Ford Ka 2020: motor, consumo, valor, ficha técnica

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O Ford Ka 2020 estava perto de seu fim e ninguém sabia, apresentando algumas novidades em segurança no ano/modelo 2020, sendo um produto que disputava a liderança de vendas no mercado nacional.


O hatch compacto da Ford era um modelo de projeto global, que fora executado também na Índia, sob o nome Figo.

Ele também originou um sedã, o Ford Ka 2020 sedan, além de ser derivado do Ford EcoSport.

Produzido em Camaçari-BA, hoje completamente fechada, o compacto tinha uma gama de versões, assim como duas opções de motor.

Com 3,94 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,52 m de altura e 2,49 m de entre-eixos, o Ford Ka 2020 tinha 257 litros no porta-malas e tanque com 51 litros.

Ford Ka 2020 – novidades

Ford Ka automático

Pequeno, o Ford Ka 2020 tinha motores de três cilindros, sendo o 3C 1.0 Ti-VCT fabricado em Camaçari, tendo este 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol.

Outra opção era o Dragon 1.5 Ti-VCT, feito totalmente em alumínio e produzido em Taubaté.

Tratava-se de um propulsor bem moderno e estava em dia com a tecnologia que a Ford queria implementar no Brasil.

Ele dispunha de 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, além de ter opção de transmissão automática de seis marchas com trocas por botão na alavanca.

O Ford Ka 2020 teve a perda dos airbags do tipo cortina e inclusão de bolsas infláveis na lateral.

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A multimídia passou de SYNC 3 para SYNC 2.5, numa simplificação que ainda manteve a projeção Android Auto e CarPlay.

Com ajuste no pacote, o Ford Ka 2020 continuou a oferecer o que a média do mercado já dispunha, mas se destacava no assistente de emergência.

Em caso de colisão com acionamento dos airbags ou corte do combustível em impacto traseiro, o assistente de emergência usava a conexão Bluetooth do smartphone para ligar ao 192.

A ligação para o serviço do SAMU é gratuita e em caso de não comunicação com os ocupantes, o serviço de resgate era acionado e a localização do carro era dada pela ligação do celular.

O assistente de emergência foi uma inovação que colocou o Ford Ka em uma posição de vantagem em relação aos concorrentes, sendo alcançado posteriormente pelo Chevrolet Onix com o OnStar.

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No mais, além dos airbags laterais, Isofix e cintos completos de 3 pontos, o Ford Ka 2020 tinha um pacote de equipamentos muito básico, com ar-condicionado, direção elétrica e indicador de troca de marcha.

A multimídia SYNC 2.5 tinha entrada USB e Bluetooth, sendo inferior a anterior. Tinha ainda vidros e retrovisores elétricos, assim como travamento central com chave tipo canivete.

Os bancos podiam ser em tecido ou couro, com para-sois tendo espelhos, luz interna no habitáculo, banco traseiro rebatível, retrovisor interno dia e noite, computador de bordo, entre outros.

Com espaço mediano, o Ka poderia ter oferecido mais, porém, não teve tempo para isso, após 11 de janeiro de 2021, saiu de linha com seus dois irmãos.

Terceiro modelo a ostentar o nome Ka, o hatch brasileiro era aqui a segunda geração do modelo desenvolvido nos anos 90 com o Ford Fiesta da época.

Ford Ka Sedan 2019

Na Europa, o Ford Ka teve um modelo derivado do Fiat 500 e fabricado na Polônia.

Aqui, a mudança de geração também eliminou o velho Fiesta Rocam e complementou o Ford New Fiesta.

Com design em conformidade com o One Ford, o Ka 2020 melhorou bastante em sua renovação de meia vida, que lhe deu um novo motor e o necessário câmbio automático.

Sem Ka e seus irmãos, a Ford virou uma importadora no Brasil, produzindo regionalmente apenas Ranger e Transit.

O Ford Ka 2020 era um carro importante e foi o terceiro mais vendido no mesmo ano. Com os ajustes certos na produção e oferta, teria sido líder, mas a Ford não queria números.

Ford Ka 2020 – detalhes

O Ford Ka 2020 tinha frente com grade hexagonal, que podia ser estilizada, dependendo da versão. Os faróis de desenho fluido, tinham lentes escurecidas na versão FreeStyle.

Esta também tinha apliques pretos no para-choque, que envolviam os faróis de neblina. O Ka FreeStyle tinha até skid plate em cinza para enfatizar sua proposta aventureira.

Com suspensão mais alta, essa versão do Ka tinha ainda molduras nas saias de rodas, saias laterais, retrovisores pretos com repetidores de direção e barras longitudinais no teto.

O Ka Titanium tinha detalhes cromados, como a grade frontal e as molduras do para-choque dianteiro.

As rodas de liga leve aro 15 polegadas tinham desenhos diferentes, acabamentos distintos e cores variadas.

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Ford Ka automático

Na FreeStyle eram em preto brilhante, com a Titanium diamantadas e SE Plus em calotas cinzas.

Com maçanetas grandes, o Ford Ka tinha ainda lanternas compactas sem LED e tampa com lavador e limpador temporizado.

Havia ainda vidro traseiro térmico, bem como vidros verdes e para-brisa degradê.

O Ford Ka 2020 tinha ainda interior com tela de multimídia SYNC 2.5 de 7 polegadas no lugar da anterior de 6,5 polegadas do SYNC 3. Tinha projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay.

O volante tinha três raios e acabamento em preto brilhante, além de revestimento em couro na Titanium. Já a coluna de direção era ajustável em altura e tinha assistência elétrica.

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A parte central do painel tinha acabamento preto com comandos físicos e uma tela de 7 polegadas, além de difusores de ar.

Abaixo, o ar-condicionado era manual e havia um espaço abaixo e entradas USB e auxiliar, bem como fonte de 12V.

Os bancos do Ford Ka 2020 eram em tecido com padronagem de acordo com a versão, tendo ainda acabamento em couro total ou parcial nas versões mais caras.

A alavanca de câmbio tinha seletor reto com modo Sport, além de botão para mudança manual. O freio de estacionamento era manual e o porta-luvas tinha espaço razoável.

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Atrás, o banco era inteiriço e tinha todos os apoios de cabeça e cintos de 3 pontos. No bagageiro, os 257 litros do Ford Ka 2020 eram pouco para a proposta, ainda mais num mercado que explora o porta-malas.

Com iluminação e travamento elétrico da tampa, facilitando o acesso ao compartimento de bagagens, que tinha o estepe sob o assoalho com seu ferramental.

As portas do Ford Ka tinha revestimento em tecido ou couro, com comandos dos vidros elétricos e retrovisores elétricos, assim como travas elétricas com controle na chave canivete.

Ford Ka 2020 – versões

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  • Ford Ka S 1.0 MT 2020
  • Ford Ka SE 1.0 MT 2020
  • Ford Ka SE Plus 1.0 MT 2020
  • Ford Ka SE Plus 1.5 MT 2020
  • Ford Ka SE 1.5 AT 2020
  • Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2020
  • Ford Ka FreeStyle 1.0 MT 2020
  • Ford Ka FreeStyle 1.5 AT 2020
  • Ford Ka Titanium 1.5 AT 2020

Equipamentos

Ford Ka 1.5

Ford Ka S 1.0 MT 2020 – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico, vidros verdes, rodas de aço aro 14, entre outros.

Ford Ka SE 1.0 MT 2020 – Itens acima, mais rádio com Bluetooth e USB, além de slot para smartphone.

Ford Ka SE Plus 1.0 MT 2020 – Itens acima, mais rodas aro 15, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, faróis de neblina e multimídia SYNC 2.5.

Ford Ka SE Plus 1.5 MT 2020 – Itens acima, mais motor 1.5 litros.

Ford Ka SE 1.5 AT 2020 – Itens do SE 1.0, mais motor 1.5 e câmbio automático de seis marchas.

Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2020 – Itens acima, mais o pacote do SE Plus 1.0.

Ford Ka FreeStyle 1.0 MT 2020 – Itens do SE Plus, mais skid plate, saias laterais, suspensão elevada, rodas de liga leve aro 15, barras no teto, retrovisores pretos, protetor traseiro, acabamento em couro e tecido, controles de tração e estabilidade, e assistente de rampa.

Ford Ka FreeStyle 1.5 AT 2020 – Itens acima, mais motor 1.5 e câmbio automático de seis marchas.

Ford Ka Titanium 1.5 AT 2020 – Itens do SE Plus 1.5 AT, mais bancos em couro, rodas de liga leve aro 15 diamantadas, airbags laterais, alarme, volante em couro, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, partida sem chave e assistente de rampa.

Preços

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Ford Ka 2020 valor

  • Ford Ka S 1.0 MT 2020 – R$ 45.590
  • Ford Ka SE 1.0 MT 2020 – R$ 46.290
  • Ford Ka SE Plus 1.0 MT 2020 – R$ 49.790
  • Ford Ka SE Plus 1.5 MT 2020 – R$ 55.790
  • Ford Ka SE 1.5 AT 2020 – R$ 57.890
  • Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2020 – R$ 60.390
  • Ford Ka FreeStyle 1.0 MT 2020 – R$ 56.690
  • Ford Ka FreeStyle 1.5 AT 2020 – R$ 68.390
  • Ford Ka Titanium 1.5 AT 2020 – R$ 68.990

Ford Ka 2020 – motor

O Ford Ka 2020 tinha dois motores disponíveis, ambos de três cilindros e com aspiração natural. A Ford só vendeu o EcoBoost 1.0 a bordo do New Fiesta nacional, feito na extinta fábrica do ABC paulista.

O menor era o 1.0 Ti-VCT com bloco em ferro fundido e cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas variável, tendo ainda coletor de escape integrado e coletor de admissão variável.

Dotado de injeção eletrônica multiponto e sistema flex com pré-aquecimento do combustível (etanol), o 1.0 3C, como era chamado comercialmente, tinha concepção moderna, apesar do bloco de ferro.

Com 997 cm³, o 1.0 3C Ti-VCT tinha 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, ambos a 6.500 rpm e torques de 10,2 kgfm no primeiro e 10,7 kgfm no segundo, ambos a 3.500 rpm.

Era um bom motor, tendo margem de força suficiente em rotação baixa, garantindo saídas adequadas para sua proposta e bom aproveitamento entre as trocas de marcha.

Ele era equipado com transmissão manual de cinco marchas e embreagem de acionamento hidráulico.

O outro propulsor era o Dragon 1.5 Ti-VCT, que tinha bloco em alumínio. Mais sofisticado que o irmão menor, esse motor também tinha duplo comando variável em tempo e abertura.

Também era dotado de coletor variável, coletor de escape embutido e bicos de injeção com aquecedores logo acima.

Contendo correia dentada com lubrificação, o 1.0 Ti-VCT só trocava esse item aos 250.000 km.

Tendo ainda eixo de equilíbrio sob o virabrequim, de modo a reduzir a vibração do motor, o projeto desse motor foi bem interessante.

No bloco, as camisas dos cilindros eram de ferro fundido para aumentar a durabilidade, mas o alumínio na estrutura visava apenas a redução de peso do motor, que era bem alto!

Com 1.497 cm³, o Dragon é um propulsor do Ka 2022 que entregava 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, ambos a 6.500 rpm.

Já os torques eram bem legais, pois, eram suficientes e bem distribuídos.

O Dragon tinha 15,6 kgfm no derivado de petróleo e 16,2 kgfm no combustível vegetal, ambos alcançados em 4.750 rpm.

Esse motor tinha transmissão manual de cinco marchas ou automática com conversor de torque e seis marchas, tendo modo Sport e trocas manuais por botão na alavanca.

Com ele, a Ford conseguiu emplacar um câmbio livre de ameaças, porém, sem paddle shifts no Ford Ka 2020.

Essa transmissão substituiu na Ford o temeroso câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, de seis marchas.

O Ka nunca empregou esse câmbio, para a felicidade dos donos. Ainda assim deve-se tomar cuidado na hora da compra.

Por ser um carro ainda seminovo e com garantia, vale a pena verificar seu estado de conservação e ver se todas as revisões foram realizadas em concessionário.

Desempenho

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  • Ford Ka 1.0 MT – 14,8 segundos e 166 km/h
  • Ford Ka 1.5 MT – 9,9 segundos e 181 km/h
  • Ford Ka 1.5 AT – 10,7 segundos e 181 km/h

Consumo

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Ford Ka 2020 usado

  • Ford Ka 1.0 MT – 9,3/10,8 km/l e 13,3/15,6 km/l
  • Ford Ka 1.5 MT – 8,8/10,5 km/l e 12,4/14,8 km/l
  • Ford Ka 1.5 AT – 8,4/9,9 km/l e 11,7/14,5 km/l

Ford Ka 2020 – manutenção e revisão

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A Ford tem plano de revisão de 10.000 km ou 12 meses para o Ford Ka 2020, que tem basicamente a troca de velas, óleo de motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de ar da cabine, palhetas do limpador e líquido de arrefecimento.

Nas revendas Ford que sobraram após o fechamento das fábricas da montadora, existem serviços como troca de pastilhas de freio, fiscos de freio, lonas de freio, molas, amortecedores, batentes das torres, pivôs de direção, buchas de bandeja e coxins de motor e câmbio.

Recall, alinhamento, balanceamento, pintura, funilaria, higienização, limpeza oxi-sanitária, entre outros, são realizados também na rede Ford.

Ford Ka 2020 – ficha técnica

Motor1.0 3C1.5 3C Dragon
Tipo
Número de cilindros3 em linha3 em linha
Cilindrada em cm39971497
Válvulas44
Taxa de compressão10,7:111,2:1
Injeção eletrônicaIndiretaIndireta
Potência máxima80/85 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol)128/136 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo10,2/10,7 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)15,6/16,2 kgfm a 4.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas e automática de 6 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço aro 14 polegadasAço ou liga leve aro 15 polegadas
Pneus175/65 R14195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm)3.9413.941
Largura (mm)1.6951.695
Altura (mm)1.5251.525
Entre eixos (mm)2.4912.491
Capacidades
Porta-malas (L)257257
Tanque de combustível (L)5151
Carga (Kg)418394 (MT) 395 (AT)
Peso em ordem de marcha (Kg)1.0421.076 (MT) 1.135 (AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,330,33

Ford Ka 2020 – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.