Crossovers Elétricos Ford México Mercado Montadoras/Fábricas Sedãs

Ford move produção do elétrico Model E para o México e este pode chegar ao Brasil

focus-ev Ford move produção do elétrico Model E para o México e este pode chegar ao Brasil

O México foi pivô de uma alteração de planos estratégicos da Ford, que abalou a imagem da marca americana no país latino. O que se seguiu ao sul dos EUA foi uma crise para a empresa, que sempre investiu pesado na região para dar suporte ao mercado americano. Mas, sempre há tempo para voltar atrás e tentar remediar o acontecido.



Recentemente, a Ford revelou que fará mais uma mudança estratégica envolvendo o México, mas dessa vez não será uma evasão de investimentos e sim a produção de um modelo que até então era exclusivo dos EUA. Para focar em carros autônomos, que serão construídos em Michigan, a Ford anunciou a mudança de local de fabricação de seu modelo elétrico definitivo, o chamado Model E.

Após uma disputa legal com a Tesla, a Ford conseguiu manter o nome Model E para seu primeiro carro elétrico nativo, que agora já se sabe será de fato feito no México. O projeto está envolto em mistério, já que se trata de um produto estratégico para que a marca entre em definitivo na disputa de mercado com Tesla, GM e Volkswagen, que são as que prometem mais investimentos no segmento nos próximos anos.

Por conta disso, comenta-se que o Model E em si não é um produto único, mas uma família de carros elétricos que a Ford irá introduzir no mercado americano a partir de 2019. Também se fala que vários estilos de carroceria serão disponibilizados, sendo um crossover o mais esperado, devido às vendas em alta nos EUA. Também faria parte da família um sedã, que visa bater de frente com o Tesla Model 3.

Para reduzir os custos, rumores dizem que esta linha de produto deve compartilhar a plataforma do próximo Focus, que deve permanecer em linha no México. O novo produto deverá ter autonomia em torno de 500 km. Com a introdução do Model E no México, a possibilidade de um ou dois modelos dessa família chegar ao Brasil é grande, devido ao acordo comercial entre os dois países.

Para a Ford, a localização não poderia ser melhor por conta do custo de produção mais baixo e também pelos diversos acordos que o país latino têm com dezenas de nações, incluindo algumas do Sudeste Asiático. Como a Volkswagen já anunciou seu e-Golf para o Brasil, assim como a Renault-Nissan promete Kwid elétrico e o Leaf por aqui, a Ford não poderia ficar de fora, ainda mais com a GM pretendendo ser líder em eletrificação na região.

[Fonte: CNBC]

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email