achei correta essa nova abordagem de nome para Fastback…Em termos de refinamento técnico de engenharia, de conteúdo e de comportamento dinâmico, eu acho que o FOCUS não pode ser mesmo comparado aos Sedans mais “caretas” e (bem) menos equipados do mercado…Eu acho que essa nova estratégia da FORD vai ser muito bem sucedida e a semelhança agora com o FUSION vai dar uma bela ajuda nesse processo…No Brasil hoje, na minha opinião, não existe um Showroom mais bonito e completo do que o da FORD…

  • Economy

    O Focus é a versão “mini” do Fusion. Assim como esse existe o Samsung Galaxy S5, existe sua variante mais em conta, o Galaxy S5 Mini.

  • Economy

    Na minha opinião, o Focus é o carro mais belo da categoria. Só tem um problema: a Ford não deseja ser uma marca com bom pós-vendas e mecanicamente amigável. Mas isso a nível brasil. Lá fora, Ford possui o mesmo custo benefício de manutenção dos demais.

  • BahBurlei

    O cenário está fora de série!

  • Alessandro Rodrigues

    Espero que a qualidade do soft touch tenha melhorado muito do 15/15 para o 15/16 porque foi chocante ver o plástico duro empregado nas portas do Titanium!

    • netovski

      A Ford tenta economizar em tudo que é possível nesse carro mas nesse segmento o consumidor é de maneira geral informado e muito exigente e o preço absurdo cobrado pelo Focus não condiz com esse tipo de economia.

  • CharlesAle
    • Cláudio Moisés

      Apesar da forte semelhança com o Fiesta (aliás estou odiando essa nova tendência de quase todas as montadoras) ficou realmente bonito! Resta agora melhorar e muito o acabamento interno, principalmente das portas (aquilo é uma vergonha!) e reestruturar todo o atendimento das porcas concessionárias!

      • Holandês Louco

        Não é nova, é uma tendência antiga que está voltando. Já aconteceu várias vezes no passado.
        Não sei se é o seu caso, mas as vezes ouço o pessoal reclamando dos carros da VW ou da Ford por eles estarem muito parecidos em todos os segmentos da marca. Então eu pergunto “E os BMW?”, em geral o pessoal fala que são muito bonitos e é sonho de consumo, etc e tal. Então eu repondo: “Ué, mas todos eles tem a mesma cara… Agora pouco era problema, agora virou virtude…” Juro que não entendo eles…

    • Iran Borges

      Achei maravilhoso nessa cor. Muito elegante.

  • Gabriel Boscatto

    achei a traseira de gosto duvidoso

  • Matheus Moura

    Só eu achei que a roda do SE é mais bonita que do TITANIUM?

    • GABRIELCSFLORIPA

      Só vc!

  • Alex RB

    Equipe do NA, na parte do consumo, as informações estão invertidas, é respectivamente gasolina e etanol.

  • Joseph Frederico

    Carro Lindo !
    Só mudar essas rodas. Muito comportado.
    Infelizmente não cabe no meu orçamento….

  • Guilherme Batista

    Só eu que achei a grade e as rodas da versão de entrada mais bonitas que a titanium?

  • Gustavo Miranda

    Eu gostei bastante, ele tem um jeitão de Mazda.

  • Respondo Sim

    Bem mais ou menos… e eu que fui fazer teste drive num Focus desses (não esse modelo “novo”) e a manopla de ajuste do banco ficou na minha mão? Bacana né?

  • Cláudio Moisés

    Parabéns, Ford! Vejo que está evoluindo, ainda que discretamente, no acabamento desastroso do Focus! Porém, percebo que continuam com esse péssimo material nos painéis das portas! Espero que pelo menos agora estejam bem presos e sem aquelas aberturas que passam até um dedo! Outra coisa, dona Ford, não tem vergonha de oferecer um material tão vagabundo num carro que se dispõe a entrar na briga com os demais sedans médios? Vão entrar em qualquer um desses da concorrência e notem o abismo que há nesse quesito! Mais uma coisa, de quem foi a ideia de se inspirar no RALO DE BANHEIRO para confeccionar essas rodas? Poderiam fazer algo melhor! Mas, como gosto é que nem braço, já vi até que agradou a alguns aqui, mesmo que uma minoria!

    • Ricardo

      Engraçado, as rodas são bem parecidas com as do antigo Jetta TSI. E nunca vi alguém criticar.

      • Cláudio Moisés

        É minha opinião, cara! Não sou obrigado a gostar pq você gostou! Vejo ali um ralo de banheiro, sem contar que parecem mais calotas do que rodas, propriamente ditas! Para mim, as anteriores eram muito melhores!

        • Ricardo

          Não lembro de ter lhe obrigado a gostar. Se pratiquei tão abominável ato, minhas sinceras desculpas!

          • Cláudio Moisés

            Tranquilo! É que da forma como escreveu, entendi como uma censura! Ou seja, já que ninguém criticou as do Jetta, não deveria-se criticar a do Focus!

  • Larissa

    Discordo de alguns comentarios aqui. Achei as rodas muito elegantes. E que bobagem essa de “tiozão”… já passou a época da sukita. O Corolla anterior era muito mais conservador e isso nunca foi empecilho para o seu sucesso. Da mesma forma o antigo Civic com aquele “porta-trecos”de 340L.

    • Vattt

      E o Corolla ainda é bem mais conservador, principalmente por dentro.

  • Vattt

    Vai ser muito bom pra Ford se os vendedores não transformarem o Focus em Fusion e colar uma estrela na testa e arrebitar o nariz. E eu gosto muito mais desse estilo “sóbrio”.

  • Eduardo

    É uma vergonha que o configurador no site da marca continue com a versão 2015. Eu não entendo essa estratégia e me recuso a acreditar que “ninguém percebeu esse detalhe” (impossível numa empresa como a Ford).

    • GABRIELCSFLORIPA

      Vergonha é lançarem esse carro na internet e não ter no showroom da loja.

      • Ernesto

        Na Ford da Radial Leste em São Paulo já tem. Vi um top branco e um Hatch 2.0 SE Plus.

        • GABRIELCSFLORIPA

          No showroom ou no pátio?

          • Ernesto

            No showroon mesmo. E o fastback, branco, estava do lado de um Focus anterior. Parece até que colocaram juntos para mostrar as diferenças entre os dois.

  • Ricardo

    Belíssimas rodas!!! Uma pena que, ao que tudo indica pelas matérias que li, os painéis das portas são de plástico duro e o forro de teto feito de “papelão”. Uma pena também não ofertarem câmbio manual para a versão 2.0 e um automático confiável, pois esses power-não-sei-das-quantas estão dando pau direto. Não fossem esses “poréns”, seria um sério candidato a ocupar uma vaga em minha garagem.

  • Isaac Ferreira Santo

    Será que finalmente colocaram borboletas para troca de marcha atras do volante? Aquela tecla no câmbio é péssim.

  • Renan

    Os sensores de estacionamento originais parecem aftermarket.

  • xicos

    Carro ficou bacana….mas pelo jeito continua um pouco apertado atrás, em comparacão com os rivais…..o entre eixo minimo desta categoria é 2.7……Mas mesmo assim o carro ta show…A adição das borboletas deixou o carro ainda melhor….

  • Rafael

    Será que este câmbio faz o mesmo barulho que o câmbio da DSG da VW faz?

    • Renato

      Pior, muito pior….. infelizmente.

      • Rafael

        É mesmo? Conhece algum caso?

  • Rafael Ribeiro

    Esse carro ta muito bonito, mas faltou a ford oferecer modelos de rodas mais condizentes com o carro, pelo menos como opcional.

  • fejunk

    facada absurda

  • Ken

    Extremamente caro.

  • Felipe Revitto Belarmino

    Tenho o Sedan. Este carro é mais apertado que o fiesta da versão anterior, que tive. o Porta malas é sofrível.
    Um gol/ Voyage deve oferecer mais espaço que o Focus.
    O cambio é ruim também, lento e as vezes engasga.
    Tirando cambio (haja paciência) e espaço interno é um bom carro.
    OBS: Prefiro o Focus anterior com cambio automático de 4 marchas e bom espaço interno.

  • Achei as luzes do farol traseiro pobres.. Não tem led, ocupam apenas um quadradinho, ficou feio..A Ford repetiu o feito no Ecosport, aquela lanterna traseira bem grande, porem o que acende é a parte de fora do portamalas.. Ou seja, a noite fica bem pobre o visual. Em contraste posso citar o novo Jetta, C4 Lounge, Corolla, A3 Sedan. No geral ficou bem legal.. Outra duvida é: O Focus tem xenon e o Fusion não?

    • Doyle

      são as luzes de freio

    • GABRIELCSFLORIPA

      Fusion vai receber um face-lift em breve e virá com leds e xenon.

  • Rudi S Junior

    Preferia a frente mais esportiva do anterior.

  • Lyverson Costa
  • Joaquim Grillo

    não consigo gostar dessas frentes da ford atual :(

  • Jose Antonio Beretta

    Comprei meu Ford
    Focus Sedan Powershift na Distribuidora DISBAUTO em Bauru/SP, e venho alertar a
    todos quepretendem comprar este carro que só tenho tido problemas com o meu…de todo
    tipo….e a FORD NADA FAZ para atender
    seus clientes. Com 700 km fiquei na estrada por problemas na Bomba de
    Combustivel Superior que apresentava
    problemas. Fiquei esperando essa “BOMBA” durante 40 dias e foi trocada pela
    Disbauto. Após uns meses, o carro com 7 mil km, NOVAMENTE PROBLEMAS NA BOMBA, e
    novamente eu esperando esta porcaria. Depois de 10 dias, devido ao exemplar
    atendimento da Disbauto, minha BOMBA chegou e novamente foi trocada. Hoje, 20/08/15, estando o carro com 12 mil km,
    novamente a BOMBA apresentou defeito, sendo que fui na Disbauto para resolver o
    problema. Pediram nova BOMBA e me disseram que SÓ naquela distribuidora havia 19
    PEDIDOS DESTA PEÇA ! O problema não é só esse não…esse “CÂMBIO POWERSHIFT” é
    uma droga. Com 4 mil km rodados ele começo a patinarA EMBREAGEM nas trocas de primeira para segunda e segunda para terceira marcha. Foi trocado o
    KIT DE EMBREAGEM e melhorou o problema, porém, no lugar da patinação “GANHEI
    TREPIDAÇÃO”. O CARRO TREPIDA QDO TROCA DE MARCHA. Vcs podem confirmar todos estes
    problemas em todos os veículos igual ao meu, inclusive nos fiesta que foram
    vendidos com o tal do “CÂMBIO POWERMER#=*. Agora a FORD está vendendo o novo
    Focus, tentando enganar novamente seus clientes, inclusive “ESCONDENDO” o nome “POWERSHIFT”
    de tanta reclamaçaõ que tem deste câmbio. Eu diria que a fábrica deveria ser
    condenada a devolver os valores desta porcaria a todos os compradores, pois
    trata-se de PROPAGANDA ENGANOSA, além de vender um produto que prejudica os
    compradores por ficar sem utilizar seu carro e não ter qualquer apoio da
    montadora. E mais, do lado esquerdo na roda esquerda dianteira, este pseudo Câmbio
    faz um barulho estranho quando troca nas marchas primeira, segunda e terceira.
    Se andar em chão de paralelepípedo o barulho é intermitente e incomoda demais,
    PARECE QUE VAI CAIR OU DESMONTAR ALGUMA COISA ALÍ. A Distribuidora diz que a
    fábrica não sabe o que fazer para resolver este problema. Neste momento meu
    carro pela QUARTA VEZ está parado esperando a chegada desta BOMBA novamente e
    eu preciso do carro e não tenho como usar ! Vou “RECLAMAR PRA QUEM”? Vou entrar na justiça, só eu, exigindo
    reparação de danos ou sei lá o que, e ficar esperando anos e anos para ser
    julgado, brigando com a equipe de advogados da FORD, até eu morrer de estres?
    Não tem o que ser feito. DEIXO AQUI MEUS RELATO, para que VCS FUTUROS
    COMPRADORES DE CARROS DA FORD, principalmente este FOCUS FASTBACK (a Ford é mestre em enganar as pessoas com
    estes nomes “POWERSHIFT, FASTBACK, ROCAN, SUPERCHARGER …sic sic) estejam
    cientes do que estão comprando e de como serão tratados pela Pseudo Empresa
    chamada FORD DO Brasil (no diminutivo). EM TEMPO : Sempre fui bem atendido pela Distribuidora
    Disbauto de Bauru, que sempre fez o possível e impossível para resolver os
    problemas, mas a FORD não ajuda em nada, sempre omissa e ausente.

  • nerfil .

    CONCORDO COM TODOS E, AO MESMO TEMPO, ME RESERVO AO DIREITO DE DISCORDAR DE TODOS (parece incoerência, não é ?); A QUESTÃO É QUE, JÁ FUI PROPRIETÁRIO DO FORD FOCUS SEDÂ SEGUNDA GERAÇÃO.
    ELE É ÓTIMO.
    MAS, SE FORMOS ANALISAR FRIAMENTE, A RELAÇÃO “CUSTO-BENEFÍCIO”, NÃO HÁ ATUALMENTE, NO MERCADO AUTOMOTIVO BRASILEIRO, NEM DE LONGE, MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DO QUE O VW JETTA HIGHLINE (TSI) COM SEUS 211 HP E, CUSTANDO APENAS, R$ 96.000,00.
    PODEM PROCURAR, NESSA FAIXA DE PREÇO, QUALQUER OUTRO SEDÃ, COM ESSA POTÊNCIA, QUE NÃO VÃO ENCONTRAR.

    E OUTRO DETALHE : NÃO SE TRATA SÓ DA POTÊNCIA; É TODO O RESTO.
    QUEM TEM O JETTA HIGHLINE, SABE BEM O QUE ESTOU DIZENDO.

    UM ABRAÇO EM TODOS
    NERFIL (RJ)

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email