Crossovers Elétricos Ford México Mercado Montadoras/Fábricas Sedãs

Ford move produção do elétrico Model E para o México e este pode chegar ao Brasil

focus-ev Ford move produção do elétrico Model E para o México e este pode chegar ao Brasil

O México foi pivô de uma alteração de planos estratégicos da Ford, que abalou a imagem da marca americana no país latino. O que se seguiu ao sul dos EUA foi uma crise para a empresa, que sempre investiu pesado na região para dar suporte ao mercado americano. Mas, sempre há tempo para voltar atrás e tentar remediar o acontecido.



Recentemente, a Ford revelou que fará mais uma mudança estratégica envolvendo o México, mas dessa vez não será uma evasão de investimentos e sim a produção de um modelo que até então era exclusivo dos EUA. Para focar em carros autônomos, que serão construídos em Michigan, a Ford anunciou a mudança de local de fabricação de seu modelo elétrico definitivo, o chamado Model E.

Após uma disputa legal com a Tesla, a Ford conseguiu manter o nome Model E para seu primeiro carro elétrico nativo, que agora já se sabe será de fato feito no México. O projeto está envolto em mistério, já que se trata de um produto estratégico para que a marca entre em definitivo na disputa de mercado com Tesla, GM e Volkswagen, que são as que prometem mais investimentos no segmento nos próximos anos.

Por conta disso, comenta-se que o Model E em si não é um produto único, mas uma família de carros elétricos que a Ford irá introduzir no mercado americano a partir de 2019. Também se fala que vários estilos de carroceria serão disponibilizados, sendo um crossover o mais esperado, devido às vendas em alta nos EUA. Também faria parte da família um sedã, que visa bater de frente com o Tesla Model 3.

Para reduzir os custos, rumores dizem que esta linha de produto deve compartilhar a plataforma do próximo Focus, que deve permanecer em linha no México. O novo produto deverá ter autonomia em torno de 500 km. Com a introdução do Model E no México, a possibilidade de um ou dois modelos dessa família chegar ao Brasil é grande, devido ao acordo comercial entre os dois países.

Para a Ford, a localização não poderia ser melhor por conta do custo de produção mais baixo e também pelos diversos acordos que o país latino têm com dezenas de nações, incluindo algumas do Sudeste Asiático. Como a Volkswagen já anunciou seu e-Golf para o Brasil, assim como a Renault-Nissan promete Kwid elétrico e o Leaf por aqui, a Ford não poderia ficar de fora, ainda mais com a GM pretendendo ser líder em eletrificação na região.

[Fonte: CNBC]

  • MIN💀S

    De que adianta celebrar a possibilidade de chegar ao Brasil que, e se chegar, vai custar um dos rins!

    • Bruno Carvalho

      Cara….é um rim e meio fígado!

      • ####Carlao GTS

        + um pulmão…

    • th!nk.t4nk

      Nem vai ter nem onde carregar. Pra viabilizar a eletromobilidade no Brasil o governo precisaria ter um plano de incentivos, no mínimo. Empresa nenhuma vai assumir sozinha a instalação de milhares de pontos de recarga.

      • Luiz de Assis

        Corre um sério risco do governo brasileiro transformar kilowatt hora em litro pra ficar do preço ou mais caro que a gasolina.

  • Luis Burro

    Eu só vejo falação por enquanto! Tá todo mundo querendo,mas a única q fez concretamente foi a Tesla.Enqnto a gasosa tiver barata difícil uma marca americana investir msmo nos elétricos,algumas até tem,mas é mais experimento do q uma aposta real.

    • No_Name

      Uma hora vai “pegar” o carro elétrico. Quem investir agora irá colher os louros lá na frente por ter chegado antes e é o que algumas fábricas estão apostando. Quando o elétrico se tornar massivo, os custos serão reduzidos e possibilitarão lucros para as fabricantes. O maior e principal empecilho atualmente são as baterias e nada mais.

    • Julio Alvarez

      Quem está mandando não são os EUA, e sim China e Europa, que já tem data para banir completamente veiculos a combustão. Então, não é mais “experimento” , e sim sobrevivência nos maiores mercados do mundo.

  • No_Name

    Só para não haver confusões, o Model E da Ford não será um Focus de nova geração elétrico. O design do Model E ainda é desconhecido mas deve seguir a linhagem visual dos carros elétricos/híbridos como Volt, Prius etc. E como dito na informação, irá gerar uma família de carros. Produção do Focus 4 por enquanto só na Alemanha e na China.

  • Hugosw

    Seu por apenas R$500mil

  • Guimasi

    É precipitado cogitar a vinda desse carro para o Brasil simplesmente considerando o acordo comercial Brasil/México. Se for assim, basta o anúncio da produção de qualquer veículo no México e concluirmos que “a chance de vir para o Brasil é grande”. Será que a Ford realmente teria interesse em trazer esse carro? Seria viável? A empresa tem o plano de ampliar sua gama de elétricos/híbridos no Brasil? Faltou informação aí, NA.

    • Cleidson

      O Fusion hybrid vem pra cá do Mexico e custa caro, por que esse custaria barato?

  • Heisenberg

    Por um momento li Model 3 e fiquei: ??

  • Josê Fagundes

    Espero que o model E continue com o design kinetic da Ford. Ninguém merece um Prius 2.0 medonho.

  • Luiz de Assis

    Que venha.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend