_Destaque Eventos Ford Hatches Lançamentos Test Drive

Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

ford-ka-trail-impressões-NA-6 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

O Ford Ka Trail chega ao mercado como uma opção aventureira e acessível, de acordo com a marca americana, partindo de R$ 47.690 na versão 1.0, enquanto a mais potente 1.5 parte de R$ 51.990. A diferença é de R$ 4.300 à vista, mas em financiamento com entrada de 60%, acrescenta-se R$ 59 em cada uma das 30 mensais para a troca de propulsor.

ford-ka-trail-impressões-NA-21 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

O aventureiro da Ford chega com visual personalizado, chamando atenção mais pelas faixas decorativas, rodas aro 15 em cinza grafite, detalhes gerais em preto e cinza, bem como as “obrigatórias” barras longitudinais no teto e saias de rodas com molduras plásticas. Não poderia faltar também os protetores centrais em tonalidade cinza.

ford-ka-trail-impressões-NA-25 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

 

Por dentro, soleiras exclusivas, tapetes personalizados e pedais de alumínio, além de bancos com padronagem diferenciada e revestimentos em tecido/couro. Porém, o Ford Ka Trail tem um pacote apenas básico em conteúdo, não oferecendo vidros traseiros e retrovisores elétricos, multimídia no lugar de um suporte de smartphone e volante multifuncional, por exemplo. Um aventureiro pode ser sim mais generoso nesse aspecto.

ford-ka-trail-impressões-NA-37 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

Mas voltando ao visual, o do Ford Ka Trail já seria suficiente para se adequar ao segmento no mercado nacional, mas a Ford foi um pouco além, mexendo na estrutura do hatch compacto. Os pneus são de uso misto, a suspensão foi levantada 3,1 cm, molas e amortecedores foram recalibrados, assim como uma barra estabilizadora maior foi adicionada na dianteira. Na traseira, o eixo de torção foi reforçado. Por fim, o motor recebeu coxins hidráulicos.

ford-ka-trail-impressões-NA-5 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

Ford Ka Trail – Impressões ao dirigir

Guarujá/SP – A mudança na dinâmica do Ford Ka Trail foi benéfica pelo lado da robustez. O vão maior permite evitar lombadas fora de padrão (algo não raro no Brasil) com o carro carregado, bem como provê ângulos de entrada e saída com graus mais elevados. O curso da suspensão aumentou e o conjunto, embora mais rígido (19% na frente e 12% atrás), absorve melhor impactos de buracos no asfalto e pisos bem depreciados.

ford-ka-trail-impressões-NA-17 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

A estabilidade também melhorou em relação às versões comuns, mantendo a carroceria mais neutra nas curvas e frenagens fortes. Os freios são adequados, assim como a direção elétrica, bastante leve em manobras e confortável ao dirigir. O nível de ruído interno, nestas impressões, não pareceu maior do que já era conhecido por conta dos pneus de uso misto Pirelli Scorpion.

ford-ka-trail-impressões-NA-9 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

O test drive promovido pela Ford contemplava apenas a versão 1.0, a única por enquanto, já que o 1.5 vai demorar um pouco mais para chegar às lojas. Este entrega 80/85 cv e 10,2/10,7 kgfm. Com coxins hidráulicos, o propulsor de três cilindros apresenta funcionamento mais suave. O ajuste é o mesmo do Ka 1.0 comum, ficando mais disposto acima de 2.500 rpm e realmente respondendo para lá de 3.000 rpm.

ford-ka-trail-impressões-NA-45 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

Rodando a 110 km/h, o Ford Ka Trail 1.0 fica na casa de 3.300 rpm. O câmbio tem um bom escalonamento de marchas e garante o aproveitamento total do motor. Para um carro com poucas pretensões no fora de estrada, sendo uma opção para quem precisa rodar por estradas sem pavimento em bom estado, o compacto atende bem em sua proposta.

ford-ka-trail-impressões-NA-43 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

Apenas aventureiro, a Ford fez bem ao Ka Trail reforçando a suspensão, dando assim um diferencial a mais em relação às demais versões e em comparação com alguns concorrentes. Nele, pelo menos o apelo não é apenas visual. Ruim é que itens de segurança da versão SEL, por exemplo, não estão disponíveis.

ford-ka-trail-impressões-NA-40 Ford Ka Trail: Impressões ao dirigir

Além disso, faltam alguns itens básicos no conjunto, citados na matéria. Mas, para quem prefere usar o smartphone, o chamado MyFord Dock é uma solução interessante. O Ford Ka Trail cortou bastante coisa para conter o preço que, infelizmente – assim como outros carros do mercado – tira muito do custo-benefício do carro.

Ford Ka Trail – Galeria de fotos

Evento a convite da Ford.

Send this to a friend