EUA Ford Hatches Mercado Sedãs

Ford: Focus morre em maio nos EUA – Fiesta e Taurus o seguem em 2019

Ford: Focus morre em maio nos EUA - Fiesta e Taurus o seguem em 2019

O primeiro féretro da Ford nos EUA chega ao cemitério dos carros em maio. Dentro do esquife, o Ford Focus. O médio da marca americana será a primeira baixa do portfólio do oval azul na mega reestruturação planeja em Dearborn para beneficiar crossovers, SUVs e picapes, numa reviravolta que ficará nos livros de história do automóvel.


De acordo com Michael Martinez, repórter do site Automotive News, o Focus vai liderar o quarteto que deixará o mercado americano nos próximos anos. Ele teria confirmado a informação com um porta-voz da montadora, que deu as datas para cada sepultamento nos EUA. A funesta informação diz que depois do Focus em maio, a Ford tira o Taurus oficialmente em março de 2019. Por fim, quase em seguida, no mês de maio, o Fiesta deixa a “América”.

Para os fãs do Fusion, um alento. O sedã continua por mais um tempo, mas seu destino nós também já sabemos. Sem sucessor, que estava previsto para 2020, o modelo não deve ir muito além dessa data. Enquanto o cortejo fúnebre se prepara em Dearborn, os mexicanos já se preparam para o pior, pois a conta destes sepultamentos será paga pela filial local, que terá como compensação a produção de um novo carro, que provavelmente será um crossover. Fora isso, as fábricas do país latino perderão Fiesta, Focus e Fusion.

Ford: Focus morre em maio nos EUA - Fiesta e Taurus o seguem em 2019


Ao que tudo indica, o enorme corte nas operações da América do Norte também terá reflexo em outras regiões onde a montadora atua. Se os europeus já imaginavam que o Focus Active viraria um produto de exportação para os EUA, se decepcionaram, pois já circula a informação de que a Ford vai importar o pseudo-crossover da China, onde todos esses infelizes modelos que estão morrendo viverão no nirvana.

Ford Focus Sedan

Na Espanha, vários meios falam com temor sobre o destino do Mondeo, cujas vendas caíram consideravelmente nos últimos anos e, diante das perdas óbvias, já se imagina destino semelhante ao do modelo mexicano. A Ford já disse que não importará um Mondeo chinês para o velho continente, mas diz que o carro atual – sem sucessor, diga-se de passagem – é um carro importante no cenário europeu.

Ford: Focus morre em maio nos EUA - Fiesta e Taurus o seguem em 2019

E no Brasil? Muito se fala em mortes nos EUA e temor na Europa, mas e a operação brasileira? O New Fiesta 2018/2019 é o resultado dessa mudança que a Ford está fazendo lá em cima. Com o fim da produção mexicana, o modelo brasileiro (hatch) deve atender alguns mercados da América Latina até seu fim, pois a nova geração não será feita aqui. Esta, fica para europeus e chineses. Já o Focus até o momento sem sinal de renovação na Argentina. O Fusion ainda vai durar mais, mas e depois?

Uma deficiência da Ford no Brasil é exatamente no mercado que a matriz quer focar nos EUA, o de utilitários esportivos. A marca concentra toda sua energia no EcoSport, mas ele é essencialmente um SUV muito compacto, do porte do Honda WR-V. Não oferece nem o espaço que se necessita dele e muito menos o bagageiro que o consumidor quer. Acima dele, só existe o Edge com seu motor V6 3.5, algo bem norte-americano, para variar.

Ford: Focus morre em maio nos EUA - Fiesta e Taurus o seguem em 2019

Com a falta de tais produtos, a Ford precisaria fazer o mesmo que nos EUA, lançar um SUV compacto maior que o EcoSport para poder brigar tanto com Honda HR-V e Hyundai Creta, quanto com o Jeep Compass. Nesse caso, a receita seria um SUV perto de 4,40 m, utilizando uma plataforma com bom entre-eixos.

O Kuga/Escape seria uma boa, mas é um SUV médio bem maior. Sem o segmento médio, e ainda sem o New Fiesta, a próxima geração do Ka poderia crescer para se tornar algo como as duplas Argo/Cronos ou Polo/Virtus. Seria um lineup mais enxuto, sem dúvida, mas na falta de mais produtos, não haveria outra situação a não ser focar nos segmentos que dão volume: compactos e SUVs. O que você acha?

[Fonte: Twitter]

Ford: Focus morre em maio nos EUA – Fiesta e Taurus o seguem em 2019
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email