Ford Linha 2018 Sedãs

Ford Focus Sedan 2018: detalhes, fotos, motor, equipamentos, preços

Ford-Focus-Fastback Ford Focus Sedan 2018: detalhes, fotos, motor, equipamentos, preços

Lançada há pouco mais de quatro anos, a atual geração do Ford Focus Sedan 2018 se prepara para dar seu adeus, mas antes que isso aconteça, ainda é um sedã que oferece muito em conforto e tecnologia, custando a partir de R$ 81.900.



Com  o fim do Ford Escort no mercado internacional em fins dos anos 90, a marca preparou um sucessor com nome próprio, o Focus. Ele surgiu em 1998 e logo se tornou global, sendo produzido na Argentina, México, Alemanha, Espanha, Venezuela, EUA, Filipinas e Rússia.

O estilo era o mesmo do Fiesta da época, sendo ambos fáceis de confundir numa primeira olhada. Como peculiaridade, permitia a abertura do capô apenas com chave e sob o logotipo do oval azul. Teve versões sedã, perua e hatch (com duas ou quatro portas). Os motores eram os Zetec e Duratec, bem como o diesel Duratorq.

Em 2004, o Ford Focus ganha a segunda geração. Feito na Alemanha, Argentina, China, Espanha, Rússia, Filipinas, Taiwan e África do Sul. Essa geração teve as mesmas carrocerias, além de um cupê conversível. Destaque era a versão esportiva RS, com motor 2.5 de 305 cv. O modelo também usou os motores Duratec e Duratorq diesel. O câmbio era automático de seis marchas. No Brasil apenas o hatch quatro e o sedã foram vendidos.

Por fim, em 2010, surgiu a terceira geração, que apresentou um visual mais sofisticado com entradas de ar triangulares, lembrando a máscara do personagem Darth Vader. Este ganhou produção novamente nos EUA, bem como uma versão RS dotada de motor EcoBoost 2.3 com 350 cv. A versão ST 2.0 ficou em 250 cv.

No Brasil, a atualização visual caiu melhor e trouxe o motor 2.0 Direct Flex com até 178 cv, mas apenas com gasolina e injeção direta. O sedã foi chamado de Fastback e agora só tem motor 2.0 Duratec, mas com câmbio de dupla embreagem Powershift.

Ford-Focus-Fastback Ford Focus Sedan 2018: detalhes, fotos, motor, equipamentos, preços

Ford Focus Sedan 2018 – detalhes

O Ford Focus Sedan 2018 tem um estilo elegante, apesar de ser menor que os demais sedãs do segmento médio, medindo apenas 4,53 m e com 2,64 m de entre-eixos. É largo e baixo, dando assim melhor sensação de espaço e conforto. O visual é sofisticado, refletindo também o bom pacote tecnológico disponível.

A grade em estilo “Aston Martin” chama bastante atenção, assim como o conjunto ótico com os faróis com LEDs diurnos e projetores bi-xênon adaptativos. Poucos carros em sua faixa possuem essa tecnologia em conjunto. Usar o nome Fastback para identificar o sedã parece demais, mas a Ford defende que sua traseira curta e as colunas C integradas suavemente ao porta-malas, criam um aspecto de cupê.

Com um ar mais sóbrio, elegante e sofisticado, o Ford Focus Sedan 2018 apresenta também um conjunto ótico traseiro de bom aspecto e que completa um visual muito bom, reforçado pelas três opções de rodas de liga leve aro 17 polegadas. Com isso, o sedã da Ford deixou de lado a esportividade vista no modelo anterior.

Bonito por fora, o Ford Focus Sedan 2018 também agrada por dentro. Materiais emborrachados e detalhes em preto brilhante dominam o ambiente em duplo cockpit, tendo ainda um console bem largo e destacado pela multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas bem ao centro. O display de 4,2 polegadas é o ponto principal das instrumentação, sendo uma reprodução simplificada do SYNC 3. O sistema de som Sony é outro diferencial, apesar da perda dos cabos RCA na atualização de meia vida.

De qualquer forma, se o Ford Focus Sedan 2018 perdeu em conexão de som, ganhou em muitos outros itens, especialmente em conectividade, tendo agora Google Android Auto e Apple Car Play, bem como AppLink e assistente de emergência, além de outras aplicações. Mais intuitiva, a multimídia ampliou o poder de reconhecimento de voz. Outra novidade é o uso do Waze, navegador alternativo que permite rotas mais rápidas e diversos alertas, lembrando que o SYNC tem navegador GPS nativo.

O ar-condicionado dual zone é outro ganho. No Ford Focus Sedan 2018, os bancos em couro são bem confortáveis, sendo elétrico para o motorista no Titanium Plus. Há também teto solar elétrico. O espaço geral é muito bom, especialmente atrás, além de oferecer um porta-malas condizente. Ainda assim, o sedã – que tem frenagem automática de emergência e estacionamento automático – não disponha de controle de cruzeiro adaptativo e nem freio de estacionamento eletrônico.

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Ford Focus Sedan 2018 – novidades

O Ford Focus Sedan 2018, quando equipado com o sistema de entretenimento SYNC 3, agora oferece o suporte ao aplicativo de navegação Waze, através da última atualização do Android Auto em smartphones com sistema operacional do Google.

Um dos apps de navegação mais acessados do mundo, com cerca de 3,5 milhões de usuários apenas na cidade de São Paulo, o Waze permite encontrar rotas mais rápidas e caminhos alternativos no trânsito, além de receber e emitir alertas de acidentes, veículos parados na via, buracos, polícia e radares, por exemplo. Rede social, o aplicativo também possibilita o envio de mensagens e sinais para outros usuários, bem como a localização.

No Ford Focus Sedan 2018, o Waze pode ser operado através de toques na tela capacitiva de 8 polegadas do SYNC de terceira geração, que também utiliza o navegador Google Maps, que utiliza dados de trânsito e algumas ocorrências compartilhadas com o Waze, que nessa plataforma oferece telas de navegação mais simples para evitar distrações do motorista.

Segundo Andre Leite, gerente de Produto da Ford,“a grande vantagem do SYNC 3 é manter o motorista conectado com segurança, sem precisar tirar as mãos da direção e os olhos da pista”. E completa: “Ele evita que o motorista fique segurando o celular enquanto dirige, que é contra a lei, ou precise fixar o aparelho em algum suporte no carro”.

No Ford Focus Sedan 2018, o SYNC 3 da Ford oferece ainda suporte ao Apple CarPlay, para acesso a iPhone, porém, sem previsão de quando o Waze poderá ser operado com esta plataforma. A multimídia da Ford agora também pode ser atualizada através da internet, bastante login com o número de chassi no site da Ford e cadastro, recebendo assim as atualizações sempre que surgirem. Com um pen drive, o proprietário apenas pluga na entrada USB e descarrega o software mais recente.

A Ford integra quase que mensalmente diversos aplicativos para funcionamento no SYNC 3, que hoje é uma das plataformas de infotainment mais completas do mercado automotivo mundial.

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Ford Focus Sedan 2018 – versões

  • Ford Focus Sedan SE 2.0 AT 2018
  • Ford Focus Sedan SE Plus 2.0 AT 2018
  • Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2018
  • Ford Focus Sedan Titanium Plus 2.0 AT 2018

O Ford Focus Sedan 2018 possuía também versão 1.6 Sigma, mas com a atualização, a Ford decidiu manter apenas o 2.0 mais potente. Assim, as versões foram enxugadas para apenas quatro, sendo que a designação SEL não existe no lineup, resumindo-se assim apenas aos pacotes SE e Titanium com suas respectivas adições Plus. Provavelmente essas designações continuarão na próxima geração, apesar da marca ter utilizado nomes no Novo Fiesta europeu, além da linha do velho continente.

Ford Focus Sedan 2018 – equipamentos

Ford Focus Sedan SE 2.0 AT 2018 – Motor 2.0 com transmissão de dupla embreagem de seis marchas, mais rodas de liga leve 17 polegadas, pneus 215/50 R17, luzes diurnas em LED, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor eletrocrômico, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de torque em curvas, airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, My Key, AppLink, alerta de pressão dos pneus, SYNC com tela de 4,2 polegadas, CD/USB/Bluetooth, assistência de emergência, 4 alto-falantes e 2 tweeters, comandos de voz, trio elétrico e alarme volumétrico.

Ford Focus Sedan SE Plus 2.0 AT 2018 – Itens acima, mais seis airbags, SYNC 3 com tela de 8 polegadas, display TFT de 4,2 polegadas no cluster, Android Auto e Car Play, bancos revestidos em couro, navegador GPS, USB (2), Bluetooth, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, limitador de velocidade, paddle shifts e ar-condicionado dual zone.

Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2018 – Itens acima, mais sistema de áudio Sony Premium Sound com 5 alto-falantes e 4 tweeters, rodas de liga leve 17 polegadas exclusivas da versão, teto solar elétrico e entrada e partida sem chave.

Ford Focus Sedan Titanium Plus 2.0 AT 2018 – Itens acima, mais espelhos com rebatimento elétrico, frenagem automática de emergência, faróis bi- xênon adaptativos, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e sistema de estacionamento automático.

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Ford Focus Sedan 2018 – preços

  • Ford Focus Sedan SE 2.0 AT 2018 – R$ 81.900
  • Ford Focus Sedan SE Plus 2.0 AT 2018 – R$ 89.900
  • Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2018 – R$ 99.900
  • Ford Focus Sedan Titanium Plus 2.0 AT 2018 – R$ 105.900

Os preços do Ford Focus Sedan 2018 estão dentro do segmento de mercado para sua categoria, embora bem distantes da faixa coberta pelos clientes PCD, que é de até R$ 70.000, conforme estipula a lei. Ainda assim, pelo conteúdo oferecido de fábrica, o sedã médio da Ford é uma opção interessante, especialmente na versão SE Plus, que sai por praticamente R$ 90.000. Mas, mesmo a topo de linha Titanium Plus ainda é vantajosa, pois adiciona tecnologias que outros do segmento não tem, entre elas a frenagem automática de emergência.

Ford Focus Sedan 2018 – motor

O Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 utiliza o velho motor 2.0 Duratec, agora DirectFlex, que ainda é corresponde no segmento de sedãs médios, mas já dá sinais de que seu fim está próximo, ainda mais com a chegada de mais e mais motores turbinados ao mercado. O propulsor entrega 176 cv na gasolina e 178 cv com etanol, ambos a 6.500 rpm.

Além disso, o 2.0 Duratec DirectFlex entrega 21,5 kgfm na gasolina e 22,5 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm. A Ford menciona que 88% do torque aparece em 2.750 rpm. Sua transmissão é a criticada Powershift de seis marchas e dupla embreagem, que deve morrer com a atual geração do sedã.

O conjunto já está ultrapassado dentro da gama Ford. O Duratec, que te cabeçote em alumínio e bloco em ferro fundido, tem duplo comando de válvulas variável e até tem injeção direta, mas foi sobrepujado pelo EcoBoost. Ainda assim, a Ford insiste nele para o EcoSport 2018 e na linha Focus. É certo que em futuro breve, a filial brasileira deverá abandona-lo em prol do EcoBoost, que deve chegar na versão 1.5, tendo ainda o 1.0 de três cilindros.

A busca pela eficiência energética a fim de atender o Rota 2030 – pois este será mais rigoroso que o Inovar-Auto – deve levar o Ford Focus Sedan da próxima geração para os motores turbinados. O câmbio, no entanto, deve ficar inicialmente no de seis marchas com conversor de torque, mas é possível que o modelo tenha um câmbio automático com mais marchas.

Já o Powershift está condenado por conta das muitas falhas e prejuízos aos clientes de várias partes do mundo, em especial de regiões quentes. Assim, já podemos vislumbrar um Novo Focus 2019 com motor EcoBoost 1.5 de 180 cv, embora o câmbio automático de seis marchas limite a performance do propulsor turbinado, mas até lá a Ford passa a dispor de uma transmissão com oito ou mais marchas.

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Ford Focus Sedan 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 – 9,2 segundos e 206 km/h

O Ford Focus Sedan 2018 tem um bom desempenho com seu propulsor de injeção direta, mas temos que lembrar mesmo assim que, por não ser turbo, ele necessita de giros mais altos para mostrar serviço. Assim, o motor 2.0 Duratec DirectFlex ainda é bom player no segmento de sedãs médios, que em breve começará a sofrer pressão dos mais modernos propulsores com turbocompressor.

E isso faz a diferença entre ter desempenho muito bom e eficiência idem, já que o melhor de dois mundos está nos motores turbo com injeção direta. No Ford Focus Sedan 2018, o 2.0 Duratec DirectFlex entrega até 178 cv e 22,5 kgfm com etanol. A Ford menciona que 88% do torque aparece em 2.750 rpm.

Mesmo em giro mais algo, o propulsor responde bem ao acelerador, oferecendo também boas retomadas, estando sempre pronto para atender ao pedido do acelerador. A subida de giro é rápida, mas o câmbio de dupla embreagem, apesar das criticas, responde rápido no alcance do torque necessário.

As mudanças de marcha são suaves e precisas, tornando a condução mais prazerosa. As trocas manuais dão um ânimo extra na performance do Ford Focus Sedan 2018, mas a eletrônica limita uma parte desse controle. Mesmo assim, dá para andar esportivamente, mantendo o motor cheio e explorando o limite do Duratec Direct Flex.

Graças à atualização feita recentemente para o Ford Focus Sedan 2018, a direção elétrica tem resposta melhor, bem como o conjunto de suspensão com multilink na traseira. Esta garante garante conforto e segurança, especialmente em curvas, onde os controles de tração e estabilidade, com sistema de atuação dinâmica também contam com vetoração de torque, fazendo com que a roda externa à curva acelere, enquanto a internas é levemente freada para trazer o carro para dentro da trajetória.

A suspensão dianteira com buchas maiores, filtra melhor as irregularidades do solo, sem contar o conjunto de multibraços traseiro. Com estas tecnologias, a saída de traseira é minimizada. Tudo isso com um bom acerto nos freios. A dinâmica de condução é de primeira linha e o rodar é mais suave que no modelo antes da atualização. A Ford ainda adiciona um bom nível de isolamento acústico, sendo um dos melhores do mercado.

A presença do novo motor 1.5 3C Flex (Dragon) no Ford EcoSport 2018, não vai interferir na vida do Ford Focus Sedan 2018, uma vez que ele já dispõe unicamente de motor 2.0, mas o Ford Focus Hatch 2018 pode recebe-lo na próxima geração, substituindo o longevo Sigma 1.6 Ti-VCT, ainda em uso. Comenta-se que a Ford prepara um EcoBoost 1.0 de 140 cv para a atualização do New Fiesta. Este, poderia até equipar o Focus Hatch, mas por conta do mercado, não chegaria ao sedã.

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Ford Focus Sedan 2018 – consumo

Cidade

Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 – 6,7 km/litro no etanol e 9,7 km/litro na gasolina

Estrada

Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 – 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina

Ford Focus Sedan 2018 – manutenção e revisão

O Ford Focus Sedan 2018 tem custo de revisões até 60.000 km de R$ 4.084. A Ford disponibiliza para seus clientes, relacionando uma série de itens e serviços, entre eles, alinhamento e balanceamento, molas e amortecedores, pneus, óleo lubrificante, pastilhas e discos, fluidos, filtros, velas, escapamento, palhetas e limpadores, bateria e lâmpadas, por exemplo.

A marca também disponibiliza os valores das revisões em seu site, bem como parcela em até quatro vezes cada revisão. A Ford também cria pacotes de revisão para as três primeiras visitas ao revendedor, por um preço bem atrativo. A mão de obra é sempre incluída nos valores cobrados e é necessário agendamento.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.0

10.000 km

R$ 384

20.000 km

R$ 640

30.000 km

R$ 608

40.000 km

R$ 904

50.000 km

R$ 644

60.000 km

R$ 904

Ford Focus Sedan 2018 – ficha técnica

Motor

2.0 Direct Flex

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1999

Válvulas

16

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 175 cv @ 6500 rpm / Etanol: 178 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 21,5 kgfm @ 4.500 rpm / Etanol: 22,5 kgfm @ 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4538

Largura sem retrovisores (mm)

1823

Altura (mm)

1469

Distância entre os eixos (mm)

2648

Capacidades

Porta-malas (litros)

421

Tanque (litros)

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

486

Peso em ordem de marcha (kg)

1414

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,29

Ford Focus Sedan 2018 – fotos

4.0

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  • Leandro

    Acredito que chegar ao Brasil vai passar dos 125 k, assim como o Civic Turbo.

    • Wall André

      Nem da idéia

      • Roger

        E precisa?

    • Gustavo73

      Se viesse exatamente como o europeu não duvidaria. Mas o atual já não é. Mas sem dúvida custará mais que o atual, no mínimo se tiver o Ecoboost no corfre.

    • Tyrion Lannister

      150 pilas?!

      • Leandro

        Nem tanto, mas uns 125 ou 130, pode apostar. O atual já está 109..

        • Diogo

          Preço de tabela, mas você encontra mais barato, esses dias estavam vendendo o Titanium Plus de 2016/16 por 89,900, quase fiquei doido, paguei 85 no meu SE Plus no início do ano de 2016 :-(

  • expoJapãoAcelLondrina

    power shift?

    • Jeep Compass

      Não existe mais Focus à gasolina com câmbio PowerShit na Europa, agora é um câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque.

      • Edson Fernandes

        Cara eu estava olhando no Reino Unido e lá eles só trocaram o nome comercial. Mas continua sendo vendido com a transmissão Powershift com os motores 1.0 ecoboost e 1.5 diesel.

        • Jeep Compass

          Não foi não. Eles trocaram o câmbio mesmo, agora é um AT com conversor de torque. Tem uma reportagem britânica falando disso, vou mandar o link.

          • Diogo

            Acho que não, mas mande aí.
            Até porque esse câmbio não apresentou os mesmos problemas na Europa que havia apresentado aqui, talvez nossas temperaturas altas tenham exigido algumas alterações que até foram feitas, um pouco tarde, mas vieram.
            Quem virá com um câmbio mais simples será o Fiesta, esse sim, com conversor de torque e embreagem simples. mais lento e barato que o Powershift.

  • Wellington Myph13

    Logo logo o Focus passar a ser o Fusion e o Fusion passa a ser o Taurus, e o Taurus sai de linha.
    Só pode ser isso a estratégia deles…
    Tudo bem que o Focus fica devendo em espaço pra outros médios, mas eles não são maiores…
    Eu acho que o tamanho que os médios atingiram hoje esta adequado, e não deviam inventar de em cada geração aumentar 10cm…
    Mas… talvez a estratégia seja o que falei mesmo, e com o tempo tenham que fazer outros pra ir preenchendo os “buracos”… Vai saber…

    A Fiat pegou que no Brasil, esses carros grandes estão ficando caro, e os pequenos estão se matando entre si por conta de preço, então entrou no mercado com a Toro e agora vem com o X6H e X6S que vem no meio termo com 3 opções de motor (talvez 4 se tiver uma Firefly 1.3T) com preços amplos, pra pegar o cliente pelo tamanho…

    • Gustavo73

      Golf e Focus tem um entre-eixos parecido, mas a habitabilidade do Golf é melhor. O Curze tem 7 cm a mais que esses dois. A questão é que o crescimento dos modelos nem de longe é algo dos dias de hoje. Essas são as medidas do Golf MK1 de 1974 :
      Entre-eixos 2,40 mt
      Comprimento 3,70 mt
      Largura 1,61 mt
      Altura 1,39 mt
      Agora o Up 2011
      Entre-eixos 2,42 mt
      Comprimento 3,54 mt
      Largura 1.64 mt
      Altura 1,48 mt

      • Daniel

        Exatamente… Como exemplo, o compacto 208 tem entre-eixos maior do que a nossa geração passada do Golf.

  • Gustavo73

    NA o Focus não foi lançado a pouco mais de 4 anos. Ele foi apresentado em 2010 como modelo 2011 nos EUA.

  • Janderson von Neumann

    Tomara que não estraguem o já ótimo Focus atual, grande carro, super equipado, uma dirigibilidade impar, satisfação total em dirigir, é um carro único de suspensão, essa a cereja do bolo, a dinâmica do Focus é única, o carro é colado ao chão e mesmo assim muito confortável, é um carro bonito, agradável, tudo funciona de forma perfeita, bem integrada, o som Sony é um espetáculo, um dos melhores som originais de fábrica que já escutei, o motor responde com vigor, é ótimo, potente, sempre disposto e além disso muito econômico mesmo, é fácil fazer 10 ou 11 km/l na cidade e bons 17 km/l na estrada, o câmbio Powershift é simplesmente fantástico, não existe caixa igual, já dirigi e tive carro manual, automático com conversor de torque e CVT (esse o pior câmbio na minha opinião), espero que não tirem de linha o Powershift senão seria um retrocesso, poderiam atualizar ele e dar fim as queixas que tem na internet (digo isso pois só ouvi criticas do Powershift na internet, pois os conhecidos que tem essa caixa, vizinhos, amigos e parentes ninguém teve problema, então não conheço um caso concreto que eu tenha visto ao vivo e a cores), enfim, eu sou um apaixonado pelo carro, desejo que a próxima geração seja um sucesso, pois tem tudo para melhorar o que já é bom, os únicos detalhes que no meu entendimento poderiam melhorar hoje já é o espaço interno (mais o de tras) e o porta malas que para um sedan (o meu é esse) é um pouco acanhado, só isso, sucesso ao Focus, que venha mesmo, melhor do que já é que um dia conquiste o respeito de outros consumidores que só tem Corolla na cabeça e que acham (equivocadamente) que se trata de carro de outra galáxia.

    • El Gato Negro

      Cara… quem escreve aqui é um proprietário de Fastback 2016, fã e adorador do carro. Assino embaixo de quase tudo que você falou. Porém dizer que o CVT é o pior câmbio… acho equivocado.

      Acho o Powershift um bom câmbio, casa muito bem com os 178 cv entregues pelo 2.0 do Focus. Mas em conforto e dinâmica, o CVT do Sentra que eu tinha antes era ainda melhor.

    • Rafael RC

      Estou no terceiro Focus. Tive todos. Será que gosto do carro?
      O meu atual é um 14/15 com powershift. 40mil km rodados e nenhum mimimi a reclamar. . .

      • Paulo Reis

        Uma duvida, camarada. Tenho o da primeira geração desde 0KM, por curiosidade, esta com 220 mil km vivendo de preventivas. Como fã do focus, pesquiso donos das 2 gerações acima para comparar feeling do carro. Um amigo dono da segunda geração, e teve o da primeira, diz que prefere o feeling da primeira por ser mais confortavel e ágil que o da segunda. Gostando de dirigir mais o da primeira. E para você que teve as 3, qual o feeling da atual com relação as 2 gerações passadas?

        • Rafael RC

          Realmente gostava mais da pegada do Focus1 do que do Focus2. Os dois primeiros que tive foram 1.6.
          Mas o terceiro sem dúvidas é mais ágil e confortável que os dois primeiros. O ponto ruim que posso te dizer deste Focus3 é o espaço interno. Agora nos quesitos confortabilidade, agilidade, silêncio, força, suspensão, tudo agrada…

          • Paulo Reis

            Esse Focus 3 é muito minha vontade, mas fiquei desapontado por não ter a versão 2.0 manual, somente na argentina. E, o mais difícil, engolir os preços praticados hoje. Penso em um seminovo 1.6 ainda que preciso do porta malas, o sedan é impossível achar. Arriscar um PS na 2.0 ainda não esta nos meus planos, como rodo bastante na estrada, apesar de menos prejudicial ao carro, não gostaria de arcar com uma manutenção do dupla embragem. Uma duvida, ja viu ou tem relatos da versão 2.0 câmbio PS com alta KM? Sei que o kit embreagem é uns 5 pau… diferente de 600 de um manual.

    • Jorge Amaral

      MUITO BOA A SUA NARRATIVA, TENHO UM FORD FOCUS TITANIUM PLUS 2016, É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO.

  • Airplane

    Espero que o câmbio automático não seja o “powershit”.

    • PedroHC

      A próxima geração do fiesta vai vir com um AT6, imagino que o focus também venha.

      • Gustavo73

        Por enquanto se fala no Fiesta 1.0 Ecoboost abandonando o PS. Mas confirmação mesmo ainda não vi.

        • Jeep Compass

          Nenhum Focus à gasolina na Europa usa mais o PowerShit, pode configurar. Todos os Focus 1.0 ou 1.5 Ecoboost são AT6 ou manual.
          Abraços.

          • Gustavo73

            Tem uns 4 meses fiz uma pesquisa na internet quando começaram os boatos sobre a troca do PS por um at epicilico e o máximo que achei foi uma matéria meio marginal da C&D americana sobre o Focus sedan 1.0 Ecoboost. O que parecia pontual parece caminhar a passos largos agora. https://uploads.disquscdn.com/images/f8d78c5b2b51a5fda0a92843e3305888c057cdab88d985294178796187ca59f5.png https://uploads.disquscdn.com/images/57b3de577e3295c1bd254f7d6356f86bc4ff975a66345b2c53a55a81ee29455b.png
            Mas na época o PS permanecia no 1.5 Ecoboost e nos a diesel na Europa.

            • Jeep Compass

              Pode entrar no configurador da Ford UK ou de qualquer país europeu.
              Focus 1.0 e 1.5 Ecoboost agora são AT6. Isso é uma tendência que deve ser seguida no Brasil em breve.

              P.S: Os Focus a diesel ainda usam uma versão do powershift (diferente).

              • Gustavo73

                Eu vi na UK. Antes eles tiraram a nomenclatura PS mas ainda era esse o câmbio. Agora não mais, e sem nenhum alarde.

                • Edson Fernandes

                  Continua por enquanto sendo o powershift.

                  • Gustavo73

                    Edson ao entrar na Ford UK os Focus a gasolina são ou manual ou automatic com PS só os a diesel. https://uploads.disquscdn.com/images/cace1df859590672d5e989f8da90e643fad28a7e62a3cd29d8dfed0087b9e71e.png
                    Mas an6nas features do Focus a gasolina ainda aparecia a discrição do PS, não achei mais.

                    • Edson Fernandes

                      Gustavo,
                      Veja os “features” do Focus: http://www.ford.co.uk/Cars/Focus/Features

                      Lá fala apenas do Powershift e cita justamente porque ele é bom. Mas acredite, até o momento é o automatizado vendido como automatic mesmo (o mesmo faz a Fiat com seu dualogic por exemplo)

                    • Gustavo73

                      Que bobeira a minha, fui nessa página (lembro pelo Synk2) mas passei batido pelo PS. Coisas de ver pelo celular talvez.
                      Obrigado Edson. Então mantém o tinha visto meses atrás esconderam a nomenclatura Powershift nas versões a gasolina.

                    • Edson Fernandes

                      Sim… velha tatica da fabricante. Ainda assim, eu teria um Focus.

                      E pensar que um hatch cairia como uma luva no meu dia a dia…

      • Airplane

        Poxa que ótimo !

  • PedroHC

    Focus e Fiesta já não vendem nada, se o Focus chegar mais caro que Civic e Corolla vai encalhar eternamente nas concessionárias.
    Atualmente está sendo vendido com até 17 mil de desconto em algumas concessionárias na versão top e nem assim vende bem.

    • Doyle

      focus é líder da categoria! Fiesta vende só para PF ( é o 20º mais vendido para PF)

  • Jeep Compass

    Os Focus europeus à gasolina (1.0 e 1.5 Ecoboost) já trocaram o super problemático câmbio PowerShit pelo câmbio AT6. Então o objetivo n1 já foi alcançado.
    Agora, fica pra essa nova geração um aumento do espaço interno do Focus e uma melhora no acabamento do carro. Vamos torcer pra dar certo!

  • Diogo

    Rapaz, vai lá e peça pra trocar o seu, aliás, houve um recall, o meu está perfeito, rápido, nunca tremeu.
    Inclusive no meu carro, trocaram a bomba GDI que fez o carro virar um monstro! Não testei ainda, mas tem uns camaradas que passaram no dinamômetro e o resultado foi de 185cv + 25kg de torque, acredito que o meu esteja nisso também.

    Não tem pra Golf TSI nem de longe

  • giovanni

    Já poderia empregar no focus atual o 1.0l de 140cv no lugar do 1.6, usando a linha de raciocínio que fizeram com o fiesta.

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