Ford Segredos-Flagras SUVs

Ford Kuga é flagrado no interior de São Paulo

ford-escape-fagra-1

O leitor Thiago Cavalcanti Melo flagrou uma unidade do Ford Escape – também chamado Kuga – em uma rodovia no interior de São Paulo. O veículo estava apenas com camuflagem para cobrir marca, modelo e versão na parte traseira. Pelo que pudemos notar, trata-se de uma versão FWD devido ao tipo de multilink usado na suspensão traseira.

Devido ao bom desempenho apresentado, já que acelera rápido após o condutor perceber que estava sendo filmado, Thiago acredita ser uma versão turbinada. De fato, o Ford Escape é vendido no exterior com o motor 1.6 EcoBoost (GTDI) com 150 cv ou 179 cv ou 2.0 EcoBoost de até 237 cv.

ford-escape-fagra-3

Com escape duplo cromado, faróis de xênon e teto solar elétrico, conforme relatado por Fábio, o Ford Escape entrou na primeira saída que encontrou. Este flagra só confirma a intenção lógica da montadora em trazê-lo, pois a marca carece de um SUV médio entre EcoSport e Edge.

Pela nomenclatura, o nome Escape cairia melhor que Kuga por aqui, apesar de poder ser interpretado de forma negativa. Baseado na plataforma do Novo Focus, o SUV médio da Ford é produzido apenas em Louisville, Kentucky. Sua importação dos EUA parece mais provável que uma eventual produção na Argentina por causa dos custos envolvidos.

ford-escape-fagra-2

Provavelmente só um grande volume justificaria o investimento na fábrica da Ford em Rosário, Argentina. Em termos de motor, o Ford Escape poderia trabalhar aqui com o 2.5 Flex ou mesmo com o 2.0 Duratec GDi Flex. Usando o 1.6 EcoBoost, ele teria um bom desempenho aqui, mas sabemos que o mercado pede o bicombustível. O 2.0 EcoBoost prejudicaria as vendas do Edge, pois a faixa de preço do Escape tem de ficar entre R$ 90.000 e R$ 110.000.

Agradecimentos ao Thiago pelas fotos.





  • yuri calmon

    É a FORD tentando recuperar terreno pelo menos no segmento OFF-ROAD ela tem bons produtos !!!

    • Barneyatomico

      "off-road"

      • yuri calmon

        Corrigindo: ON-OFF !!!

    • MM_

      Esse carro é um Crossover sem nenhuma vocação para off road.

  • experientdriver

    Rosário ? Não seria Pacheco?

    Condutor acelerar rápido pq percebeu estar sendo filmado? Não creio, se fosse para não mostrar, o carro estaria com camuflagem pesada, e outra, o condutor tem mais o que testar do que ficar prestando atenção em quem ao redor esta filmando.

    • luis_bedin

      Cara, meu primo faz homologação de veículos e vira e mexe está rodando por aí testando alguns carros. Essa galera que tira foto muitas fezes passam dos limites!!! Ele já chegou a levar fechadas no meio da Bandeirantes a 120km/h só pro cara tirar foto da frente. Quando eles percebem que estão sendo "filmados" muitas vezes não estão nem aí pro "segredo" querem é dar um fora logo antes que o maluco faça alguma m3rda.

  • Leandro1978

    O fato de ser flagrado aqui não significa que virá. A Focus S.W. tb foi flagrada, gerando a especulação de seu lançamento por aqui, mas, infelizmente, não ocorreu.

    • luis_bedin

      INFELIZMENTE!!!
      Mercado brasileiro é carentíssimo de peruas!

      • tjbuenf_

        Mas as pessoas não querem comprar peruas. É complicado fazer investimentos pesados para vender meia de veículos por mês…

        • DimitriDiegoli

          As pessoas não querem comprar peruas porque as montadoras não apresentam peruas que satisfaçam/atendam ou agucem a vontade dos compradores. O mercado de peruas hoje se restringe a Palio Weekend e a Spacefox. No meu ponto de vista precisaria sim de uma injeção de ânimo com um modelo novo!

          • bandaxadibar

            o mercado de SW acabou a um bom tempo, depois que os SUV começaram o dominar o mercado…se não me engano, quando veio o ecosport, começou a decadência dos SW…a ultima que se foi, que podesmo falar que era excelente foi a Megane GT.

            • Xeneize87

              Não esqueça da Jetta Variant!!!

            • Leandro1978

              A decadência começou com a GM tirando a excelente Suprema e colocando o "caminhão" Blazer em seu lugar.

              • Gustavo73

                Bem lembrado.

              • Edson Roberto

                Mas essa nem de longe foi a troca… a Blazer qdo lançada já era bem mais cara se comparado a Suprema.

                Mas acredito que o regime de produção de peruas no Brasil seria pequeno. A propria Renault está engavetando o projeto do Logan MCV por aqui.

        • FabioH

          Essa é a realidade mesmo… os SUVs mataram as peruas.

      • bilharinho

        Elas perderam terreno na época que as minivans estavam na moda.

  • mateusw

    não consigo entender por que o mercado pede flex!!!!!!!!!

    • Journeyer

      Pra empurrar pro consumidor goela abaixo o álcool, ainda se por exemplo fosse apenas em carros manuais, mas até automático eles enfiam

      • FelipeLange

        Deveríamos ter opção de modelos a gasolina.

        Minha mãe tinha um modelo flex, na época que o álcool compensava. Hoje temos um modelo a gasolina, e até agora o que mais compensa é usar gasolina.

        E não adianta, esse governo desgraçado vai sempre estar ao lado dos usineiros, não do consumidor. Porque se trouxessem os modelos a gasolina, seria um motivo a mais pra consumir mais gasolina, e os vagabundos iriam pressionar o governo a adicionar mais álcool no combustível.

        Nem vem com desculpinha de ecochato de que é pra poluir menos, que não sou besta! Se quer ser ecológico, vai lá pressionar o governo a trazer modelos híbridos e elétricos a preço acessível.

        Nos EUA tem modelos flexíveis, mas a gasolina deles não tem tanto álcool como a nossa. E ainda tem opção de gasolina pura.

        • Journeyer

          Gasolina sempre foi muito mais vantajosa, pelo menos pra andar normal do dia a dia, isso no nosso cotidiano que ja estamos meio que calejados com tanta falcatrua

          Carro Elétrico deveria estar por ae a muito tempo, fazer o que né…mexe no bolso de cachorro grande eles fazem acordos pra não trazer, isso e as ja conhecidas sujeiras que eles fazem com a nossa mijolina, quer dizer…vantagem de morar no Brasil é que estamos MAIS OU MENOS livres de maremotos (não sei se podemos contar com enchentes) , livres de vulcões e de terremotos, mas a CAGADA que fazem na administração…..acho que equivale a tudo isso, só não é a mãe natureza que te mata

        • Nostress

          Se o governo estivesse do lado dos usineiros, a gasolina estaria no preço real de 3,80 e não em preço maquiado de 2,80. Assim teria mais espaço para o etanol, que hoje para tentarem vender algo é posto praticamente à preço de custo + impostos.

          • tatu_peba

            Se a relação ficar muito favorável ao etanol ele some do mercado como já aconteceu. A não ser que o Brasil importe dos EUA já que está sobrando lá.

          • FabioH

            Não tem nada a ver… a gasolina só está a este preço porque é uma maneira artificial do governo controlar a inflação.

      • Samuel

        Exato! Nos últimos 5 anos tive 3 carros (repres. coml.) e os dois primeiros eram flex, mais como resido no RS só utilizo gasolina. Com a Scenic fazia 14 a 16 km/l dependendo da região que estava tarabalhando, caso o carro não fosse flex faria médias melhores. Uma pena não podermos escolher motores mono combustível em veículos 0km. A solução que encontrei foi procurar um semi novo pouco rodado e não flex.

        • Bruno

          Fluence GT, Fusion titanium são somente a gasolina.

          • odair

            Golf, jetta, fusca, ds3,4,5, peugeot 3008, 308thp, 408thp, Punto turbo, Bravo turbo, basicamente o que vc achar de turbo e importado é mono (por enquanto…)

            • radiobrasilcombr

              Captiva também…. tá certo que no manual diz que o motor aceita E85.

              • Edson Roberto

                Para a calibração dos EUA. Aqui ela não vem disposta a receber tal calibração.

          • Samuel

            Quem me dera poder usar estes carros no trabalho.

    • Paulo H.

      O imposto para o carro flex é mais em conta, logo, as montadoras usam o motor flex para baratear o carro na hora da venda. Prefiro motor só a gasolina, mas, entre os populares e até categorias um pouco acima não existe nenhuma opção além do flex. Vale lembrar que a BMW esta aderindo a essa "tecnologia".

      • mateusw

        não sabia dessa explicação, faz sentido. Mas que é um absurdo, é… me dói de ver a BMW nessa também…

    • granrs78

      Acho que isso é só na cabeça do rapaz que fez a matéria, pois está mais do que provado, que os consumidores que gastam mais de 80 mil em um carro, só usam gasolina no tanque, independentemente do preço do etanol, e até mesmo os "populares", a grande maioria está usando somente gasolina.

  • Vi uma ontem na freeway, porém era com placas da Argentina! Estava carregando um caiaque amarelo no teto.

  • Journeyer

    Show, mas muito caro, a Ford perde oportunidade de vender uma SUV mais em conta

    • luis_bedin

      Analise o mercado e verá que de 90 a 110 não seria nada mau!!

      • Gustavo73

        Dependendo da motorização e equipamentos não seria nada mau mesmo.

        • Rodolpho

          Seria sim… Porque eu gostaria de um, mas não tenho essa grana.

          • granrs78

            Espere uns dois anos, e faça como eu, compre uma usada, pois o preço será bem mais " barato" que uma Okm.

  • xrs250

    Sobre a fábrica Argentina da Ford não é em Rosario e sim em General Pacheco, Rosario é a fabrica da GM

  • Anderson_sp

    Seria uma boa aposta dependendo do preço e conteúdo do mesmo.

  • zeuslinux

    Espero que venha mesmo e que a Ford não coloque nele o motor 2.0 usado atualmente no Ecosport, como parece ser praxe no segmento de SUVs médios orientais.

    Esse carro merece pelo menos o 2.5 do Fusion.

    • Gustavo73

      Pagaria mais IPI. Acho que se vier deve ter o mesmo motor do Focus.

      • zeuslinux

        Realmente, seria o mais lógico mesmo, mas com o motor do Focus, se cobrarem de 100 a 120 mil como a Honda e Toyota cobram nos seus Crossovers médios, vai vender pouco.

        O Kuga pesa 1.613 kg e o Focus sedan pesa 1.391 kg, ou seja, 200 kg de peso a mais para o mesmo motor. Isso deixaria o carro com desempenho bem xoxo.

        Esse tipo de carro merece motores 2.5 ou 2.4 aspirados ou motores menores mas turbinados. Colocar 2.0 aspirado, por mais moderno que seja, vai dar um desempenho medíocre.

        • Gustavo73

          Concordo, mas acho difícil. Vamos se quando e com qual motor esse carro virá. A Ford tem bons produtos, mas demora muito para coloca-los a venda.

          • zeuslinux

            Sim, a Ford mundial tem bons produtos e motores, mas no Brasil ela é lenta e não usa os melhores motores da marca nos modelos vendidos no país.

          • luis_bedin

            Pois é cara, ela vacilou feio em não trazer o 1.6 Ecoboost, talvez aproveite a brecha para lançar esse motor no Escape, e aí colocaria no Focus, pq tá tomando de 10×0 do Golf!

            • Gustavo73

              O Ecoboost + start&stop equilibraram mais a coisas. Principalmente na faixa intermediária. A Ford poderia estar dominando a categoria se tivesse lançado o Focus como prometido. Isso é uns 6 meses antes e com o Ecoboost. Mas esperou o Golf chegar e colocou o preço lá em cima. O Golf tem a "desculpa" de ser importado e ter custo em Euros. O Focus tem um bom" cxb frente ao Golf só na versão Titanium Plus contra o Golf com pacote Exclusive. Mas nem de longe são versões com grande número de vendas.

        • radiobrasilcombr

          Não se esqueça do 2.0 da Caoa… que tem quase 180cv (ou pôneis… kkkk)

        • granrs78

          Acho que como esse carro é fabricado nos EUA, os motores terão que ser os que são usados por lá. Ainda bem.

  • Junoba

    O hafei saima foi flagrado aqui no Brasil em 2010 e ele não foi lançado.

    Ele seria vendido pela CN AUTO ou pela EFFA.

  • Mc_

    1000 anos depois resolvem trazer o Kuga…

  • Cristiano Pires

    Deveria vim 1.6 Ecoboost e 2.5 Duratec Flex, Flex só por causa do mercado.
    Assim como fazem com Edge e Fusion.

  • LeandroBalmant

    Se vier a uns 100 mil pode matar de vez a Captiva, que já está bem defasada.

    • zeuslinux

      Com motor 2.0 não mata a Captiva 2.4 não…

      Em que a Captiva está defasada ?! Só porque o visual não foi renovado recentemente não significa que o carro esteja defasado. O motor da Captiva é 2.4, com injeção direta, suspensão ultilink, o carro tem 6 AB, controle de estabilidade e um bom luxo interno.

      E tudo depende muito do preço.

      • LeandroBalmant

        Quando falei que ela está defasada me referi ao desenho, que está relativamente cansado. Sei também que seu motor é mais moderno que muitos por aí e que possui muitos mimos à bordo. Mas como disse, se o Kuga vier a um preço parecido com o da Captiva pode sim tirar os compradores dela.

      • radiobrasilcombr

        Concordo… o visual aliás considero atual, é só comparar com o ultimo lançamento da Gm, o Tracker… que é muito parecido com o Captiva.

        Pena que a GM não dá a mínima atenção pro Captiva.

        • granrs78

          A GM não é boba, pois se ela pode vender o Tracker a preço de Captiva, não teria lógica ela dar atenção ao modelo maior, que é mais caro.

  • zeuslinux

    O UOL está dizendo que:

    "O Kuga 2 fabricado na Europa (há produção também na China e nos EUA) usa o motor Ecoboost 1.6, somente a gasolina, com duas calibragens (potências de 150 cv e 180 cv, câmbios manual e automático, respectivamente) e sistema start/stop…. Quando houver a fabricação local no Mercosul, a motorização seguirá a do Focus 3, com unidades Sigma 1.6 e Duratec 2.0, ambas bicombustíveis (a Argentina pode ter versão diesel). O moderno Ecoboost só virá quando beber etanol também."

    Ou seja, o Kuga será um carro vendido incialmente com os mesmos motores 1.6 Sigma e 2.0 Duratec do Focus, com peso de 1600 kg (200 kg a mais que o Focus) e, provavelmente, por preços de 90 a 110 mil como os concorrentes atuais cobram. Não esperem muita coisa longe disso.

    • Gustavo73

      Kuga com o 1.6 Sigma? Tá de sacanagem né Dona Ford.

    • CharlesAle

      Acredito que venha com Duratec 2.0,o mesmo do Focus,já que o Kuga usa plataforma do Focus. O 1.6 do Focus não virá no kuga devido a ser "manco"para o gosto Brasileiro(motor excelente,mas creio ser o Kuga muito pesado para tal)….

    • radiobrasilcombr

      Mais uma tartaruga SUV no mercado então….

  • charles

    Não sei que mania os brasileiros tem de achar que o nome de la fora não vai pegar aqui ou que vão interpretar mal…Escape poderia ser lido como "Escapi", "Escapê" ou "Escapé"… não vejo nada de errado ai… Concordo que Escape é melhor que Kuga

    • luis_bedin

      Pajero no Chile significa punheta, logo, a Mit não colocou esse nome no carro. S10 e Colorado, por aí vai.
      Mas no Brasil entraria melhor como Escape, sem dúvidas. E quem foi que disse que o nome pode ser outro!? O blog, pq a Ford mau se pronuncia a respeito! Apenas rumores…

  • coisarada71

    "…sabemos que o mercado pede o bicombustível…"

    Me inclua fora dessa!

    • Ricardo

      Eu também. E ta aí o sucesso do Golf monocombustível pra provar que tem uita gente que não dá a mínima pra isso.

  • Ah, vai chegar caro pra caramba a beça street get….e to fora.

  • EcoSport > Escape > Edge > Everest

    Que venham, mesmo sendo Ford..

  • RicRB

    Não vai fazer sucesso por aqui não!! Falta o step pendurado na tampa do porta malas!! rsrsrs
    Falando sério…. que traga mesmo a Ford Kuga!! Está mais do que na hora!! Poderiam aproveitar e trazer também a nova Ford Explorer!!

  • Paulo

    Que este carro venha com motor 1.6 Ecoboost!!!! O novo golf tá aí com motor 1.4 turbo monocombustível e tá vendendo com força, além de ser mais econômico e andar mais do que seus concorrentes flex no mercado! Chega desses tradicionais e mancos 2.0 flex!! O negócio é menor cilindrada com turbo! Muito mais eficiência, potência e economia!!

  • adriano

    em breve para os otarios pagarem preços absurdos…..se a porcaria da ecosport titanium 2.0 ja ta nos 80.000,00 não me assusta essaai chegar por 130.000,00….e ainda assim tera compradores………

  • Vatttt

    Na casa dos 80 a 120 mil??? É o jeito aceitar mais um pra bater de frente com iX35, Rav4, Sportage, ASX entre outro nessa faixa!!!

  • C. Metzler

    GM é em Rosario, Ford é em Pacheco. O Kuga que não é apenas feito nos EUA e é um crossover light, não tem nenhuma vocação off road. O capô é de plástico (pelo menos na Europa) e vibra acima dos 130 km/h.

  • shdn2010

    ………mas sabemos que o mercado pede o bicombustível. …. acho que o mercado nao pede, nos obrigam a ter isso.

  • DimitriDiegoli

    Kuga seria um meio termo entre a Ecosport e o Edge?

    • Gustavo73

      Sim. Ecosport compacto, Kuga médio e Edge grande.

  • jonasperola

    Se já temos Fusion Ecoboost 2.0 de 240 cv, seria interessante a Ford manter os dois propulsores 1.6 e 2.0 Ecoboost, Só não cometa o erro de colocar esse motor 2.5 Flex.

    E como diz na matéria, "o 2.0 EcoBoost prejudicaria as vendas do Edge" pois no meu ponto de vista não iria prejudicar pelo fato que o Edge e o Kuga tem propostas diferentes, atraindo cada consumidor de forma seletiva.

  • marcos_jun

    Nada sobre o Kuga, mas perguntei na ford vias oficiais e não souberam me responder isso:

    "Porque no Brasil, o Ecosport e o New Fiesta (além de toda linha) tem revisões programadas a cada 6 meses ou 10 mil km, enquanto que na Argentina as revisões obrigatórias são a cada 12 meses ou 15 mil km???"

    Se souberem responder ficaria feliz.

  • FIquei uma semana com um desse alugado, ha duas semanas! Esse motorzinho 1.6 EcooBost da conta do recado! O carro puxa legal!!! Anda bem pra caramba, e empolga mesmo. Tem ateh um pouco de torque steer! Chega a ser estranho no comeco.. haahahha. Comigo ele BEBEUUU pra caramba! tipo 16 mpg entre estrada e cidade….. mas tbm acho q eu me empolguei mto acelerando! Levei tbm pra umas montanhas, nevou e ele se saiu bem. Abraco ai galera!



Send this to friend