Ford Ka – confira detalhes dos seus defeitos

ford ka brasil 1

Dando continuidade à nossa série com a “verdade nua e crua” sobre os automóveis mais vendidos no mercado brasileiro, a bola da vez é o Ford Ka.

Assim como os outros modelos mais emplacados por aqui, o hatch compacto da marca norte-americana apresenta alguns relatos de supostos defeitos que, segundo seus proprietários, parecem ser crônicos e muitas vezes não são solucionados pelas concessionárias.

Selecionamos abaixo os principais defeitos e problemas relatados pelos proprietários em fóruns e grupos especiais (como o Clube do Novo Ka) e, sobretudo, no Reclame Aqui.

Confira:

Embreagem com ruído

Um dos principais problemas que estariam assolando a vida dos proprietários do novo Ford Ka é a embreagem que apresenta ruídos.

Conforme mostram os relatos registrados por diversos donos do modelo em um grupo dedicado e também no Reclame Aqui, dizem que o novo Ka costuma apresentar um ruído (uma espécie de assobio) na embreagem ao engatar a marcha a ré e também uma leve dificuldade ao engatar as demais marchas.

Para resolver o problema, a Ford promove a substituição de parte do conjunto de embreagem, o que inclui o disco e o platô, que costumam durar mais de 60 mil quilômetros.

No entanto, em alguns casos a marca realizou a troca dos componentes, mas poucos mil quilômetros depois o problema voltou a aparecer emitindo o mesmo ruído de antes. Ao que tudo indica, seria o caso de um problema nas próprias peças usadas pela fabricante.

Garantia ineficiente

A garantia da Ford é uma reclamação de diversos proprietários de modelos da fabricante norte-americana. Para piorar a situação dos problemas apresentados, muitos donos de Ka acabam enfrentando complicações também na própria rede de concessionárias da marca.

Há relatos de dores de cabeça que se iniciam desde à central de atendimento da empresa e se estendem até às oficinas das próprias revendas.

Na maior parte dos relatos, diz-se que os concessionários da Ford não conseguem identificar os problemas apresentados pelo novo Ka, apresentando uma série de desculpas. E, em algumas vezes, quando esses defeitos são constatados, há uma longa espera pelas peças de substituição para os exemplares.

Fora isso, há reclamações a respeito do resultado do serviço prestado pelas concessionárias. Segundo os proprietários, a Ford não estaria realizando um contato pós-serviço e o único desejo da marca é que o cliente responda uma tal de pesquisa de satisfação.

Todos esses relatos foram registrados em fóruns e também no Reclame Aqui.

ford ka trail lançamento NA 42

Infiltração de água na cabine

As chuvas também parecem ser motivo de preocupação para alguns donos do Ford Ka de terceira geração. Problemas de infiltração de água na cabine são relatos recorrentes em algumas unidades.

Em um dos relatos, após uma forte chuva, o assoalho na parte entre o banco do motorista e o banco traseiro ficou praticamente inundado de água. A Ford chegou a identificar o defeito e realizou a substituição das peças responsáveis, mas o problema teria voltado a aparecer novamente e no mesmo lugar.

Um dos proprietários chegou a relatar que enfrenta há três meses o problema de infiltração no porta-malas num volume tão elevado que é preciso remover a água com um balde. Por conta disso, o compartimento de bagagens do carro começou a apresentar ferrugens.

Ele chegou a comparecer sete vezes na concessionária, mas acabou não tendo o seu problema resolvido.

A maior parte dos casos envolve justamente o porta-malas. Segundo outro dono de um Ford Ka, o problema de infiltração acontece no difusor traseiro, que fica por trás do para-choque. A peça não teria uma vedação suficiente para impedir a passagem de água.

O procedimento necessário seria a substituição da peça ou aprimorar a vedação com silicone.

Peças desalinhadas

Assim como a garantia ineficiente, as peças desalinhadas na carroceria e também no acabamento interno são alvos de reclamações nos automóveis mais recentes comercializados pela Ford.

O problema seria tão sério que já afetou até modelos mais caros da linha da marca, como é o caso do Focus de terceira geração. Também vimos relatos de um problema sério com o EcoSport, que apresentaria um desalinhamento visível na tampa do porta-malas.

E com o novo Ford Ka a situação não é diferente.

Em diversos casos, os proprietários repararam peças desalinhadas por todas as partes, o que inclui o capô, os para-choques, as portas, os faróis, as lanternas e outros componentes menores.

Alguns casos mostram que a Ford foi capaz de solucionar tal problema nas concessionárias. No entanto, em outros, a revenda informou que o alinhamento já estava no limite e que não era possível realizar nenhum reparo para aperfeiçoar os encaixes das peças, por exemplo.

Sendo assim, caso você esteja planejando adquirir um Ford Ka 0 km (ou qualquer outro modelo da Ford), o recomendado é verificar minuciosamente todos os principais encaixes das peças da carroceria e também do acabamento interno para verificar se está tudo nos conformes.

Além de prejudicar a estética, peças mal encaixadas podem ocasionar ruídos e outros problemas futuramente.

ford ka brasil 2

Problemas na partida

Há ainda relatos de problemas na partida no novo Ford Ka. Em um dos exemplos, após cerca de três meses de uso, o proprietário do hatch compacto relata que o veículo já não consegue iniciar o funcionamento do motor normalmente. O veículo “morre do nada” após a primeira partida e, após isso, não liga mais.

Já em outro relato também registrado no Reclame Aqui, um exemplar com pouco menos de 19 mil quilômetros rodados não dá partida, de maneira intermitente. Ao ligar o carro, ele simplesmente não demonstra nenhuma reação, mesmo tentando por mais de 10 vezes consecutivas e retornando a chave à posição inicial.

Este problema é imprevisível, segundo os proprietários, e ocorre algumas vezes ao longo do dia, sem nenhuma influencia da temperatura ambiente, temperatura do motor ou também da posição do carro. Neste caso, o proprietário resistiu longos nove meses para resolver o defeito.

Ruídos internos

Esse problema é comum em praticamente todos os carros compactos comercializados no mercado nacional. No caso do Ford Ka, os relatos na internet indicam problemas de ruídos internos em boa parte dos componentes da cabine do veículo.

Entre os relatos, um certo carro apresentava barulhos nas quatro portas, o que segundo o concessionário era um problema em uma peça responsável por travar a porta, que estava com folga.

Já em outro, houve ruídos no painel, mais precisamente na região do sistema de som. Entretanto, tal defeito acabou sendo ignorado pela concessionária da Ford, de acordo com o relato do dono do carro, que informou que o carro estava bastante rodado (com cerca de 50 mil km em um ano e meio) e, portanto, não poderia ser coberto em garantia.

Por fim, em outros exemplos, proprietários relataram ruídos na região do final da porta até a coluna B, nos dois lados da carroceria, sobretudo ao passar por buracos, pisos irregulares e lombadas.

ford ka brasil 3

Suspensão traseira com pancada seca

Assim como estaria acontecendo com o Hyundai HB20, o Ford Ka também estaria apresentando uma suspensão traseira com pancada seca em diversos exemplares, conforme relatos dos proprietários.

Segundo um dos donos, ao passar com o carro em desníveis a velocidades de aproximadamente 40 km/h, ocorre uma espécie de pancada seca na traseira. Na concessionária foi informado que o amortecedor direito estava com curso reduzido e substituíram o mesmo. O problema, porém, não foi solucionado.

Já em outros casos, as concessionárias também constataram alguma anomalia no conjunto de suspensão traseira do carro. Entretanto, a maior parte deles relata que se trata de algo característico do novo Ka e, que muitas vezes, não é solucionado pelo pós-venda.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Ka

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.