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Ford Ka 2018 decepciona com zero estrela no Latin NCAP

Ford-Ka-2018-Latin-NCAP-16 Ford Ka 2018 decepciona com zero estrela no Latin NCAP

O Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou nesta quarta-feira (25) o resultado de uma nova bateria de testes. O modelo avaliado nesta vez foi o Ford Ka produzido no Brasil, tanto na carroceria hatch como na sedã (Ka+), que decepcionou ao ganhar classificação de zero estrela na proteção para o ocupante adulto.



De acordo com o divulgado da organização, o Ford Ka apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, com níveis elevados de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda da coluna B no interior do veículo e também a abertura da porta no momento da colisão. Além disso, o modelo não proporciona dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura, tampouco no painel interior das portas.

A área dos joelhos do condutor e do passageiro mostraram “estruturas perigosas”. Ao decorrer dos testes de impacto lateral, o modelo mostrou boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção adequada para o abdômen e proteção pobre para o peito.

Ford-Ka-2018-Latin-NCAP-6 Ford Ka 2018 decepciona com zero estrela no Latin NCAP

Ainda segundo o Latin NCAP, “a estrutura do habitáculo foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas, bem como a área dos pés que também foi considerada estável, não apresentando rupturas depois do impacto”. O modelo oferece lembrete para o cinto de segurança, mas os pretensores para cintos estão disponíveis somente para o motorista.

Na proteção infantil, o Ford Ka recebeu três estrelas. O carro é equipado com sistema Isofix, embora tal recurso tenha sido considerado “deficiente” pelo Latin NCAP. Fora isso, o compacto não dispõe da possibilidade de desligar o airbag do passageiro na hora de instalar um sistema de rtenção infantil (SRI) olhando para trás, reduzindo a sua pontuação. A versão avaliada não contava com cinto de três pontos para o ocupante do meio. A porta traseira direita foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros crianças a riscos maiores.

Galeria de fotos do Ford Ka 2018 no Latin NCAP

  • Cleidson

    Mais uma vergonha pros hatches de entrada, assim como o Onix. Depois que k LatinNCAP iniciou os testes de impacto lateral vai ser complicado os modelos de entrada ganharem nota boa. Espero ver o kwid no teste do LatinNCAP

    • Filipe

      Não compro mais carro inseguro e mortal! Mínimo de 4 estrelas!! Tenho amir a minha vida e de minha família!!! Digam NÃO as carroças mortais das montadoras!!!

      • carroair30

        Os Americanos nao estao sabendo fazer carros.! Melhor continuarem a fazer somente ONIBUS ESPACIAIS

        • Fanjos

          Americano fazendo carro para Americano é diferente de “Americano” fazendo carro para Bananeiro

          • Luciano RC

            Exatamente.

          • carroair30

            kkkkk Boa !

          • FocusMan

            Se você não lembra, quando o NTHSA mudou os testes nos EUA em 2013, a maioria dos carros zeraram o testes também por causa do Small Overlap.

            Mas brasileiro precisa ter sindrome de vira-latas e falar mal do que é feito aqui.

        • th!nk.t4nk

          Que americano? Segundo os funcionários da Ford, isso aí é projeto totalmente nacional que “os funcionários de Camaçari ralaram muito pra fazer” (sic). É muito orgulho 😂

          • FocusMan

            Absurod é você continuar a repetir que não fomos nós que fizemos. E o KA tinha quatro estrelas até a semana passada o que era motivo de orgulho sim.

        • Não querendo brincar com tragédia, mas lembre se que tivemos um ônibus espacial que se espatifou na entrada da atmosfera kkk.

          • RIP Brazil

            O pessoal da Challenger faleceu por causa da não-existência de um sistema de ejeção e consequentemente um de paraquedas para “aliviar” o pouso da cabine.
            Sim, não havia uma P***RA de um sistema desses naquele ônibus espacial.
            Eles morreram com o impacto no chão e não da explosão em si. Pelo que me lembro…

            • 1 Raul

              Obrigado por lembrar, nunca mais vou pegar um ônibus espacial!

              • Impala_67

                Ou espere a LatinNcap testar e dar 5 estrelas pra vc pegar.. kkkk

        • CarlooW

          Pelo menos na próxima viagem espacial você é o 1º da lista à bord, porque esse seu descritivo é uma viagem na maionese tremenda!

          • carroair30

            Vou te dar um conselho: termina aquele curso de DATILOGRAFIA ! e depois leia o livro A ILHA PERDIDA

      • Filipe L.M.

        Americano não faz carro para farofeiro caloteiro. Não se preocupam em lançar bons produtos a uma escória que faz o churrasquinho no final de semana enquanto deve o cartão de crédito.

        • Danillo Santos

          Putz! Galera hoje tá só o veneno hein

        • carroair30

          Felipe vc esta com “sangue nos olhos” rsrrsrsr

        • silvio silva

          Enquanto lavam o carro na calçada com mangueira e ouvem funk ,sertanejo ou pagode a todo volume,

        • From Rivia

          Menos, filho. A maioria esmagadora dos americanos tem grande endividamento nos cartões de crédito, muito maior que um brasileiro comum. A diferença é que pagam muito menos juros, e conseguem reparcelar a dívida sempre que precisam. Não é difícil ver um americano com uma dívida de 20 ou 30 mil dólares no cartão. É normal por lá. Por aqui, a maior parte da população sequer tem um limite que chega a 10% disso. Dívidas são estruturais na maior parte dos mercados do mundo, a diferença entre países desenvolvidos e os demais é o quanto custa tal endividamento no orçamento familiar.

          • Ernesto

            Mas From Rivia, justamente por essa diferença com o norte americano que é péssimo isso do brasileiro dever o cartão de crédito e fazer o churrasquinho no fds. Prefere gastar esse dinheiro e ver a dívida no cartão crescer exorbitantemente, entendeu?

            • From Rivia

              O fato de ter dívida não deveria ser impedimento a ninguém de se divertir no fim de semana. O problema é a falta de conhecimento de matemática financeira do brasileiro, é a falta de vergonha na cara da equipe econômica, é o consumidor brasileiro que aceita pouco por muito, não sabe priorizar dívidas, e por aí vai. Mas o americano padrão faz churrasco de fim de semana também e tem enormes dívidas no cartão. Entendeu?

              • Ernesto

                Você sabe qual a multa/juros que se paga no cartão de crédito aqui no Brasil? Você acha que é o mesmo do norte-americano? O problema é esse, diversão antes da obrigação.

                • From Rivia

                  A dívida existe, é lógico que no lado americano o custo da inadimplência é bem menor. Mas se o brasileiro pagar a fatura cheia sempre, o custo é o mesmo do americano. Ou seja, zero.

            • FocusMan

              As pessoas precisam ser felizes. Esse site só tem gente que é o supra sumo da economia.

              • Ernesto

                Ah, sim, claro! Antes o divertimento e depois as obrigações.

          • Filipe L.M.

            Agora conta a novidade.

            • From Rivia

              Sua ignorância acaba de ser arrasada. Não precisa agradecer.

              • Filipe L.M.

                Moro na Alemanha. Não esqueça do churrasquinho no final de semana.

                • From Rivia

                  Todos tem seus problemas. A previdência Alemã é um deles, assim como o alto aumento dos aluguéis nas cidades mais metropolitanas, como Berlim ou ainda o aumento em porporção de cidadãos na terceira idade, o que gera preocupações futuras sobre a força de trabalho para as próximas gerações. Sem falar na “ditadura velada” da Sra. primeira ministra, que parece mais ter um cargo vitalício do que fazer parte de uma democracia com voto popular, ou na extrema direita que tem na vizinha Austria território sempre fértil. Ninguém é cereja de bolo hoje em dia, n’est pas?

                  • Filipe L.M.

                    Ouvi falar que no Brasil tem mais de 60 mil homicídios por ano. É verdade?

                    • From Rivia

                      Esses são os computados. Mas os números são bem maiores, com toda a certeza. Também temos cerca de 60 mil mortes no trânsito, sem mencionar os que ficam com invalidez permanente ou alguma sequela grave. Fora a corrupção endêmica, a educação deficitária, o analfabetismo político da população. O Brasil não é país para playboy míope que bate no peito deitando sobre os louros construídos por estrangeiros através de séculos de revoluções. Faça a todos nós, e a si mesmo, um grande favor, e fique por aí. É mais adequado ao seu estado atual, pequeno padawan.

                    • Filipe L.M.

                      Irei ficar. Aliás, adoro pegar um trem a Praga e depois retornar a Frankfurt. Sem falar que Amsterdã possui excelentes restaurantes. O Brasil é o seu país: país de coitadinhos do sistema, explorados pelos opressores, enquanto todos sonham em se tornar funcionário público. Boa farofa!

                    • From Rivia

                      Amsterdã….hahaha..tá explicado…e depois critica os “demais”…hahaha…maconheiro dos infernos…e O Brasil não é país de coitadinhos. É país de gente grande, para profissionais…pra gente desatenta como você, e a maconha causa isso também, é melhor ficar por aí trafegando de trem em trem, achando que o destino é ir de restaurante a restaurante. Fique por aí, amador. Stay…good dog.

                    • Filipe L.M.

                      A sua percepção de mundo é de uma criança de favela.

                    • From Rivia

                      Ainda que fosse, nada errado com isso, se a percepção é a correta para as oportunidades que a criança de favela costuma ter. Ao menos o comportamento dela é compatível com a experiência que teve. E você, cidadão “europeu”, qual sua desculpa para ser o adulto idiota que você é hoje? Não tenha pressa para responder, quem sabe aparece alguma qualidade na resposta.

                    • Filipe L.M.

                      Semana passada, com a morte de uma turista no Rio de Janeiro, houve um “especial” nos jornais alemães sobre as favelas da latrina brasileira. Como é conviver com essa realidade degradante todos os dias?

                    • From Rivia

                      Não saberia te dizer..não moro no Rio. Mas já discutimos a questão da violência não? Memória curta, cidadão…efeito da canabis, talvez? Eu disse pra você pensar mais pra colocar alguma coisa. Viu o que acontece quando não pensa? Aliás, a policia alemã acaba de prender um “suposto” terrorista sírio, e o país foi vítima de nada menos que 7 ataques terroristas ano passado. Ali Sonboly, garoto de apenas 18 anos, matou 9 pessoas e feriu outras 35 em julho do ano passado na sua ótima Munique…ahhh…mas os restaurantes em Munique…. Pense antes de postar alguma coisa aqui, ok? Ao menos finja que é inteligente…Salomão já dizia que um tolo pode se passar por sábio se sabe a hora de se calar, de modo que espero não ver mais resposta alguma sua por aqui. Se não tem o que dizer, tussa.

                    • Filipe L.M.

                      Não entre em depressão. Tudo irá se consertar, o Brasil é o país do futuro. Você apenas não se deu conta de como é agradável viver no Brasil. Eu é que não valorizo tamanha civilização.

                    • From Rivia

                      Deixa de ser burro. Aff…volta pra Munique, quem sabe te encontram por lá.

                    • Filipe L.M.

                      Frankfurt. O seu lugar é o Brasil: churrasquinho e alegria o ano todo. Cuidado com os arrastões. Não vá andar à noite. Pague bem o flanelinha. Coloque a cerca elétrica. Você é uma pessoa feliz.

                    • From Rivia

                      Não, quis dizer Munique mesmo…ehê falta de interpretação de texto. Mas tudo bem, já era esperado. Estupidez e carbono são as coisas mais comuns do universo. Mentes pequenas como a sua acham que o Brasil todo é um resumo do Rio de Janeiro. É de uma estupidez abissal achar que conhece a França só porque já passou uns dias em Paris. Vai passear de trem, ô proletário…

                    • Filipe L.M.

                      Deve ser duro viver em SÃO CARLOS e ainda andar de Sandero HAHAHAH aiaiai…

                    • From Rivia

                      Não acho não… mais econômico que qualquer carro alemão..seguro mais em conta, e o limite de velocidade é o mesmo para qualquer veículo. Já tivemos um golf alemão na família e não me impressionei tanto quanto você, pequeno gnomo…. Preferia ter um transporte público de qualidade, que é o que pessoas inteligentes buscariam. Os outros, você conhece bem, é só olhar no espelho. E São Carlos é a capital da tecnologia, com concentração de mais de 250 empresas de alta tecnologia. A Alemã Volkswagen desenvolve e fabrica os seus motores aqui. :) Fique à vontade para conhecer a cidade. Só não passe perto da minha casa, meu cachorro pode não gostar de você, e eu prefiro que ele não coma carne de segunda.

                    • From Rivia

                      E fique à vontade para ler meus comentários aqui no disqus, quem sabe você aprende alguma coisa…a esperança é a última, mas no seu caso, deve ser a única.

                    • From Rivia

                      #partiu servir mesas….ah..nada como o trabalho honesto na Alemanha. Se tiver insatisfeito mando seu curriculo para a prefeitura aqui…a operação tapa buraco tá de vento em popa aqui. O asfalto da cidade agradece e de quebra você dá um up na carreira, olha que legal.!!! Cuidado com o desemprego, os alemães não são tão lenientes quanto são cá. Tem que mostrar que tá correndo atrás… PS: dá um google em “leniente”, qualquer coisa.

                    • Filipe L.M.

                      Não desista, continue em frente, todo ano abre concurso. Tape os buracos de São Carlos, pague o IPVA com desconto, mas revise a suspensão do Sanderão da Dacia antes HAHAHAH

                    • FocusMan

                      From Rivia, não gaste seu tempo com esse tipo de gente. Denunciei o perfil dele ao NA. Ele está fazendo apologia ao Xenofobismo.

                    • From Rivia

                      Valeu pela força. É só mais um idiota que só pq mora na Alemanha (se é que mora mesmo) se acha o superman. Ficou tão perturbado que teve o trabalho de ver as minhas outras mensagens pra tirar algum “proveito”..kkkkkkk…chega a ser hilário…liga não, cedo ou tarde a vida ensina, ou ele morre burro mesmo. Abraços.

                    • FocusMan

                      Denunciando seu pefil ao Noticias automotivas por xenofobia. Isso é um absurdo.

                    • Filipe L.M.

                      “Aqui em São Carlos (SP) não temos nem o remendo…só há buracos pela cidade toda.. tô até considerando comprar um kwid dada a altura do solo que ele tem, pq meu sandero sofre, e o ka sofre mais ainda.”

                      HAHAHAHAH seria eu um vidente?

                    • From Rivia

                      O que tem a ver uma coisa com outra? Cara, você é tão burro que nem pra anta serve…não vou dizer que você deve ser garçom por aí porque insultaria a nobre arte de servir. Pegue a autobahn, e faça um favor à humanidade a 300 km/h.

                    • Filipe L.M.

                      Continue estudando. Quando passar, faça o consignado e aproveite o desconto em folha do Imposto de Renda. E eu aqui dando trela pra dono de espelunca e que vive numa espelunca hahaha

                    • From Rivia

                      Resolveu seguir meu conselho? Fico feliz que a leitura do que escrevo já te ajudou de imediato. Viu como em silêncio você engana bem? Good dog.

                    • Filipe L.M.

                      “From Rivia a month ago
                      O Decreto Lei 1804/80 é claro: até 100 dólares há isenção de taxas de importação, INDEPENDENTE DO REMETENTE SER PESSOA FÍSICA OU NÃO. Seria de interesse que o Canaltech prestasse um serviço a sociedade divulgando o Decreto-Lei, já que Portaria nº 156/99 do Ministério da Fazenda, e a Instrução Normativa nº
                      96/99 da Secretaria da Receita Federal, que tratam do regime de
                      tributação simplificada, extrapolaram os limites do poder regulamentar
                      ao limitar o valor de isenção a 50 dólares e exigir que o remetente e
                      destinatário sejam pessoa física, logo, na prática, não deveriam nem existir. O Decreto-Lei 1804/80 é o único dispositivo legal a ser considerado, e por si só já é claro e suficiente. Se tivéssemos um Ministério Público decente já teria ajuizado uma ação para extinção das portarias e instruções normativas que tentam se sobrepor à hierarquia superiora, no âmbito Legal, do Decreto-Lei. O que a Receita faz é um estelionato “regulamentado”, mas como todo crime, ilegal.”

                      HAHAHAHAH

                    • Filipe L.M.

                      “From Rivia Guest 2 years ago
                      E desde quando pra comentar precisa ter carro?? Cada idiota que me aparece aqui…Por que não doa seu cérebro à ciência? Não tá usando mesmo…”

                    • Filipe L.M.

                      “From Rivia Guest 2 years ago
                      “escreveR” tem R no final, e depois não tem abreviação de dps na língua culta, belezinha “fessor analfa”? Já pensou em fazer um mobral? Seria útil no seu atual estágio.”

                    • FocusMan

                      Porque tá gastando tempo com esse mentiroso? O IP dele é do Brasil, nem na Europa ele está.

                    • FocusMan

                      Você não é Brasileiro?

                • FocusMan

                  Mais um “espertão” que se acha melhor porque fugiu do país. Faz isso para se sentir melhor, já que ai você é um zé ninguém sem amigos?

                • Mora na Alemanha e o IP do seu comentário retornou isso aqui:

                  —————————————————–

                  Whois IP 177.194.252.180Updated 1 second ago
                  % Joint Whois – whois.lacnic.net
                  % This server accepts single ASN, IPv4 or IPv6 queries

                  % Brazilian resource: whois.registro.br

                  % Copyright (c) Nic.br
                  % The use of the data below is only permitted as described in
                  % full by the terms of use at https://registro.br/termo/en.html ,
                  % being prohibited its distribution, commercialization or
                  % reproduction, in particular, to use it for advertising or
                  % any similar purpose.
                  % 2017-11-02 20:05:03 (BRST -02:00)

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                  —————————————————–

                  Está banido por sua falta de educação e xenofobia. Espero que um dia vá mesmo para a Alemanha para você ver como será tratado, latino-americano.

        • FocusMan

          É muito lixo aqui nesse site… quanto comentário besta.

      • marcelo

        esta certo esses novos populares pode esquecer so carros grandes civic cruze, focus corolla por ai vai

        • Ernesto

          Tem o Up que é muito mais seguro que Onix e Ka.

      • Preso Por 1 Real

        Um conhecido morreu exatamente assim como nas ultimas fotos, quando o carro dele (um KA zero bala) foi atingido na lateral, quebrou o pescoço e já era

      • Raul Pereira

        Teoricamente – teoricamente – a nova rota 2030 deveria incentivas os carros com projetos mais seguros e torná-los com preço mais competitivo. Mas todos nós já sabemos o que vai acontecer…

      • Matheus

        Exatamente isso amigo. Compartilho totalmente de sua ideia. E se for pra andar em um 0 km inseguro, ando mil vezes em um semi-novo com alto nível de segurança.

    • Uranium

      Tirando Polo (5) e Up (que deve tirar umas 3 estrelas no máx. no novo protocolo, pela falta de airbag lateral e ESP), eu aposto que todos os outros populares não tiram mais que 1 estrela.

      • Gran RS 78

        o Up dificilmente tiraria 3 estrelas com essas novas regras.

        • Wellington Myph13

          Por ele ter tirado 5 estrelas em 2 testes, no “supostamente” comprado pela VW antes de lançar e no segundo teste sem aviso e etc, ele tem estrutura pra tirar 3 estrelas sim, afinal o 208 que foi bem antes com 4 estrelas, no novo protocolo tirou 2…

          • Helio

            A engenharia empregada na construção no up, golf, jetta, polo e o que tem de mais moderno, continuem comprando os onix, ka e os fiats, vcs gostam de porcaria.

            • Marcos Pastori

              Mas quem vende mais na VW se chama Gol, igualmente uma porcaria, justamente o inverso de moderno.

              Up! compara com o Fiat 500 (ou melhor, nem compara, é importado do México e o mesmo vendido nos EUA).
              Golf, compara com o Focus, Cruze Sport6
              Jetta,compara com o Focus Sedan, Cruze Sedan, Corolla, Civic.

              Fica fácil o comparativo em termos de segurança. VW tá no mesmo nível de todas as fabricantes aí.

          • Gran RS 78

            Mas nos dois testes que o Up passou foi utilizado a metodologia antiga. Ele não tem opção com mais air bags e nem esp, esse útimo item só disponível nos modelos Tsi, portanto de cara ele perde pelo menos umas duas estrelas. Não dá para tentar adivinhar sem testar o modelo, e se um carro com somente dois air bags conseguir 3 estrelas no impacto lateral, aí podemos questionar e muito esses testes de impacto do Latin Ncap.

            • Wellington Myph13

              Eu sei que era o protocolo anterior. Mas pode tirar 3 estrelas sim só com 2 airbags. O airbag lateral só é testado depois que passa no teste do ESP e vai pro teste do poste.
              Eu fiz uma “tabelinha” em um comentário antigo meu mais ou menos assim:
              0 Estrela: Lixo…

              1 Estrela: passou fraco pelo impacto frontal e reprovou o lateral…

              2 Estrelas: passou no impacto frontal e passou fraco pelo impacto lateral…

              3 Estrelas: passou no impacto frontal e lateral… (Isso sem ESP)

              4 Estrelas: passou no teste de estrutura com 3 estrelas e passou no teste do ESP…

              5 Estrelas: passou com 3 estrelas, passou no teste do ESP e possui airbag lateral que pega do tórax até a cabeça e passou no teste do poste.

              Existe variações como o Captur que levou 4 estrelas, ele possui o ESP e 4 airbags, então fica a estrela a menos pela estrutura da batida lateral, seja da normal ou do Poste.
              Se levar 3 estrelas e tiver ESP e airbags laterias por exemplo, significa que tem estrutura mediana e não passou pelo teste do poste.
              Etc, etc, etc…

              O up! nos testes anteriores passou com 5 estrelas e foi feito o teste de impacto lateral, o qual ele foi aprovado mas apenas não fez diferença na nota. A estrutura dele leva 3 estrelas, é só ter ESP e airbag lateral que ele leva 5 estrelas novamente.

          • From Rivia

            O 208 sabidamente teve removida a proteção lateral por questão de economia no projeto, aí deu no que deu. Enquanto a economia reina nas montadoras, o desespero reina nas estradas brasileiras. Esse casamento, infelizmente, vai longe.

        • biohazard

          No teste do UP ele foi testado com impacto lateral. Vai ter 3 estrelas somente por falta de acessórios (como foi dito anteriormente) e não por estrutura.

          • Gran RS 78

            Ele foi testado, mas na metodologia antiga e não com as novas regras.

      • Vinícius

        O Polo só é popular lá na Europa, aqui ele é bem carinho e superior a todos esses, não deve ser comparado com veículos de entrada e zero estrela.

        • Uranium

          Comparei porque tem versão 1.0 por menos de 50 mil, portanto de alguma forma atende um público semelhante a Ka, Onix, etc. Eu, hoje, não trocaria o Polo por nenhum concorrente, mesmo ele tendo menos itens de série, pois é outro nível de carro. Mesmo na versão 1.0, que pelo motor é meio carinha. Pegaria tranquilamente ela com o ESP opcional e pintura metálica.

          • Alexandre Maciel

            Por menos de 50 mil mas no estilo carro de frotista. Eu não compraria o Ka e, também, não compraria esse Polo de entrada. Se só tiver esse tipo de escolha, prefiro investir meu dinheiro, como tenho feito, e continuar andando de Uber/Carona/Bike.

            • Uranium

              Qual compacto de entrada não tem cara de carro de frota? HB20 de entrada tem maçaneta e retrovisor de plástico preto, o acabamento do Ka é uma lástima, o Argo tem um buraco no lugar do rádio…

              E enfim, essa conversa de andar só de Uber/Cabify/99 é só pra quem anda curtas distâncias.

              • Alexandre Maciel

                Eu não consignei a forma como me locomovo com vistas a servir de exemplo. Eu apenas justifiquei a minha opinião em face da minha situação. Ademais, o Ka começa em 44 mil, enquanto o HB20 é vendido (preço público) a partir de pouco mais de 43 mil. O Polo, 50 mil, o que é um singelo salto de mais de 10% nessa brincadeira. E isso praticamente nas mesmas condições dos outros em termos de equipamentos, i.e., também sem TCS e ESP.

                • Uranium

                  O Polo tem algo que os outros não têm: qualidade. Resta saber o que priorizar.

                  • Alexandre Maciel

                    Unhum… e assim começa uma discussão entre um fã e um que não se importa com o emblema ostentado pelo veículo.

                    Em termos chulos, entenda meu raciocínio: fezes, moles ou duras, são fezes. E só.

                    • Uranium

                      Kkkkkkk acabaram os argumentos, parte-se para o pessoal. Típico. Maturidade não é pra todos mesmo.

                    • Alexandre Maciel

                      Não é falta de argumento. Eu apenas dei a minha opinião e isso, sim, é algo absolutamente pessoal. O difícil é você compreender que quem não é fã de marca pouco se importa com o fabricante do veículo. A qualidade que você enxerga e levanta como justificativa para o que a VW cobra foge à minha percepção quando vejo um interior ridiculamente pobre. Mas, novamente, é uma questão pessoal e, certamente, parece ser difícil discernir isso.

                    • Uranium

                      Não é falta de argumento mesmo não, é ausência completa. Não tem nada que presta pra falar, começa a chamar os outros de fanboy…

                      O Polo é o compacto mais bem construído do mercado, você pode me xingar o quanto quiser, pois não vai mudar nada. Pra “equilibrar” a coisa, a VW meteu um interior espartano e cobrou uns reais a mais. Agora, se o amigo aí prefere espelhinho e cromadinho em latas de sardinha zero estrela, como eu disse, cada um com suas prioridades. Eu prefiro carro com estrutura de primeiro mundo, seguro e bem feito, ainda que simplificado no acabamento pros banânios terem condições de comprar. No fim das contas, brasileiro merece é Onix.

                    • Daniel

                      Lembrando que o polo sempre teve versões pé-de-boi na Europa tbm… as vezes até mais pé de boi que aqui no Brasil, mas respeitando os itens de segurança.

                    • Alexandre Maciel

                      Ausência completa, aqui, só se for de percepção da sua parte. Eu não prefiro cromado assim como não abro mão de conforto quando pago caro por algo. Eu não compraria Polo nem Ka… nem mesmo Onix. E falei aqui mesmo nesta página.

                      O problema da sua obsessão, pelo visto, é que, parece-me, há que se escolher alguma coisa ao invés de recusar tudo. Como eu já falei, fezes, moles ou duras, são fezes.

                    • Uranium

                      Quem discorda de você, você rotula. Você não tem capacidade cognitiva de ser contrariado e argumentar seu ponto de vista sobre o fato (o Polo é bem construído, isso é fato). Aí em vez de falar do carro, começou a falar de mim… Foi o que te restou. Chega a quase dar pena.

                    • Alexandre Maciel

                      Hahaha… desculpe-me não sentir o mesmo em relação a você. Infelizmente não costumo sentir pena de fanáticos idiotas.

                    • Uranium

                      Exatamente por isso eu disse “quase”. Não consigo ter pena de verdade quando o cara é tapado e ignorante por opção própria. Quem não tem intelecto pra argumentar, xinga.

                    • Alexandre Maciel

                      E, também, não tolera opinião diversa. Estamos, pois, no mesmo patamar, se sua regra tiver alguma serventia.

                    • Uranium

                      Quem começou a latir quando discordei foi você. Daí pra frente é tudo consequência da sua ignorância…

                    • Alexandre Maciel

                      Ou da sua intolerância à opinião diversa.

                    • Uranium

                      Minha né… fui eu que te chamei de fanboy quando sua opinião foi diferente. Deve ser kkkk

                    • Ernesto

                      Fã, fanático idiota…é, assim você ganha fácil com esses argumentos.

            • Mas se você usa Uber qual a segurança dos carros que você usa? E se anda de bife considero mais inseguro que andar de Ka. Na minha opinião o pessoal está levando esses testes ao extremo.

              • Alexandre Maciel

                Num trajeto de 3Km por dia, com custo de 140 reais por mês?

                Uber para vir ao trabalho, em regra Ka, Versa, Logan, Prisma: 3Km por dia.
                Carona num Honda Civic no retorno: 3Km por dia.
                Bike para ir à mercearia ou à banca de revistas, ou ainda para exercício leve (25~30Km/h de média): 100 Km por semana.

                Se eu for pensar em tudo o que pode acontecer ao sair de casa, honestamente, eu não saio. O fato é: na minha atual situação eu não tenho motivo nenhum para tirar investimentos e desperdiçar 50 mil num Polo. Não faz sentido.

            • marisa lourdes

              o pessoal do interior que se exploda né kkkk, venha andar de bike/ uber em ouro preto sabichão

          • marisa lourdes

            polo nao concorre com o ka, simples assim, mas entendo o pq da confusão, pq onix e hb 20 concorrem mas ai entra as novas tendencias de mercado, onix, hb, argo atendem uma faixa mais ampla do mercado, por isso argo e polo estao ai com versões 1.0 aspirado a 1.8/1.0tsi, não duvido que o novo fiesta venha com versão pelada 1.0 nessa faixa de preco

            • Ernesto

              O Polo pode sim concorrer com o Ka. Tem versão do Ka 1.0 mais caro que Polo 1.0. E tem Ka 1.5 mais caro que Polo 1.6.

      • Mr. On The Road 77

        Peugeot 208 e Palio já tiraram duas estrelas neste mesmo e novo protocolo.

        • Uranium

          O Palio tirou 1, acabei de conferir de novo.

          • tiago

            é muito estranho, o 208 obteve 18.27/34.00 e teve duas estrelas. O mobi obteve 19.20/34.00 e obteve uma estrela.
            essas estrelas estão doidas ou tem um critério diferente da pontuação para ter duas estrelas?

            • Leandro

              Algumas estrelas são obtidas simplesmente pela presença de equipamentos.

            • Wellington Myph13

              Tem critérios.
              Se não tiver aviso de cinto desatado para o motorista já perde, se não tiver pro passageiro também, perde também… Acho que sinalizador de frenagem de emergência também conta.

              • tiago

                Estranho, o Palio tem o mesmo aviso que o 208, mas tem nota maior e uma estrela a menos.

                • Wellington Myph13

                  O Palio tem nota menor e 1 estrela a menos que o 208.
                  Já o Mobi tem maior pontuação que o 208, mas apenas 1 estrela porque não possui aviso de cinto de segurança do motorista.
                  Era pra ele ter recebido 2 se não fosse por isso.

          • Daniel

            E o palio (e o mobi) foi testado do lado do motorista… Ka e Onix foi impacto do lado do passageiro. Não duvido muito que, se testar o palio pelo lado do passageiro, Zere tbm

      • RODRIGO

        mesmo não tendo o air-bag lateral foi submetido ao teste e conseguiu as 5 estrelas!
        falta o ESP pois possui o M-ABS controle de tração nos TSI

        • Daniel

          5 estrelas pelas regras antigas!!!

          • RODRIGO

            Talvez perca pela falta de controle de tração e estabilidade

            • Daniel

              E pela falta de airbag.
              No teste antigo, fazia o teste frontal, e, se ganhasse 5 estrelas faziam o lateral (que não contava na pontuação… era avaliado o comportamento da estrutura, e não os dados do dummie).
              Mas, certamente o up sem airbag lateral vai machucar na colisão lateral, só não será tão ruim quanto onix/ka e cia…

              • RODRIGO

                verdade brother ! vc tem que carro?

                • Daniel

                  Tenho um Cruze Sport6 LTZ+ 2017

                  • RODRIGO

                    que bacana ! ainda não cheguei lá mas chegarei rsrsrsrs,..!

      • Pablo Lopes

        Já refizeram o teste com o up!, e ele manteve as notas.

        • Dudu Pimentel

          LatinNCap é bem menos exigente que o EuroNCap…portanto se manteve, provavelmente foi no modelo europeu, já que desde que quando foi lançado naquele continente, a VW o fez para ser o mais seguro possível a um preço relativamente baixo.
          Já aqui, as melhorias só acontecem aos poucos, diferentemente de lá, aonde as marcas se preocupam com o futuro.

      • marcelo

        acho que o up ja fez esse teste na Europa não tenho certeza

      • 1 Raul

        Eu acho que o kwid vai virar no avesso….rs….

      • marisa lourdes

        ate o mobi tirou 1 estrela já no novo teste do latin ncap

    • Dudu Pimentel

      Pior que ter zero de segurança em colisão, é ele ter zero, estar à venda e ainda ser o mais vendido, como é o caso do Onix.

      • Gabriel Moraes

        Só quem liga pra essas coisas somos nós que visitamos fórums automotivos.
        Na realidade mesmo, o “brasileiro médio” prioriza aparência, status e condição de pagamento.

        • Uranium

          Nada disso, até aqui os preocupados com segurança são minoria. Quando aparece um zero estrela, fazem mimimi 3 dias e 3 noites, mas quando outro tira 5 estrelas falam que é caro demais, que parece carro de frota, que não tem cromado e espelho, ou seja, segurança e outros aspectos importantes não interessam. O intuito principal é somente fazer mimimi.

          • Absurdo

            Verdade, estava procurando um comentário assim. Agora, se seguirmos o pensamento do pessoal e ABOLIRMOS a compra de carros ZERO ESTRELA, a VW vai subir o up! para R$ 70.000,00 e o polo para R$ 120.000,00, brincando, e isto que eles nem gostam de exagerar no preço né…

        • Ricardo Blume

          Mas a coisa está mudando. Brasileiro hoje aprendeu a procurar e exigir mais. Tem muito o que acontecer ainda mas o caminho foi descoberto.

        • Dudu Pimentel

          É vdd…se o carro for bonito, comfortável, tiver um espaço interno legal e tiver a um preço interessante…ele vende (e muito).

      • Daniel

        Capaz de disparar nas vendas agora… hehee

        • Dudu Pimentel

          Capaz mesmo…é uma realidade dura, mas é a vdd

    • dallebu

      Não é atoa que li a mais ou menos um mês que o Ka reestilizado vai vir com a coluna B reforçada, com certeza esse teste foi realizado a algum tempo atrás e a Ford foi informada com antecedência. Lógico que ela sabia da ̶f̶a̶l̶t̶a̶ ̶d̶e̶ segurança do Ka, mas pra eles, até alguém testar, segue o jogo.

      • Daniel

        E pensar que, mês passado quando fui ver carro pra uma amiga, o vendedor da Ford se gabava das 4 estrelas e dizia que era melhor que Onix e Kwid (o brasileiro ainda nem foi testado!) que tiraram 0 estrelas… hehe

        • Ernesto

          Agora esse vendedor terá que usar outros argumentos para vender.

          • Daniel

            Pois é… pior que o cara perdeu a venda por ser preguiçoso (e um pouco arrogante). Minha amiga acabou comprando um Gol Track.

            (Eu acho o Ford Ka melhor que o Gol Track, mas, dai entra a questão de gosto pessoal. E, em termos financeiros acho que foi um pouco melhor no final das contas…)

    • Alvaro

      Ka, junto com o 0nix, vai sair dos showroom para ser exposto no supermercado, na gôndola das latas de sardinha! Brincadeira a parte, é triste e vergonhoso!!

    • F14

      Pra andar nesse KAixão, só se for de KApacete.

  • SDS SP

    Mais um para fazer cia ao Onix. Eu já vinha cantando essa bola há tempos que muitos modelos submetidos ao protocolo anterior tomariam bomba no teste seguindo à nova metodologia.

    Mas me parece que tem uma informação incorreta: o Ka tem cinto de três pontos para todos os ocupantes.

    • José Barbosa

      Bola fácil, para quem tem senso crítico. Não há milagre: existe um custo para se chegar ao carro, e para se manter o lucro, ou abre-se mão da segurança, ou paga-se por ela. Veículos de uma mesma faixa de preço só terão diferenças de segurança se abrir mão de outros itens. A demanda do mercado acaba por fazer com que se direcionem a que atendam ao mínimo obrigatório de proteção de acidentes.

    • HENRY ME

      Ka 14/15 não tem.

      • SDS SP

        Exato, só a partir do modelo 2017 / 2018 que deve ter sido a versão testada.
        Mas cabe uma observação que não tive: o modelo destinado ao mercado fora do Brasil pode não ter item de série na versão básica.

    • Daniel

      O Ka “vendido no Brasil” tem cinto de 3 pontos pra todos… mas tem que ver se não vai uma versão mais capada pra algum outro pais da America Latina

      • SDS SP

        Deve ser isso, fiz um comentário abaixo a respeito. Não me lembrei desse detalhe.

  • Júnior Nascimento

    Acho que o Sandero está melhor que esse Ka em segurança. Ka e Ônix, dois carros inseguros que vendem bem. Espero que melhorem.

    • SDS SP

      Eu já nem me atrevo a dizer se o carro x é melhor que o y sem ser testado neste novo protocolo.

      • Lucas Vilanova

        Eu também terei esse cuidado. Na teoria, o Ka era mais seguro do que o Onix, na prática vemos que são “farinha do mesmo saco”.

        • PEDAORM

          Sao péssimos e inaceitáveis, mas o Onix consegue ser ainda pior, teve desempenho bem mais deprimente no impacto frontal.

          • Daniel

            lembrando que, após o primeiro teste, a GM reforçou o tal assoalho, assim como disse que introduziu aços de alta resistencia (o que fez o carro ficar mais leve para ser mais economico). No 2o teste, fizeram apenas o teste lateral. O frontal, pode-se observar no video, foi do Onix antes do face-lift.
            Na pratica, sabemos que o onix “antigo” era 3 estrelas pra impacto frontal, no padrao antigo, e… no padrão novo, zera logo de cara quando faz o impacto lateral… (não sabemos se o frontal do “novo onix” é melhor ou pior que a versão antiga e “mais pesada”)

        • Leonardo

          Eu tbm achava

      • TijucaBH

        concordo! Os parametros mudaram e arrisco a dizer que nenhum hatch pequeno passará no teste. Pode ser que a dupla Argo e Polo passem porque sao projetos novos e podem já terem sido preparados pro teste.

        • Saulo Parente

          Polo ja passou amigo, tirou 5 estrelas para adultos e crianças, Argo não acredito nas 5 pois se a Fiat confiasse na segurança ja teria patrocinado um Teste para usar como argumento de vendas..

          • Leonardo

            Mas o Polo tirou 5 estrela no cedido pela VW para o teste. Se for pelos critérios normais, o máximo que o Polo pode tirar é 4 estrelas, porque não tem ESP de série.

            • Ernesto

              Pelo que li nos comentários quando saiu o resultado do teste, se houver opcional para ESP em versão que não o tenha como item de série, é considerado como se tivesse. Não sei se isso é verdade, mas pela pontuação, creio que sim. Em relação ao carro ter sido cedido pela VW, isso em nada interfere no resultado, já que posteriormente o órgão obtém um outro veículo aleatório para confirmar o teste anterior. Na Europa fazem isso também.

    • dor53

      o mobi é melhor q ele em segurança

      • Filipe

        No cado, menos RUIM!! Carro com menos de 4 estrelas não pode ser considerado minimamente seguro!

        • dor53

          eu disse melhor q ele.

        • Daniel

          Sei que segurança nunca é demais…
          Mas, acho que não dá pra falar “carro com menos de 4 estrelas padrão 2017 não é minimamente seguro”…

          Os carros atuais melhoraram muuuuito em relação ao que tinhamos no mercado a 4 anos atras. Claro que temos que continuar evoluindo… mas não dá pra ser tão radical.

          Afinal, como vc sobreviveu até hoje (e tantas outras pessoas) se qualquer carro de 2000 pra baixo, mesmo um volvo, tiraria nota negativa nos testes de hj?

          Claro que temos que exigir melhoria continua, mas, duvido muito que todos os brasileiros vão mandar seus carros pra reciclagem e só comprar Polo, Golf, Corolla, HRV novos pois só eles são “minimamente seguros”

          Eu já capotei dentro de Gurgel BR800 (que tá firme e forte até hoje), já capotei dentro de Meriva 2007 (sem airbags) e conheço muita gente que tbm sofreu acidentes graves e estão vivos e inteiros, então, acho que existem carros “minimamente seguros” que hj simplesmente zerariam nos NCAP atuais.

          Mas, se vou comprar um carro e meu dinheiro permite comprar X ou Y… vou procurar a opção mais segura dentre eles, sei que não vai ter a mesma segurança de um Volvo ou Mercedes top de linha… Mas, é o que o meu dinheiro pode comprar, e tenho que aprender a viver com isso.

  • Victor Hugo

    Um modelo que tinha esperança que se saísse um pouco bem.

    • Pedro154

      Antes eu pensava que ele tiraria uma estrela, mas zero, nem passou pela cabeça.

  • Ricardo

    Esse é o mesmo Ka que se vende na Europa!!??

    • SDS SP

      Não, o modelo europeu tem diversas modificações se comparado ao brasileiro.
      Pra você ver como segurança automotiva não é nada valorizada em países pobres.

      • Ricardo

        Depois criticam que os VW são um pouco mais caro, mas oferecem muiiiito mais tecnologia e segurança!

        • Rodrigo

          Lembre que o up teve 5 estrelas e o Ka 4 estrelas no critério anterior.
          Na nova avaliação, não me surpreenderá se o up tirar uma ou duas estrelas somente.

          • SDS SP

            Mas o Up foi avaliado lateralmente no teste anterior, porém não contou pontos na época na qual todo modelo que atingiria 5 estrelas no teste frontão seria submetido ao de colisão lateral. Mas o fato é que agora só atingiria três estrelas no máximo.

            Pelo relatório, nem os air bags laterais fariam milagres no Ford Ka.

          • Fabio Thasmo

            Mais o up! Na época foi submetido ao teste de impacto lateral, provavelmente ele perde estrelas no novo teste por nao ter os controles eletrônicos mais zerar ele não zera não.

          • TT 230

            O Ka já havia sido testado antes?

            • Rodrigo

              4 estrelas adulto + 3 estrelas para criancas

              • TT 230

                Valeu pela informação.

          • RRN

            Exato, temos que comparar banana com banana. Se a metodologia mudou não há como termos justiça em alguns comparativos.

        • Filipe

          Corrigindo: up, novo pólo e golf. Já gol, fox e cia… Deprimente!!

          • Ricardo

            Capaz que Gol seja melhor que seus concorrentes mais “modernos”.

            • ObservadorCWB

              Hahaha..pode ser igual…afinal não há “estrelas negativas” no teste.

            • Leandro

              Gol conseguiu 3 estrelas no teste anterior… O mesmo nível de “Palio Fire”. Ka e Novo Palio tinham 4. Imagina hoje…. O gol zeraria com toda certeza.

        • Vinícius

          É fácil falar isso agora com o Polo. Vc arriscaria dizer que o Gol, Fox e Voyage tirariam mais do que 1 estrela nesse novo teste? E o Up que tirou a boa nota no teste anterior , sendo que nesse novo teste tiraria no máximo 3 estrelas.

          • Ricardo

            Não duvido!

          • Daniel

            Olha, o Fox eu até espero uma notinha legal… com as tais solda laser, ele sempre tirou boas notas, mesmo depois de já ser considerado projeto antigo (foi lançado em 2003 se não me esgano). Eu apostaria em 2 estrelas para o Fox

        • Alexandre Maciel

          Queria saber onde está isso no …. GOL… rsrsrs… muito mais é tão relativo.

      • Daniel dos Santos

        …é o povo não não valoriza…valorizam multimidia

        • ViniciusVS

          Nem multimídia o Ka tem, opção AT também não.

          Entendo onde quer chegar, mas esse discurso é meio “batido” já.

          • Pedro154

            Tão batido quanto o painel do Ka! Hehehe

          • Daniel

            Não tem multimidia mas tem um porta celular bacana pra colocar o smartphone com waze… hehehe

      • Flavio de Castro

        mas ja temos carros na msm faixa de preço seguros, o problema é a cultura do povo! olhem o teste do novo polo, se parassem de comprar onix/ka… e migrassem, aposto que os fabricantes iriam se mexer !

        • José Barbosa

          Quais carros? Up que não cabe nada, não tem opção de automático no motor decente e que nem dá para por uma central multimídia? Pelo mesmo preço do Up com kit dignidade dá para comprar carros muito mais completos, inclusive pensando em revenda.

          • Ernesto

            Seu comentário corrobora com o que o Flavio de Castro disse: o problema é a cultura do povo!

            • José Barbosa

              Depende do ponto de vista. Não é porque um carro focou apenas em segurança, ignorando diversos outros detalhes, devo considerar. Um produto é uma análise de custo x benefício de diversos aspectos.

      • Ricardo Blume

        Não é isso. Não tem como comparar Europa com Brasil. Nosso combustível, por exemplo, teve uma redução enorme de enxofre somente em 2014. Ainda somos atrasados em muita coisa. Tudo aqui chega beeeeem depois por que não há cobrança do governo. Aqui é o país do oba oba.

      • VaeVictis

        Mesmo o Ka europeu é inseguro
        https://www.youtube.com/watch?v=jtw9ro3P0Uw

    • Guilhe

      O Ka europeu recebeu uma série de modificações e recebeu 3 estrelas no Euroncap.

      • Ricardo

        Para variar!

  • João Cagnoni

    Bom pra bater e depois comprar um Focus no PCD.

    • El Gato Negro

      Pqp… tive que rir…

    • Aristeu Junior

      não tem mais focus de até 70k :p

      • Daniel

        Mas dai só não tem mais a isenção de ICMS… compra com isenção de IPI apenas.

    • Mr. Pennybags

      kkkkkkkk to chorando!

    • SDS SP

      Kkkk…Sad but true

    • Matafuego

      Maldade… kkkkkk

    • saulo

      Mano, vc esta em todos os comentários do NA…….figuraçaaaa!!!!

    • Robinho

      kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Miro Saraiva

      Tou rindo mas sei q não deveria…… 🙊

    • klaus

      Prêmio Humor Negro NA 2017

    • Lyn

      Minha vaga no inferno ta garantida!! hahahahah

    • Leandro

      Hahahahaha. Mitou

    • Rogério R.

      Sinceramente eu queria ver a reação de alguém que necessita comprar um carro no PcD lendo o seu comentário. Graças a Deus não é o meu caso. Aliás na minha opinião achei bem sem graça essa piada.

      • João Cagnoni

        A piada atinge o Ka sem segurança e não quem é PcD, estude mais sobre interpretação de texto.

        • Rogério R.

          Por eu ter estudado muito interpretação de texto que percebi tal fato. Ou seja, você quis dizer se quem estiver em um Ka sofrer uma colisão lateral fica paraplégico e daí compra um Focus PcD. Prático né? Sou vivido cara, já passei dos 20 faz muuuito tempo.

          • João Cagnoni

            Como você considera que meu comentário atinge os paraplégicos ou deficientes físicos? Sinto que é uma enorme perda de tempo argumentar isso com você, mas insisto que meu comentário está claro de que se trata de uma crítica a Ford e sinceramente não acredito que alguém com necessidades especiais sinta-se ofendido com isso. Vejo que você passou dos 20 há muito tempo e deve ser daqueles velhos que reclamam de tudo e que não enxergam o mundo ao redor.

            • Rogério R.

              Por eu enxergar o mundo ao redor que não gostei nada da sua piada, pois acredito que um deficiente ao ler seu comentário tolo irá pensar: esse cara não tem a mínima ideia do que é ser um deficiente físico.

              • João Cagnoni

                Ah sim, então você está presumindo o que ele iria pensar. Pois saiba que deficiente não vive necessariamente deprimido e frustrado igual você. Aliás, já que você quer defender tais pessoas, você já fez filantropia? Eu faço há 5 anos, o que acha de doar R$300 cada um pra uma ONG? Já que você quer ajudar, faça algo que ajude e não perca nosso tempo.

                • Rogério R.

                  Já ajudei grande tempo da minha vida garoto, pegava meu saudoso avô no braço da cadeira de rodas o colocava dentro do carro para ele poder dar umas voltas. Então já que você é um filantropo na minha opinião você teria que ter refletido mais antes de postar seu comentário tolo. Que belo exemplo garoto! Estou vendo que esse assunto se continuar será o mesmo que dividir 1 por um número tendendo a zero…Fico por aqui.

            • ObservadorCWB

              Relaxa…até papel higiênico preto foi taxado de “racista”…..a hipocrisia está rolando solta. Todos se doem na Internet. mas não fazem nada fora dela. Também passei dos 20 e NÃO reclamo. A vida deve ser divertida.

              • João Cagnoni

                Esse mundo ta difícil, tem sempre alguém pra criticar.

          • Ernesto

            Rogério R., já entrei em algumas discussões com esse cara. Ele se acha o sabichão.

            • Rogério R.

              Pelo menos o comentário foi apagado e tal fato foi corrigido. Parabéns a quem apagou o comentário que na minha opinião foi um péssimo comentário.

      • E muitos hoje possuem uma deficiência física devido a acidente de trânsito.

    • Heleno

      Isso se não for andar de Ranger Rabecão direto pro IML!!!

      • João Cagnoni

        Esse já é um upgrade em relação ao Focus! Também dá pra fazer um seguro de vida e finalmente colocar a escola do filho em dia…

  • Tochio

    Tá explicado o porque ele vende bem !!

  • Filipo

    De certa forma apesar de já esperar um resultado fraco, foi surpresa para mim, pois a Ford foi a primeira a oferecer ESP e TCS em um compacto no Brasil. Esperava que ela tivesse pensado ao menos um pouco na estrutura desse carro. Mas segue o baile das carroças brasileiras!
    À espera agora do Hb20, Argo e Kwid.
    #LATINNCAPemproldopovo!

    • Raimundo A.

      Não adianta dizer que tem mais air bags, controle de tração e estabilidade, apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos para isso só evitar alguns acidentes e minimizar danos em baixa velocidade a depender da posição. Nas pancadas mais comuns que esses testes avaliam, se não aguenta o comum, já viu.
      Pra mim está claro que vários projetos com apelo chamativo escondem deficiências criticadas há tempos como a falta das barras de impacto lateral nas portas, reforços nas cabine, etc.
      O Onix vejo como um Corsa antigo com cara nova. Ter uma base nova e a carroceria usar concepção antiga não ajuda. A plataforma é só parte de um contexto. Vai ter batida que nem vai atingir a plataforma e se a carroceria não for resistente, já era.

    • FPC

      Eu concordo que ESP e TCS são fundamentais em segurança, mas eu ainda considero mais importante a estrutura, eu acredito que o up deva cair algumas estrelas, mas zerar acho que não, estou na expectativa pelo teste do Kwid, quero ver na prática essas “modificações” que fizeram no brasileiro, pelo visto com essa nova metodologia do latin ncap o único que se sairá bem entre os modelos menos caros é o Polo, a não ser que a VW coloque Air bags laterais e ESP no Up!

    • José Barbosa

      ESP e TCS são superestimados. A não ser que eu dirija muito bem e seja uma rara exceção de motorista que pode dispensar estes elementos. Inclusive, quando tive e realmente era necessário (terra, especialmente) eu preferia desligar (ainda bem que tinha o botão).

      • RBuriti

        A questão é, se as pessoas dirigissem com consciência….nem equipamentos de segurança seriam tão necessários assim.
        Eu tenho ESC no meu, e digo mesmo, uma vez, na madrugada, numa rua de 4 faixas VAZIA, joguei a direção para um lado e pro outro pra ver onde o ESC iria atuar….fora isso, ele nunca precisou atuar comigo.
        Dirijo faz 8 anos já, sem acidentes e sem precisar dessas babás eletrônicas, eu reconheço que é uma baita evolução tê-las, porém vejo também que a maioria existe por ter muito asno atrás do volante.

        A exemplo eu digo sobre frenagem automática, galera hoje vive tanto no celular enquanto dirige que tiveram que inventar frenagem automática justamente para esses “distraídos”…..é ou não verdade?

        • Daniel

          Olha, até agora, não precisei usar o ESP do meu carro..
          Mas, em 2009 (quando isso ainda era alienigena aqui no Brasil), quando eu morava na Italia, estava a 130km/h na rodovia (velocidade maxima permitida) e tomei uma baita fechada! (o cara atravessou 3 faixas direto pra cima de mim… isso na entrada de um tunel! tive que cravar no freio e desviar, e o carro respondeu exatamente com o que eu pedi de freio o volante, evitando o acidente. só vi acendendo quase todas as luzes da sopa de letrinhas do pequeno Fiat 500.
          Ali passei a dar mais valor pra essas letrinhas, sei que, se estivesse num carro “padrão Brasil” tinha me espatifado, ou no muro do tunel, ou no carro do bastardo… ou em ambos!

    • Absurdo

      Kwid vai ficar devendo estrelas…

      • Filipo

        Se o Mobi recebeu 1 estrela, o Kwid deverá receber no mínimo 1 também.

  • dor53

    perdeu pro mobi

    • Felippe2010

      como se o Mobi lete fosse referencia em alguma coisa

      • O Mobi é referência em Feiura!

        • dor53

          mas é referencia em segurança pra ka e onix
          qto a beleza eu posso achar sua parceira muito feia, mas vc acha bonita.
          entao beleza nao se discute
          abç

          • Ernesto

            Referência tem que ser o mais seguro. Nisso, creio eu, o Up seja mais seguro que o Mobi.

      • dor53

        melhor que onix e ka em segurança
        então, quer vc queira ou não, pra esse dois é referencia sim

        • Felippe2010

          nao defendendo o Ka, mas para que algo seja referencia para os outros, essa coisa tem que excelencia no que se propoe e no caso do Mobi ele é tão ruim quanto o Ka e o Onix, neste caso ele não serve como referencia

          • dor53

            ele não é tão ruim qto ao ka e onix.
            ele tem 1 estrela a mais, então é um pouco melhor em segurança, no resto depende do gostp de cada um.

  • delvane sousa

    Nenhuma surpresa. os concorrentes devem ter resultados semelhantes. Pena que alguns Nunca ser ao testados

  • Confesso que fiquei curioso como seria a nota de modelos testados anteriormente que tiveram notas boas com Up e Etios. Pelo visto um dos calcanhares de aquiles é o teste de colisão lateral.

    • FPC

      No teste anterior o up se saiu bem inclusive no teste lateral, mas eu não sei se a metodologia agora está mais rigorosa em relação a este teste em específico. Acredito que o up tiraria umas 3 estrelas.

      • Leandro

        A metodologia está mais rigorosa. O impacto lateral do up não foi pontuado e além disso há a necessidade de equipamentos. O máximo que ele poderia chegar é nas 3 estrelas. Mas precisaria ser testado novamente.

  • Tosca16

    Aí esse modelo irá cair nas vendas enquanto outros, leia-se Onix, nem foram afetados pela nota 0 no mesmo teste dado ao mercado brasileiro e suas aberrações.

    • Pedro Henrique

      que mané cair, agora vai vender o dobro…
      vai ficar lá quase empatados onix e ka, porque mercado brasileiro é assim mesm

      • Tosca16

        Cara, nosso mercado tem suas bizarrices e a Ford já anda mal das pernas por si só, sem precisar de ajuda de terceiros, qualquer coisa é motivo pra baixar as vendas de um Ford no Brasil kkkk.

    • TT 230

      Só quem lê isso aqui somos nós.

      A culpa é de todos. Fabricantes de má fé, governos omissos, mídia preguiçosa e comprada e população desinformada.

    • Filipe

      A boa noticia é que os testes do LNCAP parecem começar a surtir efeito. A GM disse que vai reforçar a estrutura do Ônix em 2018! É esperar pra ver!!

      • Tosca16

        Boa notícia seria quedas nas vendas imediatamente pós o teste e lançamento de reforços estruturais pra ontem e não para 2018.

    • ViniciusVS

      É aquilo, o consumidor dessa categoria de modo geral não está nem ai para segurança.

      Um consumidor que tinha um carro antigo como por exemplo Gol, Santana, Parati, Astra,Vectra, etc, decide comprar um carro 0km compacto. Você fala pra ele que o Onix não é seguro sendo que ele andou a vida inteira em carros inseguros e quer comprar o primeiro 0km…

      Em questão de segurança o Onix será melhor que o Astra e Vectra velho…

      É muito difícil convencer o consumidor comum comprar um carro seguro, ainda mais quando a concorrência não ajuda pois ou vendem um carro inseguro igual ou vendem uma porcaria que tem segurança razoável, mas o conforto é o mesmo de um gol quadrado dos anos 80…

      • Cara, pode falar o que for. Mas acho um Vectra 2008 é muito mais seguro que um Onix 2017.

        Só de bater a porta traseira do Onix e sentir a extrema leveza, vi como o carro é uma porcaria.

        • ViniciusVS

          A verdade não agrada mas fazer o que? O Vectra é sim mais inseguro, até mesmo por ser um projeto antigo.

          O Onix já usa aço de ultra resistência e tem uma plataforma mais moderna… É o mesmo caso do Sentra B13 (Tsuru)

          São carros de outra época, se a Chevrolet não da a mínima para segurança hoje, imagina 10~15 anos atras…

          • Não esqueça que está comparando um médio com um compacto.

            Olhando os dois, a percepção de segurança que o Vectra passa é maior.

            Estabilidade, dirigibilidade, acerto dinâmico, em tudo o Vectra se sai melhor.

            Se falássemos do Sonic, concordaria contigo.

            Já sofri um acidente com um Polo 2006 e o carro se mostrou bem mais seguro que o Onix.

            • Daniel

              O polo anterior era 4 estrelas no padrao antigo, onix era 3…

  • TT 230

    Pronto! Prevejo aumento nas vendas.

  • Pedro154

    É. Eu ainda conseguia ter o Ford Ka como uma das referências do segmento. Agora, não mais. Mas eu não duvido de o HB20 zerar também. Surpreendente, um Mobi é mais seguro que um Onix e agora, mais seguro que um KA!

    • Tosca16

      Digamos que o encurtamento do Uno ajudou a plataforma kkkk

    • carroair30

      Mas o HB20 ja nao foi testado????

      • Leandro

        Não sob o novo protocolo.

  • Fábio Henrique

    O q eu vinha dizendo faz tempo, a maioria dos dessa categoria vao tirar entre zero e duas nesse novo teste. O q tinha de dono de dono do ka se achando a pessoa mais inteligente do mundo por comprar um carro ‘seguro’ ahahahah

    • tech76

      Mas a pessoa não tinha como saber, todos os carros da Ford no Brasil, fora o Ka, possuem nota boa em segurança e possuem vários equipamentos de segurança. A Ford lançou o Ka com a plataforma do New Fiesta e com versões com controle de estabilidade. Nesse contexto algumas pessoas acreditaram que o carro poderia ser mais seguro do que a média do segmento.
      Infelizmente isso não se confirmou e o carro se revelou um lixo em questão de segurança, sem míseras barras de proteção lateral que até carros dos anos 90 têm.

      Pelo visto carro com segurança aceitável só a partir de R$51000, VW Polo com o opcional de controle de estabilidade, airbags laterais que protegem torso e cabeça e estrutura boa já confirmada pelo Latin Ncap.

      Complicado, pra comprar um carro com o mínimo de segurança, zero km, a pessoa tem que desembolsar no mínimo 51 mil..

      • Leandro

        Aprendam uma coisa: plataforma não define nível de segurança do carro. Se a montadora não tiver essa preocupação no projeto, ela pode muito bem rebaixar (ou subir) o nível de segurança de modelos que usam a mesma plataforma. Inclusive, isso também vale para o comportamento dinâmico. Plataforma, no fim das contas,vale mais para custos e aspectos produtivos do que para o produto final.

        • tech76

          Isso é verdade, só que a montadora falar que usa a plataforma de um carro que é seguro vai fazer boa parte dos consumidores acreditar que qualquer carro com ela também é seguro. Em geral as pessoas entendem pouco de segurança automotiva e isso pode confundir.

  • Robinho

    ta parecendo políticos um critica o outro ate não ser descoberto a farsa…

  • Filipe

    Mais uma carroça mortal!!! Se tem amir a vida, evitem essa maquina mortífera (assim como Ônix e demais porcarias).

    • carroair30

      entao vamos andar so de METRÔ ,trocentos abs,controle de estabilidade feito pelas leis da fisica,sem possibilidade de impactos laterais …..

  • Louis

    Ultimamente a Forda BR não dá uma dentro…

    • ObservadorCWB

      Se nem o estepe eles colocam para dentro….imagina o resto…kkkkk

  • Fabão Rocky

    Alguém sabe me informar se a plataforma desse Ka é a mesma do New Fiesta?

    • Anderson SP®

      Sim, a mesma.

      • th!nk.t4nk

        Lembrando que “plataforma” permite grandes variaçoes, podendo facilmente resultar em veículos com 0 a 5 estrelas. Nao é “o mesmo carro com casca diferente”, como muita gente no Brasil parece acreditar. Aços podem ser trocados, por exemplo, dentro de uma grande gama de opçoes homologadas pra cada plataforma.

        • Alexandre Maciel

          O brasileiro vive de dogmas de internet. Não há nada de anormal nisso. Creio ser preguiça de pensar.

        • Leandro

          Exatamente. Não entendo o pq dessa sobrevalorização de plataformas… Como se isso definisse tudo em um carro.

        • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿®

          Sim, não é porque a mesma plataforma que o resultado seria o mesmo, ele só perguntou se é a mesma plataforma e realmente é, se a Ford faz economia porca usando aço vagabundo e tirando barra de proteção lateral igual ao Ka, aí só testando, mas a péssima impressão que fica é que é tudo igual.

  • Speed Racer

    Por isso quem quer um mínimo de segurança deve comprar um carro de categoria superior usado e não essas carroças populares. As montadoras agora vão ter que incluir airbags e reforços laterais se não quiserem pagar mico.

    • th!nk.t4nk

      É o que sempre falei: no Brasil o povo valoriza muito “carrinho” cheio de itens de série. Quando sugeri que deveriam focar mais em modelos superiores, ainda que menos equipados, me esculacharam. Mas nao adianta falar, o povo quer é maquiagem, acha que tecnologia sao as firulas de série em carro popular. É gostar de ser enganado.

      • Ernesto

        E no caso do Ka, mesmo tendo itens de segurança como EBD, ESP, Isofix, são coisas que não saem tão caras para o fabricante, diferente de uma estrutura melhor.

    • Mas aí vai um questionamento, até que ponto um civic, corolla, fit ou similar com uns 6 anos de uso é mais seguro? Aliás, entre no site do euro ncap e veja os primeiros testes incluindo marcas como bmw e Audi. Naquela época em que os testes não eram rigorosos tinha modelo com duas e três estrelas dessas marcas.

      • Speed Racer

        Falo de seminovos. E sim, um Civic de 5 ou 6 anos é mais seguro que isso aí, pode acreditar.

        • Daniel

          Com a carroceria já toda desgastada pela constante torção? Está certo disso?

    • Daniel

      Queria ver o LatinNCAP re-testando os Corolla 2010, Civic 2009 no padrão novo pra vcs verem… seria bacana ainda pegar um “salvado” no meio pra deixar a coisa mais interessante!!!

  • Leonel

    E ainda acham que o VW UP! é caro…que um VW Polo é caro..
    Bom mesmo são estes aí, Ka, Ka+, Prisma, Onix…tem que rezar para não sofrer uma colisão lateral e se isso acontecer, que seja a uns 10 km/h…é uma vergonha mesmo!

    Maior vergonha ainda é saber que um Onix vende quase 20 mil unidades mês, o que demonstra a ignorância desse povo…

    • Fabão Rocky

      É caro assim como todo carro brasileiro é caro. Errado é o povo q n pára de comprar.

    • ViniciusVS

      O Polo até achei o valor Ok, é um carro bom. O UP eu acho caríssimo pois ele não entrega nada além de segurança e eu vejo carro como um conjunto.

      Pagar caro em um caixote só porque ele é seguro não é motivo suficiente no meu ponto de vista, o UP tem muita coisa para melhorar.

      Em todo caso para quem tem Fé, é importante rezar em qualquer carro, colisão lateral é um risco em qualquer carro, tem gente morrendo dentro de Range Rover, imagina em um UP…

      Acho válido ter o pé no chão, segurança é importante mas não é bem assim que as coisas funcionam.

      O 5 estrelas de hoje é o zero de amanhã, segurança é questão de evolução, não vamos nos iludir achando que estamos dentro de carros super seguros porque tem nota máxima no ncap pois não é bem assim…

      • tech76

        Não possuindo controle de estabilidade e airbags laterais e de cortina não oferece nem segurança, visto que não oferece o mínimo pra um carro ser considerado seguro.

    • Leandro

      Up! Não foi testado pelo novo critério. O ka no critério anterior tinha 4 estrelas.

      • Ernesto

        Isso é verdade, porém no teste do Up ele foi sim testado com impacto lateral, só que não foi considerado na pontuação. E nesse teste não ocorreu o mesmo que o Ka, com invasão da coluna e abertura de porta. Sim, o Up num novo teste não manterá as 5 estrelas, mas não acredito que ficará num patamar tão baixo como o Ka.

  • Rafael Neves

    Vergonhas “Nacionais” montadoras estrangeiras só mostrando o que sempre esfregaram na nossa cara! povo que merece essas tranqueiras e não automóveis seguros de verdade! na minha casa, se Deus assim permitir, só carros 4 estrelas do EuroNCAP. A porta na foro me lembrou uma lata de sardinha aberta!

  • TT 230

    O problema todo é que o cara tem que comprar 2 iPhone 8 pra ele e pra mulher, aí não sobra grana pra pegar um Polo, estão vai de Ka ou Onix Mylink Ostentação.

    • ViniciusVS

      Ou simplesmente a pessoa não gosta do Polo.

      Ninguém deixa de comprar um carro mais caro porque precisa trocar de celular, são coisas completamente diferentes, tem gente que anda de ônibus mora de aluguel e tem o Iphone do ano, o valor de um celular é irrelevante na compra de um carro.

      • th!nk.t4nk

        Certo, mas no Brasil o povo só dá valor ao visual. “Ah mas nao gostei do Polo”. Aí o cara vai lá e paga valor semelhante num “projeto nacional”, zero estrelas no LatinCAP, mas todo recheado de itens de série e “com design inovador”. Acha que fez o melhor negócio do mundo. Sinceramente, na situaçao do Brasil as pessoas deveriam parar de colocar o design em primeiro lugar e passar a olhar mais a qualidade do produto como um todo.

        • ViniciusVS

          E a liberdade de cada um? se a pessoa quer um carro bonito e acha que fez um bom negócio de fato ela fez um bom negócio, é questão de satisfação…

          Concorrência é assim, se o Polo não vender bem e o motivo for o design a culpa não é do consumidor e sim da Volkswagen que errou nesse ponto… simples assim.

          • th!nk.t4nk

            Vish entao tá feio o negócio. Mas beleza, cada um dá valor ao que considera mais importante (como o garçom que me atendeu no Rio mostrando que tinha o último modelo de iPhone). Imagem é tudo no BR mesmo.

            • ViniciusVS

              Sim, eu pensava como você.

              Hoje eu penso de outra forma, as montadoras são empresas e elas tem que fazer aquilo que o consumidor quer e valoriza. Isso vale para qualquer setor, porque não o automotivo?

              E acho que o Estado não tem que se meter fazendo leis para exigir equipamentos, é a decisão de cada um… Quem quer comprar um carro pensando em segurança tem a opção do UP ou do Polo, quem quer Design tem hb20,onix…, Quem quer manutenção confiável tem Etios e assim vai.

              Acho que o mercado deveria ser o mais aberto possível.

              • Jok Jok

                carlos ghosn uma vez em entrevista perguntando sobre o cambio automatico do sandero/logan. e o mesmo disse: se o mercado querer nos fazemos…

  • Ricardo Soares

    Bola fora em Ford. Não me espanta se o New fiesta nacional tbm for mal. Ambos foram bem no teste anterior, mas deve cair bastante na metodologia atual. Isso mostra que o Latin deve continuar testando regularmente os modelos, forçando as montadoras a ir atualizando seus carros. O consumidor tem que estar sempre antenado nos resultados. Mais um carro pra lista negra de futuras compras.

    • RBuriti

      Eu não quero nem ver, tenho um Fiesta importado e um dia, ao desmontar sua porta, vi a barra lateral lá…..
      Nessas horas penso se realmente ainda vale investir nos nacionais ou nacionalizados.

      • Ricardo Soares

        Tbm tenho, mas o meu é o nacionalizado, 2015. Já fica a dúvida se mantiveram o padrão de qualidade do europeu. Por sinal, a geração nova na Europa tirou 5 estrelas, mas não vem ao Brasil.

        • Gabriel Medeiros

          Na notícia da nova geração do Ka, a Ford disse que investiria em reforços adicionais para ele, mas que não precisaria fazer o mesmo no Fiesta pois esse já cumpria os requisitos do Ncap com folga. Procura aí a notícia. 😉

      • REDDINGTON

        Essa barra lateral até no Uno Mille tinha…o problema é bem mais grave, infelizmente.

    • No_Name

      O Fiesta é o mesmo no mundo inteiro. Com ele os dirigentes da Ford não permitiram modificações, foi o expoente do conceito One Ford de carros globais da marca.

  • Joildo Dias

    Agora que vai vender, quem aposta que vai vender mais que Onix kkkkkkkkkkk…..

  • RRN

    Esse assunto sobre falta de segurança em carros de entrada é tão discutido e sabido no meio automobilístico que acredito que os fabricantes deveriam usar isso como arma de marketing e de posicionarem seus produtos com melhores avaliações e consequentemente venderem mais, melhorarem sua imagem e por aí vai. Mas aí tem um problema: o consumidor brasileiro.
    O brasileiro compra carro comparando se a tela do GPS é maior que do outro modelo ou se vem com chave canivete!

    • lheu

      Qual fabricante usaria isso como arma de mkt?
      a vw vende o gol, que deve ser tão inseguro quanto ka e onix

      • Robinho

        Pois é…carro mais vendido da VW é o Gol e ele tem alguma estrela? e tem uns fanboy aqui que fica insistindo em UP que não vende nada e é capaz de perder estrelas (a não se que a VW “patrocina” o LatinNcap – o que não se pode duvidar)…não estou justificando o fracasso do Onix ou Ka, todos devem melhorar, mas até então quem comprou o Ka ele “tinha” 4 estrelas assim como o Up ainda tem 5…

        • Ernesto

          O RRN comentou sobre as montadoras utilizarem o argumento de segurança no marketing de um carro. A VW fez isso com o UP, mas o povo ignorou. Não é ser fanboy como você diz, é ser realista quanto à segurança. E se você realmente acha que a VW patrocina o LatinNcap, aí meu amigo, me desculpe, mas não existirão argumentos para mudar seu pensamento em relação ao Up (ou qualquer outro VW).

          • Robinho

            o que eu quis dizer é que não adianta idolatrar a VW porque os carros mais vendidos dela é um lixo no quesito segurança, mas reconheço sim o empenho tanto da VW nos modelos mais novos quanto da Ford (isso msm, basta ver a lista dos mais seguros) e SE o LatinNcap não for corrompido como tudo neste pais, devera ser extremamente útil para a tomada de decisão na hora que qual modelo comprar, a empresa aqui tem um frota de Ka (e alguns Celtas que estão sendo substituídos), quando o Ka foi adquirido ele tinha 4 estrela a regra mudou e a Ford deveria muda-lo tbm afim de se adequar….

      • Ernesto

        A VW usou no Up, mas o povo ignorou essa questão de segurança.

  • No_Name

    A Ford pisou na bola em não colocar reforços estruturais na lateral do Ka, hein. Contudo, segundo o LatinNCAP, na colisão frontal ele foi aceitável e até suportaria cargas maiores. O Onix na colisão frontal rasgou o assoalho. Acho que essa zero estrela do Ka é mais como “marketing” do Latin para chocar a opinião pública.

    • Leandro

      O problema é que a pontuação do latin vai de 0 a 5. É muito restrita e sobrevaloriza a presença de alguns equipamentos. Acho que deveriam divulgar os resultados de outra maneira. De qualquer modo, é a única referência e um ótimo alerta.

  • zekinha71

    Por isso esse mês ele está em segundo nas vendas, mês que vem é bom o ZerOnix se preparar.

    • No_Name

      Kkkkk. Daqui a pouco algum ganha -1 estrela e passa a ser o líder.

  • zeh

    …sobem o preço, perdem estrela…kkk

  • Fanjos

    Para testes de SP, pode diminuir o teste de impacto para 50, 40, ou até mesmo 30 e ainda colocar um radar que vai multar dummy por bater a 29 km/h

  • Moreno Rocha

    Esse nicho de carros ‘especialmente desenvolvidos para o mercado nacional/emergente” só tem essas bombas. Nada de novo no front. A Ford BR já vem vacilando no acabamento interno dos carros dela há algum tempo. Se vacilam no que salta aos olhos, não é surpresa vacilarem no que fica oculto, como a estrutura.

  • REDDINGTON

    Quando vc fecha a porta do KA vc escuta lata batendo com lata, me lembrou a Kombi…tá aí o resultado rs rs.

  • Felippe2010

    No impacto frontal ele foi até que bem mas no impacto lateral o resultado foi deprimente, que decepção em dona Ford

  • Carlos

    Fechou a dupla. PapelOnix desKartavel.

    • REDDINGTON

      Boa kkkkkkkkkkkkk

    • PEDAORM

      Zeronix e NunKa

    • F14

      KAdeira elétrica, desKArtavel, Ford K0…

  • Vinícius

    Agora vem um monte de fãs de VW falando de Up e Polo. Bom, o UP não foi testado com essas novas regras, então não conta. O Pólo é seguro e nas versões de entrada é apenas seguro, de resto é pelado e caro. Não é mais que a obrigação ser mais seguro que um KA e Onix, não é mesmo? Gostaria de ver testes do New Fiesta, do 208, Argo, Fit, Cobalt, esses são modelos que se equiparam ao Polo e Virtus que vira em breve.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      208 já foi pelo novo critério e tb decepcionou

      • th!nk.t4nk

        O único garantido é o Polo mesmo. O problema é que muita gente nem considera, por pura birra com a marca.

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          Não é birra, é preço, e nem sabemos como anda a versão 1.0 mpi ainda. Convenhamos que pagar R$ 50 mil num carro 1.0 com pouco equipamentos de série não dá né.

          • Daniel

            o Polo 1.6 por 55mil é bem mais interessante. Esse 1.0 deve morrer logo, só existe pra dizer que foi lançado “abaixo dos 50mil”

            • Gabriel Medeiros

              O 1.6 de 55 mil é tão pelado quanto o 1.0, mas concordo que faz mais sentido.

            • Hugo Leonardo Dos Santos

              Diz que o 1.6 pra 1.0 só muda mesmo o motor, acabamento e itens de série são os mesmos

              • Daniel

                Sim, é “simprão” mesmo… mas, o que vc acha de tão seguro e equipado pelo preço dele?

    • Robinho

      pra mim o Up de bom so tem as estrelas se perder elas ou parte dela, não tem mais nada, pois é feio (tanto por dentro, quanto por fora) e o motor é bom, mas os outros tbm são…

    • Fabrício Sanches

      O up! foi testado com impacto lateral, não? Eu sei é que é imprescindível o controle de estabilidade para chegar nas 5 estrelas, coisa que não era exigida no último teste.

      • Cesar

        Sim, o Up foi testado em impacto lateral. Só que o protocolo era outro. então não conta. Deve-se comparar os carros testados com o mesmo protocolo. O Ka pelo protocolo antigo teria 4 estrelas.

        • Ernesto

          “Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.
          Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse.”
          Pois bem, o teste lateral foi feito no Up e não houve o mesmo problema apresentado pelo Ka (invasão de coluna B e abertura de porta na hora do impacto. Só isso já mostra melhor qualidade do projeto do Up.

    • Ernesto

      Up não conta? Dá uma olhada no teste do UP e vê se houve penetração profunda da coluna B no interior do veículo e também a abertura da porta no momento da colisão como ocorreu com o Ka. Apesar de na época esse teste de colisão lateral não contar pontos, no Up ele foi feito e não ocorreu nada disso.
      E 208 foi testado e passou longe das 5 estrelas. Desses aí que você listou, provavelmente o New Fiesta e o Fit (novo) consigam boa ou ótima pontuação.

  • Ric53

    Que Kagada da Ford

  • Maycon Farias

    Decepcionante. houve boatos inclusive meu também de que o Ka era um dos melhorzinhos* no ranking. Mas a certeza de que vai vender até mais depois desse resultado é garantida. Provavelmente nunca irei migrar da Toyota e Honda para umas dessas que vivem tirando notas péssimas.

    • Luiz Fernando

      Comparando carro de 80k pra cima com popular aí não dá amigo.
      Lembrando que o Corolla foi muito bem mas o polo 40mil mais em conta também foi e inclusive tirou nota geral melhor.
      Pelo preço premium de Honda e Toyota eu acho que eles devem é muito no contexto geral, segurança x potência x conforto.
      Ou alguém acha normal um Corolla xei custar 110mil e um Jetta TSI 2.0 211cv ser encontrado pelo mesmo preço.

      • Maycon Farias

        Não não colega, Segurança não pode ser presente somente em carros de 80, ouvi muitos por muito tempo dizer que o Ka era um carro muito seguro, eu fui na onde e acreditei, barato ele também não é. Realmente populares não são o meu bem de consumo, sempre comprei médios usados, mas um dia nunca se sabe eu tenha que comprar um ou indicar um para um amigo, o que iremos ter de opções Polo e Up pelo jeito.

        • Luiz Fernando

          Eu também acreditava no Ka parceiro, também não compraria nenhum dos dois, prefiro sedãs usados de porte médio como você, mas acho que nesse segmento não cabe a comparação Ka 0 x Toyota Corolla 5, mas entendo sua lógica, o Ka passava uma imagem de robustez que não tem.

      • Cesar

        O Polo que foi testado não foi o de 40mil e sim o de 65mil.

        • Fabrício Sanches

          Mas no caso dos testes de impacto os recursos de segurança que as versões TSI tem a mais em relação às mais baratas não influenciariam nos resultados, a não ser na nota final, ou não?!

          • Cesar

            Então, se testasse a versão mais barata a nota seria outra.

        • Daniel

          Não tem polo de 40mil… mas, o que foi testado não foi o TSi. Nos testes laterais são os de entrada com calotas. No teste frontal já tem roda de liga, mas não tem disco traseiro, ou seja, é o intermediario.

          Mas, sim, para a nota, consideraram o ESP que não vem de série nos mais baratos (ou menos caros, conforme preferir).

    • tech76

      Eu não arriscaria comprar carros da Toyota, uma montadora com o seguinte comportamento: http://www.iihs.org/iihs/news/desktopnews/vehicles-with-good-driver-side-protection-may-leave-passengers-at-risk

      Explicando: o IIHS (um dos dois institutos que realizam crash test nos EUA) costumava testar os carros apenas do lado do motorista, aí, suspeitando de que algumas montadoras estariam reforçando somente o lado do motorista fizeram um teste surpresa testando o lado do passageiro também, resultado: um dos piores resultados foi o da RAV4, que tirou nota boa do lado do motorista e péssima do lado do passageiro.

      Se em um país como os EUA onde há duas instituições que realizam crash test (IIHS e NTHSA) a Toyota tem esse tipo de comportamento, o que esperar da montadora no Brasil?

      • Fabrício Sanches

        Putz! A Toyota foi uma das que fizeram nisso?! Não sabia. Mas isso não importa, o que importa é que Toyota é indestrutível por opinião.

      • Daniel

        O corolla aqui no Brasil perdeu um reforço do parachoque traseiro.
        Como o LatinNcap não faz o teste de colisão traseira, ninguem vai perceber mesmo…

        E, lembrando que o LatinNcap agora esta fazendo os testes laterais do lado do passageiro, por isso esses desastres e diferença em relação a alguns outros que foram testados do lado do motorista

        • Daniel

          Ah, e tem mais um detalhe! O Corolla 5 estrelas foi testado colisão lateral do lado do motorista…

      • Ernesto

        Quais outras marcas fizeram isso? Somente a Toyota?

        • tech76

          Então, a avaliação do IIHS do teste small overlap tem quatro gradações, do melhor para o pior: Good – Acceptable – Marginal – Poor.

          Foi realizado um teste surpresa com 7 SUVs compactos e todos tiraram nota máxima (Good) quando testados do lado do motorista, ao testar o lado do passageiro o resultado foi o seguinte, do melhor para o pior:

          2016 Hyundai Tucson – Good
          2015 Buick Encore – Acceptable
          2015 Honda CR-V – Acceptable
          2015 Mazda CX-5 – Acceptable
          2014 Nissan Rogue – Marginal
          2014 Subaru Forester – Marginal
          2015 Toyota RAV4 – Poor

          Então, o Toyota RAV4 foi disparado o pior, sendo o único que tirou a pior nota e o Hyundai Tucson foi o único que manteve a nota máxima dos dois lados. O IIHS esclareceu que os que tiraram Acceptable a diferença foi bem pouca entre o lado do motorista e passageiro.

          Depois do ocorrido eles passaram a testar os carros dos dois lados e para ganhar os prêmios Top Safety Pick e Top Safety Pick+ os carros vão ter que passar pelo teste dos dois lados e serem aprovados.

  • Danillo Santos

    Grande decepção, plataforma relativamente nova, porém ineficaz para proteção dos passageiros… Estamos perdidos mesmo! Será que o fiesta também se deu mal? Não lembro se já foi testado

    • Maycon Farias

      O primeiro e o segundo no ranking com 0.

      • Danillo Santos

        Obrigado

    • RBuriti

      A plataforma é boa, ainda utilizada na Europa e EUA…. o problema é o chamado “Redução de Custos” aplicado nos modelos brasileiros.

      • delvane sousa

        Sim. Utilizam menos pontos de solda que no exterior. Alegam que a energia eletrica aqui e mais cara.

        • Ernesto

          Aços diferentes.

    • th!nk.t4nk

      Plataforma nao tem nada a ver. Elas permitem tanta variaçao que nao garantem nada. No Brasil por algum motivo criou-se o mito de que “plataforma” seja o mais importante pra avaliar a qualidade do carro. Mas é como dizer que fulano mora num bairro chique. Pode ser que ele tenha um barraco num terreno baldio no tal bairro, simplesmente. É parâmetro generalista.

      • Danillo Santos

        Plataformas realmente permitem variações que podem prejudicar a segurança do veículo, mas dizer que não tem nada a ver já é exagero… Plataformas atuais de maneira geral tendem a ser mais seguras que suas antecessoras, pelo avanço das tecnologias de produção com materiais de alta resistência, barateamento de equipamentos de segurança como air-bags, abs, etc (tanto que com o tempo têm sido empregados em modelos cada vez mais acessíveis). Mesmo que equipamentos de segurança não façam parte da plataforma em si, esta dá suporte àqueles, vários carros foram extintos no Brasil pois suas plataformas não podiam oferecer air-bag e abs que passaram a ser obrigatórios recentemente. Enfim, pode ser que realmente a plataforma não seja o mais importante, mas com certeza influencia muito na segurança do veículo

        • Fabrício Sanches

          Sábias palavras, sem querer impor verdades absolutas – até eu faço isso ás vezes rsrs -, e sem ‘paixão’ na hora de escrever conseguiu se fazer entender. Tá difícil ver isso por aqui meu caro.

        • RBuriti

          Plataformas influenciam, sim. Mas só não quer dizer muita coisa.
          Pode ver que o 208 usa a mesma plataforma do 206, desde 1998, e ainda assim consegue suas 5 estrelas no EuroNCap (2012).

          O que acontece mesmo é a questão da redução de custos, projetar um uso de material de alta resistência num ponto e na prática, em países “emergentes”, usar um material mais barato e baixa resistência…..ou seja, “jogou fora” a plataforma. Foi isso o que ele tentou dizer. Não estou lhe defendendo nem a ele, mas realmente tá uma perseguição por plataformas como nunca, por engenheiros de teclado.

          Uma plataforma bem projetada pode sim ser usada por anos e anos e ainda se dar bem em testes de segurança….e com resultado melhores que plataformas mais novas, em vários exemplos que estamos vendo por aí.

          E sobre plataforma, é uma questão também de reforço (o que faltou no Ka, o que foi tirado do 208, etc).

          • Danillo Santos

            Primeiramente, a plataforma do 208 não é a mesma do 206, vide:
            https://quatrorodas.abril.com.br/testes/peugeot-208/
            Segundo, entendo seu ponto de vista, mas foi exatamente o que eu disse “Plataformas realmente permitem variações que podem prejudicar a segurança do veículo” me refiro justamente a essas adaptações para redução de custos em mercados “emergentes”…
            Terceiro, com certeza uma plataforma bem projetada pode durar anos e ainda ser mais segura do que a de carros atuais (sobretudo de categorias inferiores), mas isso é uma exceção argumentativa. Na prática, o que se observa é uma TENDÊNCIA de que plataformas atuais superem suas antecessoras em segurança (mas é claro que eu compreendo que toda regra tem exceção)

            • RBuriti

              Exato, concordo nisso, porém 4Patas? Sério? Ela diz “nova plataforma” mas nem sabe qual é nem cita. É como eu vi um cara falando que o fiesta 2018 é um carro novo, aí eu rebati “novo”, pois é o mesmo carro com algumas melhorias. Foi quando o rapaz replicou e disse “eu conheço engenheiro da Ford”…aí eu novamente o respondi “pois é, eu conheço engenheiro na Jeep (Brasil), sou engenheiro e neguei trabalho lá justamente por ver que os caras mal sabiam o que faziam. Até dei uma aula de consultoria pra uns colegas lá engenheiros”

              Amigo, Plataforma PSA PF1.
              https://en.wikipedia.org/wiki/PSA_PF1_platform

              No resto, estamos bem alinhados…..com exceção da 4Patas….. Ela começou sua decadência em 2002~2004, quando eu tinha uns 14 anos ainda…..naquela época percebi isso.

  • Leandro

    Que vergonha, dona ford. Me pergunto se o Fiesta nessa nova metodologia vai manter as 4 e 5 estrelas…

  • Rogério R.

    Até agora a Fiat está entre as melhorzinhas que fazem carros para a realidade econômica do Brasil. A Renault ainda não dá pra dizer já que o Latin NCAP ainda não testou nem o Sandero 2 e nem o Kwid. A Hyundai tbém não tem como saber já que nenhum modelo foi testado pelos novos critérios usados pelo Latin NCAP. No caso da VW só Gol e Voyage são feitos para a nossa realidade econômica e ambos também não foram testados pelos novos critérios e não temos como saber.

    • Cesar
      • SDS SP

        O Duster é ainda no protocolo antigo.

        • Rogério R.

          Mas lembrando que o Captur testado no protocolo novo usa a mesma plataforma do Duster testado no protocolo antigo, a B0.

          • SDS SP

            Pois é, mas isso não é garantia de nada rs.
            Aliás, não me arrisco a fazer nenhum prognóstico com relação a algo que não foi testado.

            • Rogério R.

              Pois é, não imaginava que o Ka passaria vergonha no crash test. Bom pelo menos a plataforma B0 da Renault feita aqui é boa.

      • dor53

        palio tb era e caiu pra uma

        • Rogério R.

          O Captur foi testado nas novas regras do Latin NCAP.

      • Rogério R.

        Se considerarmos que o Captur 4 estrelas nas novas regras usa a plataforma B0 e o Sandero usa a M0 que nada mais é que uma evolução da B0 podemos supor que o Sandero não passaria tanta vergonha nos testes.

  • Filipe L.M.

    O brasileiro merece ser trouxa. Moro na Alemanha e o Polo daqui é o mesmo do Brasil e é aqui considerado um dos carros mais confiáveis do mercado. Mas brasileiro prefere painel que faz “plim plim” e painel fofinho. Nada mais justo então consumirem essas carroças.

    • Alexandre Maciel

      Procura um Polo aí na rua e tira foto para eu comparar com a foto do pé de boi que vi agora pela manhã numa autorizada. :D

      • th!nk.t4nk

        Pé de boi seguro, ou carroça equipada? Eis a questao 🙂 Particularmente eu preferia me virar com um ar condicionado e câmbio manuais, por exemplo, a ter um bateu-morreu super equipado, mas ficar paraplégico por alguma bobagem no trânsito.

        • Alexandre Maciel

          Nenhum dos dois… até já comentei aqui nesta página.

          “Por menos de 50 mil mas no estilo carro de frotista. Eu não compraria o Ka e, também, não compraria esse Polo de entrada. Se só tiver esse tipo de escolha, prefiro investir meu dinheiro, como tenho feito, e continuar andando de Uber/Carona/Bike.”

          • SDS SP

            Do ponto de vista estritamente financeiro, qualquer carro é furada.
            Mas ainda tem muita gente que gosta de ter o próprio carro e curti-lo, independentemente se ele é bom ou ruim na ótica dos outros.

            • Alexandre Maciel

              Eu também tenho carro… mas faço questão de não dirigir… rsrsrs…

      • Filipe L.M.

        É o mesmo carro. Aliás, o “de entrada” alemão é com motor MPI de 60 cv, mesmo motor do UP de entrada e o TSI tem menor potência e torque. Mas brasileiro é vira-lata e compra Ka de papel.

        • Alexandre Maciel

          Também acho que o brasileiro não deveria comprar o Ka por 44 mil… nem o Polo por 50 mil.

          • Filipe L.M.

            O sonho do brasileiro é virar funcionário público. O brasileiro merece viver nessa latrina.

      • Daniel

        Os pé de boi da europa vem com calota, roda 14, manivela para os vidros… Mas estão lá todos os airbags e controle de estabilidade, etc…

  • Alexandre Maciel

    Zeronix, ZeroKa… mercado está bem no quesito segurança… rsrsrs…

  • Mauro Schramm

    Taca-lhe o pau, LatinNCAP!

  • Saulo Parente

    Segurança = Volkswagen >>>>>> Fiat, GM, Ford, Hyundai.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    caraleo, não se salva um

  • Fernando Vilela

    Tô curioso pra ver o teste do New Fiesta nacional.

  • Vattt

    Minha prima capotou o Uno dela e comprou o Ford Ka por oferecer o controle de estabilidade, agora com essa noticia ela vai pirar!!!

    • Leandro

      Uno também oferece.

      • Vattt

        Na época não com a facilidade que oferta do Ka.

    • Ernesto

      Pelo menos a chance de capotar é menor que a do Uno, né?

      • Vattt

        kkkkkkkkkk, verdade, mas a segurança no impacto deve ser tão alta quanto a possibilidade de capotar.

  • durango

    O meu palpite é que o melhor é não bater, não há o que fazer

  • Tom Costa

    Agora só falta aumentos bem prósperos que vai desbancar o zeronix em vendas! Do jeito que o brasileiro gosta.

  • Hoffmann

    Agora é capaz desse lixo passar a ser ainda mais vendido, como aconteceu com a outra porcaria zero estrela, o Onix.

    KAgado

  • Sassá

    Duvida, quando teremos o up! fazendo esses novos testes? Outra coisa, essa entidade compra os carros na concessionaria para testes. PERGUNTO: no caso do novo polo, em que os carros foram fornecidos pela vw de boa vontade ANTES do lançamento, QUEM me garante que não estavam alterados, como tipo uma liga de metais mais resistentes nas laterais e outras zonas de impacto? É meio paranóia, mas lembro que falo de uma empresa que adulterou os carros para teste de emisões……..

    • SDS SP

      O Up, por exemplo foi testado duas vezes: na primeira, em um teste com patrocínio da VW e o segundo, uma unidade escolhida aleatoriamente e ambos receberam a mesma nota.

      Eu penso que é o melhor dos mundos testar o carro antes do lançamento e não meses ou anos depois, pra não ficar com aquela sensação de ter comprado gato por lebre.

      • Fabrício Sanches

        Se up! for testado novamente não receberá as 5 estrelas porque não possui controle de estabilidade.

        • SDS SP

          Não mesmo, no máximo 3.
          Só estou explicando que não teve mutreta pelo primeiro teste ter sido patrocinado.

        • Ernesto

          O Up não receberá as 5 estrelas, mas não chegará a 0 estrelas pois no teste do Up ele já havia sido testado com impacto lateral, mesmo não sendo item a ser pontuado na época. E não houve aprofundamento da coluna B ou mesmo abertura de porta como ocorreu com o Ka. Devido à ausência de itens, ele deve ficar nas 3 estrelas.

    • Ernesto

      Sassá, pesquise como funciona na Europa. Da mesma maneira! Não digo todos os carros, mas alguns as montadoras fornecem o veículo para o primeiro teste e posteriormente NCap adquire um veículo aleatório para confirmar o 1o teste. Isso ocorreu no Up! O que você está insinuando não tem nada a ver.

  • Dreidecker

    Assim como o Onix, mais um abatido pela lateral…
    Isto só mostra que enquanto não houver fiscalização as montadoras irão abusar. Ainda bem que o teste de impacto lateral foi realizado do lado do passageiro, onde as montadoras não dão muito importância.
    Falta ainda o teste de impacto traseiro e superior (capotamento) virar rotina.

  • Anderson

    Interessante é ver que as montadoras se movem para correr atrás das exigências do Latin Ncap, não pq são obrigadas. Pq se depender do governo, esp e outros só em 2020 em diante. Apesar disso, o Onix segue o mais vendido…

  • Marcelo Henrique

    Esse é feito com aço nacional.
    Chupa Japão.

  • RIP Brazil

    Cheguei agora e vejo que este tópico tá rendendo, heim

    #bolha_de_posts
    kkk

  • Ricardo Blume

    Não esperava muito mas também não esperava tão pouco.

  • Eliandro Baseggio

    Nova função do sistema SYNC do Ford Ka:
    Em caso de colisão, chapar IML

  • marcelo

    Mais um lixo de carro vendido no Brasil, uma vergonha uma montadora como a Ford fazer um carro tao fragil assim, azar de quem comprou pode vender logo.

  • Ralex

    Agora sim vai disparar em vendas e brigar com o onix. Na terra da banana oque conta é design, preço e cair na modinha…

  • Bruno@BRN.CS

    Rapaz não esperava um zero. Duas ou três, mas zero em um projeto “novo”. Prova quem nem sempre uma plataforma moderna trás de fato alguma evolução.

    • Davi Millan

      Também não esperava. Agora só espero para ver o Crash Test do Kwid…
      E o pior é que o Mobi saiu melhor que Ford Ka, conseguindo uma estrela!

  • Felipe S. Rangel

    tirar zero estrelas será privilégio de muitos!

  • Léo Dalzochio

    Questão de prioridade de cada um. Mas eu não troco meu importado velho, depreciado, mas com excelente avaliação no Euro-ncap, por projetos banânios.

  • Gabriel Medeiros

    Let the zoeira begins. 😂

  • Retrato do Papai

    deprimente… KAixão se juntando a turma do zeronix e afins… até a mobilete e o palio foram “menos piores”… agora só falta testar hb20 e sandero pra ver se pelo menos um deles salva esse segmento de populares pé de boi…

    seria interessante se o latin ncap pudesse testar o fox nesse protocolo novo… comparar plataformas novas vs velhas (se não me engano o fox é o carro mais antigo em produção, de 2003)… porém como está para sair de linha isso não deve ocorrer…

  • Samluzbh

    Agora vai vender mais!

  • Preso Por 1 Real

    Um conhecido morreu exatamente assim como nas ultimas fotos, o carro dele um KA foi atingido na lateral, quebrou o pescoço e já era.

  • JCosta

    Zero estrela? Agora é que vende mais… só no Braçil.

  • jjmarcio2

    Confesso que fiquei surpreso, pensei que tiraria no mínimo 3, vamos ver esses populares nas próximas atualizações, se os fabricantes vão melhoras as estruturas pra ter melhor nota no Latin, Chevrolet informou que pretende melhorar as estruturas do Onix, vamos ver o que a Ford vai falar sobre esse teste.

  • Jok Jok

    Carro de latinos sendo realmente de latinos. Bye bye exportaçoes….

  • Jimmy Rustler

    Agora falta o HB20, Sandero e os outros campeões de vendas

  • Jok Jok

    Cade a galera que dizia que o Ka era a mesma coisa que o n fiesta ?

  • Freaky Boss

    1. independente de nota em novo protocolo e etc etc, me parece, e para a maioria, que o UP é o que o Brasil tem de mais seguro nos nichos de entrada (leia-se carros mais baratos). Isso para mim conta muito. Parabéns para a VW.
    2. Comum, para mercados emergentes, é carro de entrada ser simples para ser o mais barato possível (esses aços especiais de ultra resistência custam $$) e portanto receberem poucas estrelas nesses testes….UP é exceção, não é regra.
    3. Por mim, desde que a informação esteja disponível e clara, não vejo problema algum em deixar um veículo com 1 estrela no mercado. Compra quem quer.
    De novo, quem melhor dita os rumos da indústria é o consumidor. O dia em que segurança for mais valorizada aqui do que telinha e porta USB, as montadoras naturalmente vão ser pressionadas a parar de oferecer opções menos seguras.

  • From Rivia

    Vai longe essa discussão. Brasileiro não sabe comprar carro, e as montadoras deitam e rolam na ignorância do consumidor local. Há usados muito mais seguros que os carros de entrada, no entanto, não são os veículos de estimação do brasileiro, então são considerados encalhados. 50 mil mortes todos os anos nas ruas e estradas brasileiras, sem mencionar os que ficam com sequelas permanentes. Enquanto tivermos governos amadores, teremos assassinos profissionais nas vias brasileiras. Não esperem reduções em mortes por aqui pelos próximos 30 anos.

  • Marcos Pastori

    O que eu não entendo é o Novo Palio (2010) já contar com as barras de proteção laterais, e compactos novos de projeto como o Ka, Ônix e 208 não.

    https://motorchase.com/pt/2016/08/barras-de-impacto-laterais-quais-carros-tem-e-quais-nao/

  • heisenbergRS

    por acaso os nossos carros na parte frontal são feitos de aço e nas laterais de isopor? ta looooco

  • pdias

    Li numa outra matéria que um jornalista disse que era “sensacionalismo barato’ a nota zero do Ônix!!! Bom, a gente aqui viu o ariete entrando na cabine daquele e deste carro acima, também vimos que o dummy sofreu grandes deslocamentos e choques dentro destes veículos (ônix e ka) que são alguns dos mais vendido deste país…. Duvido que seja “sensacionalismo barato” sofrer um acidente num carro destes aí e entrar na estatística dos milhares de sequelados… ou mortos….que veículos como estes (ônix e ka) não ajudam em nada para diminuir

  • Matheus

    Podem até descer a lenha no Polo (e concordo que estão faltando alguns itens de conveniência de série na versão de entrada que a VW terá de rever, como retrovisores elétricos, sensor de estacionamento de série) MAS, pelo menos, é SEGURO. Pois alguns esquecem o bem mais precioso que têm, não é mesmo?

  • FocusMan

    A imprensa deveria questionar esses testes… Agora o Fiat Palio, Gol e Uno parecem mais seguros que o KA e o Onix, e na realidade não são.

    O Latin NCAP deveria seguir o mesmo protocolo do Euro NCAP que é retestar o carro a cada 6 anos. O KA tem 2 anos que foi lançado e na época, ele foi 4 estrelas nos testes, sendo acima da média do mercado.

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