_Destaque _Featured Ford Hatches Linha 2018 Preços Sedãs

Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

ford-ka-trail-lançamento-NA-23-1024x682 Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

O Ford Ka 2018 está disponível nas concessionárias da marca sem alterações em relação a linha anterior. O que aconteceu de novidade foi que o novo Ford Ka 2018 e seu irmão sedã Ford Ka+ 2018 tiveram um aumento de preços geral.



Agora o preço inicial do Ford Ka 2018 na versão hatch é de R$ 44.290, chegando a até R$ 55.390 na versão mais cara. Já o Ford Ka+ 2018 varia entre R$ 47.290 e R$ 61.390 na configuração mais equipada.

Também não foi agora que o modelo ganhou um câmbio automático ou mesmo o automatizado Powershift, algo que os clientes da marca certamente estão esperando há muito tempo. Mas o que consola os proprietários do Ford Ka 2018 é que ele tem dois motores bem modernos, um 1.0 de três cilindros e até 85 cavalos de potência, e o outro é um 1.5 de até 110 cavalos, ambos entregam um bom desempenho ao Ford Ka.

Lançado em 2014, o Ford Ka da atual geração surgiu como um projeto global com vistas a atender não só o mercado brasileiro, mas também o indiano – onde chegou com o nome de Figo – e o europeu, onde será feito em Craiova, Romênia. Equipado com uma variação da plataforma do New Fiesta, o compacto desenvolvido pela Ford no Brasil substituiu a primeira geração, que havia recebido mudanças importantes por aqui, mas ainda carecia de quatro portas, por exemplo. Ele também usava os velhos motores Zetec também.

O Ford Ka acabou dando origem ao modelo sedã, aqui chamado de Ka+, mas na Índia adota um nome próprio, Aspire. Lá, a diferença também é que ele tem comprimento menor, de até 3,99 m por conta da legislação que beneficia esse porte de veículo. Até o momento, o modelo não derivou qualquer outro produto, nem mesmo uma picape leve, que era algo esperado inicialmente, mas que agora fica claro não ser viável por conta do segmento acima, hoje dominado pela Fiat Toro.

ford-ka-trail-impressões-NA-20 Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

Ford Ka 2018 – detalhes

O Ford Ka 2018 tem um estilo inspirado nos modelos globais da marca americana e se destaca pela grande em formato hexagonal, levemente baseada num desenho que seria atribuído à Aston Martin. Os faróis possuem um desenho flechado e o para-choque tem aspecto simples, pouco aerodinâmico.

A carroceria tem lanternas compactas e tampa do bagageiro bem limpa, assim como o protetor traseiro. A carroceria tem aspecto levemente volumado e é bem aerodinâmica com coeficiente de 0,33. Os retrovisores são grandes e possuem repetidores de direção, enquanto as rodas de aço ou liga leve têm aros 14 ou 15 polegadas.

Por dentro, o Ford Ka 2018 apresenta painel muito semelhante ao do New Fiesta, tendo quadro de instrumentos bem compacto e de fácil leitura, console central com display para o sistema SYNC, desenho geral bem moderno e acabamento muito superior ao dos antigos Fiesta Rocam e Ka. O interior não é muito espaçoso, já que o formato interno é mais envolvente. O porta-malas tem 257 litros e fica pouco abaixo da média do segmento. O tanque tem 52 litros para garantir autonomia razoável no caso do etanol.

Medindo 3,88 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,52 m de altura e 2,49 m de entre eixos, medidas que o colocam mais distante do New Fiesta, a fim de não criar um fogo amigo com o compacto premium e ainda promover sua entrada no mercado indiano. Mas, até 2020, de acordo com rumores recentes, o Ford Ka terá mudança de plataforma e pode ficar maior por aqui, visto que a estratégia de globalização One Ford foi abandonada e o New Fiesta não deve seguir adiante, pois a nova geração é exclusiva da Europa.

ford-ka-trail-impressões-NA-18 Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

Ford Ka 2018 – novidades

Recentemente o Ford Ka 2018 ganhou a versão aventureira Trail, que recebeu pneus diferentes e suspensão elevada, bem como reforço na mesma. Além disso, ganhou adesivos exclusivos, bem como acabamento dos bancos com nova padronagem. O Ford Ka Trail 2018 é o que faltava para completar a gama de opções do compacto, embora este ainda deva ao mercado um câmbio automático de seis marchas, como o que foi instalado no Ford EcoSport 2018.

Nesse caso, devemos esperar pela atualização visual do Ford Ka, que deverá introduzir mudanças no painel, onde a tela de multimídia SYNC 3 deverá ter pelo menos 6,5 polegadas para apresentar os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, que trarão integração total com aparelhos dotados de Android e iOS. O primeiro, por exemplo, traz os navegadores Google Maps e Waze, este último recentemente atualizado. Câmera de ré será outro recurso a ser usado com a nova tela, bem como melhor visualização do AppLink e da chamada de emergência para o 192.

Ford Ka 2018 – versões

Ford Ka SE 1.0 2018
Ford Ka SE Plus 1.0 2018
Ford Ka Trail 1.0 2018
Ford Ka SEL 1.0 2018
Ford Ka SE 1.5 2018
Ford Ka SE Plus 1.5 2018
Ford Ka Trail 1.5 2018
Ford Ka SEL 1.5 2018

ford-ka-trail-lançamento-NA-3-1024x769 Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

Ford Ka 2018 – equipamentos

Ford Ka SE 1.0/1.5 – De série com motores 1.0 3C Ti-VCT/1.5 Sigma Ti-VCT, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos com one touch para o motorista, travas elétricas, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, airbag duplo, freios ABS com EDB, trava elétrica do porta-malas, indicador de marcha, faróis com máscara negra, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro, Isofix, maçanetas e espelhos retrovisores externos na cor do veículo, chave canivete com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura, banco traseiro bipartido, sistema de som My Connection com comandos de voz, USB, Bluetooth e My Ford Dock, suporte para celulares.

Ford Ka SE Plus 1.0/1.5 – Itens acima, mais vidros traseiros elétricos e sistema de áudio SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.

Ford Ka SEL 1.0/1.5 – Itens acima, mais banco do motorista com ajuste de altura, AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS), assistente de partida em rampa (HLA), computador de bordo, alarme volumétrico, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 195/55 R15, faróis de neblina, lanternas traseiras escurecidas e retrovisores elétricos.

Ford Ka Trail 1.0/1.5 – Itens da versão SE, mais apliques estéticos nos para-choques, adesivos externos exclusivos, padronagem de bancos e portas “Trail”, bancos parcialmente em couro, maçanetas e retrovisores na cor cinza, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus mistos 185/65 R15 ATR, soleiras das portas dianteiras e rack de teto.

Ford Ka 2018 – preços

Confira abaixo os novos preços da linha Ford Ka 2018, com os preços entre parênteses os praticados na linha anterior, 2017:

Ford Ka SE 1.0 2018: R$ 44.290 (R$ 43.790)
Ford Ka SE Plus 1.0 2018: R$ 46.890 (R$ 46.390)
Ford Ka Trail 1.0 2018: R$ 48.190 (R$ 47.690)
Ford Ka SEL 1.0 2018: R$ 51.090 (R$ 50.590)
Ford Ka SE 1.5 2018: R$ 48.590 (R$ 48.090)
Ford Ka SE Plus 1.5 2018: R$ 51.190 (R$ 50.490)
Ford Ka Trail 1.5 2018: R$ 52.490 (R$ 51.990)
Ford Ka SEL 1.5 2018: R$ 55.390 (R$ 54.690)

Na gama do Ford Ka 2018, praticamente todas as versões receberam reajustes de R$ 500, com exceção dos modelos SE Plus e SEL, ambos com motor 1.5, que ficaram mais caros em R$ 700. O Ford Ka+, por sua vez, ficou mais caro em R$ 500 apenas na versão de entrada, sendo que as demais receberam reajustes de R$ 600 ou R$ 700, neste caso na variante topo de linha.

Os preços contidos mantém o Ford Ka 2018 numa boa posição, fazendo-o ser o terceiro carro mais vendido em 2017 e também o terceiro nas vendas mensais, garantindo à Ford uma posição melhor no segmento de automóveis, mas ainda assim insuficiente para manter-se em definitivo no quarteto líder, dada à presença constante de Hyundai e Toyota brigando por esta posição.

ford-ka-trail-impressões-NA-47 Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

Ford Ka 2018 – motor

O Ford Ka 2018 utiliza basicamente dois motores. Um deles é simplesmente chamado de 1.0 3C Ti-VCT, que é o mais recente. Este propulsor é fabricado em Camaçari-BA e utiliza um bloco de três cilindros feito em ferro fundido, mas com cabeçote e cárter em alumínio. Além disso, tem quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável e coletor de escape integrado ao cabeçote.

De concepção moderna, embora com  bloco de ferro, o 1.0 3C Ti-VCT é um pequeno, mas forte motor, que entrega 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, sendo o mais potente do mercado com suas características – que não envolvem o emprego de turbocompressor ou injeção direta de combustível – ambos a 6.500 rpm.

Além disso, o pequeno 1.0 3C Ti-VCT fornece também bom torque em baixas rotações e entrega 10,2 kgfm na gasolina e 10,7 kgfm no etanol, obtidos à 3.500 rpm. Este motor faz o Ford Ka 2018 ir de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e proporciona velocidade máxima de 166 km/h. O consumo com etanol é de 8,9 km/litro e 10,4 km/litro na estrada, enquanto com gasolina ele faz 13,0 km/litro no ciclo urbano e 15,1 km/litro no rodoviário. O motor trabalha apenas com câmbio manual de cinco marchas.

O outro é um velho conhecido, que faz parte da família Sigma, que já tem muitos anos de uso na Ford. O propulsor tem 1,5 litro, quatro cilindros, duplo comando de válvulas variável (Ti-VCT), 16 válvulas no total e injeção eletrônica multiponto. Feito em Taubaté-SP, este motor ainda se sustenta na gama da Ford nacional por ainda não haver um substituto, mas tem suas qualidades.

O 1.5 Sigma Ti-VCT entrega 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol, ambos a 5.500 rpm, enquanto os torques são de 14,6 kgfm no derivado de petróleo e 14,9 kgfm no derivado da cana, ambos a 4.250 rpm. Ele também trabalha apenas com câmbio manual de cinco marchas no Ford Ka 2018, que assim acelera até os 100 km/h em 10,5 segundos e alcança velocidade máxima de 181 km/h. Isso fazendo 7,9 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina na cidade, enquanto na estrada entrega 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.

ford-ka-trail-impressões-NA-43 Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

Ford Ka 2018 – desempenho

O Ford Ka 2018 quando utilizando o motor 1.0 3C Ti-VCT tem um bom desempenho na categoria. O propulsor de três cilindros entrega boa disposição em baixas rotações, sendo suave em funcionamento e vibrando muito pouco, já que se trata de uma característica de motores de três cilindros.

Com 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, o pequenino também entrega 10,2 kgfm na gasolina e 10,7 kgfm no etanol, tendo bons números para um 1.0 aspirado. O propulsor responde bem entre 1.500 e 2.000 rpm, sendo até 2.500 rpm sua faixa ideal de funcionamento. Ele roda a 3.500 rpm quando está a 110 km/h, obtendo assim um bom rendimento em consumo e ruído, que é mais adequado que o do 1.5 Sigma Ti-VCT.

O câmbio manual de cinco marchas tem bons engates e trabalho suave, além de precisão. O escalonamento das marchas é adequado para a proposta do Ford Ka 2018 e tem ainda a ajuda da embreagem de acionamento macio. Na aceleração de 0-100, o Ford Ka 1.0 2018 leva 13,9 segundos de 0 a 100 km/h com máxima de 166 km/h. Dessa forma, o consumo do compacto 1.0 é de 8,9 km/litro e 10,4 km/litro com etanol e 13,0 km/litro e 15,1 km/litro com gasolina, respectivamente em cidade e estrada.

O Ford Ka 1.0 2018 tem uma proposta muito boa e apresenta uma condução mais focada no uso urbano, mas não se entrega quando a missão é encarar uma estrada, desde que não esteja completamente carregado, pois aí o motorzinho não dará conta do recado e o pior, sem potência disponível, fica à mercê do tráfego de veículos mais lentos e apresenta consumo muito elevado, mais até do que o irmão mais potente, o 1.5 Sigma Ti-VCT. Então, se a missão não é estar sempre na estrada e sim no cotidiano urbano, então este é uma escolha importante.

Já em relação ao Ford Ka 1.5 2018, o compacto da marca americana tem uma performance bem melhor de modo geral, embora perca em esperteza nas rotações mais baixas. Como usa um quatro cilindros de concepção mais antiga que o 1.0 3C Ti-VCT, o velho 1.5 Sigma Ti-VCT apresenta lentidão em respostas nas saídas, embora haja com presteza acima de 2.500 rpm, sendo os 3.000 rpm seu melhor rendimento em performance diária. Os torques de 14,6 kgfm no derivado de petróleo e 14,9 kgfm no derivado da cana são suficientes para uma condução confortável, embora como mencionado, precisam de mais giro para dar o que prometem.

De funcionamento suave, o Ford Ka 1.5 2018 tem no motor 1.5 seu aliado para encarar estradas e ter uma vida a bordo mais tranquila nesse ambiente. A rotação do motor fica um pouco acima dos 3.000 rpm quando em cruzeiro, dando ao carro uma boa média rodoviária de 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina. Os 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol garantem uma boa resposta ao acelerador, dando ao hatch um desempenho animador com retomadas adequadas e aceleração vigorosa, indo de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e com velocidade máxima de 181 km/h.

O câmbio manual de cinco marchas no Ford Ka 1.5 2018 tem as mesmas boas características da versão 1.0, sendo bem adequadas ao propósito do modelo. De modo geral, o compacto tem bom ajuste da suspensão, filtrando bem as irregularidades do solo, bem como estabilidade adequada. A direção elétrica é muito leve, mas ao mesmo tempo bem precisa em velocidade, garantindo segurança ao condutor. Os freios também são suficientes para o Ford Ka 2018, embora os dianteiros tenham discos sólidos na versão 1.0.

A posição de dirigir é correta e o cockpit é envolvente, não dando tanto a impressão de espaço que se espera dele. Atrás, o espaço para as pernas é reduzido, como esperado. Já o porta-malas é mediano. O Ford Ka foi feito mesmo para quatro adultos e uma criança no meio. Mas, os fixadores Isofix ficam nas laterais, junto com os cintos de três pontos, pois o central é subabdominal. Mesmo assim, parece que o modelo caiu no gosto do consumidor brasileiro.

De janeiro a julho, o compacto da Ford emplacou 51.898 unidades no Brasil, colocando-o na terceira posição, atrás de Chevrolet Onix 2018 e Hyundai HB20 2018. Em julho, o Ford Ka 2018 vendeu nada menos que 7.248 exemplares, continuando na terceira posição. Isso mostra o sucesso do discreto – pouco marketing no mercado – hatch de entrada da marca americana, que pode ter dias melhores quando adotar o desejado câmbio automático – disponível nos concorrentes – bem como multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play. Um novo motor para substituir o 1.5 Sigma Ti-VCT seria interessante, mas este ficará para a próxima geração, devendo ser um 1.2 3C Ti-VCT (indiano) com potência e torque similares.

ford-ka-trail-lançamento-NA-8-1024x726 Ford Ka 2018: preço, fotos, versões, consumo, desempenho e detalhes

Ford Ka 2018 – consumo

Ford Ka 1.0

Consumo na cidade – 8,9 km/l com álcool e 13,0 km/l com gasolina

Consumo estrada – 10,4 km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina

Ford Ka 1.5 

Consumo na cidade – 7,9 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina

Consumo estrada – 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina

Ford Ka 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.5

10.000 km

R$ 268

R$ 268

20.000 km

R$ 344

R$ 344

30.000 km

R$ 428

R$ 428

Ford Ka 2018 – ficha técnica

Motor

1.0 3C

Sigma 1.5 Ti-VCT

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

997

1499

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

12:1

11:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 80 cv @ 6500 rpm / Etanol: 85 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 105 cv @ 5500 rpm / Etanol: 110 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,2 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 10,7 kgfm @ 3500 rpm

Gasolina: 14,6 kgfm @ 4250 rpm / Etanol: 14,9 kgfm @ 4250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/65 R14 / 195/55 R15

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3886

3886

Largura sem retrovisores (mm)

1695

 1695

Altura (mm)

1525

1525

Distância entre os eixos (mm)

2491

2491

Capacidades

Porta-malas (litros)

257

257

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

453

416

Peso em ordem de marcha (kg)

997

1034

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,338

0,338

Ford Ka 2018 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend