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Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus tem tecnologia para brigar pela liderança

Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus tem tecnologia para brigar pela liderança

R$ 87.990. Esse é o preço alto que se paga no Brasil para ter um carro bom e completo nas mãos. O valor é o sugerido para o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus, que é a versão mais equipada do hatch médio da marca americana. Sem dúvida este valor não o torna um carro barato em seu segmento, assim como não é nada barato um Volkswagen Golf ou Chevrolet Cruze com pacote completo.


Infelizmente, nós sabemos que o termo “barato” não se aplica ao mercado brasileiro. Como diriam nossos leitores, barato é “menos caro”. Aliás, quando o preço fica competitivo demais, o até “santo desconfia”. De qualquer forma, se formos levar a fundo essa questão de preço, deixaremos de apreciar as boas qualidades do Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus e apenas lamentaremos essa dura realidade.

Em sua terceira geração, o Ford Focus chega ao Brasil com certo atraso. Afinal, há três anos ele circula na Europa, bem como nos EUA e na China, tendo direito à versão 1.0 EcoBoost e até uma 1.6 de apenas 85 cv, movida por gasolina. Ou seja, a marca americana já experimentou de tudo no modelo e até já pensa em usar fibra de carbono…

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Aqui, ele desembarca no momento em que a disputa pelo segmento se torna mais interessante, visto que a Volkswagen resolveu chutar o balde com o Novo Golf, mexendo assim com todo mundo. Nem Peugeot nem GM se abalaram, mas o hatch alemão – mesmo importado – já dá sinais de que quer (e pode) ter a liderança do grupo. Mas também temos o Focus e ele deseja minguar esse objetivo. Nesta primeira quinzena de fevereiro, o modelo ficou em segundo, atrás do germânico.

Por tudo isso, a Ford trouxe seu hatchback de porte médio com vários itens de conforto e segurança inclusos, apesar de um ou outro detalhe depor contra, especialmente nas versões mais baratas, tais como o uso do singelo tambor de freio, que não cabe em um carro de valor tão alto. Isso lembra certo sedã médio asiático com pinta de vencedor, mas que foi enxugado ao extremo para ter baixo custo, apesar de seu preço ser altíssimo por aqui. Esse detalhe do freio nem é lembrado quando se vê o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus, pois ele usa discos nas quatro rodas.

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Por fora…

Após recentemente termos avaliado o Volvo V40 T4 Dynamic, algumas pessoas disseram que o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus lembra o modelo sueco. A maioria disse isso por causa da pintura branca e das rodas pretas do veículo testado, mas alguns foram além, afirmando que o carro em si tem certa semelhança com o hatch nórdico. Eles não estão totalmente errados.

Apesar de o estilo ser realmente diferente, Ford Focus e Volvo V40 compartilham a mesma plataforma, a chamada C1 do Grupo Ford, mas com algumas mudanças realizadas no modelo sueco. As semelhanças podem ser notadas não só nas dimensões, mas em certos aspectos internos dos veículos. No entanto, com uma diferença tão grande de preço, eles não são concorrentes aqui. Portanto, não iremos compara-los.

O Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus tem uma boa impressão visual. Ele é largo e alto. A carroceria apresenta linhas robustas, que passam a impressão (verdadeira) de segurança. Os contornos são harmônicos, mas um detalhe parece exagerado, as enormes lanternas traseiras.

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Os faróis de xenônio com lavador apresentam formato de bumerangue e, além de LEDs diurnos, destacam-se por terem luzes auxiliares para curvas, diferenciando-se de outros carros, que usam os faróis de neblina para esta função. O conjunto tem excelente aspecto e a iluminação é muito eficiente.

A grade tem apenas um friso em preto brilhante, enquanto a inferior é dividida em três partes. As laterais triangulares lembram a máscara do personagem Darth Vader… Os frisos também são em preto brilhante e os faróis de neblina possuem moldura cromada. Completando, o conjunto frontal apresenta os sensores do eficiente Active Park Assist, que testamos muitas vezes.

As laterais apresentam um visual mais limpo, exceto pela “invasão” das lanternas traseiras. Os retrovisores apresentam repetidores de direção e são rebatidos eletricamente, tanto ao fechar quanto ao comando interno. Também dispõem de iluminação de solo. As maçanetas são na cor do carro e são cortadas por um vinco suave, enquanto outro pode ser notado na parte inferior das portas.

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Com o chaveiro em mãos, o proprietário apenas precisa tocar na parte interna dos puxadores para que as portas se destravem, enquanto o display preto nas dianteiras é usado para travar ou abrir também. Uma maçaneta com este sensor não deve sair barato em caso de avaria… Outro destaque é o belíssimo conjunto de rodas aro 17, que apresentam cinco raios bipartidos com acabamento interno em preto brilhante e frisos triangulares diamantados. Os pneus são 215/50 R17.

As colunas B e C são pintadas de preto brilhante e as janelas apresentam friso cromado na base, enquanto o bocal do tanque está oculto sob uma tampa que acompanha o desenho da lanterna traseira direita, chegando a confundir frentistas na hora do abastecimento. O teto apresenta abertura para entrada de luz solar – de tamanho pequeno – e antena de estilo comum.

Na traseira, as grandes lanternas com iluminação por LEDs chamam a atenção. Alguns na rua torceram o nariz. O conjunto ótico apresenta prolongamentos que se estendem pelas laterais e acompanham os contornos criados pelos vincos superiores nos lados da carroceria. A tampa do porta-malas tem um grande defletor na parte superior e uma vigia de tamanho razoável. Sobre a placa, há uma câmera de ré. O para-choque tem visual limpo e dotado de sensores de estacionamento. O escape, porém, fica oculto sob o protetor.

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Por dentro…

Se por fora ele agrada, por dentro o ambiente corresponde à proposta. O Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus apresenta bom acabamento de forma geral. Toda a parte superior do conjunto frontal é revestido em material emborrachado. Abaixo, uma mescla de tons e materiais pode ser observada.

Os difusores centrais, ar condicionado dual zone e base da transmissão apresentam tonalidade cinza brilhante. Já o sistema de som Sony é em preto brilhante, enquanto a tela da multimídia SYNC tem preto comum. Além disso, há detalhes cromados nos difusores laterais e acabamentos da alavanca, freio de estacionamento e volante.

O painel tem cluster de boa visualização e dotado de um display digital com reprodução de várias funções, incluindo posição das marchas e hodômetro. O volante revestido em couro e com detalhes cromados, apresenta botão multifuncional para controlador/limitador de velocidade e comandos circulares para computador de bordo e telefonia/mídia com direito à comandos de voz para o SYNC. O dispositivo funciona razoavelmente bem, compreendendo a maioria das palavras.

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A tela central de 8 polegadas é sensível ao toque e basicamente é dividida em entretenimento, navegação (que não pôde ser testada por causa da ausência do cartão de mapas…), telefonia e climatização. O sistema é bastante intuitivo e a atração é o comando de voz para todas as funções. Os comandos do ar condicionado são fáceis de acessar, apesar do controle pelo SYNC.

Abaixo do display do climatizador, temos os comandos do Active Park Assist e do sensor de estacionamento normal. O porta-luvas tem um bom espaço e entre os bancos, o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus apresenta mais uma semelhança com o Volvo V40: duas entradas USB e três para áudio e vídeo externos, bem como o cartão SD, geralmente usado para o sistema de navegação (não presente no veículo). No caso do sueco, esse conjunto fica quase todo no porta-luvas. Há também um porta-CDs e uma tampa de borracha retrátil sobre ele (não vista na foto). Junto à alavanca, um porta-copos sem tampa, um porta-moedas e uma fonte 12V.

Junto à parte inferior do painel, estão os comandos dos faróis e lanternas. A coluna de direção é regulável em altura e profundidade, enquanto o assento do motorista apresenta ajustes elétricos em seis posições. As portas apresentam acabamento em couro na parte central e em plástico duro nas extremidades, bem como friso cinza brilhante e maçanetas cromadas. Os botões dos vidros e dos retrovisores estão em ótima posição. Nas portas traseiras, não há o aplique em cinza.

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Os bancos do Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus são revestidos em couro preto com costura branca contrastando. Apresentam boa maciez e envolvem bem o corpo. Apenas o do motorista tem ajuste elétrico, enquanto o traseiro apresenta apoio de braço central com porta-copos e terceiro apoio de cabeça. Todos apresentam ajustes.

No teto, as luzes internas e de leitura dianteiras ficam nas laterais e ao lado do teto solar elétrico, cujos comandos ficam junto ao porta-óculos central. As luzes traseiras apresentam conjunto único e central. A iluminação geral é por LEDs, aumentando o requinte. O retrovisor interno é eletrocrômico e os para-sóis com espelhos também são iluminados.

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O porta-malas apresenta espaço abaixo da média, tendo apenas 316 litros. Poderia oferecer mais espaço, mas essa falha também é observada na versão sedã. Ou seja, para levar mais bagagem, só com o rebatimento do assento traseiro. Por fim, o espaço interno é muito bom na frente e apenas razoável atrás.

Pessoas de estatura alta podem ir atrás sem problemas, mas o quinto passageiro não terá o mesmo conforto. Sentimos falta de um difusor de ar traseiro, mas o ar condicionado do Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus é eficiente e rapidamente esfria o interior. A ergonomia como um todo é boa.

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Por ruas e estradas…

Inovação. O Novo Ford Focus chegou ao mercado como o primeiro carro do mundo com injeção direta de combustível e tecnologia flex. Sem dúvida é um importante avanço tecnológico, que finalmente não deixará o Brasil (com seu desejado etanol) fora da evolução global.

Agora já temos até turbo flex, o que de fato fecha o processo iniciado recentemente com este modelo. O motor 2.0 Duractec Direct Flex entrega 175/178 cv a 6.500 rpm e bons 21,5/22,5 kgfm a 4.500 rpm. Mesmo sem turbo, ele responde prontamente ao ser exigido, não sendo obrigado a manter a rotação elevada para ter força e disposição quando necessário.

Com ótima posição de dirigir, o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus se torna muito prazeroso ao volante, apresentando retomadas muito boas para um 2.0 aspirado. Parte dessa agilidade pode ser atribuída ao câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift. Suas seis marchas possuem transição suave e sem o menor tranco, mas o dispositivo poderia ter paddle shifts no volante. A mudança manual pode ser feita na alavanca e há um modo Sport.

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Rodando a 110 km/h com A/C ligado, o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus ficou em 2.300 rpm. Com isso, ele apresenta bom nível de ruído interno e economia de combustível. Falando nisso, apesar de ter injeção direta, ele não se mostrou tão mais frugal que outros sedãs médios.

Com etanol, fizemos 7,3 km/litro na cidade e 10,4 km/litro na estrada. Até que é um resultado adequado para um modelo deste segmento. Já com gasolina os resultados não foram tão animadores, e conseguimos 8,9 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada. Para nós, ele parece mais adaptado à gasolina do que ao derivado de cana, talvez por causa da injeção direta, criada inicialmente apenas para o derivado de petróleo.

A direção elétrica é leve, os freios são muito eficientes e a estabilidade é boa, embora a suspensão tenha se mostrado muito dura em comparação com outros hatches médios. Com ABS, ESP, TCS, assistente de partida em rampa, o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus tem um bom aparato tecnológico para preservar veículo, ocupantes e terceiros. Destacamos o Active Park Assist. O dispositivo utiliza sensores para medir a distância lateral a fim de iniciar a manobra automática.

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Um alerta na tela do SYNC – que também reproduz a câmera de ré nesta função e na de sensor de estacionamento – indica quanto o motorista deve seguir mais adiante e o momento de parar. Depois, engata-se a ré e o trabalho fica por conta do dispositivo, exceto pelo controle de velocidade, feito pelo condutor com o freio.

Depois de entrar na vaga, coloca-se em “D” e o veículo acerta sozinho a posição. Mesmo que fique fora do prumo por um obstáculo na vaga, dá para corrigir de forma automática com o sistema ainda ligado. Vagas com uns 5 metros ou até menos não são problema para o Active Park Assist.

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Por você…

O Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus apresenta um bom nível de equipamentos. O pacote é bem extenso e inclui seis airbags, ESP, TCS, HLA (partida em rampa), rodas aro 17, sensores de chuva/crepuscular/estacionamento, retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis de xênon, LEDs diurnos, teto solar elétrico, bancos em couro e banco do motorista elétrico.

Também oferece multimídia SYNC com MP3/CD/SD/Bluetooth/USB/iPod/comandos de voz, sistema de som Sony com 5 alto-falantes e 4 tweeters, faróis e lanterna de neblina, Active Park Assist, controle de cruzeiro, iluminação por LEDs, lanternas com LEDs, câmera de ré, entrada/partida sem chave, ar condicionado dual zone, alerta de pressão dos pneus, entre outros.

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Tudo isso custa R$ 87.990. Para quem prefere tecnologia embarcada em detrimento do valor a ser pago, então o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus pode servi-lo sem reservas. Falta alguma coisa? Além dos itens já mencionados, um Start&Stop poderia tornar o modelo ainda mais eficiente, compensando mais pelo preço pago.

Com garantia de 3 anos, o modelo tem custo de revisões de R$ 3.584 até 60.000 km, o que é um valor bem acima do rival Cruze Sport6 LTZ, por exemplo. Enfim, o Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus é um excelente opção entre os hatches médios tops de linha.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, injeção direta flex
Cilindrada – 1999 cm³
Potência – 175/178 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 21,5/22,5 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automatizada de dupla embreagem com seis marchas e mudanças sequenciais com modo Sport

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,2 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 206 km/h (etanol)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.358 mm
Largura – 1.823 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.484 mm
Entre-eixos – 2.648 mm
Peso em ordem de marcha – 1.399 kg
Tanque – 55 litros
Porta-malas – 316 litros

Galeria de fotos do Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Plus:

Exterior:

Interior:

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