Ford Hatches Populares

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

A linha Ford Ka 2018 foi a última do modelo antes da reestilização anunciada pela Ford no segundo semestre de 2018. O modelo nesta linha começou a ser vendido no início de 2017 e trouxe como diferenciais uma gama de versões mais ampla, com as novas variantes Ka S, Ka Tecno e Ka Trail, além de alguns recursos extras.


Abaixo, você pode conferir todos os principais detalhes do Ka 2018:

Ford Ka 2018 – mudanças

Ford lança Ka Trail em março de 2017

Uma das principais novidades da linha Ka 2018 foi a chegada do pseudo-aventureiro Ford Ka Trail 2018 em março de 2017. O modelo foi lançado com motores 1.0 e 1.5 e preços a partir de R$ 47.690.

Baseado no Ka SE, o Ka Trail se diferenciava pela suspensão elevada e mais reforçada, além das rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas calçadas com pneus de uso misto, faixas laterais e traseira com o nome da versão, molduras pretas nos para-lamas, rack de teto, maçanetas e retrovisores na cor cinza, bancos em couro e tecido, soleiras de porta, tapetes exclusivos e pedais em alumínio.

Ka S chega como versão de entrada em outubro de 2017

Outra versão da gama do Ka foi a “S”, que chegou para roubar o posto do Ka SE como a opção mais em conta da gama do compacto.

Comercializado com preço sugerido de R$ 44.030, o compacto tinha somente alguns equipamentos a menos para ficar mais em conta que o SE. Não oferecia recursos como vidros elétricos dianteiros e sistema de som com Bluetooth nem como opcionais.

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

Ford lança Ka Tecno 1.0 em outubro de 2017

Ainda entre as novidades de versões, a Ford lançou também em outubro de 2017 o Ka Tecno. Baseado no SE Plus, o Tecno contava com alguns recursos extras de segurança, visuais e de conforto.

Por R$ 48.390, o carro ofertava itens como controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, computador de bordo, faróis de neblina, bancos com revestimento exclusivo e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

Mais equipamentos para o Ford Ka 2018 em outubro de 2017

O Ka 2018 chegou em outubro de 2017 com novos equipamentos, além das versões S e Tecno citadas acima. Entre as novidades, o Ka SE e o Ka Trail ganharam banco do motorista com ajuste de altura, ao passo que o SE Plus adotou retrovisores elétricos e o SEL, bancos revestidos em couro.

Ford Ka 2018 – detalhes

Um dos modelos mais vendidos do mercado brasileiro, o Ford Ka agrada pela boa dirigibilidade, espaço interno adequado para o seu segmento e, sobretudo, pela mecânica eficiente. O modelo tem um bom motor 1.0 litro flex tricilíndrico de até 85 cv ou 1.5 flex de até 110 cv nesta linha 2018.

Trata-se da terceira geração do hatch no Brasil. Neste modelo, o Ka incorporou importantes recursos de segurança, como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e até uma função que aciona automaticamente o SAMU em caso de acidente.

O visual do carro agrada, com formas bem desenhadas. O interior também consegue cativar, sobretudo pela ampla oferta de porta-objetos. São 21 porta-objetos no total. Há até um espaço pensado para celular no topo do console central no painel, chamado pela marca de “Ford MyDock”.

O espaço interno também é um dos pontos fortes dentro dos parâmetros da categoria. Por conta da sua boa distância entre-eixos de 2,49 metros, o Ka 2018 consegue acomodar bem até quatro adultos. Um dos contrapontos fica por conta do porta-malas, que tem capacidade para somente 257 litros, um dos menores do segmento.

O Ford Ka tem um comportamento que agrada sobretudo nas cidades. Os motores são silenciosos em baixa rotação e o 1.0, apesar de ser um três cilindros, tem baixo nível de vibração e ruído. Além disso, todas as versões do carro já saem equipadas com direção com assistência elétrica, que deixa o volante bastante leve em manobras e mais firme em velocidades mais altas.

Se puder gastar um pouco a mais, dê prioridade para as versões SEL do carro. São elas que contam com bancos revestidos em couro, vidros, travas e retrovisores elétricos, controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampas, afora outros recursos como rodas de liga-leve e sistema de som com tela no painel.

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

Ka 2018 – versões

A linha 2018 do Ford Ka foi comercializada em seis versões de acabamento diferentes, com duas opções de motorização, sempre com câmbio manual.

Veja abaixo as configurações do Ka 2018 no Brasil:

Ford Ka 1.0 2018

  • Ka S 1.0 2018
  • Ka SE 1.0 2018
  • Ka SE Plus 1.0 2018
  • Ka Tecno 1.0 2018
  • Ka Trail 1.0 2018
  • Ka SEL 1.0 2018

Ford Ka 1.5 2018

  • Ka SE 1.5 2018
  • Ka SE Plus 1.5 2018
  • Ka Trail 1.5 2018
  • Ka SEL 1.5 2018

Ford Ka 2018 – equipamentos

Ka S 2018

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, faróis com temporizador (Follow me Home), entre outros.

Conforto: direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica das portas e porta-malas, chave tipo canivete, coluna de direção ajustável em altura, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, aviso de portas abertas e de faróis acesos, banco traseiro bipartido, limpador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros.

Visual e acabamento: faróis com acabamento escurecido, capa dos retrovisores e maçanetas na cor do carro, aerofólio traseiro na cor do veículo, grade frontal com moldura na cor cinza, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, tapetes de borracha, entre outros.

Tecnologia: limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável, indicador de troca de marcha no painel, entre outros.

Ka SE 2018

Conforto: recebe vidros elétricos dianteiros com sistema um toque para baixo e para cima para o motorista, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.

Tecnologia: ganha sistema de som My Connection com rádio AM/FM, conexões USB e Bluetooth, controle para iPod e comandos de voz, My Ford Dock e quatro alto-falantes.

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

Ka SE Plus 1.0 2018

Conforto: recebe vidros elétricos traseiros e retrovisores externos com ajuste elétrico.

Tecnologia: tem ainda sistema SYNC Media System, com tela LCD multifuncional de 3,5 polegadas no painel, leitura e envio de mensagens SMS, comandos de voz, MP3 player, CD player, App Link, Assistência de Emergência e comandos no volante.

Ka Tecno 2018

Segurança: se diferencia pelo controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas e faróis de neblina.

Visual e acabamento: conta com rodas de aço de 15 polegadas com calotas e revestimento exclusivo dos bancos e painéis de porta.

Tecnologia: agrega computador de bordo.

Ka Trail 2018

Visual e acabamento: em relação ao Ka SE, ganha suspensão elevada, faróis e lanternas escurecidos, rack de teto na cor cinza, maçanetas e retrovisores com pintura escurecida, rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas com pneus de uso misto, adesivo Trail nas laterais e tampa do porta-malas, apliques plásticos nos para-lamas, pedaleiras em alumínio, bancos revestidos de couro com detalhes em laranja, soleiras de porta, tapetes personalizados, entre outros.

Ka SEL 2018

Segurança: acrescenta alarme antifurto volumétrico.

Conforto: oferece bancos com revestimento em couro, retrovisores externos elétricos e sensor de estacionamento traseiro.

Visual e acabamento: adota grade frontal com detalhes cromados, lanternas traseiras fumê, molduras cromadas nas saídas de ar, moldura em preto brilhante no painel central e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Ford Ka 2018 – preços

Quando 0 km, o Ford Ka 2018 foi comercializado entre os anos de 2017 e 2018 com os seguintes preços:

Ford Ka 1.0 2018

  • Ka S 1.0 2018: R$ 44.030
  • Ka SE 1.0 2018: R$ 45.030
  • Ka SE Plus 1.0 2018: R$ 46.590
  • Ka Tecno 1.0 2018: R$ 48.390
  • Ka Trail 1.0 2018: R$ 48.430
  • Ka SEL 1.0 2018: R$ 52.290

Ford Ka 1.5 2018

  • Ka SE 1.5 2018: R$ 49.340
  • Ka SE Plus 1.5 2018: R$ 50.890
  • Ka Trail 1.5 2018: R$ 52.740
  • Ka SEL 1.5 2018: R$ 56.590

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

Já os preços do Ka 2018 no mercado de seminovos e usados, conforme os dados da Tabela Fipe, são estes:

Ford Ka 1.0 2018

  • Ka S 1.0 2018: R$ 36.110
  • Ka SE 1.0 2018: R$ 36.140
  • Ka SE Plus 1.0 2018: R$ 36.140
  • Ka Tecno 1.0 2018: R$ 36.590
  • Ka Trail 1.0 2018: R$ 37.380
  • Ka SEL 1.0 2018: R$ 39.100

Ford Ka 1.5 2018

  • Ka SE 1.5 2018: R$ 38.660
  • Ka SE Plus 1.5 2018: R$ 38.660
  • Ka Trail 1.5 2018: R$ 40.910
  • Ka SEL 1.5 2018: R$ 41.440

Ka 2018 – cores

O Ka 2018 pode ser encontrado em diversas opções de cores. Entre elas, o Branco Ártico, Prata Dublin, Preto Ebony, Vermelho Arpoador, Preto Bristol, entre outras.

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

Ford Ka 2018 – motores

As versões mais em conta do Ka 2018 saíram equipadas com um motor 1.0 litro flex. Tal propulsor é um 1.0 Ti-VCT flex de três cilindros em linha, que inclusive ainda equipa as unidades 0 km do hatch compacto da Ford no mercado brasileiro.

Ele é dotado de quatro válvulas por cilindro, sistema de arrefecimento em dois estágios e duplo comando de válvulas variável tanto na admissão quanto no escape.

Esta unidade consegue desenvolver 80 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 85 cv com etanol, a 6.500 rpm. Já o torque é de 10,2 kgfm e 10,7 kgfm, nesta ordem, a 3.500 giros. O 1.0 Ti-VCT Flex está combinado sempre a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Já as configurações mais caras do Ford Ka são encontradas com motor 1.5 Sigma 16V Flex de quatro cilindros, que a partir do Ka 2019 foi substituído pelo 1.5 flex de três cilindros.

Neste caso, são 105 cv com gasolina, a 6.500 rpm, e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm. Já o torque é de 14,6 kgfm e 14,9 kgfm, nesta ordem, a 4.250 rpm. Ele também está disponível somente com transmissão manual de cinco marchas.

Ka 2018 – consumo

De acordo com o Inmetro, os números de consumo de combustível do Ka 2018 são os seguintes:

Ford Ka 1.0 2018

  • Consumo de 9,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 13,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “A” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral, com selo Conpet de eficiência energética.

Ford Ka 1.5 2018

  • Consumo de 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Ford Ka 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, revisões

Ford Ka 2018 – desempenho

Veja abaixo os números de desempenho do Ka 2018, segundo a Ford:

Ford Ka 1.0 2018

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 166 km/h.

Ford Ka 1.5 2018

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 181 km/h.

Ka 2018 – garantia e revisões

De acordo com a tabela de revisões da Ford em seu site, o Ka 1.0 e o Ka 1.5 têm os seguintes valores de revisões:

Ford Ka 1.0 2018

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 449
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 549
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 449
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 699
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 499
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 899
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 499
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 699
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 499
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 599

Ford Ka 1.5 2018

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 449
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 549
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 449
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 799
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 499
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 599
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 499
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 799
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 499
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 599

Ford Ka 2018 – ficha técnica

Motor

1.0 Ti-VCT

1.5 Sigma

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

997

1.499

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

80 cv com gasolina e 85 cv com etanol a 6.500 rpm

105 cv com gasolina, a 6.500 rpm, e 110 cv com etanol a 5.500 rpm

Torque Máximo

10,2 kgfm com gasolina e 10,7 kgfm com etanol a 3.500 rpm

14,6 kgfm com gasolina e 14,9 kgfm com etanol a 4.250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual de 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço de 14 polegadas ou 15 polegadas

Aço 14 polegadas ou liga-leve 15 polegadas

Pneus

175/65 R14 ou 195/55 R15

175/65 R14 ou 195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.886

3.886

Largura sem retrovisores (mm)

1.695

1.695

Altura (mm)

1.525

1.525

Distância entre os eixos (mm)

2.491

2.491

Capacidades

Porta-malas (litros)

257

257

Tanque (litros)

51

51

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

423

405

Peso em ordem de marcha (kg)

1.007

1.034

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,338

0,338

Ford Ka 2018 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Marcos Vinicios Umbelino

    Um carro honesto, mas que ficou numa faixa de preço acima do que ele é realmente.

    • Fernando Piston

      Não considero muito essa classificação, visto que ele é baseado no New Fiesta, o que é um upgrade importante em relação a geração anterior.

      • T1000

        Mesmo baseado no NF, o carro é ultra espartano, e o acabamento bem fora do padrão tradicional da Ford, com revestimentos que se soltam e latas expostas dentro do carro.

        • Daniel dos Santos

          como Onix, Gol, Uno, Argo….

        • Fernando Piston

          Mas o New Fiesta Nacional não era muito diferente disso.Sobre revestimentos que se soltam, creio estar citando o minusculo acabamento de tecido das portas dianteiras, correto? Só as primeiras fornadas que tinham isso, hoje em dia, só o Titanium traz esse acabamento.

  • El Gato!

    Especialmente os SE Plus e SEL, nas versões 1.5, são opções “justas” no mercado. São bem aceitos, ou seja, boa liquidez. Um city car honesto. Achando um carro com as manutenções em dia, vale a pena a oferta.

    • Fernando Piston

      Considerando que o SEL 1.5 seria praticamente um New Fiesta com mais espaço interno, sim, é uma excelente opção.

    • Robinho

      verdade estou a procura de um SE Plus ou SEL para minha mulher e não tão fácil achar não…

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Temos um 1.0 2019 SE.Carrinho muito bom, um dos únicos que não me deram dor na lombar, se acha uma boa posição de dirigir, outro que eu gostava era Picanto 2016 que tivemos.

  • André

    modelo 2020 se por 42.990 em curitiba
    Melhor custo beneficio novo no mercado
    anda muito bem, econômico

    • Robinho

      ta bom msm este preço…

  • Ford cansada PQP! Colocasse o Sync 3 nesses ka aí que seria um diferencial e poderia ser sucesso de vendas!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email