O Latin NCAP encerrou 2020 com dois modelos populares de alto volume no Brasil, mas ambos zeraram… Tanto o Ford Ka quanto o Hyundai HB20, não levaram nenhuma estrela na avaliação do instituto.
Ambos equipados com dois airbags, a dupla não teve bom resultado, chamando atenção do Latin NCAP. Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, disse:
“Os consumidores deveriam rejeitar veículos de montadoras que oferecem segurança padrão de classe mundial em alguns mercados, enquanto na América Latina proporcionam níveis de proteção tão baixos quanto o padrão. Modelos populares como HB20 e Ford Ka são vendidos com zero estrela, enquanto seu concorrente direto, o Novo Onix, oferece seis airbags, ESC, proteção para pedestres e SBR nos bancos dianteiros e traseiros de série e 5 estrelas de segurança para ocupantes adultos e crianças. O Latin NCAP incentiva a Ford e a Hyundai a melhorar substancialmente a segurança padrão do Ka e do HB20 para o mesmo nível do Novo Onix o mais rápido possível”.
- Top 10: carros populares mais seguros
- Top 10: carros mais seguros do Brasil
- Especial: O nascimento do Ka visto de dentro
No caso do Ka, em sua versão sedã, teve 34% de proteção para adultos, 50% para pedestres, 9% para crianças e 7% para assistência. Segundo o NCAP, ele teve “proteção torácica fraca” no impacto lateral, assim como desempenho ruim no teste de chicote cervical. Isso sem contar que não tem ESC, TCS e Hill Holder de fábrica.

Já o HB20 teve 19% apenas de proteção ao adulto, 10% para crianças, 43% para pedestres e 14% de assistência à segurança. Os mesmos indicadores ruins do Ka, foram reproduzidos no hatch da Hyundai, que também não conta com os dispositivos de auxílio ao motorista, já citados.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: “Esses resultados do Latin NCAP mostram mais uma vez como os fabricantes globais continuam a oferecer na América Latina e no Caribe baixos níveis de segurança padrão, enquanto o mesmo modelo ou similar oferece segurança padrão muito mais alta em mercados de economias maduras.”
Ele continua: “Os consumidores deveriam colocar mais pressão sobre os governos para eles serem obrigados a mostrar os níveis de segurança dos carros após avaliados pelo Latin NCAP e pressionar os fabricantes a eliminarem do mercado ,veículos zero e uma estrela. Alguns fabricantes, como a Ford, reagem positivamente aos resultados do Latin NCAP. Esperamos que essas promessas se reflitam em veículos mais seguros para os consumidores e incentivamos todos os outros fabricantes a seguir esse caminho”.