Crossovers Europa Ford Mercado

Ford Fusion deve se transformar em crossover médio na Europa e EUA

Ford Fusion deve se transformar em crossover médio na Europa e EUA

O Ford Fusion está com os dias contados nos EUA. Entretanto, ele segue firme na China. Com previsão de fim de produção no México para algo entre 2020 e 2021, o sedã executivo não tem como escapar do purgo promovido por Dearborn, a fim de focar em crossovers e SUVs, basicamente.


Entretanto, o que era apenas uma ideia, parece que agora está mesmo tomando corpo. De acordo com a revista inglesa Autocar, a Ford teria planos diferentes para o Fusion, mas não no mercado americano. Segundo os britânicos, o projeto envolve o lançamento de um crossover novo, mas de porte bem acima de Puma ou Escape.

Este crossover será o sucessor do Fusion e, por consequência, do Mondeo europeu. Ele também substituirá as minivans S-MAX e Galaxy. O nome do carro ainda não foi definido, mas a designação não seria estranha aos europeus, uma vez que o Fusion da Ford Europa era um misto de crossover e minivan aparentado com o primeiro EcoSport.

Ford Fusion deve se transformar em crossover médio na Europa e EUA


Trazer o nome de volta, assim como fez com o Puma, seria uma forma de afirmar a posição da Ford de refazer seu portfólio com utilitários esportivos, seguindo a tendência mundial. O futuro crossover será feito sobre a base C2 do Focus IV, que é uma plataforma versátil o suficiente para gerar outros modelos no futuro.

Entre eles, espera-se que o próximo Fiesta e o Edge de sete lugares compartilhem peças e componentes, assim como a Transit e a Tourneo. O sucessor do Fusion terá como motor principal o EcoBoost 1.5 de três cilindros com sistema micro-híbrido de 48 volts, resultando num carro mais eficiente que o sedã (liftback e perua inclusos) atual.

Com opção de tração nas quatro rodas, o crossover médio da Ford teria um estilo mais agressivo e formas próximas ao de um cupê, como sugere a projeção da revista inglesa.

[Fonte: Autocar]

Ford Fusion deve se transformar em crossover médio na Europa e EUA
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • El Gato!

    Não irá me surpreender se daqui uns cinco anos o duelo Fusion x Malibu x Passat x Azera for o comparativo de SUVs…

    • th!nk.t4nk

      Bom, o Passat pelo menos já tem garantida uma nova geração (o B9 chega em 2021). Na sequência vem o Aero (nome final ainda não definido), que será um equivalente elétrico nesse mesmo segmento (mas feito na MEB). Ou seja, a VW vai fazer sua parte pra manter modelos “convencionais” em linha. Uma pena que Ford e outras tenham desistido.

    • Eddd

      Não me surpreende que daqui a alguns anos (talvez mais do que cinco anos) sedã seja um tipo de carroceria voltada a modelos de luxo para um público exclusivo que quer sair do lugar comum dos SUVs.

      • Eduardo 1981

        Esse processo já iniciou amigo. Infelizmente…

  • Matthew

    Amadores! Não viram como a Renault transformou o Logan num crossover apenas aumentando a suspensão em 40 milímetros e colocando molduras nas caixas de rodas? Nem vou apelar pro Kwid, SUV dos compactos, porque aí já é muita covardia.

    • Raul Mafra

      Um SEDANOVER kkkkk

      • Wendel Cerutti

        putz ………..

      • Eduardo 1981

        Cross Light…

    • 1945_DE

      Essa montadoras deveriam ter vergonha. Mas o zé povinho consome. fazer oque. Se lançar no Brasil, aposto que vai vender.

  • Danilo

    Acho muito interessante essa ideia pois aproveita muita grana gasta em marketing. Lógico que tem que aproveitar um nome atrelado a um produto de sucesso. É só ver o Eclipse e o retorno do Tipo. Ajuda muito a marca a fazer o consumidor comprar se ele já tiver tido uma boa experiência atrelada a aquele nome.

    • Cardoso (não aquele)

      Um executivo da empresa dizendo isso faz sentido.

      Já um consumidor, uma pessoa que gosta de carros dizendo isso é basicamente o boi elogiando que o frigorífico está lançando uma nova campanha de marketing pra carne dele.

      • rodrod

        kkkk
        O consumidor tende a querer o mais obvio, padronizado p nomenclatura de nome em produtos, muitos ainda almejam a tradicao no nome (possiveis pesssoas “raiz” ou ate consumidores em geral)

        Porem o dinheiro gasto no marketing pode ser repassado ao consumidor

        Do ponto de vista das montadoras, entao que facam por ex um suposto Eclipse CROSS, porem que lancem a versao tradicional dum “Eclipse” apenas e tambem c nome igualmente tradicional, nem q seja carro popular como no caso do Eclipse.

        • Cardoso (não aquele)

          Okay… É, brasileiro merece mesmo o mercado de carros que temos aqui.

      • leitor

        Esse boi escolhe ser devorado por pessoas ou por feras. Pra ele não tem opção.

      • Danilo

        Eu não sou executivo da empresa, más já exerci cargo de gerência de indústria e já dei aula em curso de Administração e de Marketing, então porque não observar os aspectos positivos de se aproveitar uma campanha de Marketing que já foi paga anteriormente pra outro modelo? Você tem noção de quanto custa uma campanha de Marketing? Se não tem custa caro e até inviabiliza muito produto de ser lançado.
        Podendo aproveitar esse recurso já utilizado e amortizado por outro modelo, não vejo nada tão dramático como um boi fazendo campanha pro frigorífico. É SÓ O NOME DE UM CARRO, não vai matar ninguém se ele se chamar X ou Y. Cada coisa que vejo, kkkkkk.

  • RKK

    Que sacrilégio…

  • Rodrigo

    A Ford quer ser Jeep, minha gente. E isso não é de todo ruim…
    Se a Mitsubishi resgatou o nome Eclipse em um Crossover, por que a Ford não pode ir pelo mesmo caminho?
    Torcendo pra lançarem logo o carro que dirige sozinho, pq do jeito que anda só vai haver SUVs nessa jossa.

  • Eddd

    Desculpe, mas no penúltimo parágrafo não seria “Entre eles, espera-se que o próximo Fusion e o Edge de sete lugares…” ao invés de “Entre eles, espera-se que o próximo Fiesta e o Edge de sete lugares…”

    Mas o Edge já não é o crossover do Fusion?

    Talvez venha aí menos um modelo ao estilo do Subaru Outback, como vi em matérias anteriores como inspiração para o substituto do Fusion/ Mondeo e mais um modelo estilo “SUV Coupe”. Não se trata de uma informação ou aposta e sim puro palpite.

  • Gilberto Mariani

    Mas nós somos meio gado mesmo, há 5 anos atrás eu jamais compraria um SUV, o tempo foi passando e hoje minha esposa fala que nosso próximo carro será uma SUV… eu quero um sedan, mas sei que na hora H estacionarei um pseudo aventureiro na garagem.

    • Leopss

      E assim os sedans vão morrendo. Kkkkk

      • Gilberto Mariani

        Bem por ai viu!

    • delvane sousa

      A última palavra sera sua rs, “Sim senhora” . Brincadeira a parte é a Suvização segue em pleno vapor.

      • Gilberto Mariani

        Pior que estávamos esse dia “discutindo” se seria melhor uma IX35 ou um Compass seminovo….

        E eu estava defendendo o Compass ao invés de brigar pelo Sedan.

        O mundo está acabado mesmo!

        • Eduardo 1981

          Oferece pra ela um Cruze (exemplo) e com a diferença de valor uma viagem pra Europa. Em menos de 7 dias teu sedan estará na garagem.

  • delvane sousa

    Eu sempre tive Sedans. Ainda hoje e o meu estilo preferido, pois priorizo conforto. No momento estou com um 2008 (Que não é SUV de verdade, lógico) topo de linha que a concessionaria me emprestou. Uma coisa que estou gostando e a rigidez do conjunto que sofre menos com as pessimas condições das nossas ruas e estradas. Fora isso continuo preferindo os Sedans.

  • leitor

    Que Perua linda!

  • CarloAndreiDiniz

    A ford tá tão ferrada que quer economizar até no nome, poderia pelo menos disfarçar e encerrar a produção e dizer que sairá de linha, mas não. A gestão da ford está tão ridícula, que não para de dar tiro no próprio pé, absurdo um carro que dispensa elogios virar SUV, palhaçada isso, a Ford vai a falência logo logo desse jeito. É a coisa tá feia no mercado automobilístico, e com os preços surreais praticados hoje, tudo com um valor absurdo de margens de lucro não satisfação com produto x marca que ajude quando mexe no bolso.

    • Leopss

      As exigências de meio ambiente e segurança também estão fazendo aumentar o preço e manutenção dos automóveis. Tornando inviável comprar um carro e manter para muitos.

      • CarloAndreiDiniz

        Engraçado aqui nos EUA não é nada caro! Deve de ser porque governo Brasileiro é muuuuuuito preocupado com o meio ambiente, mais preocupado do planeta.

  • Eskarmory .

    Se confirmar, a existência do nome FUSION na europa será como a história da garibalda. Ninguém dava atenção, até se transformar. Pra quem não se lembra, Fusion para eles foi um MPV sem graça.

  • Luis Burro

    Bem q podiam conservar a Sw fazendo no max uma versão Active!

  • Guilherme Martins

    Sempre achei que o Edge era o Fusion suv …

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email