*Destaque Ford Hatches India

Ford Freestyle antecipa aventureiro brasileiro na Índia

ford-freestyle-india-1 Ford Freestyle antecipa aventureiro brasileiro na Índia

A Ford apresentou na Índia o Freestyle, versão aventureira do Figo 2018, como é chamado o compacto Ka por lá. Essa nova opção será lançada também no Brasil, nesta quarta, da mesma forma. Ou seja, antecipando o visual atualizado do hatch de entrada da marca americana. O modelo chega não só com alterações no visual, mas também em conectividade e mecânica.



No visual, o Ford Freestyle adota uma nova grade com acabamento escurecido e design diferenciado, enquanto os faróis ganham máscara negra. O para-choque recebe as maiores alterações, adicionando elementos estéticos semelhantes aos do New Fiesta 2018. Nestes, são incorporados novos faróis de neblina. O protetor também possui a parte central em cinza e um formato geral mais horizontal.

ford-freestyle-india-1 Ford Freestyle antecipa aventureiro brasileiro na Índia

Uma capa preta na parte inferior se une às molduras das saias de rodas, assim como na base das portas. Há também barras longitudinais no teto e retrovisores em cor cinza escuro. Na traseira, as lanternas são escurecidas e o para-choque reproduz o estilo do protetor frontal, também com molduras em formato de gancho, mas com falsas saídas de ar. As rodas de liga leve são novas e têm aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15.

Mas, fora as alterações estéticas, o Ford Freestyle indiano recebeu mudanças na suspensão, que ficou 15 mm mais alta. Provavelmente recebeu as mesmas modificações vistas na suspensão do Ka Trail brasileiro. Por dentro, o modelo adicionou a multimídia SYNC 3, que agora dispõe de uma tela sensível ao toque de 6,5 polegadas entre os difusores de ar na parte central, que foi reformulada para a mudança.

ford-freestyle-india-1 Ford Freestyle antecipa aventureiro brasileiro na Índia

Com o SYNC 3, o Ford Freestyle oferece os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, além de possibilitar a reprodução de imagens da câmera de ré e um navegador GPS, além de outros aplicativos. Mas, além dessas alterações, a principal é a introdução de um novo motor da família Dragon, um 1.2 litro de três cilindros movido por gasolina.

Esse propulsor da Ford segue a mesma arquitetura do motor 1.5 3C Ti-VCT usado no Ford EcoSport 2018 no Brasil. Feito totalmente em alumínio, apresenta duplo comando de válvulas variável, assim como o coletor de admissão com variação. Também agrega um sistema de lubrificação com bomba interna e injeção eletrônica de combustível indireta. Por lá, o pequeno Dragon 1.2 entrega pouco mais de 97 cv e 12,2 kgfm de torque.

ford-freestyle-india-1 Ford Freestyle antecipa aventureiro brasileiro na Índia

O Ford Freestyle tem ainda uma nova caixa manual de cinco marchas da Getrag e tem ainda opção do novo motor diesel 1.5 TDCi de 100 cv. Mais adiante, o modelo ganhará um câmbio automático de seis marchas. Espera-se pelas mesmas mudanças aqui no Brasil, em especial do motor que, com mais cavalos e tecnologia Flex, será um bom substituto para o Sigma 1.5 de quatro cilindros. Logo mais traremos as novidades do Ford Ka 2019 para o Brasil.

COMPARTILHAR:
  • Eduardo Brito

    Achei bonito. Só tirar os plásticos e temos o novo Ka 2019

  • Doyle

    Pela foto do Sync 3 dá para perceber o interior bronze q terá o modelo. Interessante

    • Hoffmann

      Eu acho que esse detalhe ficará só na Índia mesmo.

      • Josê Fagundes

        Não acho. Olhe o ecosport

  • Cristiano Gomide

    A Ford tem essa mania de colocar nomes enormes em motores e câmbio, como se isso fosse algo mágico… Que o diga o câmbio Power Shift, motor Zetec,Duratec… Tudo uma porcaria.

    • Paulo César de Carvalho Júnior

      Zetec uma porcaria é? Tive um Fiesta 2000/2000 quando eu tinha 18 anos, e com essa idade sabe como é, só sentava a lenha! Vendi o carro com 200.000 km rodados cheio de saúde.

      • Louis

        Eu só achava beberrão este motor. Tive um Ka 2000 com o Rocam, bebia mais que o Lula.

        • Paulo César de Carvalho Júnior

          Ah, realmente não era dos mais econômicos heheheh.

        • Gu92

          E depois que virou flex ficou ainda mais beberrão!

          • Louis

            Duvido. O meu fazia menos de 12km/l na estrada, sem ar condicionado.

            • Gu92

              Pois não duvide meu amigo!!

        • celtiberian

          Ka 1.6 Zetec Rocam não é econômico mas é um foguete. E o motor é muito robusto.

    • Meereengue

      Zetec e Duratec porcaria? Vai dormir! Duratec existe até hoje. O maior e melhor motor da Ford que originou do Zetec. Os multipremiados ecoboost são todos derivados do duratec

      • Racer

        Eu queria era os Duratorq….

    • Piston head

      São no máximo trissílabas, que exagero chamar de ”enorme”. Ainda sim criam muito mais identidade que uma sigla.

  • marcosCAR

    Muito bonito! Realmente não seria necessário mexer muito já que nem a Ford poderia imaginar ter um carro no top 3 por tanto tempo… Melhor não arriscar.

  • Rodrigo

    Eu achei que a refinada do design melhorou o Ka.
    O câmbio automático então vai chamar mais vendas.
    Que não errem nos preços ao lançarem no Brasil!

    • Paulo César de Carvalho Júnior

      Pois é, a Ford tem seus defeitos, mas manda bem nos facelifts.

    • celtiberian

      1.5 de 137hp + AT6 derivado do câmbio do Fusion

      Vai ser o compacto automático mais gostoso de dirigir na cateogira dele, comparando com Onix, HB20 e Etios. Sendo que o atual já é mais gostoso de dirigir que a concorrência com cambio manual, a Ford é sempre boa no acerto dinâmico do carro.

  • Tibúrcio

    Ficou legal!

  • Alvaro

    Dá uma boa diferença no visual quando se coloca o logotipo na grade, será que esse é o novo padrão visual que a Ford irá adotar em toda linha e abandonar o “bocão” a la Aston Martin?

    • Josê Fagundes

      Chama-se knetic design. Sim! É só olhar a nova Edge

      • Alvaro

        Sim, sim, reparei que o logotipo voltou a grade no Edge, Ecosport e no Kuga. Estava na dúvida se isso ia expandir a toda linha ou só se aplica nos SUVs e falso-SUV (caso desse Ka), já que o novo Fiesta ainda manteve a idéia do bocão sem a logo e o novo Focus deverá seguir na mesma linha.

    • Guilherme Batista

      Também reparei nisso, um detalhe bem pequeno que faz uma diferença enorme!
      Gostei

  • No_Name

    Por que não colocaram esse “tablet” no Fiesta 2018 em vez da “TV de tubo”? Não é uma adaptação perfeita para o painel do Ka (o tablet), mas ficou melhor do que se tivessem colocado a “TV de tubo”.

    • Jlsk

      concordo :/ mataram o fiesta, as vendas continuam fracas e só piorando pq o consumidor não aprovou as mudanças e preços praticados, se pegar o fiesta se style 1.6 por 60090,00 na cor branca,vc leva um polo com central multimídia, vidro elétrico nas 4 portas por 58040,00, ta na hora da ford acordar pra vida com o fiesta ou trazer logo o modelo novo!!!

      • Josê Fagundes

        Polo 1.0 a preço de Fiesta 1.6? Fiesta sem dúvidas

        • Jlsk

          polo 1.6 tbm amigo so montar la no site ok

      • celtiberian

        Nesse preço o Polo tem controle de tração e estabilidade, hill holder, farol de neblina, roda de liga ’16 igual a do topo de linha, motor 1.6?

        Só curioso mesmo, não vi todas versões do Polo.

        Só toma cuidado nas comparações que as montadoras botam sempre bônus nos carros se ficam fora de preço. Então o preço do site e o preço na concessionária dentro de uma promoção podem diferir bastante.

        • Jlsk

          “HHC” (Hill Hold Control) – assistente para partida em aclive/subida
          “I-System” – computador de bordo
          Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR), Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
          Rodas de liga leve 15″ Design Viper com pneus 185/65 R15
          Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect
          Volante multifuncional

          isso no polo 1.6 por RS 58040,00
          e não no 1.0 igual o Jose falou é so montar la no site que vai ver

  • André Luis Versiani

    Achei muito bonito, tenho um Ka e gosto muito deste carro, há pontos importantes como segurança em impactos laterais e falta de uma multimídia descente, porém na média é um ótimo “popular”, anda bem e é econômico.

  • No_Name

    Aqui ele se chama Ka Freestyle e neste primeiro momento o MY ’19 será lançado apenas nessa versão. As outras virão nos próximos meses.

  • Gu92

    A Ford poderia reduzir a cilindrada desse motor 1.2 Dragon para 1.0 tornar flex e lançar aqui no Brasil, acho que teria uma potência na casa dos 88/92 cv gasolina/etanol e com torque na casa dos 10.9/11.3 kgfm respectivamente acho que seria melhor que o 1.0 atual!!

    • celtiberian

      O atual já é 85cv com 3 cilindros, pra que todo esse trabalho pra ganhar nada? O motor já é bom comparado aos concorrentes.

      O que tem que acontecer é acabar com essa regra idiota de imposto medido pelo tamanho do motor. Esse monte de motor 1.0 só existe aqui, lá fora se usa 1.2 ou 1.3 nos de entrada. Devia ser o mesmo imposto (baixo) pra todos carros.

    • FocusMan

      Esse motor que você se refere ja é esse 1.0 3C que temos.

      • Gu92

        Na verdade esse 1.0 que temos é o ecoboost simplificado e sem turbo, mas as bases são as mesmas, ou seja o nosso atual 1.0 não tem nada em comum com essa nova família Dragon!

        • FocusMan

          Tem certeza?

          • Gu92

            Certeza absoluta, lembro bem de ter lido uma matéria na época do lançamento desse motor 1.0 falando que ele era basicamente um “ecoboost sem turbina” e além do mais essa família Dragon foi inaugurada recentemente pelo motor 1.5 e agora esta chegando o 1.2!!

  • Razzo

    Ainda bem que não destruíram a traseira e a frente saiu quase ilesa (o logo Ford acima da grade como o atual fica bem melhor).
    A central multimídia flutuante ficou com aparência bem melhor que a do Fiesta.

  • Luis Burro

    Q aventureiro o q,chega desta enganação!Varios carros conseguem atravessar barro,é só olhar um monte de vídeos no YouTube,tem até Uno dando inveja a Amarok.

  • Luis Burro

    O parachoque até melhorou,mas a grade prefiro a atual,menor.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email