Europa Ford SUVs

Ford já prepara o próximo EcoSport e ele será maior

Ford-EcoSport-FreeStyle-2018-1 Ford já prepara o próximo EcoSport e ele será maior

A Ford já iniciou a preparação para a chegada do próximo EcoSport. O SUV compacto da marca americana terá uma nova geração com porte maior como principal novidade, visto que o modelo atual é bem pequeno. Por aqui, ele mede 4,269 m de comprimento, mas isso é com o estepe embutido na tampa traseira. Em realidade, o utilitário esportivo mede 4,017 m sem o pneu sobressalente. Na Índia, ele recebe ajustes nos para-choques para ficar abaixo de 4,000 m, onde recebe um brutal desconto no imposto. O entre-eixos é de 2,519 m.



Apesar de funcionar perfeitamente na Índia, o Ford EcoSport fica aquém das expectativas em outros mercados. Afinal, apenas a produção brasileira garante o modelo com estepe externo, enquanto Índia, China, Rússia, Romênia e Tailândia, fazem a versão sem estepe externo. Assim, fica exatamente do tamanho original e ele não bem inferior ao próximo SUV da Ford em seu portfólio, que é o Escape/Kuga com 4,527 m de comprimento e 2,69 m de entre-eixos.

Ford-EcoSport-FreeStyle-2018-1 Ford já prepara o próximo EcoSport e ele será maior

Com essa enorme lacuna, a Ford não consegue atender o cliente que busca um SUV compacto com mais espaço e porta-malas, visto que o modelo tem apenas 356 litros no bagageiro e espaço interno mediano. A base do Focus da próxima geração pode abrigar um novo produto nesse sentido, algo que será revelado em um formato mais off-road no Salão de Nova Iorque. Algo que salvaria a posição do EcoSport, mas eclipsaria parte de suas vendas.



De qualquer forma, o Novo Fiesta europeu já roda como mula do próximo EcoSport, que deve manter a base compacta para reter custos de produção e atender os clientes de menor poder aquisitivo. O tamanho será maior, mas não muito, visto que isso poderia provocar uma disputa com anova proposta da Ford em Nova Iorque que, apesar do foco no fora de estrada, parece mais um rival direto do Jeep Renegade. Ou seja, deve ser prático para uso no dia a dia urbano.

Ford-EcoSport-FreeStyle-2018-1 Ford já prepara o próximo EcoSport e ele será maior

No caso do EcoSport, além do comprimento maior, terá entre-eixos ampliado e logicamente um bagageiro mais generoso. No visual, deve agregar vigias nas colunas C. A Índia ainda parece o fiel da balança nesse caso, mas a Ford se uniu à Mahindra para desenvolver dois novos SUVs compactos, sendo um elétrico e outro híbrido. Uma das propostas ou as duas podem suprir a saída do atual utilitário esportivo da faixa abaixo de 4,00 m. O próximo Ka também poderia gerar um novo SUV sub-4m, resolvendo de vez a questão. Nos demais mercados, não há restrições de tamanho.

COMPARTILHAR:
  • Robinho

    gosto da Eco, um dos motivos é exatamente o tamanho atual, mas acho que uma maior atenderia melhor o mercado.

    • leandro

      Comprei uma freestyle 1.5 AT em janeiro e estou muito satisfeito. Não escolhi por gostar especificamente dela, mas sim por ter melhor custo benefício. Na Ford tiraram 10 mil reais do preço de tabela, pegaram meu usado na FIPE e ainda parcelaram o restante em 24x sem juros… Não existia melhor condição no mercado só por ela ser 17/18.
      É segura com 7 airbags, controles eletrônicos estabilidade e tração, vários itens de conforto e boa posição de dirigir. Não é a melhor e nem a pior em nada.
      Gostei do custo benefício e o consumo desse motor 3 cilindros está ótimo, média de 14,5 km/l

      • Danillo Barros

        Rapaz, isso sim é bom negócio, eu não curto ela tbm, mas com essas condições vira a preferida.

      • CharlesAle

        Em época de gasolina custando os olhos da cara, ter um SUV compacto que faz uma média de consumo dessas, digna de UP e Ka, é uma vantagem e tanto. Seus concorrentes nem de longe conseguem medias semelhantes. Renegade mesmo, só se for em cima de plataforma para uma média dessas rsrs..

        • leandro

          Nissan kicks consegue, e acho que consegue médias até melhores.
          Mas nem tudo são flores, em trânsito urbano o consumo fica entre 7-8 km/l

          • Edson Fernandes

            Iria lhe perguntar isso…. sobre consumo na cidade. Já testou no alcool para ver?

            • leandro

              Já usei alcool algumas vezes, mas era na época que o motor não estava amaciado e o consumo ainda estava assustador. Como aqui na minha cidade gasolina tá 4,14 e o alcool tá 3,25 o alcool está passando longe de compensar… acredito que em julho na safra o preço do alcool volta a compensar e posso te responder melhor

          • A minha 2018 manual na cidade, esta fazendo 10.7, com 1.400 km rodados, na estrada fiz 16.2

            • leandro

              Acho que na estrada se conseguir um ritmo ideal de manter de sexta marcha em uma velocidade baixa e constante pra essa marcha ela deve ser mais econômica que a manual, já no trânsito urbano não tem jeito, a manual é imbatível

      • João

        E como basicamente em todos os Fords, a dirigibilidade esta dentre as melhores do segmento. Fez uma compra muito boa!
        Já fiz uma test drive na 1.5 AT e gostei bastante. Não é nenhum rojão, mas também não falta.

      • pedro

        Cara a Ford está com essas ótimas promoções. Taxa zero e descontos na tabela acaba deixando os veículos dela imbatíveis e são ótimos e bonitos carros.

        • leandro

          E ainda teve mais, adicionei nas parcelas as 4 primeiras revisões e a garantia passou de 3 para 4 anos e a concessionária deu de “brinde” o serviço de buscar e trazer o carro nas revisões

          • pedro

            No meu caso eu paguei R$ 4,500 abaixo da tabela e ainda recebi películas (R$ 300,00), revisões pelos três anos da garantia (R$ 1.960,00), emplacamento e IPVA do primeiro ano (nem sei quanto), na compra de uma Focus Titanium. Somado tudo acho que passa de R$ 8.000,00, achei um excelente negócio.

      • MauroRF

        Opa, Leandro, tudo joia? Desculpe não responder à sua última mensagem, eu estava (e ainda estou, rsrs) numa correria lascada com os trabalhos aqui. Você me escreveu aqui nos comentários acho que faz umas duas semanas, perdão.

        Ah, então o motor ficou mais econômico, né? Eu sabia. Acho que até tinha comentado isso com você.

        Pois é, eu comprei a Titanium e estou bem satisfeito. Pelo preço que consegui, não tinha nada igual em tecnologia e nível de equipamentos, além da segurança. Como o espaço/porta-malas dela nos atende bem aqui, então podemos dizer que estamos muito satisfeitos. O som da Sony é muito bom, além dos mimos todos. Limpador automático de chuva funciona muito bem. Hoje, peguei um temporal daqueles aqui em Santo André, e ele dosava certinho a velocidade com o volume de água, melhor até do que o Fiesta Titanium que tive. O monitor de pontos cegos nos retrovisores também, outra coisa de que gostei muito, achei muito útil esse recurso de segurança. Claro que a Freestyle não tem esses “mimos” que citei, mas mesmo assim, eu já acho a Freestyle muito bem servida, principalmente no quesito segurança.

        Meu único dissabor foi uma droga de um buraco na cidade de SP que estourou o pneu dianteiro esquerdo com 900 km. 385 reais de prejuízo. Por sorte, negociei o preço do pneu novo exatamente igual ao original (Michelin Primacy) na loja oficial da Michelin aqui de Santo André, eles queriam cobrar 435 reais.

        O sensor de pressão dos pneus funcionou imediatamente e alertou na hora para a queda de pressão.

        Em relação ao consumo, média de 8,5 a 9 km/l com gasolina na cidade, andando na manha e ar ligado 50% do tempo. Porém, se ficar pisando mais, cai para 6,5-7 km/l sem dó, rs. Em um dos tanques, eu resolvi dar umas boas aceleradas a mais sempre que as condições permitissem, e aí a média caiu para 7 m/l mesmo, rs. A 1.5 já anda demais, mas a 2.0… rsrsrs. É muito ágil no trânsito urbano. Vamos ver se consigo viajar agora na Páscoa e vamos ver a média na estrada. Não usei etanol na minha ainda.

        • leandro

          Puxa eu também estou satisfeitão com a minha Eco, principalmente no consumo que era o que tinha me assustado muito no começo agora é só alegria. Na estrada andando a 100 km/h não é difícil conseguir 16km/l e urbano dependendo do trânsito se estiver bom da pra conseguir 9km/l.
          Realmente perdi alguns mimos em relação ao meu Fiesta Titanium mas nada insuportável.
          Mas tenho q confessar que como ando muito em estrada tenho saudades de um sedan dupla embreagem agressivo nas curvas, na próxima penso em ir de Focus

  • tjbuenf

    Eu gosto do tamanho atual. Só acho incoerência o texto falar em “SUV compacto com espaço”. Se é compacto é espaço reduzido mesmo.
    Eu não estou com pretensão de comprar outro Ecosport, mas se voltar atrás, queria que fosse do mesmo tamanho e com estepe atrás. Na verdade a Ford já deveria ter uma solução para estepe removível. Isso atenderia uma gama muito maior de possíveis compradores.

    • Luis Burro

      Acho q não tem nd ver o tamanho,é mais o aproveitamento do espaço.O anterior era melhor nisto.

    • Wellington Myph13

      A Eco tem bastante o que evoluir em espaço sem ficar maior por fora. Só de considerar aquele estepe ali pense o quanto já dá pra evoluir de espaço interno. Só tem que fazer alguma solução diferente pra armazenar o estepe.
      Mesmo que ainda assim cresça 5/10cm, nem vai ficar tão grande.

      • Luis Burro

        Esteticamente não vejo problema,mas sempre tem ladrão.

    • Edson Fernandes

      Um HRV consegue ser compacto e ser espaçoso. A Ford precisa buscar modularidade em seus projetos para trazer mais espaço interno.

  • Pedro

    Tb acho!

  • “SUV compacto com mais espaço” … é só tirar o banco traseiro ou rebater rsrs.

  • RPM

    Nunca gostei do design desse carro,sempre achei ele esquisitão…….taí a segunda foto que não me deixa mentir…

  • No_Name

    Tem que ir para uns 4,40 m de comprimento, +2,60 m de EE pra agradar o povão o parar de fazer as carrocerias com a parede corta fogo extremamente recuada avançando em direção ao carro. O cofre do motor não precisa de espaço generoso e sim o interior.

    • Luis Burro

      O problema é este parabrisa inclinadão.Pra q isto?Como se ele fosse o supra sumo em aerodinâmica!
      Faz uma parede,não precisa ser como o Fusca,mas como o antigo ou o Renegade já está bom.
      Aí poderia recuar a parede corta fogo e ampliar o espaço interno.

  • Ailton Junior

    espero que tenha mais Airbags

  • Vinícius

    Bom, a principal reclamação dele era o espaço interno. Então está aí …

  • kirig

    Não gosto do mochilão, lá trás, vulnerável a furtos, e dificulta a manobra de estacionamento, pois aumenta o comprimento do carro.

    • Luciano RC

      Precisa mudar na nova geração… acabar com essa roda e melhorar o porta-malas.

  • Eskarmory .

    É o que aconteceria naturalmente. O que é natural é alguém comprar uma Eco 0km e só depois ver que o espaço interno é limitado – ”Vendi pq o carro ficou pequeno” Ah vá.

  • Alvaro

    “Ford já prepara o próximo EcoSport e ele será maior” Ah que pena, esperava ele fosse ainda menor hahahahaa… brincadeiras a parte, vamos ver se na próxima geração, a Ford consegue um bom produto para voltar a ser um importante player no mercado. E pensar que a primeira geração do Eco desenvolvido aqui foi pioneira e monopolizava essa categoria de SUV pequeno.

  • Cesar

    O pessoal que tem dúvidas sobre o que poderia ser um mini Jeep, imaginem algo próximo de um ecosport

    • Josê Fagundes

      ecosport tem porta-malas maior que o renegade lol

      • Cesar

        Poe o estepe do ecosport para dentro e depois me diga se sobrou algum porta-malas.

        • Hoffmann

          Não cabe hahahaha

          Inclusive foi isso que a Forde deu como justificativa para manter o tumor pendurado na traseira no modelo brasileiro. Um estepe não cabe na mala e aqui não se aceita carros apenas com kit de reparo, como já é comum na Europa.

          • Cesar

            Pois é. A maior lorota que o companheiro de cima quis contar. Ecosport se tirar o estepe da tampa simplesmente não tem porta malas. Quando falei em um mini renegade, estava falando de algo próximo aos 4 metros, talvez com um entre-eixos menor para caber o estepe dentro.

        • Thiago André

          é só redesenhar o fundo da mala e por pneu fino temporário. A Jeep fez isso, e aumentou até bastante a mala do seu compacto suv.

          • Cesar

            A própria ford já disse que não cabe um estepe ali. Então, só uma nova geração.

  • Luciano RC

    Isso é claro… a Ford precisa urgente lançar um SUV de verdade para voltar a ganhar mercado como antes. Só assim consegue brigar pela liderança.
    O carro que lançou o segmento estar amargando vendas é complicado.

  • Erivelton Freitas

    Pra mim, o problema da Ford com o Ecosport não é nem que ele seja pequeno (em termos de comprimento), mas sim que ele seja estreito, em termos de largura. Esse, para mim, é um dos pontos fatais!

  • Mr Tony

    “Ford já prepara”… chega a soar engraçado, ainda mais para quem inaugurou o segmento no Brasil…

  • zeh

    nuss….já deveria ter pensado nisso….sabia que teria uma avalanche de novidades….visto que atrasou bastante pra lançar o modelo….aja fotos de mulas zebradas na época

  • Luis Burro

    Mas não adianta nd crescer um metro por fora e meio centímetro por dentro,como a marca tem feito nos seus carros ultimamente.
    Acho q deveria crescer na largura e melhorar o aproveitamento do entreeixos,uns 3 cm a mais tava bom,e só.

  • Thiago André

    A Ford pode muito bem resenhar a mala do carro e por pneu dentro da mala, e por pneu fino temporário. É assim que com Fusion, é assim Focus, é assim com Fiesta, até outras marcas com seus carros grandes usam temporário finos.
    A Ford precisava nessa geração dar uma mala de no minimo 500 litros para ser o destaque do seguimento. Mas o Eco é com compacto ótimo, sem dúvidas, já ajudaria se colocassem o pneu temporário dentro do carro.

    • tjbuenf

      Eu não compraria carro com estepe temporário. No Brasil pneu temporário não da.

  • Zé Mundico

    Realmente, acho que o projeto deveria começar a partir do Kuga, muito mais resolvido e mais dinâmico.
    E por favor avisem os projetistas e engenheiros da Ford a fazerem carros com espaço interno decente. Não sei como eles conseguem fazer esses carros tão apertados e mal divididos interiormente.
    E pelo amor de Deus, acabem com esse estepe pendurado atrás, isso é a coisa mais brega e cafona que ainda existe!!!

  • Wellington Myph13

    Nem li ainda, vou ler depois, mas passei pra dizer:

    “””””JÁ?!”””””

  • Pete Alves

    O problema do ecosport não é exatamente o tamanho externo, mas o aproveitamento do espaço interno. Hatches como o Argo tem praticamente o mesmo cumprimento e acomodam melhor. E esse problema vem se repetindo na Ford, vejam o atual Focus, é enorme por fora e é o que pior acomodam os passageiros na categoria

  • Luis Burro

    Isto q eu nunca entendi quererem compara lo com hrv,Creta e cia sendo 20 cm menor no mínimo.Pq não fazem o contrário comparando estes com o Compass?
    O único realmente compacto é o Eco,o resto é tudo pequeno.

  • Luis Burro

    O Ka já tem,se chama Ka trail.

  • Guilherme Barbosa

    a terceira geração do ecosport,será maior

  • Willian P

    Olha o tamanho desse capô, quase metade do carro kkkk Diminui ele e aproveita no habitáculo + porta-malas e tá tudo certo

  • JCosta

    Tomara que retirem o estepe da traseira e o coloquem dentro do carro, ou embaixo dele… atrapalha muito na hora de estacionar. Do jeito que está, não serve nem pra estética.

  • pedro

    Todo carro cresce de geração para geração. Se não crescer, as críticas tornam-se generalizadas. É uma pena, pois os veículos vão subindo de categoria, aí tem que lançar um menor para preencher um espaço vazio no mercado.

    • zekinha71

      Os carros aumentam e as garagens diminuem, logo pra ter carro vai ter que deixar em estacionamento.

  • REDDINGTON

    Isso já era pra ter sido feito nessa segunda geração, vamos ver agora.

  • Ricardo Blume

    E eu que achava interessante justamente as medidas da Eco, tornando-a fácil na cidade. Vai entender.

  • Speed Racer

    Por aqui só fica mais caro e perde equipamentos de segurança.

  • Eduardo Oliveira

    Voces falam tanto de espaço interno, estepe, porta malas, isso é tão relativo, pequeno pra que??? O que voces tanto levam dentro de um carro, quem precisa de muito espaço para carregar as coisas tem que comprar uma utilitário grande, eu tenho um ecosport 2014 e vou trocar agora por um 2018, to muito satisfeito e uso esse carro para trabalho, carrego tanto coisa nele que as vezes parece que estou em um utilitário, carrego ate escada no teto, e outra nenhum carro da categoria do ecosport é mais equipado que ecosport, e são opcionais de carros top de linha, temos que dar mais valor ao nosso dinheiro e pararmos de comprar carros pelo nome ou por fama da marca, por exemplo um ecosport titanium custa R$ 98.000 e um HRV touring 127.000 (so porque tem honda no nome), vamos valorizar nosso dinheiro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email