Elétricos EUA Ford Hatches

Ford lança carregador rápido para Focus Electric e propõe 13 novos elétricos até 2020

focus-dc-1

A Ford divulgou que até 2020 vai lançar 13 novos modelos com propulsão elétrica. A empresa diz que mais de 40% de seu lineup global terá uma opção movida por energia.

Além disso, anunciou um carregador rápido para o Focus Electric, vendido nos EUA e Europa. O dispositivo permite recarregar as baterias de lítio do modelo em 30 minutos, totalizando 80% da carga. Do tipo DC, o aparelho permite cargas que renderão autonomia de 160 km.

O painel digital EcoGuide LCD do Focus Electric também recebeu mudanças, ganhando um SmartGauge com várias telas personalizáveis. O veículo também passa a oferecer um assistente de frenagem, que irá orientar o condutor a frear de forma mais eficiente para regenerar mais energia.





  • Louis

    Será que não compensaria colocar placas foto-voltaicas nos tetos e capôs de carros elétricos / híbridos ?
    Do jeito que meu carro toma sol, iria carregar quase todos os dias, e aumentaria a autonomia em dias ensolarados.

    • Rafael Soares

      Olá Lois, a ideia é boa. Porém, com os painéis de hoje e área disponível no teto teríamos menos 500W de pico. Considerando a média do Brasil de 5 horas equivalentes (pico) de sol isto daria 500W*5h=2500Wh=2,5kWh. Acho que as baterias destes carros são de um pouco mais de 10kWh, então daria para carregar um pouco.

      Na minha opinião ainda deve valer mais a pena ter o sistema de painéis em casa com microgeração distribuída (não precisa de baterias) e então carregar o carro em casa à noite. Tenho um sistema destes desde o ano passado, só esperando um carro elétrico em preço decente no Brasil…

      Abraço.

      • leomix leo

        Bom dia Rafael, onde foi adquirido o seu sistema??? Ele é on grid??? Qual foi o custo??? Estou fazendo uma casa de modelo sustentável aproveitando água da chuva e pretendo colocar energia solar, só que tenho muitas dúvidas.

        • Rafael Soares

          Bom dia Leo, meu sistema é de 2500W pico grid-tie (ligado na rede). Contratei a empresa chamada de Energia Própria aqui no RS. Fizeram tudo, inclusive homologação com a concessionária. O custo foi de 16 mil reais. Com esta alta do dólar não sei como estão os preços.

          Com isto zerei meu consumo, pago apenas a taxa mínima de luz, que equivale a 100kWh para instalação trifásica. O ideal é você projetar o sistema para não chegar a zerar o consumo, pois vai pagar a taxa mínima de qualquer forma.

          Abraço.

          • leomix leo

            Obrigado pelas orientações, vou ter que pesquisar empresas ai do sul e sudeste, pois uma aqui na Bahia queria no mínimo um Rim meu para fazer um projeto.

        • Martini Stripes

          Leo, me manda um e-mail pra gente poder conversar?
          bedin.ledrenovavel@gmail.com

      • Louis

        Rapaz, valeu pela explicação, e parabéns por ser um dos pioneiros em apostar na geração distribuída. Acho que este será o futuro próximo das matrizes energéticas.
        Eu tenho vontade de colocar painéis foto-voltaicos em casa, só não fiz ainda porque meu consumo é bem pequeno. Abraço.



Send this to friend