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Ford inicia produção do motor 1.5 flex de três cilindros no Brasil

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Até então uma exclusividade do novo EcoSport, o motor 1.5 litro Ti-VCT flex de três cilindros irá equipar outros modelos da Ford. Conforme anunciado pela fabricante norte-americana nesta quarta-feira, 25, o novo propulsor irá equipar também o futuro Ka FreeStyle (versão pseudo-aventureira do Ka que a marca chama de “utilitário compacto” e deve estrear em breve) e, para tal, começou a ser produzido na planta de Taubaté, no interior de São Paulo. Além do motor, a marca iniciou ainda a montagem do novo câmbio manual MX65.


O Brasil foi o primeiro mercado a receber o novo motor tricilíndrico da Ford, que até então era importado da Índia. Ele é dotado de bloco de alumínio e soluções como duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia Ti-VCT), coletor de escape integrado, correia imersa em óleo, bomba de óleo variável e eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos. Há ainda bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados e sistema de partida a frio Easy Start.

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No EcoSport, o 1.5 Ti-VCT consegue desenvolver 130 cavalos de potência com gasolina e 137 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 15,6 e 16,1 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm.


Para receber o novo motor na linha de produção, a planta de motores de Taubaté recebeu 30 novos robôs, equipamentos de última geração e rastreio de todo o processo produtivo por meio de QR Code. Fora isso, todos os processos críticos de qualidade são monitorados através de câmeras e dispositivos para a certificação em tempo real. Nela é possível produzir motores de quatro e três cilindros na mesma linha.

Já a fábrica de transmissões agora conta com 19 novos robôs para a montagem da caixa MX65, com tecnologia de solda a laser para os dentes de engate, o que resultou num ganho de 30% no tempo de produção antes do tratamento térmico. O local dispõe também de testes de final de processo realizados por um robô, que incluem a medição objetiva de ruídos e esforço de engate de marchas.

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  • Lucas Monteiro

    Hmmm, prefiro o HB20. Tudo bem que a Hyundai não é tão confiável, mas eu acho a Ford menos ainda.

    • Unknown

      O problema é que o HB20 custa mais e é menos tecnológico, na parte mecânica. Mas em acabamento é muito superior ao Ka.

      • RRodrigo Souza

        Se a ford aumentar a segurança do ka, e melhorar o acabamento será que ele terá chances de brigar lado a lado com o onix em números de vendas?

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          chance sempre teve, problema é a falta de vontade mesmo dos vendedores em empurrar o carro pro cliente

          • RRodrigo Souza

            acho que esse cambio poderia muito bem ser de 6 marchas , para a sexta ser apenas para economizar .Eu tenho um ka de versao antiga 2010 e quando marca 100km/h o giro do motor é muito elevado

        • Unknown

          Acredito que chegaria mais perto, mas o brasileiro é meio conservador. O ônix caiu no gosto do povo, e isto parece ser difícil de ser desfeito…

          • Rafaelprado

            Gol saiu do gosto dos brasileiros…
            Palio saiu do gosto…
            Então……

        • Lucas Alves

          Vc está esquecendo do principal brother, transmissão automática e a central multimídia! É isso o que o povo tanto quer!

          • RRodrigo Souza

            mas isso já tem muitos boatos informando que pode vir com multimidia flutuante e cambio automatico, mas ninguem sabe se virá mais seguro ou nao e se vira com acabamento melhor

      • Bikudin

        Mas na verdade sou mais motor do HB20 q da muito menos manutenção do que um cheio de tecnologia e fragil

        • RENAN MARCELO MARINELLI ALVES

          qual motor que pega fogo o do ford ka ou do hb20 ??????

          • leandro

            Os montadoras lançam produtos novos mais eficientes e os caras sem sequer acelerar preferem motores do.passado kkk

        • Paulo Lustosa

          motor do ka não pega fogo do nada

  • o motor promete muito mas esse ka adventure que coisa feia

    • Marcos Santana ↙

      Feia é pouco!

    • Unknown

      A ford está bem servida de motores, o que precisa melhorar é o acabamento interno, na sua linha de entrada.

      • Leonardo Balieiro

        O acabamento ainda desce, o problema é o atendimento lamentável do pós venda da maioria das CSS.

      • leandro

        Acabamento do ka é bom em relação ao new fiesta que é um lixo. pintura deles então das mais porcas, no ka as peças da carroceria são desalinhadas demais.

        • Unknown

          Olha, o interior do Ka é bem bonito, mas não acho que é de qualidade… As peças da carroceria realmente costumam ser desalinhadas acima da média.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Essa cor é feia, vi em outros sites ele de outras cores e é até bonito, a versão normal também

      • Unknown

        Eu sempre gostei do design do Ka (segunda geração). Creio que este facelift não o deixou feio.

        • RRodrigo Souza

          segunda geração 2008/2013 ?

          • Unknown

            Não, a que começou a ser vendida em 2014, é a terceira então.

        • Lucas Alves

          Vc deve está se referindo a está atual geração, que é a terceira.

          • Unknown

            Isso, a que começou a ser vendida em 2014.

    • what_the_hell??

      testei a Ecosport de um amigo com esse motor e achei bem lenta nas retomadas. E o computador marcou 7,2km/l (gasolina, cidade). Pode ser que em carros menores ele sirva a contento!

  • Rogério R.

    Estou duvidando que o Ka terá os 137 cv que esse 1.5 é capaz de gerar.

    • RRodrigo Souza

      acredito que terá menos, se vir será na media de 120 a 130 ao meu ver,

      • Franklin Diego

        Se vier/tiver com 120cv já dá pra aplaudir a igreja de pé..

  • Gil de Piento

    Eu acho curioso que nenhum jornalista ou blogueiro menciona o Ka Trail quando fala desse “novo modelo aventureiro Freestyle”. A Ford proibiu comparações?

  • Silvio

    Esse motorzinho será muito bem-vindo ao Ka. Se o atual já atende bem, imagina este mais potente ainda.

  • No_Name

    Na cidade onde moro tem um cara com um EcoSport Dragon que arrebentou a correia com 3000 km e a Ford está enrolando para mandar outro motor. Veremos se com a produção nacional a questão de peças se normaliza. Aqui no Brasil tudo que vem de fora é complicado pra gente, ficamos na mão.

    • Meereengue

      Seu amigo não foi no recall. A ford anunciou recall dos motores dragon para o ajuste dessa peça

    • Paulo Lustosa

      não foi pro recall, deu nisso aí

  • marcosCAR

    O Ka da geração atual é bem bonito… Nem precisaria de mudanças por enquanto…

    • Unknown

      Concordo!

    • Felipe

      Já eu discordo. Desde 2014 com o mesmo design, já está ficando relativamente saturado, tanto que no geral o HB20 tem se saído melhor nas vendas. Essa é a famosa mudança de meia-vida, para ganhar fôlego e, quem sabe, superar de vez o compacto da Hyundai na segunda colocação. Mas como nem só de design vive o povo, ele virá também com câmbio automático e a famigerada tela multimídia.

  • afonso200

    e cambio At6 nada né

    • Emanuel Schott

      Terá câmbio manual de cinco marchas e automático de 6.

  • Cleidson

    Se não vier com reforços e a Ford não patrocinar um novo teste pra tirar uma nota maior que o zero que nem a Chevrolet fez com o Onix, eu nem cogito comprar.

    • HashTag

      Tinha que vir como na Europa: reforços, 6 airbags, barra de proteção lateral nas portas, ar digital, sensor de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus e cruise control. Tenho um SEL 1.5 e é vergonhoso não ter nem o banco bipartido, nem isofix, que só foi introduzido na lina 2017 se não me engano.

    • Wellington Esterque

      Concordo, inclusive tenho em mente um virtus devido à falta de segurança do Ka. Espero que eles façam esse novo teste, caso contrário não arrisco a segurança da minha família.

  • Anderson Trajano

    Tenho esse motor na Eco e estou gostando muito. Econômico, suave, silencioso e com grande oferta de torque em baixa, perfeito para a cidade. Na estrada ele não tem o mesmo brilho, mas atende a proposta.

    • MauroRF

      Fala, Trajano, tudo joia? Você comprou a 1.5 então? Está curtindo? Eu comprei a 2.0 (Titanium) e estou gostando bastante, principalmente pelo nível de equipamentos. Abraços!

      • Anderson Trajano

        Oi Mauro, tudo ótimo. Estava esperando a Ford trocar o PS para voltar … rs Na verdade a Eco surgiu como uma oportunidade, pois a linha 18/18 estava chegando e me ofereceram uma unidade 17/18 com preço bem convidativo. Estou gostando muito, principalmente pelos acertos que a Ford fez. O motor 1.5 apesar do Recall já declarado é bem melhor de guiar que o antigo sigma. Não pela potência, mas sim pela suavidade e pela força em baixa. Como ando muito na cidade, para mim está ótimo. Abraço

  • Ronald

    Será que são os mesmos robôs que votam no Bolsonaro? 😂

  • Felipe

    Uma dúvida: qual a previsão para o facelift do Ka? Junho? Ou só lá pra Agosto? Tenho lido algumas notícias e cada uma diz uma data, todas desencontradas.

    • MauroRF

      Olh, se começaram a produzir o motor aqui hoje, acredito que vão levar uns 2-3 meses para lançar o Ka 2019. Se viessem com câmbio de 6 marchas, ficaria bem melhor.

  • spampolha

    A transmissão ib5 é boa. O problema é a porcaria dos semieixos que criam folga por desgaste nas tulipas/trizeta e causam vibração por torque (quando vc acelera em certas velocidades). Tendo que trocar os dois semieixos completos pra resolver o problema.
    Se eles não resolveram essa questão pode jogar essa porcaria fora e ficar com a outra, já que essas novidades só servem pra encarecer…

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