*Destaque *Featured Ford Hatches

Ford New Fiesta hatch agora tem versão 1.6 automática mais barata que HB20 e Onix; também recebe nova versão 1.0 automática

ford-new-fiesta-ecoboost-NA-43-700x448 Ford New Fiesta hatch agora tem versão 1.6 automática mais barata que HB20 e Onix; também recebe nova versão 1.0 automática

A Ford acaba de informar seus concessionários que agora estão sendo oferecidas duas novas versões de catálogo do Ford New Fiesta, são as versões SE Plus Direct 1.6 AT e a versão SEL Ecoboost 1.0 AT. Vamos aos detalhes das duas novas versões:



1) SE Plus Direct 1.6 AT (catálogo RCF7) – R$ 55.990

Esta versão será faturada apenas via venda direta PNE ou venda internet. A idéia é oferecer um modelo 1.6 com câmbio automático e preço “campeão” segundo o comunicado da empresa, para que eles possam buscar clientes da concorrência e oportunidades de venda adicionais. O conteúdo da versão tem todos os equipamentos da versão SE 1.6 mais câmbio automático de seis marchas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, Sync Media System com AppLink e vidros elétricos com Global Closing.

2) SEL Ecoboost 1.0 AT (catálogo RCV7) – R$ 66.090

Esta versão une o motor Ecoboost 1.0 com o câmbio automático, se tornando uma versão R$ 7.900 mais em conta que a única versão que era oferecida com o motor Ecoboost, que era a Titanium Plus. Se trata basicamente da versão SEL 1.6 AT, trocando-se o motor pelo 1.0 Ecoboost.

O comunicado destaca também que a nova versão SE Plus Direct será R$ 7.200 mais barata que a versão anterior mais barata com câmbio automático, a SEL AT, trazendo mais competitividade ao modelo.

É feita uma comparação com o Hyundai HB20 mais barato com motor 1.6 e câmbio automático, que é a versão Comfort Plus AT, que custa mais, R$ 56.880, e com o Chevrolet Onix LT 1.4 automático, que custa R$ 56.790. Ou seja, o New Fiesta passa a ser mais em conta que os dois queridinhos do mercado, mas que são modelos inferiores ao New Fiesta.

Além de ser mais barato, o New Fiesta é mais equipado, contando com itens como controle de tração e estabilidade, alarme, banco traseiro bipartido, todos estes inexistentes no HB20 e Onix. O modelo também tem alguns modelos que não são oferecidos em um dos dois concorrentes, e no outro sim, como vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, isofix e sensores de estacionamento.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

COMPARTILHAR:
  • Fael

    Automático? Ou Powershift?

    • rkimwb

      Powershift.

      • igomd

        Seria bom de mais para ser verdade.

        • Eduardo Anselmo

          porque o powershift é tão ruim? pelo que entnedi ele é um automático mais modernoso,

          • Airplane

            É automatizado (tem embreagem) e não automático (não tem embreagem).

            • matheusguila

              Pesquise sobre os problemas no Brasil e sobre o processo que a Ford está enfrentando nos EUA.

              • Daniel dos Santos

                Meu 2014 nao da problema…meu pai tem um 2015 e nao trepida….

                • Francisco Helio

                  Parabéns!
                  Minha Eco 2.0 15/15 trocou a embreagem powershift com 12mkm.
                  Nunca me deixou no prego, mas trepidava, não reduzia marcha direito após curva depois de aclive… ninguém espera trocar embreagem de um carro com tão baixa quilometragem.
                  No entanto, tem uma direção excelente, suspensão equilibrada e boa dirigibilidade geral.

                • DrG

                  Dois focus aqui em casa, um 2016 com 36000km e outro 2017com 2500km. Até agora tb sem problemas. Pesquisei antes da compra.. Até modelo 2015 a chance era maior (ano que isso estourou na mídia)., do modelo 2016 para frente, já sai de fábrica corrigido. Tanto que a Ford aumentou a garantia dos câmbios dos modelos fabricados até 2014, se não me engano

                  • João Ricardo da Silva

                    O meu fastback titanium plus 2016 está com 15.100KM e é só alegria. Meu primo tem um hatch com 50.000 e sem problema algum.

              • Bruno@BRN.CS

                Pesquise sobre Powershit hehehe

                • JP

                  Quem pesquisar vai saber que é a marca dos câmbios de toda linha Ferrari e das BMW M Series…

            • Gustavo

              Tem dupla embragem. Engates bons e sem trancos, e com certa esportividade.

          • Daniel

            Pesquise as reclamações na internet… vc vai ver que é muito problemático tanto aqui quanto nos EUA, um dos motivos de o EcoSport 2018 estar vindo com cambio AT6 convencional

          • Marcelo Silva

            Eduardo, entre no site quatro rodas e procure pelo câmbio powershift. Os problemas com esse câmbio aqui e nos EUA já são notórios a ponto da Ford dizer q iria abandoná-lo. Me estranha se o câmbio continuar sendo ele.

          • Lucas de Lucca

            Porque ele é problemático amigo. De fato quando não dá pau ele é rápido nas trocas, não rouba potência e não prejudica o consumo, mas tem prazo de validade infelizmente. Trepidações, travamento, superaquecimento e trancos e solavancos são rotinas na vida de um proprietário de Powershift.
            Ainda bem que consegui um negócio bom e me livrei do meu Fiesta Powershift mês passado. Ford com esse lixo de câmbio nem de graça.

            • JP

              DCT se comporta mal, mas não quebra… O que incomoda são barulhos e trepidações… já tive um Focus… vendi sem problemas…

              • Lucas de Lucca

                Um carro novo trepidar igual um Fusca 70 com embreagem gasta e precisar trocar o kit da dupla embreagem a cada 20 mil km não é normal para mim.

            • Eduardo

              É embreagem simples ou dupla?

              • Lucas de Lucca

                Dupla.

          • Diogo

            Virou a modinha dos garotos de Internet reclamar de alguma coisa que eles não conhecem. Existem problemas isolados, talvez não chegue a 2% dos casos, mas eles tratam como se todos desse problema. Eu estou no meu terceiro Ford e segundo PowerShift, o carro tem trocas extremamente rápidas, sem solavancos, roda liso e suave e nunca deu qualquer tipo de problema.

            • Nathan F.

              Tomara que a Ford reconheca a devocao de voces a empresa e recompense tanto esforco de livrar a cara da marca pela cagada monstro que e o PowerShit. Voces estao parecendo petista defendendo os politicos de estimacao… rsrsrs

          • Hélio

            é só digitar powershift do google e veja a mágica acontecer, hehe

            • Nathan F.

              Melhor excluir da pesquisa os termos “clube do fiesta”, “clube do focus”, “clube da ford” e afins. Do contrario, tudo muda. O PowerShit funciona. rsrsrs

          • Gustavo

            Porque os primeiros modelos que sairam no final de 2013 a meados de 2015, alguns apresentaram problemas na embreagem que fazia o carro trepidar em lenta nas primeiras marchas, mas que foram chamados para recall, aumentando a garantida do cambio por sinal de 3 para 10 anos. Não faço parte dos que generalizam tudo, compraria um Powershift sem problemas.

          • Adriano Lazzari

            Tenho um New Fiesta 13/14 SE PowerShit….Com 30.000 KM começou as trepidações, geralmente nas trocas de 2 para 3 marcha. Foi aumentando gradativamente e a Ford dizia não ter peças para realizar a troca. Em Março do ano passado, consegui realizar a troca de toda a caixa, com 44.000 km. Meu carro ficou 1 mês na CSS pois não consegui andar com ele. Peguei o carro e comecei a utilizar em Abril de 2016. Hoje, Junho de 2017, com 60.000 km novamente trepidações começaram, idênticas as dos 30.000 Km. Já estou programando para parar ele novamente no fim do ano para novamente trocar a caixa, uma vez que minha garantia foi estendida para 5 anos. Coloque PowerShift na internet e verá. O cambio é excelente, econômico, se entende bem com seu pé, mas é totalmente descartável. Dura de 20 a 30 mil km. Detalhe que conheço 10 donos de carros com esse cambio, entre Focus, Eco e Fiesta. 9 já trocaram o cambio. Nem de graça quero esse carro de novo.

      • Deadlock

        Esse nome virou uma maldição para a Ford. Nos EUA abandonaram, no Brasil ainda continua, será que consertaram?

        • DiMais

          o câmbio continua, o nome mudou.. no site consta apenas ‘câmbio automático sequencial com tecnologia de dupla embreagem’.

          • Nathan F.

            “Ou seja, o New Fiesta passa a ser mais em conta que os dois queridinhos do mercado, mas que são modelos inferiores ao New Fiesta.”
            Texto publicitario. Uma ofensa ao jornalismo.
            Esta barato porque nao vende. E, se levarmos em conta que o carro e equipado com PowerSHIT, esta carissimo.

            • oscar.fr

              Bom é o seguro Onix.

              • Nathan F.

                Melhor e o confiavel PowerSHIT.

                • Retrato do Papai

                  Prefiro meu carro enguiçado na rua com o powershift do que eu enguiçado no IML depois de um acidente num 0nix

                  • Nathan F.

                    E o que dizem os fanboys do PowerSHIT. rsrsrs
                    Eu prefiro cambio automatico que nao enguica na rua e plataforma com 5 estrelas no EuroNCAP.

                    • FocusMan

                      Papagaio de internet detected… O defeito do powershift dificilmente causa parada.

                    • Nathan F.

                      Fanboy detected… Jura de pes juntos que o PowerSHIT nao quebra. rsrsrs

                    • FocusMan

                      Não sou fanboy. O powershift deu mais problema do que esperado, mas é um bom cambio e não tem mais problemas fora da média há algum tempo. Eu apenas fico chateado com essa queimação de tecnologia no Brasil. Por causa desse tipo de coisa, motores 16V morreram no Brasil na década de 2000. Década de 90 a maioria das fábricas investiram pesado em motores modernos e todos foram abandonados pq os donos não sabiam usar os carros.

                    • Nathan F.

                      Tecnologia, pra ser aplicada em produtos de consumo de massa, precisa ser a prova de mau uso. Se o cambio de dupla embreagem nao aguenta abuso, precisa de especialista pra nao abrir o bico, entao a Ford errou ao difundir seu uso em sua linha, sem estar preparada para lidar com os problemas que o consumidor medio iria enfrentar. O mesmo se aplicar a todas as tecnologias citadas por voce. Se nao aguenta abuso, mau uso, falta de manutencao, entao e melhor ficar restrito a produtos premium ate que seja suficientemente confiavel para aguentar o neandertal medio que ira utiliza-lo.
                      E voce nao e fanboy. E Focusboy.

                  • MMM

                    Isso sim é nivelar por baixo.

                • FocusMan

                  O Powershift não é um câmbio ruim. Ele deu muito problema nos mercados onde as pessoas não sabem usa-lo. Pesquise por problemas na Europa e verá que tem muito pouco.

                  • Deadlock

                    Acho que esse câmbio não suportou nossas péssimas ruas e estradas. Esse câmbio, quando funciona bem, é excelente.

                • oscar.fr

                  Claro, um Onix é melhor que um Fiesta.
                  Suspeito que não vendem Onix na Europa pois iriam roubar todas as vendas de Clio, 208, Fiesta e C3, esses carroças dos europeus.

                  • Nathan F.

                    Quem esta falando de Onix e voce, Francois. A discussao e sobre a bomba com que a Ford equipou seus veiculos, anunciado com pompa e circunstancia como grande avanco tecnologico, deu com a cara na parede, e agora esta sendo obrigada a voltar atras, com o rabo entre as pernas…

            • Bruno Pacheco

              Na verdade vende sim… No segmento dele o Fiesta lidera a bastante tempo… Ele está tentando roubar uma fatia de mercado que não é dele com um carro de categoria superior canibalizando os veículos “top de linha” da concorrência. De certa forma vai canibalizar o próprio Ford Ka também.

            • Lucas de Lucca

              Entre um Fiesta, HB20 e Onix, ambos manuais e nas versões equivalentes o Fiesta é muito mais carro. Iria nele sem dúvida nenhuma. Agora se o caro quiser automático aí sim, fuja do Fiesta.

              • Nathan F.

                Exato. PowerShit funciona so no clube do Fiesta, da Ford, do Focus, etc…

        • JP

          Este nome que só a Ford e Volvo usaram… pois a marca Powershift é também a mes.a dos câmbios da Ferrari…

          A Ford, por acordo comercial com a Getrag, colocou a marca do câmbio em seus carros. Tolice… rs…

          Seria melhor falar que o Fiesta tem câmbio da mesma marca que o câmbio da Ferrari… hahahaha

        • alexandre

          Pior do que isso! Parece ser infinita a capacidade da Ford se sujar por conta desse câmbio. Ontem, a caminho para meu trabalho, passei a pé numa Ford aqui no Centro do Rio para ver os carros do showroom. Para minha surpresa, tinha um Focus Titanium lindão, mas na traseira não havia mais a plaqueta com o nome powershift. Eles mantém o câmbio e escondem o NOME!!rsrs. Mas fica pior ainda a história: a vendedora veio me atender e eu perguntei se aquele câmbio não era mais o powershift e ela disse que havia realmente mudado. PELAMORDEDEUS, isso é que é técnica de venda? Mentir?? Apertei um pouco mais pra ver sua reação, dizendo que a manopla era com certeza do powershift e ela, gaguejando, diz na maior cara de pau que o câmbio havia sofrido tantas mudanças e que não dava mais problemas, por isso havia mudado de nome…. Amigos, tenho um NF 1.6 manual e garanto q o carro é muito bom. Qdo comprei, deixei de pegar o Ecoboost por conta do powershift. Gostaria muuuuito de um Fiesta Ecoboost manual… E antes de ser apedrejado pelos fãs de marcas de carros, meu colega de trabalho aqui da mesa do lado tem um NF powershift há 3 anos e já não aguenta mais ir na Ford arrumar o câmbio.

        • Carlos Eduardo da Silveira

          Eles também descontinuaram o nome PowerShift este ano aqui no Brasil. Agora se chama “Transmissao Sequencial de 6 velocidades. E cambio “AT” na pagina Monte o Seu. Mas continua sendo o mesmo POWERSHIT que sempre deu problemas!!! Olhem o Site Ford BR.

      • Nathan F.

        PowerSHIT.
        E mais abaixo, o mimimi dos fanboys que juram que o PowerSHIT NAO QUEBRA…
        rsrsrs

        • JP

          Enquanto os leigos ficam pensando que Powershift é uma marca da Ford, o europeu sabe que o mesmo 6DCT250 do Focus 2.0 equipa vários Volvos, Lancer europeu e linha Mazda…

          Ai nascem estes comentários horrorosos…

          Ainda bem que não tem dono de Ferrari e BMW M Series, por aqui, né? Afinal, são equipadas com outras versões do Powershift… kkkkkk

          Mas sou pobre e me contento com meu Civic com câmbio CVT … DCT é um tesão, mas caro de manter e preciso do meu carro para trabalhar… hehehe

          • Nathan F.

            Pobre, sem sombra de duvidas. Inclusive no discurso, ao propor a esdruxula comparacao de um superesportivo com automoveis compactos de entrada… rsrsrs

            • FocusMan

              Haters….

              • Nathan F.

                Fanboys….

                • Lucas de Lucca

                  Calma abiguinho, o câmbio tem sim problemas mas você está parecendo hater com todo esse ódio. O Powershift já te fez pegar carona de guincho? Já teve um? Conte-nos sua experiência.

                  • Nathan F.

                    Um parente trocou um carro praticamente zero depois do anuncio da necessidade de troca do sistema. Eu nao entro de cabeca em novas tecnologias, espero dar merda na mao de alguem primeiro. Apesar de, sinceramente, acreditar que um PowerShit dificilmente daria problema na minha mao…

              • Lucas de Lucca

                FocusMan não pode generalizar. Ser hater é tão ruim quanto ser fanboy. Nos seus comentários você é um cara ponderado, se não me engano já vi você falando por aqui que trabalha na Ford, então te pergunto: Você afirma então que não há problemas com o Powershift? Quem fala mal é porque não tem o carro ou é hater querendo denegrir a marca. Se for o caso como você me explica a extensão da garantia, a própria Ford vindo a público confirmar os problemas e que os reparos seriam gratuitos? Os processos nos EUA, Austrália contra a Ford por problemas crônicos nesse câmbio, ou a ação que mais entrega o problema que foi a retirada do nome Powershift de todo material publicitário, manual, etc? E a descontinuação desse câmbio lá fora que em breve ocorrerá por aqui começando pela Ecosport? Será que isso tudo é coisa da cabeça de hater com teoria da conspiração para prejudicar a Ford? Os milhares de proprietários com problemas com esse câmbio devem ser haters também e estar inventando, afinal é muito lógico né, de um grupo de 100 pessoas, 10 não tiveram problema e elas são as corretas, e as outras 90 são haters ou a pior desculpa inventada para esse câmbio, elas não sabem usar o carro. Não pode falar que tudo mundo que diz ter tido problema é hater por isso.

          • Lucas de Lucca

            Realmente JP, o 6DCT250 da Getrag equipa outros modelos de outras marcas, mas cada uma com seu software próprio gerenciando o câmbio. Acredito que o problema da Ford com o Powershift seco seja de software, não encontraram um acerto pro câmbio. Enfim…
            A Getrag realmente faz câmbios DCT que equipam Ferrari, Série M e o próprio novo Ford GT, mas são câmbios de qualidade, parrudos e com embreagem imersa em óleo. Nada a ver com essas caixas secas de baixo custo como a 250, que são frágeis como papel e de alto índice de problemas, superaquecimento e por aí vai. Já tive um DCT de caixa seca e não quero nunca mais, nem de graça. Por mim deveriam acabar com elas e ficar apenas com as caixas que trabalham imersas em óleo.

            ps: Se o seu câmbio CVT der pau fora da garantia o custo de raparos não foge muito de um DCT não viu.

        • Diogo

          Qual o seu carro?

          • Nathan F.

            Tracker.

        • Nathan F.

          Meu irmao teve um Gol bola. Foi roubado.
          Na epoca eu gostava de guia-lo. O cambio era uma manteiga.
          Mas trocava-se embreagem com 20mil kms… rsrsrs

    • Hadson Nobre

      Automático de seis marchas.

      • DiMais

        com tecnologia de dupla embreagem, só tiraram o nome PowerShift por motivos óbvios.

    • Claudecir Mees

      E a Fiat com automatizado a 58k?

      • Luconces

        Não fala mal da Fiat, os lovers piram.

      • DiMais

        esse também é, só que com duas embreagens.

      • Thiago Oliveira

        Automatizado e melhor que automatico.. Manutenção barata.. Nao rouba potencia do motor.. Tem melhor desempenho… Tem melhor consumo.. So existe vantagem do câmbio automatizado em cima do automático.. Se tiver algumas desvantagem fala ai..

        • matheusguila

          Trepidação, indecisão do robô e programação mal feita são um dos exemplos. E sem essa de que câmbio de dupla embreagem é o melhor de todos. Cada câmbio tipo de câmbio tem uma finalidade. Quer conforto? Vai de automático com conversor de torque… Quer economia de combustível? Vai de CVT… e por ai vai.

          • Thiago Oliveira

            Isso tudo que vc disse nao procede pros cambio automátizado atuais.. Mas como o câmbio automatizado criouse uma má fama em cima dele.. Todo mundo pensa mal do cambio.. Apesar que câmbio automático hoje em dia ta ficando bem barato.. Antigamente so carro premiun e luxo tinha at.. Agora ta se expandindo pros populares.. Automatizado venho pra ser uma opção mais barata pra quem gosta de cambio automático e nao tenho dinheiro pra ter.. Mas enfim eu nao compraria automatizado so por causa da desvalorização.. E nem automático pq acho um coisa muito monotona.. Melhor o velho e bom manual..

            • matheusguila

              Meu caro, como não procede? Então o processo milionário que a Ford está sofrendo no EUA por causa de problemas no Powershift é mentira e o câmbio é mil maravilhas? Sem contar que não sei de onde que você tirou que a manutenção desse tipo de câmbio é barata. Procura os preço das peças de reposição e da mão de obra para esse tipo de câmbio e compara com um automático convencional que você verá a diferença. Os câmbios automatizados de dupla embreagem evoluíram nos últimos anos, porém não ao ponto de matar os demais câmbios que dispensam o pedal de embreagem. Na verdade o custo de manter um câmbio automatizado pode ser até maior que um automático convencional a longo prazo.

              • FocusMan

                O Consumidor americano que compra o Focus esperava comportamento de cambio epiciclico. Esse é o problema.

                • matheusguila

                  Não acho que esse seja o problema, até porque o consumidor americano já está acostumado com o funcionamento do câmbio de dupla embreagem em outros modelos. Na verdade, os americanos não gostam é de câmbio manual.

          • Lucas Campos

            Já andei em vários dualogic e nenhum trepidava. Inclusive hj andei em um Linea (modelo antigo) com 120mil km (Uber) e n senti nenhum tranco e muito menos trepidação.

            • matheusguila

              Você deu sorte ou seu feeling dos carros é não dos melhores.

              • Nathan F.

                Pelo nivel da argumentacao, feeling certamente e dos piores.

          • FocusMan

            O CVT consome mais que o DCT

        • Nicolas97

          Na teoria você está certo, mas na pratica ao trocar a embreagem as peças da mecatrônica também precisam ser trocadas pois desgastam, precisam de calibração via software da cc, isso custa uma fortuna. Conclusão, diversos taxistas do Rio de Janeiro mudam o câmbio para manual, gastam uns R$ 6 mil, ainda assim mais em conta que manter este câmbio. O câmbio automático convencional é tido como o câmbio de menor custo de manutenção e maior confiabilidade, única coisa que é feita é a troca de óleo a cada 70 ou 120 mil Km. Tenho um colega que o câmbio automático da Zafira dele já rodou 1 milhão Km e não trocou nenhuma peça.

          • Louis

            O meu AT com conversor de torque está com 140mil km, só troquei o óleo aos 100 mil km, zero problema.

        • Stéfano

          Manutenção barata? Procura sobre manutenção dos DSG aí.

        • Mr. Grecco

          Primeiro descubra o que significa MANUTENÇÃO, se tem uma coisa que um automatizado não tem é MANUTENÇÃO BARATA! o resto talvez seja verdade, mas a rejeição não é minha, é do mercado e isso é fato!

    • Alexandre

      Corrigindo: Automático ou PowerSH*T?

    • Alex Bellíssimo Pimenta

      Primeira dúvida me veio a cabeça. Com o lançamento do novo cambio automático no Ecosport, com certeza a ford fará um saldão de Power shifit o que se inicia agora. O preconceito na revenda de um power shifit será o mesmo que proprietários enfrentaram ao tentar vênder os veículos gol e Parati 1.0 turbo no início dos anos 2.000

      • Wagner Lopes

        Vai nessa não. A maioria dos consumidores não tem nem ideia dos tipos de câmbio que existem. Para eles só existem dois: manual e automático. O vendedor vai falar que é automático e pronto. Tá vendido. Nós aqui somos uma minoria.

        • Eh a coisa mais comum ver anúncio de Gran Siena, Fox automatizados usados, anunciados como automáticos.
          Essa questão do PS da Ford, pode é demorar para que o pessoal perceba que o cambio mudou.

        • leandro

          Os comentaristas de plantão muitas vezes não passam de papagaios que repetem aos quatro cantos uma “verdade absoluta” criadas por eles mesmos… Vejo muita gente reclamando do que não tem, mal viu e nunca dirigiu.
          PowerShift pode até ter um índice maior de defeitos, informação baseada em relatos, estatisticamente nunca saberemos pois nenhuma fabricante diz a sua taxa de reparos em garantia. O fato q eu tenho é um New Fiesta Sedan 2014/15 que já está com 80 mil km e não deu nenhum problema no câmbio, funciona como novo até hoje, e nunca dirigi um AT que fosse mais legal de guiar que um dupla embreagem. Além disso tem uma grande tendência de manutenção mais barata, já tem embreagem motorcraft Ford original por 2 mil reais, muito mais barato que a manutenção de qualquer AT convencional que mesmo se não quebrar gasta 800 reais a cada 40 mil km trocando óleo.
          Outra verdade absoluta de comentaristas é quando dizem que o Nissan kicks é manco por usar motor 1.6… isso vou nem comentar, só acelerar e dirigir

          • Guilherme Batista

            Falou tudo!

            2 Anos com um Focus e 0 problemas, além de que eu como frequentador do clube do Fiesta e acompanho o clube do Focus posso dizer que desde 2015 os relatos de problemas diminuíram drasticamente, o resto é balela

          • MMM

            Meu carro, assim como outros AT que tive, troca fluido de transmissão automática aos 100.000km.

            O Powershift é tao ruim que até a Ford está trocando ele por automático convencional. Obviamente alguns não dao problemas, mas o índice de defeitos é muito, mas muito maior que qualquer AT.

            • MMM

              Sinceramente não sei a vida útil de câmbios mas não costumo ficar mais q 80-100 mil km com carros.

            • leandro

              Mande a fonte da informação que diz q ele é “muito, mas muito” mais defeituoso que um AT convencional

              • MMM

                Tá parecendo o Lula q diz q o Triplex não é dele pq não tem escritura em seu nome. Vc mesmo escreveu q o PS da mais defeitos baseado em relatos mas q ninguém divulga números de conserto em garantia e agora quer fontes?

                Enfim, vc pode acreditar q milhares de pessoas reclamam desse câmbio pq ele apresenta medua bem acima de problemas q os outros ou pode acreditar em alguma teoria da conspiração para prejudicar o câmbio da Ford.

                Felizmente vc não trabalha lá e por isso não vai poder evitar q eles coloquem um câmbio decente nos modelos novos e comecem a vender mais.

                • leandro

                  Eu disse q tem mais. Vc disse que tem muito, mas muito mais…
                  Sentiu a diferença?

          • DiMais

            sim, franceses não prestam e por aí vai.. mas uma coisa é certa: a Ford eliminou o nome PowerShift dos materiais promocionais e vende como automático sequencial com tecnologia de dupla embreagem, ela sabe que a imagem do câmbio está arranhada pra além dos comentários da internet.

          • Tyrion Lannister

            Matéria de Renault, Peugeot e Citroên: Carro francês não presta.

          • Lucas Campos

            130 reais pra trocar o óleo do câmbio do meu Civic.

            • leandro

              Aí vc colocou óleo queimado… O óleo de motor do meu New Fiesta custa 45 reais o litro

          • Mr. Grecco

            O unico câmbio at que troca óleo a cada 40 mil km é o Al4 que ja esta saindo de linha e dando espaço para o imortal Aisin at6. nunca na vida um Dupla embreagem vai ter manutenção mais barata que um At convencional, pode até ser bom, mas por favor, menos…

            • FocusMan

              Isso pq vc nunca teve defeito.

              Eu ja tive e te digo que é ao menos 8 mil reais para arrumar qualquer que seja p tipo de cambio automático epiciclico.

              • Mr. Grecco

                Só se for ai na sua aldeia, com 8k aqui onde eu moro (SP) compro um câmbio zero! Tirando o AL4 que é problemático, câmbio AT Aisin e ZF que sao mais comuns só dão defeito se o dono for muito, mas muito porco mesmo!

                Mas isso é muito relativo, de região pra região e de marca para marca, A Eco PS Titanium que tem aqui na família ja precisou trocar o kit com 38 mil km e ficou mais 3k e ou vc troca na ford ou perde a garantia!
                Os Cambios automático que tive no Corolla e no Kia Magentis trocaram óleo com 80 mil km e nao ficou nem 800 reais na css.

                • FocusMan

                  Pois eu tive justamente problema de vazamento num Aisin de um Coroalla.

                  Só para abrir e trocar o retentor foi 2 mil reais. O retentor não vendia sem o kit de juntas do carro. Custou 700 reais esse kit.

                  Durante o serviço o mecânico cometeu um erro e estragou o cambio depois. Para reparar num lugar especializado, foram 8 mil reais.

                  • Mr. Grecco

                    É um caso bem específico e raro, eu lamento seu prejuizo, mas se estragar ou se der um defeito no seu PS e vc não estiver amparado pela garantia, pode ter certeza que nao vai ficar mais barato que isso não viu, fora que não é qualquer um que sabe mexer…

            • leandro

              O que define o preço de reparo de qualquer componente é a disponibilidade de peças e a facilidade de reparo, não a sua característica. Dessa forma seu argumento está incorreto. Duvido muito que um AT8 do Renegade tenha uma manutenção mais barata que o dupla embreagem de um Fiesta

              • Mr. Grecco

                Primeiro que o Renegade nao usa Cambio At8, É um Aisin AT6 na flex e um ZF AT9 na Diesel, segundo que custo de manutenção é uma coisa, defeito é outra!
                MANUTENÇÃO DE CAMBIO AT É TROCA DE ÓLEO!
                MANUTENÇÃO DE CÂMBIOS AUTOMATIZADOS É TROCA DE KITS DE EMBREAGEM E DEPENDENDO DO MODELO MAIS OUTROS COMPONENTES.

                Uma troca de óleo de câmbio at nao chega nem a mil reais na css e é feita entre 80 a 120 mil km. Agora ache um kit de PS por menos de mil reais…
                QUAL SAI MAIS BARATO MESMO?

                Vcs donos de automatizados ficam se enganando, sai dessa vida jão! Não falei que o câmbio é ruim, falei que é caro de manter, isso é fato!

                • leandro

                  Eu fui bem claro quando disse REPARO. Não estou me enganando, tenho um dupla embreagem que já tem 80 mil km rodados sem nenhum problema e ainda restam 7,5 anos de garantia… Não vou gastar nem 1 centavo com manutenção ou reparo nele

          • Louis

            Eu gastei menos de R$ 300,00 trocando óleo do AT convencional, aos 100 mil km…

            • leandro

              Fora da CSS, mas aí perde a garantia

              • Louis

                Com 100 mil km, já não tinha garantia fazia teeeempo… fora que garantia de fábrica é furada, quando se precisa para algo mais caro, alegam mau uso.

          • Francisco Helio

            Isso pode ser definido como Preconceito.

        • DiMais

          exatamente, no site está em letras garrafais: AUTOMÁTICO SEQUENCIAL e logo abaixo: com tecnologia de dupla embreagem, em menor destaque.

        • Leonardo

          Olha, pensava assim também. Meu tio está tentando vender a Ecosport dele, depois da segunda troca do câmbio. Pelo que me informou, NINGUÉM que ligou interessado deixou de perguntar sobre o câmbio. Até quem não entende muito de carros tá sabendo dos problemas do carro, pois foi divulgado em vários veículos da mídia.

        • ViniciusVS

          Em partes sim, aqui em São Paulo existe um preconceito gigante com automatizados.

          • Nathan F.

            Godzilla usa PowerSHIT… rsrsrs

          • ViniciusVS

            De graça até uma bola quadrada, diferente de um trabalhador que vai dedicar uma parcela de sua renda em um produto.

          • Mr. Grecco

            Quem compra Nissan GTR e qualquer outro esportivo de luxo com câmbio de dupla Embreagem nao ta nem preocupado se vai durar ou não, é diferente de um trabalhador que financia em 60 meses um Fiestinha, esse leva em conta até a cor do carro pensando na hora de vender depois, que dirá um câmbio com fama de ter manutenção cara!

        • FocusMan

          Isso mesmo….

      • Acho que ainda demora para o PS sair do Brasil, provavelmente depois do ano que vem, com o novo Focus e o facelift tupiniquim do Fiesta.

    • Marcos megdA

      Automatizado e automático tem uma grande diferença mecânica.
      Mas você tem razão, ou dois trocam a marcha de maneira automática. Parabéns pela analogia!

      • Alessandro

        “Automatizado” = Termo inventado por comentaristas de internet para distinguir o que é um automático com embreagens por um com conversor de torque.

        É automático e ponto.

        • MMM

          Automatizado é o termo técnico correto. Só vendedores de carro que tentam empurrar essas bombas que chamam de automático. E donos desses carros que fingem que o cambio é bom.

          • tiago

            Quanto a nomenclatura não vejo problema algum.
            Automático ( robotizado, conversor de torque ou cvt ) cada um com seus prós e contras.

            • MMM

              Depende muito da função. Certa vez meu pai, que era nem idoso e infelizmente faleceu mês passado, foi ver um Linea “automático”. Ele perguntou o q eu achava e disse q era automatizado, q deveria fazer TD pra ver se iria acostumar. Fomos na CCS e ele achou terrível. Se não tivesse me perguntado teria comprado sem saber e seria um problema para ele.

          • MMM

            Em momento algum eu disse q se tratava de condições financeiras mas de quem não teve problemas achar q está tudo bem. O mesmo aconteceu com um amigo q tinha um Lancer. O dele não teve super aquecimento então dizia que queriam difamar o carro, mesmo ele sabendo q a Mitologia retirou o radiador q refrigera o cvt.

            Eu não tenho intenção alguma de difamar a Ford, porém conheço duas pessoas que têm carro com PS e qdo comentei q estava pensando em comprar um Focus (em 2014) ambos me disseram q eu não fizesse isso de jeito nenhum. Ou seja 100% das pessoas q eu conheço, tiveram problemas e não recomendaram. Obviamente q é um universo extremamente pequeno mas definitivamente me fez desistir. Imagine isso multiplicado por todos q tiveram problemas.

            Câmbios de dupla embreagem são sensacionais, meu irmão tem um S6 cq usa esse tipo e realmente é muito bom. O problema é q o PS apresentou problemas acima da média por muito tempo, aí fica difícil confiar.

            • FocusMan

              O Powershift apenas tem mais carros na rua. Ele n quebra mais que a média. Veja nos EUA que a VW não usa o DSG7 mais pq p consumidor do Golf e Jetta não curtem o comportamento do câmbio.

              • FocusMan

                Não estou defendendo.

                Existem processos mundo a fora para várias coisas. Inclusive para Air Bag de Toyota.

              • MMM

                Como assim, tem mais carros na rua? Considere no Brasil as vendas de Fiesta + Focus. Compare com Corolla+Etios, Civic + Fit + City. Existem muito mais desses carros com cambio automático nas ruas do que carros da Ford com PS. Compare então com o número de reclamações.

                • FocusMan

                  Se você pesquisar verá que o cambio CVT do Corolla tem dado problema. A questão é como o fabricante trata a coisa. Pelo fato da Ford ser morosa, o problema ficou na mídia. O cambio 4F27 que saia no Focus até 2013 era bem pior que o Powershift. 100% dos carros que tive contato, deram defeito grave. Isso não aparece na mídia pq a Ford resolvia rápido, dava carro reserva para o cliente durante todo tempo que o carro ficava parado (Cerca de 20 dias) e ninguém reclamava muito, pois a política ainda era de dar carro automático como reserva.

                  Tive um Fit e participava do clube do Fit. Todos os Fit CVT até 2009 davam problema no cambio após os 80 mil km. Conheço gente que quer ver o diabo mas n quer ver um Fit CVT. A embreagem da Ré dá defeito e ele fica dando tranco até que para de engatar a ré. Vendi o meu com 90 mil com esse defeito pq para resolver era 4 mil reais. A Honda teve tanto problema que quando lançou a segunda geração, não o fez com CVT e sim com cambio epicíclico.

                  Realmente cambio epicíclico Aisin é bem resistente. Entretanto, sim, tem mais Ecosport + Fiesta + Focus na rua do que por exemplo DSG7 que sempre comparam.

                  Se você pegar a quantidade de carros com cambio DSG7 no mercado, verá que tem muito mais carros com defeito do que powershift. E defeitos graves do tipo que imobilizam o veículo.

                  Mas não vai adiantar gastar meu verbo com voce, porque:
                  1 – Você não vai pesquisar sobre o que estou falando
                  2 – Eu não vou ganhar nada com isso
                  3 – Você não vai mudar de opinião

                  Então um grande abraço!

                  Fui.

            • SDS SP

              É ótimo ver relatos de que não houve problemas, mas isso não tem representatividade estatística alguma.
              Aqui na empresa tivemos 30 Gols equipados com o famigerado VHT e não tivemos problemas, mas isso não quer dizer nada.

          • Felipe S. Rangel

            compartilho a mesma opinião. Uma pena. O funcionamento do DCT é muito bom!

          • Nathan F.

            Ele e sortudo, radioactive…
            Alem de um grande brincalhao.

            • Nathan F.

              A fanboysice da molecada e tao grande que os idiotas usam nicks e avatares com nomes e imagens do gigante conglomerado empresarial multinacional do coracao. Imaginam que o resto do mundo compartilha com eles a falta de senso de ridiculo… rsrsrs

          • FocusMan

            Me mostre um cambio de dupla embreagem manual. Nao existe. O sistema depende da automatização para funcionar, logo n é automatizado. Um cambio automatizado é uma unidade manual com um robô operando. Não é o caso dos cambios DCT.

          • MMM

            Sério q vc quer ostentar com carro alugado?

            • MMM

              Mentalidade de capiau. Alugar um carro q não precisa pra mostrar no faicibuqui q “tem” carro caro.

            • MMM

              Vale a pena pra que e pra quem? Semana passada mesmo eu tive que alugar um carro. Peguei um Elantra e paguei 100 dólares a mais do que pagaria por um Rogue. Pq eu estava em uma cidade grande e queria um carro pequeno.

              Já aluguei Focus, PT Cruiser, Taurus, Explorer, entre outros, até uma Yukon. O que determina isso é o q vou fazer e não o meu budget, considerando ainda que nem sou em q pago mas a empresa q trabalho.

              • MMM

                Esse é o ponto principal. Aluguei uma Yukon para ir com minha esposa e filho esquiar em Poconos, na Pensilvania, mas um Elantra para ir pra Hoboken.

            • Nathan F.

              Isso e um fanboy nivel 5000+… rsrsrsrsrsrs

          • Nathan F.

            Acho que tem uns aqui que sao remunerados, radioactive.
            To ate querendo saber quanto eles estao ganhando, e se a Ford esta contratando… rsrsrs
            Vou falar que tenho 5 PowerShits na familia, todos com mais de 200 mil kms, sem nenhum problema!

        • Nathan F.

          …disse o especialista de internet que jura que o PowerSHIT NAO QUEBRA… rsrsrs

          • Nathan F.

            Um parente trocou um Focus com PowerShit condenado por um Fusion seminovo na concessionaria pra nao virar estatistica. E, adivinhe, o Fusion nao deu defeito!

        • FocusMan

          Como eu comentei mais acima. Tecnicamente cambio automatizado é uma unidade manual com robô. Não existe cambio dupla embragem ou DCT com acionamento manual no mercado de automóveis de passeio.

          • FocusMan

            Acho que você não entendeu o meu comentário.

            Então o cambio epicíclico tb é automatizado pois ele tem um monte de solenoides que acionam as planetárias.

    • Talvanis Melo

      Automático de 6 marchas, a Ford vai aposentar o powershift

    • DiMais

      automático sequencial de 6 velocidades com tecnologia de dupla embreagem (sim, tiraram o nome PowerShift por questões óbvias de imagem)

    • Raimundo A.

      Automático Powershift. E o Powershift é o nome comercial da transmissão de dupla embreagem da Ford que é motivo de várias queixas.
      Automático não é nome de tecnologia ou processo. Automatizado, sim.

    • Rafael Henrique Arruda

      Eu vejo o automatizado como uma transmissão que era originalmente manual e então recebeu algum sistema que automatiza as mudanças de marchas. Dessa forma, o Powershift e o DSG são cambios automaticos, pois foram concebidos para serem automáticos desde o começo, já o dualogic, imotion são automatizados.

      • Stéfano

        Han?

      • Lucas Campos

        Tá doido??? Powershit e DSG são automatizados!!!

        • Rafael Henrique Arruda

          Tô doido… Então me diga o que faz deles um cambio automatizado. O fato de possuir embreagem? O imotion, se vc remover o sistema eletro-hidráulico dela, ela vira uma MQ200 comum e a DSG? é uma caixa muito complexa. Mas se vc diz que é automatizado…

        • FocusMan

          Não são. Não existe DCT manual.

      • FocusMan

        Isso mesmo. Finalmente alguém com bom senso.

      • FocusMan

        Esse termo automatizado só é usado no fucking Brasil.

    • Tyrion Lannister

      Se for o powershift talvez seja pra queimar logo o estoque, já que foi anunciado que o próximo fiesta e a “new” ecosport virão com câmbio AT verdadeiro.

    • Louis

      Deveriam deixar isso claro na matéria. Eu achei que tivessem trocado o cambio.

  • rkimwb

    “Esta versão será faturada apenas via venda direta PNE ou venda internet.”

    Venda internet? Faltou uma explicação melhor sobre essa parte.

    Se for uma versão só para PcD não vai fazer diferença para a maior parte dos compradores (mas para PNE, o preço final de menos de 44.000 reais ficou competitivo, apesar de continuar com o Powershift)

    • Mr. On The Road 77

      O Ecosport tem versão Direct também e não é restrita para PNE’s…

  • Erick Luiz

    Que Deus abençoe esse “regresso” haahahaha

  • Victor Hugo

    Estão desovando o powershift… kkkkk
    Mas de qualquer maneira, perdeu a oportunidade de ser competitivo, com os preços absurdos. Agora o consumidor não vê mais esse carro como opção frente ao HB20 por exemplo.

    • ocampi

      Estou começando a acha que é isso mesmo…..

    • FocusMan

      Não é não. O Novo Eco n tem Powershift pq a proposta do carro não é ter cambio que privilegia desempenho.

      • Victor Hugo

        Ahh vai nessa. Vai acreditando!

  • Duh

    Os preços estão competitivos mas é powershift ainda, pode dar certo como muito errado.

    • Thales Sobral

      O câmbio parece que melhorou agora, mas já tá queimado no mercado. Acho que já era pra ele.

      • Esse é o problema, depois não vende o usado.

      • ViniciusVS

        Só parece, ainda tem problemas.

        • Alessandro

          Qual problema tem Vinicius? Faço parte do Clube do New Fiesta e não há um relato sequer de um Fiesta fabricado a partir de 2015 (modelo 15/15) que tenha dado problema, e nem todos os 13/14 e 14/15 são problemáticos. É um baita cambio com uma proposta muito melhor do que esses AT’s convencionais. Brasileiro merece andar é de Onix mesmo.

          • sepchampions

            Se não dá mais problema pq vai mudar pra um automático convencional? Era só deixar de citar o nome powershift e continuar vendendo.

            • FocusMan

              Só mudou a Eco.

              • sepchampions

                Mas nos outros facelifts vão mudar tbm tanto do focus quanto do Fiesta.

          • MMM

            Eu tenho um funcionário que tem um Focus e faz parte dos 7 mil clientes que entraram com ação contra a Ford por causa desse cambio. Só que é aqui nos Estados Unidos…. Chato, não ?

          • Tygra

            As pessoas querem lutar contra a realidade dos fatos: os câmbios apresentaram problemas? Sim. A Ford demorou para reconhecer o problema? Sim. No início, a Ford não sabia com solucionar o problema? Sim. Devido a isso, algumas unidades voltaram a apresentar problemas mesmo depois da substituição das
            embreagens? Sim. Isso tudo é fato, no entanto, também é fato que a Ford solucionou o problema, apesar de alguns insistirem que não.

          • Rafael Lima

            No clube do new Fiesta é que ninguem reclama (por motivos obvios), mas nas redes sociais da Ford…

            • MMM

              Pois é. Quando reclamei no Clube do C4 quando tinha um com cambio AL4, quase me baniram. Não são clubes, são fã clubes.

          • ViniciusVS

            Um amigo está sofrendo com o Focus Fastback Titanium Plus dele… O carro é 17/17

            Se Brasileiro merece andar de Onix eu não sei, mas a Ford está recebendo processo por falhas no câmbio em outros países também.

            Será que os consumidores dos Estados unidos também merecem andar de Onix?

          • Nathan F.

            Brasileiro merece mesmo e fazer parte de fa-clube de marca de carro. E esconder defeito pra proteger o gigante conglomerado empresarial multinacional do coracao… rsrsrs

        • Thales Sobral

          Eita, aí é chato. O seu tá com problemas?

          • ViniciusVS

            De um amigo. 2017

            • ViniciusVS

              Quando um amigo fala algo que aconteceu com um terceiro eu não vou repetir, no caso eu conheço e sei o que ele esta passando com o carro.

              O carro em si é bem legal, mas o câmbio infelizmente deu problema e não é minha culpa, nem culpa do dono, o carro é 0km.

            • FocusMan

              Kkk isso mesmo!

  • Vitor C

    O câmbio peca muito, mas esses preços mostram o quanto o argo está ridículo de caro, nem oferecer uma versão turbo na top d linha a fiat teve a decência de fazer.

    • Thales Sobral

      O câmbio pecou muito, agora já não peca mais, já que não tá vendendo nada… rssss

  • Darlon Anacleto

    NA, no valor do título: “2) SEL Ecoboost 1.0 AT (catálogo RCV7) – R$ 66.090” não deveria ser então R$ 56.090?

    • Thales Sobral

      O valor tá correto, tá esse valor de 66.090 no site também.

    • Não, é 66.000 porque é uma versão bem mais completa do que a primeira citada de 56.000.

      • Darlon Anacleto

        Ok, agora entendi. Tks!

  • X1301120415

    Agora deu ruim de vez pro Argo! Por esse preço a Fiat quer empurrar o automatizado com dualogic gsr!

    • Hater x Haters

      Ruim pro Argo? O acabamento do Fiesta é bem vagabundo! Sem falar na montagem ruim e o pós-venda que consegue ser pior que da Fiat!
      Acho que iria de Argo mesmo, mas de Precision 1.8.

      • rgrigio

        Não gosto dos carros da FIAT, mas na css quando levo o carro da cooperativa fazer revisão os atendentes me “levam na mão”. Muito bom o atendimento. Na Volks já briguei em 3 ccs com 2 carros…

      • FocusMan

        Papagaio de internet… A Montagem do Fiesta esta muito boa desde 2015. O carro é muito bom

  • Wellington Myph13

    Olha, pode ser pra desovar o que tem de Powershift, mas isso também me cheira a redução de preços Vs. Argo 1.8 e futuro Polo 1.0 TSI…
    Por 66k 1.0T com ESP, e tudo mais que o Fiesta oferece, é um excelente negócio. Powershift ou não, eles oferecem 10 anos de garantia no cambio, e já tenho conhecido que pegou o 2015 e não teve problemas… Sei lá, mas não é pra ser de todo ruim assim.

    EDIT: Deixa eu me acertar aqui – Coloquei excelente negócio no mundo atual de preços de carros 0km, não que 66k seja aceitável em um carro compacto, mas essa reclamação já deu o que tinha que dar…

    • Bruno

      essa garantia de 10 anos é só pros modelos 2014 e alguns 2015

      • Leonardo

        E somente no TCM, se o problema for em outra parte do câmbio, não tem garantia após os 3 anos.

        • Tygra

          Tem sim! O câmbio tem garantia de 5 anos. Os três anos da garantia padrão e mais dois anos para o conjunto de embreagens.

      • Wellington Myph13

        Olha, não sei se é fato, porque eu não fui na CSS conferir, mas já vi pessoas dizendo que eles dão 10 anos de garantia nos novos vendidos 0km também sim. É até uma das “vantagens” que oferecem nas vendas. Ao menos é o que já li em comentários e alguns foruns. Se não for real, eu teria mais medo.

        Se fosse negociar um pra mim, só sairia da lá com o documento assinado de 10 anos de garantia no cambio… Caso contrário, espero o automático convencional mesmo…

        • Bruno

          na boa, se tem vendedor dizendo q é pra geral, o cara tá agindo de má-fé. sobre o afamado powershit, eu peguei um fiesta ano passado, já passei dos 10mil km e tá funcionando liso. tenho amigos que já rodaram mais de 50 mil km e sem problema algum relacionado ao câmbio. aqui a treta foi resolvida a partir dos modelos 2015 do meio do ano pra frente. mudaram o material das embreagens e tunaram a programação do tcm

          • Wellington Myph13

            Eu só vou ano que vem começar a procurar um, mas vou tentar ver se a css daqui esta fazendo isso.

            • Rafael Lima

              Eu vi numa revenda Fox Highline manual por 47 e um Fiesta Titanium plus por 43, mesmo ano, e o Fox com KM maior, o câmbio tá com fama de ruim, e pra mudar a fama no Brasil demora, como o pessoal é ignorante vão falar que é o automático da Ford que é ruim, mesmo que seja um câmbio totalmente novo

              • Wellington Myph13

                O Funcionamento do dupla embreagem sempre deixou o consumidor contente, é só falaram que foi tudo resolvido. Vamos esperar pra ver, mas quem sabe agora melhore pra Ford…

          • rgrigio

            Poxa, mas passar de 50mkm sem dar problema é obrigação né… E depois dos 100, 150?

            Esperemos para ver…

            • Bruno

              opa! claro que é! mas o meu ponto é que antes tinha carro dando pau com menos de 5000, que troucou de embreagem 3 vezes em 10 ou 15 mil… ou seja, o problema foi corrigido, mas a reputação, essa já era :P

              • Claudecir Mees

                Isso cheira a funcionários mal treinados.

    • Done Bardam

      Amigo, 10 anos de garantia para o TCM. 5 anos de garantia para vazamento dos retentores e 3 anos de garantia para o defeito de ¨treme treme¨.

      • Wellington Myph13

        É, o negócio é esperar o automático mesmo então. Pra mim que era 10 anos geral do cambio. Eu nunca tive, só lendo mesmo, e nunca tinham passado esse detalhe.

        • Done Bardam

          Sim, já tive esta ¨porquera¨ de cambio e é isto mesmo.

          Só se a Ford mudou, mas também não interessa mais por que nesta montadora não confio mais meu dinheiro.

    • Wellington Myph13

      Olha, eu não consigo ficar mais de 2 anos com um carro, o que pra mim seria algo dentro de qualquer garantia de fábrica pra me cobrir se tiver algum problema… O ruim é a desvalorização. Pra quem troca de carro a cada 2 anos, isso conta. Se for pra ficar 5 anos, todos desvalorizam por “igual”…

  • Mr. On The Road 77

    Desova final dos Powershifts…
    Apesar disso, é um ótimo carro e com um preço tentador!

  • Lucas086

    Queima queima de inverno… que tristeza ver um motor tão quanto esse ecoobost atrelado a esse câmbio problemático.

  • V12 for life

    Reposicionamento do Fiesta, o modelo com o segundo facelift deve ocupar o lugar do atual já que o novo foi descartado para nós.

  • Leonardo

    Ford espertinha, chamando powershift de automático achando que alguém cai nessa.

    • ViniciusVS

      O pior nem é a Ford chamar de automático e sim a mídia repetir.

      • Done Bardam

        Isso mesmo.

        O NA não deveria ter colocado automático.

        Pode estar induzindo os eleitores que não sabem da historia a erro e assim perdendo credibilidade.

        • Nathan F.

          O texto dessa materia nao e jornalistico.
          E texto publicitario, e de baixissima qualidade.
          Ridiculo.

      • ViniciusVS

        É um “automático de dupla embreagem” então? kkkkkkk

        • ViniciusVS

          Obrigado por traduzir Leandro, na verdade eu nem li o texto.

          Nos Estados Unidos podem chamar esse tipo de câmbio de “automático de dupla embreagem”, na China podem chamar de “Pastel de flango”… Uma coisa é fato, aqui no Brasil é “Câmbio Automatizado de dupla embreagem”.

          • ViniciusVS

            Leandro, se eu conversar com um engenheiro mecânico em busca de “subsídios para evoluir meu pensamento”, certamente não perderia meu tempo questionando nomenclaturas e sim perguntaria coisas mais relevantes como as falhas de projeto por exemplo.

            De qualquer forma eu agradeço seu vasto conhecimento.

      • Alexandre

        Acho que ele se referia no sentido da mídia diferenciar: AT (de fato), CVT e DCT (dupla embreagem). Pro usuário final o que importa é “não quero passar a marcha”, mas para alguém com uma minima noção de carros, comprar um Fiétchin com PS ao invés de AT (de fato) seria dor de cabeça.

        • Alessandro

          Dor de cabeça são os DSG do Grupo VW, essa que tocou um foda-se sonoro para os consumidores e teve casos de gente com carro encostado por não ter os 20 mil do conserto.

        • Alexandre

          É o DCT-DSG7 (DQ200, problemático que falam), mas graças a Deus tá funcionando corretamente.

    • wagner

      Mas ele é automático, o que muda é o sistema de mudança de marchas.

    • Leonardo

      A ford sempre divulgou como powershift e depois da encrenca passou a divulgar como AT. Se o powershift pode ser considerado ou não um AT, pouco importa, pois a intenção é enganar o comprador.

      • Leonardo

        Por que faria? Não irei comprar um Ecosport….

        • Nathan F.

          …disse o acionista da marca, que jura que o PowerSHIT nao quebra… rsrsrs

    • Junoba

      E muita gente vai cair nessa, o pessoal que se informa é minoria.

  • Will

    Conhecendo brasileiro, ainda vão preferir comprar os lixos de 3º mundo.

    • ViniciusVS

      E os “lixos” de terceiro mundo são piores que os “lixos” de primeiro mundo?

      • Will

        Eu tenho certeza absoluta que o Fiesta é MUITO melhor que hb20 e Onix.

        • Rafael Lima

          Até perder potência e não conseguir sair do lugar com câmbio escapando marcha

          • Alessandro

            Fala aí Rafael, conhecedor supremo, qual fiesta 2015 em diante você viu acontecer isso?!?!?!

            • Rafael Lima

              No Google o que mais tem é relatos parecidos com esse, no Youtube o que mais tem são relatos como esse, no site Flatout tem um relato de um brasileiro com um Focus Powershift que começou a perder potência no meio da viagem, ou seja, não precisa de muito pra saber que o câmbio tem uma durabilidade muito ruim e eu quero distância, espero o Fiesta 2018 com o mesmo AT do Focus

        • Lucas086

          Manual, sem dúvidas, at, ainda prefiro un onixinho 2017.

          • Fernando Pattaro

            Afe ate mesmo com esse câmbio o NF é muito mais carro. Não é a toa que ele é um projeto Mundial, é o carro mais vendido do reino unido, onde eles tem opções muito melhores que as nossas. O Onix é projeto regional e é nota 0 em segurança…

            • Lucas086

              Bom, ai vai de cada um, manual nem se compara, mas aut com powersift no dia, sou mais um onix mesmo, pelo sei que posso usar como aut, e não usar um automatizado que tem algumas restrições.

              • Lucas086

                Já dirigir Fiesta e Focus, e são bons, quando não estão esperando as peças.

          • Lucas086

            Vc entendeu? Manual, sem dúvida um fiesta, aut, prefiro um onix, um hb20, um 208… agora implicam com onix, esquecem que a metodologia mudou, então temos que passar os outros pelo meamo teste

            • Lucas086

              Se vc sabe ler, eu fiz uma comparação com onix, hb20, 208… ou vc acha que um 208 não está no nivel do fiesta?

              • Lucas086

                Li e estou esperando o resultado dos outros carros, como fiquei surpreso um carro da Nissam ter 6 air bags e tirar 2 estrelas.

          • Will

            Eu não abro mão de segurança. Passo bem longe desses carrinhos de papel.

            • Lucas086

              Vc leu o “manual, sem duvidas” ?

            • Lucas086

              Vamos trocar Onix por 208 então.

        • ViniciusVS

          Legal né? Carrão.

          • Will

            Comparado com o que temos aqui, é mesmo.

    • Duh

      O problema é que o cambio não é confiável, esses dias saiu matéria que a Ford está sendo processada novamente pelo cambio nos EUA, muito gente desisti do carro por isso, eu msm gosto dele mas não toparia até trocarem o cambio e reformarem o int. que está datado, apesar que o visual externo ainda é, pra mim, o mais bonito dos hatches.

      • Will

        Powershift agora tem 10 anos de garantia. Não vejo isso como preocupação.
        Pra mim, os benefícios de ter um projeto europeu, seguro, referência mundial em dirigibilidade por preço de projetos low cost de 3º mundo compensam o risco.

  • Leonel

    Pena esse PS…tira qualquer vontade de comprar esse carro.

  • Alexandre Maciel

    Por automático se deve ler Powershift? Se sim: não, obrigado!

    No mais, agora o Fiesta tem 11 versões/variantes no catálogo da Ford. Se queriam reduzir o preço do veículo ou oferecer mais equipamentos em versões intermediárias/de entrada, deveriam ter simplesmente agregado os equipamentos em vez de criarem mais versões. Com 11 versões ninguém sabe exatamente o que se pode comprar. Lembro-me de que, quando esse veículo foi lançado, ele tinha 4 versões e 2 variantes na intermediária e na mais cara (S, SE, SE 1.6 – MT ou PS – e Titanium – MT ou PS). Eram ao todo 6 opções, o que já era muito. Hoje há 11 opções e a Ford acha realmente que alguém vai dedicar tempo só para entender letras e números? Veículo bom com marketing fraco não dá bons frutos.

  • ALVIN_1982

    Bem que a Ford poderia colocar um automático no Ka+…

    • Wellington Myph13

      Li no AutoEsporte (não que seja lá grande referência) que a Ford não pretende colocar automático no Ka, eles vão manter só o Fiesta com essa opção. Tanto que esses preços, fica mais barato que qualquer concorrente direto, entrega mais em segurança e estilo. Fica devendo em espaço traseiro mesmo, mas pra quem tem minha altura de 1,72, o espaço traseiro nem é tão ruim assim.

      • Lucas086

        Está barato hoje pq é queima do powershift, quando vim o facelift e o at6, vai pro preço dos outros e com razão, pois acho-o mais carro que hb20 e principalmente, onix.

  • ocampi

    Que o Fiesta é melhor e mais equipado isso é fato tecnicamente provado. Mas o povo enxerga isso ??? NÂO…..Já tive 3 Fiestas e todos eu rodei mais de 100.000km neles. Manutenção normal. Nunca tive o Powershift, ainda tenho um pé atrás….creio que a Ford deveria informar melhor se o problema do câmbio foi solucionado.

    • Fanjos

      Foi tão bem solucionado que a Ford esta tirando o PS do mercado e colocando um AT6 no lugar…pronto solucionado.

      • Alessandro

        Eu penso que foi solucionado sim.
        Os problemas vieram apenas nas unidades 13-14 e alguns 15 (até fev.)
        Não há relatos de outros problemas.

        No meu entendimento a ford deveria ter mudado o nome do cambio, sei lá, “POWERSHIFT PLUS”

        • Fanjos

          Os americanos com PS 2016 processando a Ford porque o câmbio da pau… discordam

          • Mr. On The Road 77

            Rapaz, eu frequento fóruns de várias marcas e nos fóruns brasileiros do Focus e do Fiesta não consegui achar relatos de donos dos modelos 15/15 em diante com problemas… também achei estranho isso…

            • Fanjos

              Podem pintar esse câmbio com ouro eu que não passo nem perto

              • Nathan F.

                Virou equipamento de uso restrito aos fanboys da marca. Aqueles que, ainda que troquem o cambio 10 vezes antes dos 50mil kms, vao continuar comentando na internet que o cambio e bom.

        • Lucas086

          Veja o testa do carplace de 2016 em um fastback que o câmbio entra em modo de segurança

      • sepchampions

        Foi isso que falei mais acima, se foi solucionado pq não mudar o nome do câmbio e continuar vendendo? Poucos perguntariam se é o antigo powershift.
        Eu dependendo do preço do veículo arriscaria comprar um com Powershift

      • Nathan F.

        Unica solucao possivel pra essa tranqueira mesmo… rsrsrs

  • Bela sacada da Ford…

    Em tempos de aumento do Ka, por 10K vc leva um carro de categoria superior, com mais itens de série e ainda um câmbio automatizado de dupla embreagem.

    Vamos ver se as vendas ganham um fôlego antes da chegada da linha 2018 com o facelift.

  • Fanjos

    “””””””””””””””automático”””””””””””””””

  • ocampi

    Fiesta é mais carro que HB20 e Onix…..aliás nem deveria ser comparado pelo preço.

  • TSI

    New Fiesta é superior ao HB20, Onix, UP… não acho que New Fiesta seja um popular.
    Popular seria nos outros países, aqui é superior sim… nível 208, c3 !!

  • Sandro Qsboy

    Uma pergunta. Alguém que tenha um carro ford com câmbio powershit com mais de 50.000km que em ladeiras segure o carro no acelerador e não deu problema?

    • leandro

      Eu. O meu tá com 80 mil km. E esse carro não foi feito para ser segurado em ladeiras com o acelerador, se vc faz isso está fazendo mal uso do carro

      • Sandro Qsboy

        Por isso que seu cambio powershift está funcionando sem problemas. Eu nem tenho powershift. Só estou tentando achar uma alma viva que judie do cambio e o mesmo ainda funcione.

        • leandro

          Isso não é judiar, mas sim fazer mal uso. Aí depois vem aqui dizer q o câmbio não presta

    • Robinho

      2 Ecos na familia, sem problemas e um Focus de cara aqui da empresa.

    • Nathan F.

      O PowerSHIT so funciona na mao de especialista e entendido de internet. Sao poucos, por isso a Ford agora e marca de nicho… rsrsrs

  • EDU

    Mais barato que Onix e Hb20 que no fim sai muito mais CARO.

  • Eduardo Raposo

    Chupa essa manga Fiat Argola, rsrs

  • Luconces

    Como a concorrência não faz essa galera se mexer hein!?

    Que venha o Polo, seguido do Rio!

  • Cincinato

    E o argo vai perder feio se as pessoas souberem claro.

  • No_Name

    Tem CSS que tem o EcoBoost Tit Plus no estoque vendendo-o por R$ 62 mil. Fiz teste drive ontem num e é um motor show, anda muito, bem melhor que o 1,6 (já tive 2). O duro é o tiro no escuro chamado PowerShift.

    • sepchampions

      Se fosse esse preço base pra pne e jogasse os descontos em cima eu arriscaria velho.
      Esse era o preço base pro 1.6 tit. Top em abril/15, fiquei entre ele pra pne ou um fluence priv. de 50k 11/12 usado.

  • Renato L

    O preço não está muito fora para quem quer um automático de entrada. Mas infelizmente esse Powershit assusta tanto, eu não teria coragem de comprar

  • Marco Santana

    meu new fiesta powershift fabricado em dezembro de 2013 está com 152 mil com as embreagens originais e funcionando muito bem obrigado

  • Edney

    Mais barato, mas o câmbio… “Powershit” na veia!!

  • Celso

    Mercado desenvolvido tem opção para todos os gostos. O que falta é esse 1.0 com câmbio mecânico também. É um conjunto muito elogiado no exterior.

  • matheusguila

    Pelo que eu entendi esse preço trata-se apenas para vendas diretas… ou seja, o consumidor comum continua pagando valores bem acima que os cobrados pelo HB20 e Onix, sem contar que leva o powershit.

    • João Holmes

      Coitado dos cadeirantes!

      • matheusguila

        Os cadeirantes acabam pagando um valor ainda mais baixo pelo veículo devido a isenção de alguns impostos. Hb20, por exemplo, sai abaixo do 56000 mil cobrados pela tabela. No caso da venda direta do fiesta, eu não sei se esse desconto também é somado.

  • Celso

    É uma pena esta má fama do Powershift (o dupla-embreagem da Ford). Ele teve problemas de nascimento, a Ford lançou sua tecnologia antes de ter a devida confiabilidade. Em tese o câmbio de dupla embreagem é o melhor automático que existe, o problema não está no conceito do câmbio (o melhor), mas no fato da Ford lançar sua tecnologia antes da hora. Veja os PORSCHE automáticos, pelo que eu saiba todos são de dupla-embreagem, além de muitos AUDIs, BMWs, os BUGATTIs VEYRON E CHIRON, e muitos outros. IR PARA OS AUTOMÁTICOS CONVENCIONAIS OU CVT É UM ENORME RETROCESSO. Problemas de nascimento devido a um lançamento precipitado.

  • Ailton Junior

    Tarde demais. Coloca o 1.0 turbo no KA

  • Silvio

    Ford, lança um Fiesta ecoboost com câmbio manual que eu compro!

    • Celso

      É carro pra quem gosta de dirigir.

    • Fernando Pattaro

      Hahaha eu tbm! Tenho um new fiesta Titanium (manual) e acho o carro muito bom, pra quem realmente gosta de dirigir! Mas trocaria o meu fácil em um ecoboost, se a Ford lançasse manual. Eu não sou nem um pouco chegado em automáticos. E não adianta falar que é pq nunca tive um, pois já dirigi vários, e temos um automático aqui em casa. É questão de gosto mesmo…

    • João Holmes

      O que nego fica inventando de desculpa para não comprar um carro não está no gibi. No caso do Golf 1.0 TSI não compram justamente porque não tem com cambio automático. Seria tão mais transparente se assumissem simplesmente que não tem condições e pronto. Vai entender.

      • Silvio

        Não é questão de não ter condições, mas de preferência. Acho o Fiesta um carro muito interessante, o motor 1.6 é bom, mas esse ecoboost é ótimo! Só que ainda não temos a opção de câmbio manual com ele, que é a minha preferência.
        Quanto ao Golf 1.0 TSI, se tivesse câmbio automático seria bom para quem gosta, mas eu ficaria com o manual mesmo.
        Infelizmente o câmbio manual está sendo relegado às versões de entrada, em muitos casos certos modelos extinguiram esta opção, o que eu acho uma pena.

  • Vitor Castro

    Galera, Powershift é bom, eu tenho um, e teve problemas. O produto possui realmente problemas em sua confeccção, que arruamados pela ford (estão arrumando de todo mundo que conheço) não deram mais problemas, pelo menos comigo. Compraria denovo. Rápido, preciso, sem trancos e eficiente.

  • João R

    Me desculpem gente…. mas pagar 65mil num carrinho desses acho piada, simples assim! pouco importa se automático ou na cor “beringela”. Um carro desses lá fora não custa mais de 35-50 mil reais e não entendo por que nosso mercado de leigos resolve apoiar essa especulação acima do normal.

    Resumo da ópera: carrinho pequeno politicamente correto que não justifica esses valors estratosféricos

  • Vitor C

    Sério que tem gente defendendo a bomba do powershift? Se o câmbio fosse bom mesmo a Ford não estaria enfrentando todos os processos e criticas que está sofrendo hoje, em mais de um pais. Caso contrário ela não estaria adotando um At convencional, principalmente na europa onde esses câmbio fazem sucesso. Pode ser bom enquanto funciona só se for.

  • pedro

    Muito mais o Fiesta, agora só falta uma central multimídia mais moderna.

  • Tom Costa

    Esse preço certamente é promocional, pra desovar o estoque de powershift. Estavam anunciando em Belém o ecosport a 60.000,00 com o powershift. Quando chegar a reestilização com AT6, vão ver a estocada sem ky e com areia.

  • Guedes

    Galera aqui não sabe ler. Não é desova do Titanium Ecoboost, é outra versão SEL Ecoboost

  • Guedes

    Pqp. Dual clutch é vida. CvT é pra idoso

  • afonso200

    certa vez fui num feirao de diversas marcas e um vendedor me chanou,
    “olhe esse BRAVO zerado, tem a tua cara”.
    eu falei só pena que nao tem automatico.
    e ele ” tem sim olha só a alavanca dele é automatico”
    dai eu falei
    – Amigo, ele nao é automatico nem aqui nem na china, isso é uma porcaria dum dualogic que meu tio comprou num linea e 15mil km estourou, meu vizinho a mesma coisa num Punto aos 33mil km. vem me enganar que é automatico com conversos de torque, pega outro desinformado.
    o vendedor baixou as orelhas, kkkkkk

    • Guedes

      Engraçado que os carros mais caros com dupla embreagem ninguém reclama dizendo que não é “automático de verdade”

  • Janderson von Neumann

    Olhem só rapazes, não briguem, kkkk….seguinte, trabalhei no Sebrae na parte de análise de crédito, e nos processos das empresas tinha o que chamamos de nome fantasia e a razão social oficial do estabelecimento, ou seja, vcs. aqui ficam se digladiando em cima do nome Powershift, que tá ou não o logo na tampa da mala, é cômico ler os comentários, então falo, Powershift é o nome fantasia dessa tecnologia, e sim, é um câmbio automatico e ao mesmo tempo automatizado que usa o sistema de embreagens a seco, mesma coisa um CVT, é um câmbio automático continuo variável com acionamento por correia metálica, câmbio automático normal é por conversor de torque e assim por diante, tudo, todos os câmbios onde não se trocam marchas é automático, o nome pouco importa.
    Ainda, vejo o pessoal falar em troca de câmbio, quebra de câmbio Powershift, ok, tão entendo legal hein, kkkk….não se troca câmbio, a caixa não quebra, o que acontece é um problema com os discos de embreagem, quando isso acontece é trocado os discos, como se faz num carro com caixa manual, nada mais, num carro manual vcs. trocam a caixa?, não né. Não entendo o mistério ou a má fé em querer embutir na cabeça das pessoas que esse câmbio é uma bomba.
    Ainda, tenho sim 2 carros com essa caixa, um Fiesta e um Focus, ambos 2015, sem qualquer problema, vale lembrar que sim, recebi em casa por carta da Ford todas as explicações detalhadas do que pode acontecer e o porque acontece, e tá na carta a extensão da garantia, então não é bomba não, tanto discos como módulo tem garantia.
    Essa caixa não é qualquer coisa como falam, a fabricante dela é a Getrag na Alemanha, essa mesma caixa, digo, mesma tecnologia equipa a BMW e até a Ferrari, podem pesquisar , então sosseguem, não é qualquer coisa não.
    Outra, ter dado problemas é natural, qualquer coisa dá problema, acontece que ter 7000 carros com problema ou mesmo uns 20000 não significa nada frente a quantidade de carros produzidos e vendidos, isso é um grão de areia, além do mais, me dá nojo, sim, nojo com essa conversa estúpida de quando eu falo ou alguém diz que tem um carro equipado com essa caixa alguém dizer, ah, mas vai quebrar, vai dar problema, o do tio do amigo do vizinho deu, etc….pouco me importa, não tô nem aí, os meus não deram problema, os dos meus conhecidos não deram problema, a Eco da minha vizinha não deu problema, o Fiesta do meu primo não deu problema, enfim, parem e tenham um pouco de educação com o proximo, temos sim o direito de se expressar, e se o meu não deu problema parem de agourar as coisas dos outros e comprem o seu, comprem o seu carro que gostem e sejam felizes, não percam seu tempo discutindo supostos problemas de outros , ok, eu também tô perdendo meu tempo aqui, mas digo, não é porque vcs. conhecem alguém que deu problema, não é porque alguém até mesmo teve um carro desses problemáticos que o meu tem que dar problema, isso não é uma regra, não é uma obrigação, ou se alguém tiver cancêr agora todo mundo vai ter que ter, boa essa….enfim, acho que esse assunto Powershift já enjoou, já deu o que tinha que dar.

    • Guedes

      Eu comprei um GOLF DSG é a mesma coisa, fica todo mundo agourando! kkkkk Mal sabem eles o quão fantástico é câmbio de dupla embreagem a seco!

  • Mr. Grecco

    O preço nao ta ruim não, mesmo sendo PS…

  • FocusMan

    Uma pena que as pessoas só sabem falar mal do Powershift. O cambio deu problema no passado? Sim… muitos problemas causados por mau uso diga-se de passagem. Entretanto eu pouco vi até hoje o Powershift dar defeito que cause a parada do veículo como vejo acontecer com o DSG7 e com o Cambio automatico horrivel que a GM usa no Onix, Spin e Cruze.

  • SDS SP

    Eu tive a oportunidade de dirigir dois carros equipados com esse câmbio (não estavam com problemas), achei muito bom, trocas rápidas e bem casado com o motor. Entretanto, não é normal ouvir esse murmurinho de problemas há tempos.

    É ótimo ver alguns relatos de que não ouve problemas, mas isso não tem representatividade estatística.

  • Felipe S. Rangel

    Pense num carro bom.

  • junior

    o powershif problemático foi até 2015, 16 e 17 não se ouve mais problemas. É uma pena que tenha essa fama é um câmbio que funciona melhor e é mais preciso que a maioria dos automáticos.

    • Tubarão

      Igual quando a VW trouxe o Golf alemão pra cá, os caras começaram a reclamar do câmbio e suspensão e então eles “abrasileiraram o carro”.
      Brasileiro merece é Tiptronic e CVT mesmo.

      • italiano?

        • Tubarão

          kkkkk alemão pô, corrigi com 1 segundo. Os caras não perdoam

  • Bruno Pacheco

    Tem vários comentários falando a mesma coisa, então pra não responder uma a um vou começar um novo rsrs. Sobre a marca do câmbio ser “a mesma da Ferrari e da BMW”. Primeiro que a BMW utiliza ZF, não Getrag na linha atual. Segundo que ser da mesma marca não quer dizer nada. O desenvolvimento, material empregado, tecnologia etc, são totalmente diferentes. Gol é da mesma marca do Jetta. A qualidade é a mesma por isso!?

  • Licergico

    imagin se fosse os lixos da vw então …

  • Robinho

    Aff

  • Diego G. de Lima

    Espero que a Ford não faça nenhuma caca no New Fiesta 2018, pois estou aguardando ele para adquiri-lo; o carro é razoavelmente bom como está, com bons itens de segurança, que venham mudanças de acabamento e design.
    Já basta a decepção com o Argo e os flagras que já deram com o Polo não me animaram nenhum pouco.

  • Francisco Helio

    As montadoras tratam o consumidor como ingênuos. Carros com preços absurdos e diferenças de centavos.
    Não existe concorrência no mercado automotivo brasileiro. É fato.

  • André Cruz de Aguiar

    Powershift é câmbio automatizado, não automático. Quem escreve sobre automóveis deveria saber a diferença.

  • roberto de lima

    normal nao troco meu new f, por merda de onix ,hb 20…so fazer as revisoes certas…todas as peças tem validades..quem ta falando mau garanto que nao teve um….onix lata desardinha…hb20 pior…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email