Ford Linha 2018 Sedãs

Ford Fusion 2018: versões, fotos, equipamentos, preços, motor

ford-fusion-hybrid-2017-NA-1 Ford Fusion 2018: versões, fotos, equipamentos, preços, motor

O Ford Fusion 2018 chega ao Brasil importado do México, oferecendo três opções de motores e duas de câmbio, além de um flex, um a gasolina e outro híbrido. A gama variada já foi maior e hoje o modelo se resume às versões Flex, SEL e Titanium, cujos preços variam de R$ 119.900 a R$ 160.900.



O Ford Fusion fez sucesso na primeira geração (2006 a 2009), tornou a fazer bonito na segunda (2010 a 2012) e agora já está repetindo a saga nesta terceira geração. Lançado em 2005, o sedã americano era um desenvolvimento em conjunto com a Mazda, que gerou o Mazda6, além do Mercury Milan e o Lincoln MKZ.

Ele tinha apenas motores 2.3 e V6 3.0, ambos a gasolina. Em atualização no ano de 2010, o sedã ganhou motores Duratec 2.5, 3.0 e 3.5, os dois últimos V6. Havia também a versão Hybrid com motor 2.5 e câmbio CVT. Também tinha opção de tração AWD. No entanto, em 2012, surgiu a segunda geração, bem mais moderna e que manteve parte dos motores, mas recebeu a linha de motores EcoBoost com 1.5, 1.6, 2.0 e 2.7 litros, este último V6. O modelo ganhou também uma versão plug-in hybrid, a Energi.

Na Europa, o primeiro Fusion era um crossover aparentado com o EcoSport e a atual geração chegou para substituir o antigo Mondeo, assumindo seu nome e oferecendo uma gama variada de motores, incluindo o 1.0 EcoBoost. Aqui, o sedã adotou a tecnologia Flex no Duratec 2.5.

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Ford Fusion 2018 – detalhes

Por fora, o Ford Fusion 2018 agrada muito. Com frente “à la Aston Martin”, o modelo apresenta grade trapezoidal muito elegante e dá um aspecto bem esportivo ao carro, mas ela é móvel: em altas velocidades, uma parte da abertura é fechada automaticamente, para melhorar a aerodinâmica.

O Ford Fusion 2018 tem belas formas que começam na frente, com o capô bem vincado, continuando pela lateral e arrematando a traseira com precisão. O aerofólio informa que o Fusion não está para brincadeiras A dupla saída de escape embutida no para-choque também chama atenção.

No Ford Fusion Hybrid 2018, segue praticamente o mesmo visual com faróis de iluminação Full LED e recorte mais moderno, para-choque desenhado com detalhes cromados, rodas de liga-leve de 18 polegadas, lanternas traseiras em LED cortadas por uma nova barra cromada e para-choque traseiro imponente.

Por dentro, o Ford Fusion 2018 atrai pelo painel com acabamento “soft”, que exibe ao centro a tela de alta resolução do sistema SYNC 3, sistema de iluminação em LED com sete opções de cores e controle de intensidade e duas combinações de cores para o acabamento: preto com molduras em prata fosco ou a nova Soft Ceramic. Já o seletor rotativo E-Shifter do câmbio, substitui a alavanca convencional. Os bancos e detalhes das portas em tom mais claro, esta disponível apenas nas carrocerias branco Sibéria e preto Astúrias.

Silencioso, o Ford Fusion 2018 conta com uma série de recursos para garantir o silêncio interno, como o sistema de cancelamento de ruídos, que monitora a cabine com três microfones de captação e atua em tempo real, gerando ondas através dos alto-falantes para cancelar ruídos indesejados, além de para-brisa e vidros laterais dianteiros acústicos.

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Ford Fusion 2018 – novidades

No Ford Fusion 2018, o sistema de entretenimento SYNC 3 já oferecia o suporte ao aplicativo de navegação Waze, usando o sistema Android Auto em smartphones com Android OS. Agora, passa a dispor também do aplicativo Waze,  liberado para todas as centrais que oferecem suporte ao Android Auto.

Com cerca de 3,5 milhões de usuários apenas na cidade de São Paulo, ele é um dos apps de navegação mais acessados do mundo. O sistema de navegação Waze possibilita encontrar rotas mais rápidas e caminhos alternativos no trânsito, além de alertas de acidentes e radares, por exemplo.

Andre Leite, gerente de Produto da Ford, diz: “A grande vantagem do SYNC 3 é manter o motorista conectado com segurança, sem precisar tirar as mãos da direção e os olhos da pista”. O executivo completa: “Ele evita que o motorista fique segurando o celular enquanto dirige, que é contra a lei, ou precise fixar o aparelho em algum suporte no carro”. O SYNC 3 no Ford Fusion 2018 oferece ainda suporte ao Apple CarPlay, para acesso a iPhone.

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Ford Fusion 2018 – versões

  • Ford Fusion 2.5 Flex 2018
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost SEL 2018
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost SEL com teto 2018
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost Titanium 2018
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost Titanium AWD 2018
  • Ford Fusion 2.0 Hybrid Titanium 2018

Ford Fusion 2018 – equipamentos

Ford Fusion 2.5 Flex 2018 – Motor 2.5 Duratec e câmbio automático de seis marchas, mais luzes diurnas em LED, oito airbags, grade dianteira cromada, faróis de neblina em LED, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e saídas de ar para o banco traseiro, volante em couro, faróis com acendimento automático, computador de bordo, controle ativo da grade frontal, retrovisores eletrocrômicos, destravamento das portas e partida do motor sem chave, farol alto automático, volante em couro, faróis com acendimento automático, computador de bordo, controle ativo da grade frontal, retrovisores eletrocrômicos, destravamento das portas e partida do motor sem chave, farol alto automático, três tomadas 12V, tapetes em carpete, e tomada de 110V.

Há também cintos de segurança traseiros laterais infláveis, abertura das portas por código (Keypad), alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, controles de estabilidade e tração, assistente em frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, freios ABS com EBD, ganchos de ancoragem e fita para segurança de cadeiras de crianças (LATCH), chave My Key programável com funções de segurança, sistema Ford Anti-furto (PATS), retrovisores externos com indicador de direção, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Alerta Pós Acidente, sistema de estacionamento automático de segunda geração (estacionamento paralelo, perpendicular e saída de vagas paralelas), monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, entre outros.

Ford Fusion SEL 2.0 EcoBoost 2018 – Itens acima, mais bancos revestidos em couro, partida remota e controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, painel de instrumentos com duas telas coloridas de 4,2 polegadas, sistema de entretenimento SYNC 3, Apple CarPlay, Android Auto, navegador GPS, AppLink e Assistência de Emergência, sistema de som Sony Premium com oito alto-falante e quatro tweeters e câmera de ré.

Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2018 – Itens acima, mais aerofólio traseiro, faróis Full LED com acabamento cromado, régua do porta-malas cromada, teto solar elétrico (opcional), retrovisores externos e banco do motorista com memória, bancos dianteiros com ajuste elétrico em 10 posições, banco do motorista com ajuste lombar elétrico, bancos dianteiros refrigerados e com aquecimento.

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Ford Fusion 2018 – preços

  • Ford Fusion 2.5 Flex 2018 – R$ 119.900
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost SEL 2018 -R$ 125.900
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost SEL com teto 2018 -R$ 129.900
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost Titanium 2018 -R$ 138.900
  • Ford Fusion 2.0 Ecoboost Titanium AWD 2018 -R$ 155.900
  • Ford Fusion 2.0 Hybrid Titanium 2018 -R$ 160.900

Ford Fusion 2018 – motor

O Ford Fusion 2018 vem equipado com três propulsores diferentes no mercado brasileiro, sendo o 2.5 Duratec Flex a opção de entrada, seguido pelo 2.0 EcoBoost e o 2.0 Duratec Atkinson na versão Hybrid, os dois últimos movidos por gasolina. Além disso, o sedã grande da Ford tem ainda duas opções de transmissão, sendo uma automática de seis marchas e outra CVT, esta agregada à versão Hybrid.

O motor 2.5 Duratec Flex é o mesmo usado na picape Ranger. É grande e ultrapassado para ser usado em carros de passeio, mas ainda rende bem em termos de consumo (com gasolina, é claro), além de oferecer uma performance adequada para um propulsor de 167 cv com gasolina e 175 cv com etanol, obtidos a 6.000 rpm. Já os torques são de 23,2 kgfm na gasolina e 24,1 kgfm no etanol, alcançados em 4.500 rpm. Ainda assim, o motor de quatro cilindros entrega boa força em baixas rotações.

Ele apresenta o sistema Ti-VCT de variação eletrônica dos comandos de válvulas localizados no cabeçote, que é em alumínio. Já o bloco é em ferro fundido, enquanto o cárter é feito em material leve. O motorzão do Ford Fusion 2018 tem ainda um sistema de injeção de combustível com pré-aquecimento para partida a frio. A Ford poderia ter colocado o 1.5 EcoBoost de 180 cv, mas os custos seriam maiores, evidentemente com ganhos menores.

Nas versões SEL e Titanium, a principal opção é o motor 2.0 EcoBoost. O propulsor passou por uma atualização recentemente e teve a potência elevada para 248 cv e o torque para bons 38 kgfm, superior aos concorrentes dessa faixa de potência. Abastecido apenas com gasolina, tem cabeçote e cárter em alumínio, enquanto o bloco é de ferro fundido. Com comandos Ti-VCT, injeção direta de combustível e turbocompressor com intercooler, o motor garante bons números ao Ford Fusion 2018.

O terceiro motor é também Duratec, mas um 2.0 de ciclo Atkinson. Esse propulsor foi modificado para entregar potência e torque em uma faixa de rotação adequada com a finalidade de servir como um gerador. Ele não só alimenta as baterias do Fusion Hybrid 2018, mas também movimenta o veículo. Ele é todo feito em alumínio e tem injeção monoponto, funcionando apenas com gasolina. Com 143 cv a 6.000 rpm e apenas 17,8 kgfm a 4.000 rpm, essa unidade de força é suficiente para para a tarefa.

Na versão Hybrid, o Ford Fusion 2018 vem com transmissão CVT e um motor elétrico de 120 cv, totalizando 190 cv de forma combinada. Nas demais versões, a caixa de câmbio é automática de seis velocidades, sendo que o EcoBoost tem opção ainda de tração nas quatro rodas com gestão de força sob demanda.

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Ford Fusion 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Ford Fusion 2.5 Flex AT 2018 – 10,5 segundos e 195 km/h
  • Ford Fusion 2.0 EcoBoost AT 2018 – 7,2 segundos e 195 km/h
  • Ford Fusion 2.5 EcoBoost AT AWD 2018 – 7,4 segundos e 195 km/h
  • Ford Fusion 2.0 Hybrid CVT 2018 – 9,3 segundos e 180 km/h

O Ford Fusion 2018 tem um bom desempenho com motor 2.5 Duratec Flex, que entrega até 175 cv. O motor é adequado para a proposta, mas não confere performance esportiva. Ele apenas atende as necessidades diárias e nada mais. Com câmbio automático de seis marchas, o propulsor exige giros mais altos quando se pede mais força por parte dele, é aí que o ruído interno aumenta e o consumo também.

Já com o motor 2.0 EcoBoost, que tem turbo, injeção direta e comandos variáveis na admissão e no escape. Os 248 cv e 38 kgfm não dão o que reclamar. Ele é suave e silencioso, privilegiando claramente o conforto. A direção é precisa, e o carro é obediente em curvas. A suspensão (independente nas quatro rodas) privilegia claramente o conforto, embora os pneus tenham perfil baixo (235/45), em rodas aro 18. Ele garante também excelente estabilidade, graças à tração integral.

Os freios mostram prontidão no sedã de 1.689 kg. O Ford Fusion 2018 dispõe ainda de controle de tração, estabilidade e oito airbags (inclui os de joelhos para motorista e passageiro), bem como alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cego (com indicação luminosa nos retrovisores), sistema de permanência em faixa e estacionamento automático.

O Ford Fusion 2018 em sua versão híbrida tem motor 2.0 litros de ciclo Atkinson a gasolina, com comando independente variável de válvulas, que consegue entregar 143 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 17,8 kgfm de torque, a 4.000 rpm. Ele trabalha com um elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio, mais leve e otimizada, com capacidade de 1,4 kWh, que não necessita de carregamento em rede externa de energia. Juntos, eles entregam potência combinada de 190 cv.

A transmissão é uma automática continuamente variável e-CVT, com o novo seletor rotativo E-Shifter, que substitui a alavanca de câmbio convencional. Há o modo Low (acionado por um botão no console), que ajuda a segurar o carro em descidas usando o freio-motor. Ele mantém a velocidade selecionada pelo motorista e otimiza o carregamento da bateria, atuando como uma marcha reduzida.

Outro item de destaque no Fusion Hybrid é a segurança: quando a porta do carro é aberta, o comando da transmissão entra automaticamente no modo de estacionamento (P). Em velocidade, a grade dianteira tem controle ativo, que se fecha automaticamente quando não há necessidade de refrigerar o motor para reduzir o arrasto de ar, aumentando a eficiência aerodinâmica e a economia de energia.

O Fusion Hybrid tem painel interativo com “Ecoguide”, com informações como nível de carga da bateria, consumo de combustível e autonomia. O Ecoguide sinaliza quando o motorista está dirigindo de modo mais sustentável, com aceleração suave e sem freadas bruscas, com desenhos de folhas no painel de instrumentos. A bateria é alimentada também pelo sistema de freios regenerativos, que atua de forma modulada, simulando o freio-motor (marcha reduzida) (marcha reduzida) no primeiro estágio para desacelerar o veículo suavemente. Já nas frenagens bruscas funciona como os freios convencionais, sem regeneração.

O Ford Fusion Hybrid 2018 conta ainda com o modo EV+, um sistema inteligente que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS integrado ao SYNC 3 e prioriza o uso do motor elétrico e a economia de combustível. O sedã tem ainda o Ecoselect, ativado por meio de um botão no console, que prioriza o consumo de combustível e a redução de emissões, tornando as acelerações mais suaves e otimizando a carga da bateria pelo sistema de frenagem.

ford-fusion-hybrid-2017-NA-36 Ford Fusion 2018: versões, fotos, equipamentos, preços, motor

Ford Fusion 2018 – consumo

Cidade

  • Ford Fusion 2.5 Flex AT 2018 – 6,0 km/litro no etanol e 8,6 km/litro na gasolina
  • Ford Fusion 2.0 EcoBoost AT 2018 – 8,6 km/litro na gasolina
  • Ford Fusion 2.5 EcoBoost AT AWD 2018 – 8,6 km/litro na gasolina
  • Ford Fusion 2.0 Hybrid CVT 2018 – 16,8 km/litro na gasolina

Estrada

  • Ford Fusion 2.5 Flex AT 2018 – 8,5 km/litro no etanol e 12,3 km/litro na gasolina
  • Ford Fusion 2.0 EcoBoost AT 2018 – 11,7 km/litro na gasolina
  • Ford Fusion 2.5 EcoBoost AT AWD 2018 – 11,7 km/litro na gasolina
  • Ford Fusion 2.0 Hybrid CVT 2018 – 15,1 km/litro na gasolina

Ford Fusion 2018 – manutenção e revisão

O cliente tem ainda a opção dos planos Ford Protect, que incluem mais uma ou duas revisões e ampliam a garantia de fábrica para quatro ou cinco anos, respectivamente.

O plano Advanced adiciona uma quarta revisão, aos 48 meses ou 40.000 km e amplia a garantia de fábrica para quatro anos. Já o Premium soma uma quinta revisão, aos 60 meses ou 50.000 km e eleva a garantia para cinco anos. Nos dois casos, esse valor pode ser financiado pela Ford Credit.

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.5

Preços 2.0 EcoBoost

Preços 2.0 Hybrid

10.000 km

R$ 384

R$ 384

R$ 244

20.000 km

R$ 636

R$ 660

R$ 460

30.000 km

R$ 660

R$ 660

R$ 452

40.000 km

R$ 1.576

R$ 1.588

R$ 1.296

50.000 km

R$ 660

R$ 660

R$ 452

60.000 km

R$ 1.336

R$ 1.408

R$ 784

Ford Fusion 2018 – ficha técnica

Motor

2.5

2.0 EcoBoost

2.0 Hybrid

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro transversal, Híbrido a Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

2498

1998

1999

Válvulas

16

16

16

Taxa de compressão

9,7:1

9,3:1

12,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 167 cv @ 6000 rpm / Etanol: 175 cv @ 6000

Gasolina: 248 cv @ 5500 rpm

Gasolina: 143 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 23,2 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 24,1 kgfm @ 4500 rpm

Gasolina: 38,0 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 17,8 kgfm @ 4000 rpm

Motor elétrico

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Elétrico: 120 cv @ 0 rpm

Potência combinada elétrico + gasolina

Gasolina + Elétrico: 190 cv

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Automática 6 marchas

CVT

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira / Integral (AWD)

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Liga Leve aro 18 polegadas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

235/45 R18

235/45 R18

235/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4871

4871

4871

Largura sem retrovisores (mm)

1852

1852

1852

Altura (mm)

1493

1493

1493

Distância entre os eixos (mm)

2850

2850

2850

Capacidades

Porta-malas (litros)

514

514

392

Tanque (litros)

62

62 / 68 (AWD)

53

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

386

461 / 387 (AWD)

386

Peso em ordem de marcha (kg)

1552

1626 / 1691 (AWD)

1670

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,28

0,28

0,28

Ford Fusion 2018 – fotos

5.0

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