Ford Hatches Sedãs Segurança

Ford New Fiesta 1.6: proprietários detectam problema no alarme

Ford New Fiesta 1.6: proprietários detectam problema no alarme

Um problema de segurança está afetando diversos exemplares do Ford New Fiesta no Brasil. Segundo alguns proprietários, como é o caso do leitor Alexandre Maciel, o modelo compacto da marca norte-americana está apresentando defeito no alarme, que não está funcionando corretamente, apesar de oferecer proteção volumétrica.


O alarme, de acordo com o que consta no manual, deve ser disparado quando o veículo for aberto sem uma chave válida ou controle remoto. Entretanto, vários donos do New Fiesta relataram que foram vítimas de crime devido ao fato do alarme não ter emitido o som de alerta ao arrombarem o miolo da chave da porta.

Como dá para ver no vídeo abaixo, de uma câmera de segurança de um membro do New Fiesta Clube que foi vítima, um exemplar do automóvel teve o miolo da tampa do porta-malas estourado e, mesmo após o procedimento, as luzes de alerta não piscaram e nem mesmo o toque da buzina foi emitido.

Esse problema foi constatado em unidades do modelo hatch na versão SE, de ano/modelo 13/14. Realizando o mesmo procedimento em um veículo 14/14, ao desativar o alarme girando a chave na fechadura da porta (reserva ou principal), o alarme é acionado quando uma porta é aberta.


Portanto, acredita-se que a Ford constatou o problema vendidos de início, alterou o funcionamento do alarme nas unidades fabricadas posteriormente e não informou os proprietários dos modelos 13/14, realizando um recall ou algo do tipo. Até o momento, a marca não se posicionou sobre o caso.

Ford New Fiesta 2017 – ficha técnica

Motor

1.0 EcoBoost

1.6 Sigma

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1597

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

10:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 125 cv @ 6000 rpm

Gasolina: 125 cv @ 6500 rpm / Etanol: 128 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 17,3 kgfm @ 1.500 rpm

Gasolina: 15,8 kgfm @ 5000 rpm / Etanol: 16,5 kgfm @ 5000 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado de dupla embreagem 6 marchas

Manual 5 marchas / Automatizado de dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Aço / Liga Leve aro 15 / 16 polegadas

Pneus

195/50 R16

195/55 R15 / 195/50 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3969

3969

Largura sem retrovisores (mm)

1722

1722

Altura (mm)

1464

1464

Distância entre os eixos (mm)

2489

2489

Capacidades

Porta-malas (litros)

281

281

Tanque (litros)

51

51

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

403

403

Peso em ordem de marcha (kg)

1178

1073 (MT) 1132 (Powershift)

Ford New Fiesta 1.6: proprietários detectam problema no alarme
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93 Comentários

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    • Muito provavelmente, aquele Crossfox é um veículo roubado e com placas clonadas.
      Hoje eles assaltam uma pessoa para levar o veículo e realizar mais crimes.

      Onde moro a coisa está feia.
      Um mês atrás foi o meu amigo, roubaram a noite e tocaram o terror no DF e em MG.
      Nesse domingo foi uma colega de trabalho, roubo no período da tarde.

  • Alguém sabe se já puseram chave no bocal do tanque ? Não só por roubo, mas vai que alguém joga areia ou outra coisa lá dentro…… dona Ford dona Ford

      • Só que não. Além de não existir sistema nem mecânico, nem elétrico…o acesso ao bocal era sem proteção alguma na versão antiga. /quatrorodas.abril.com.br/autoservico/auto-defesa/boca-aberta-734265.shtml

        • E eu não conheço meu carro? Não fala bobagem, cara. Hoje, tanto hatch quanto sedã contam com tampa no bocal (sem chave) e portinhola com trava elétrica integrada ao travamento central do veículo.

          • Nossa, a pergunta foi SE JÁ PUSERAM….bastava responder que no ATUAL sim, já puseram. Eu fiz um questionamento somente, imagine se eu falasse mal do carro…kkkkk Vários modelos fazem isso, travamento elétrico junto com portas. A bobagem foi a Ford ter trazido um sistema que não foi legal em uma terra com povo sem educação. Seja feliz com o Fiesta.

            • Quando você perguntou eu respondi normalmente. Você insistiu na idéia de falha do sistema e comentei novamente. Então, pela terceira vez você falou a mesma coisa como se ninguém já houvesse respondido a única pergunta que fez, a inicial… depois dela você se limitou a afirmar mesmo diante das respostas já dadas.

      • No caso do Fiesta vc estava enganado. Nem na tampa, nem na portinholha havia travas, em outra resposta até coloquei o link. ERRO de projeto, agora sei que na versão “tropicalizada” mudaram. ACRESCENTARAM a tampa no bocal e ACRESCENTARAM trava elétrica de funcionamento simultâneo ao travamento das portas.

  • Uma observação, pessoal do NA. O miolo estourado é o da porta do motorista. O NF não tem fechadura na tampa da mala. Ou seja, estourando o miolo da porta do condutor (único do carro), todas as portas são destravadas e nisso se inclui a tampa da mala. Corrijam aí por obséquio.

  • A Ford sonega Recall.
    Meu Focus teve problemas de estalos na suspensão dianteira e a Ford demorou meses para soltar um boletim autorizando a troca de amortecedores, que foram mal dimensionados para o solo brasileiro. Foram colocados modelos com tarja amarela em substituição, mais rígidos.
    Mas só trocava se o dono reclamasse e se negou a fazer recall.

    • Está acontecendo o mesmo com os pneus do Golf VII, que estão apresentando bolhas, e não veio recall. A especificação do pneu veio errada para o nosso país. O que está em teste de longa duração na 4 Rodas já trocou 4 pneus, e todos foram pagos pela 4 Rodas.

    • As montadoras brasileiras não fazem questão de recall por dois motivos:
      1 – não existe um órgão que fiscalize as reclamaçoes dos proprietários, como nos USA
      2 – brasileiro é ignorante, se a marca faz recall vira motivo de piada e tem sua imagem manchada. Não entendem que a marca que faz recall é mais transparente do que a que não faz.

  • No Forum do New Fiesta Clube, existe um tópico de reclamações do Cambio Power Shift que ja rende 70 páginas. Eu fui um dos felizardos que teve as embreagens trocadas com 3.500 Km. Parece que todos os automáticos 13/14 sairam com o câmbio defeituoso.

    • Já vi relato assim também. As montadoras que querem difundir a moda dos automatizados de dupla embreagem, devem se atentar para não virar o mito do motor 16v nos anos 2000 que ferrou com a evolução dos carros no País…

      • Por incrível que pareça esse mito persiste até hoje. Até cheguei a comentar por aquim, a pouco tempo que ouvi um segurança dizendo que desistiu de comprar um Gol porque era 16v, e que carro 16V não presta etc etc…

        • Nem me fala…

          Ainda mais se contar que classificam os Compactos Globais (assim eu classifico, pois tenho um (Polo)) de “compacto premium” no Brasil.

          Sem contar a famosa, nossa, esse Polo é um Foguete! motor 1.6 com 101cv…

    • Sim, exatamente isso que eu comentar aqui, Trajano. Meu tio tem um 13/14 e também está com esse problema, está aguardando a embreagem nova. Só para saber, depois que trocou a embreagem, tudo OK com o carro. Quanto já rodou com ele depois da troca? Aqui em casa, temos um Focus 12/13 e adquirimos recentemente um Fiesta Titanium com o PowerShift. O Fiesta tem 3300 km, é 14/15 e, ainda bem, nenhum problema até agora. Já o Focus, eu soube que tem um problema que exige recall, mas a Dna Ford não faz: são uns estalos na suspensão dianteira, dois colegas meus tiveram, se você reclamar, eles trocam, senão, fica por isso mesmo. Meu Focus tem 30 mil km agora, não apareceram esses estalos ainda, mas acho que cedo ou tarde aparecerão. O mesmo vale para o câmbio: quando der o problema, eles primeiro cansam o proprietário e depois trocam.

      • MauroRF, o carro parece outro. Melhor que quando 0 KM. As trocas são ainda mais imperceptíveis e as retomadas muito mais seguras. Já andei 3.000 Km depois da troca e até agora tudo 100%. Nessa altura, as embreagens velhas já tinham dado problema a muito tempo. A Ford está de parabéns por renovar todos os seus carros, trazendo para o Brasil tecnologias inovadoras, empregando itens de série indisponíveis em outros veículos. Mas a qualidade de montagem piorou drasticamente da linha Rocam para cá. Tanto que a Eco foi reprovada no teste da 4 rodas, algo inadmissível para um veículo tão valorizado para a marca, que acabou por inaugurar um segmento anos atrás. Sei não …. Agora descobriram essa do alarme também ….

        • Anderson, vc tem visto reclamacoes do cambio do Focus? Estou pensando em adquirir um, mas tenho 2 conhecidos nos Estados Unidos que tiveram problemas no powershift.

          • MMM, no Focus aqui no Brasil ainda não. Todos os casos foram do New Fiesta e da Ecosport. Eu ainda acho que foi um problema bem isolado, de um só lote de veículos (ou de peças). Tanto que nas versões 14/14 e 14/15 ainda não vi reclamações. O mais importante de tudo é que a Ford já sabe do problema, disparou um boletim de aviso para toda a rede de Concessionárias e na pior das hipóteses, se for diagnosticado algum problema, a rede está autorizada a fazer o reparo sem custo para o cliente. No meu caso, eles repararam durante a primeira revisão, sem qualquer questionamento.

          • Hum…. recomendo fazer test drive. Não é todo mundo que gosta do comportamento. Eu por exemplo prefiro um bom cambio epicíclico convencional e bem programado.

            • Ah sim, nunca compro carro se fazer TD. Vou ver se faço este fim de semana, mas de forma geral gostei bastante do modelo (sedan titanium) que estou vendo. Só senti falta do teto, mas não é algo que faz com q eu deixe de comprar.

        • Opa, bom saber que trocaram a embreagem do seu e que está melhor ainda, inclusive por já ter rodado bastante e felizmente estar bom. Eu particularmente gostei do câmbio, trocas rápidas e imperceptíveis, muito bom. Queríamos um compacto para rodar mais na cidade e compramos mais pelos itens de série e especialmente de segurança. Eu até tenho vontade de trocar o Focus, mas é bobeira, o carro tá novo e tem vários mimos (é GLX 12/13 2.0 manual), e estamos deixando ele mais para viagens ou andar de fim de semana, se bem que já viajamos com o Fiesta e nada mal, viu, rsrsrs. Agora, falando da qualidade, sim, achei chinfrin, aquela tampa que cobre o porta-malas, excesso de plásticos, achei fraco por ser o Titanium. Tem também aqueles problemas de pintura e desalinhamento que, ainda bem, não tivemos no nosso. Mas, cara, nem se compara com a montagem dos Fords de antes. Eu tive um Fiesta Street que vendi com mais de 100 mil km e não tinha um barulho sequer, o carro era bem acabado perto desses de hoje. Legal, sorte aí com o Fiesta!

        • O meu NF também está com problema no Powershift (trepidação da embreagem nas retomadas). Já levei na css mas falaram que estão aguardando a Ford liberar uma atualização do software da embreagem, mas creio que seja problema mecânico mesmo. Vou aguardar até a semana que vem e se não tiver retorno vou levar o carro na css e deixar lá até resolverem.

      • Os estalos na suspensão do Focus são de modelos até 2012 (o meu, inclusive, teve isso). Trocaram os amortecedores argentinos por amortecedores nacionais (com a tal da tarja amarela colada nele) e o carro ficou bom. Não fizeram recall e só trocam se o proprietário reclamar na agência, inclusive pelo 0800 da Ford.

        • Tem razão, Guga, dos dois colegas meus que citei, os dois têm o modelo 11/12, sendo um o GLX, e o outro, Titanium. Menos mal então no meu caso que é o 12/13. O que me irrita em relação à Ford é esse negócio de não fazer recall e só trocar se o proprietário reclamar. Aliás, acho que todas devem fazer isso. Pense comigo, fazendo dessa forma de trocar só quando alguém reclamar, eles não precisam torrar toda a grana de uma vez. E eles levam em consideração também aqueles que nunca vão reclamar. Enfim…

          • Concordo. Eu tive azar com meu Focus, troquei até o cabeçote Duratec inteiro com 40 mil km, problema de válvula presa, acendia a luz da injeção e falhava em marcha lenta. Depois de muitas visitas e reparos na Ford Simão de Bauru, o carro finalmente ficou bom….

            • todas fazem este mesmo recall, branco ou não, ou trocam peças problematicas (know issue) desde que o dono reclame. Não é exclusivo da Ford. Trabalho em um fornecedor de uma peça X, nosso maior cliente é Ford, depois Toyota. A peça tal tem diversos componentes, da qual, tem outros varios fornecedores que fazem estes componentes, no fim entregamos e peça pronta para o cliente – somos responsáveis por todos os defeitos depois. Conclusão: vira e mexe é descoberto que um componente X dentro da peça tem que ser substituído – de acordo com o nível de gravidade, são definidas as soluções, ou recall, ou recal branco, ou troca após reclamação… Não imaginam quantas peças ja foram trocadas num toyota corola em uma css, sem que o dono soube… e há aquelas que, se não reclamarem, fica por isso mesmo. Lógico que não comprometem a segurança, e, é uma atitude mais da css, do que da montadora para esta peças em questão – para a css, não trocar se o dono não reclama, quer dizer menos tempo perdido e gastos sem “retorno” no carro.

      • Peuooo, a maioria dos modelos New Fiesta PS 13/14, vieram com um problema de vazamento de óleo nas embreagens. Esse problema faz o cambio patinar e trepidar em subidas e retomadas, sempre da 2ª para a 3ª marcha. Num primeiro momento, as concessionárias tentam consertar o vazamento e reprogramar o câmbio. Se não der certo (como foi o meu caso), a Ford troca as embreagens. Se você não sentiu os sintomas ainda, fique atento, pode ser que o seu carro venha ter esse problema no futuro, ok. Qualquer dúvida, você pode se cadastrar no New Fiesta Clube (http://www.newfiestaclube.com.br/forum/). Lá nós debatemos a fundo o problema, inclusive com relatos de outros proprietários.

        Esse caso já tem até petição pública. Vejam :http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

        • Anderson,
          Tenho um NF Titanium PS 13/14.
          Agora aos 7500 km someçei a sentir exatamente este problema.
          Inclusive já havia identificado que é da segunda para a terceira sempre exatamente em retomadas e e subidas. A trepidação é alta dentro do carro.
          Vou levar o carro para a assistência.
          Obrigado pela dica

        • Ola Anderson, de fato, no meu carro eu sinto essas trepidações principalmente quando o carro esta cheio de gente ou em subida mesmo, principalmente em D, em S pelo menos eu não lembro de sentir essas trepidações… mas nunca notei esse vazamento, nem ou casa ou no trabalho… Bom, vou fazer minha segunda revisão e ja vou deixar claro que eu quero que ele vejam o que esta ocorrendo então!

          • Peuooo, o vazamento é entre as embreagens por dentro do câmbio, nós não conseguimos ver. Só o mecânico. Manda ver isso na segunda revisão ok.

            • Valeu pelas dicas Anderson! Espero q solucionem estes problemas deste carro… um carro tão bom com problemas que a Ford muito bem poderia arrumar sem sujar a imagem dele… mas acho q eles não estão nem aí. .. o pior eh saber o valor q pagamos nele…

  • Olha, precisa ver se o dono do carro não fez alguma instalação de equipamento no carro. Muitas lojas que instalam som e acessórios, fazem verdadeiras cag…. na fiação do carro, bagunçando tudo.
    Se vários casos aparecem iguaizinhos, aí sim a Ford precisa se pronunciar.

    • Bussunda, eu sou o motorista do carro (subi um pouco no meio rebaixado mesmo hehehe)! Comprei o carro direto da fábrica, e não alterei absolutamente nada no veículo. O alarme estava configurado como recomendam na proteção máxima, e ainda estou com o miolo to tambor estourado para quem quiser realizar a perícia.

  • Sorte de quem conseguiu trocar a embreagem, meu câmbio está com problema é a Ford se nega a trocar o mesmo. Bem que poderia sair uma matéria aqui falando dos problemas do câmbio powershift.

  • Nos modelos 13/14 hatch a Ford faz/fez recall branco com a coluna da direção, substituindo a peça defeituosa. O meu foi substituído com 3 meses de uso, antes da primeira revisão. No carro de uma conhecida, trocaram na primeira revisão e nem ao menos avisaram, eu que pedi à ela para questionar e foi aí que então disseram que ocorreu a troca. Porém o carro não deve ser crucificado, é um ótimo carro, problema é da montadora…

    Relatos do recall da coluna: http://goo.gl/gxbypw

  • Um comentário meio OFF TOPIC: Porquê as pessoas compram essas câmeras de segurança que não dão pra ver nada hein. Esse tipo de imagem só serve pra aparecer na TV depois, porque pra reconhecer ladrão ou placa de veiculo mesmo, não servem…

    • Segurança nunca foi o forte do Brasileiro. Uma Câmera que preste, ali onde ela está, deve custar por volta de 1200 reais. Aquela ali custa 200tão se for Infra. E como já bem sabemos, mesmo com a câmera pegando o rosto do meliante, a policia não faz nada, e mesmo que você reconheça ele na rua, e chamar a policia, também não vem, então já viu…

      • E a policia ainda comenta para a vítima, “deixe isso pra lá, esse povo é perigoso, não vale a pena o risco. O que importa é que você está vivo.” Raridade ver a polícia fazer seu trabalho! Um país onde político são os maiores ladrões, a policia não pode funcionar!!!

        • Se põe no lugar do policial. Vai la, caça o vagabundo e prende o mesmo. Em 3 dias o vagabundo está na rua roubando de novo e aí o PM corre risco de sofrer retaliação.
          Por a culpa apenas na polícia é meio injusto. O nosso sistema de justiça e segurança não funciona por completo, essa é a verdade. Sad but true…

          • Não botei culpa na polícia, mas em 90% dos casos a policia vira as costas para as vítimas com “medinho” de se tornar vítima um dia também! E se polícia não for pra prender ladrão é pra que? Só pra prender cidadão de bem que erra uma única vez e assume pagar a punição que a polícia determinar? Os três Poderes no Brasil tem sérios problemas de caráter, e são eles que fazem do nosso país um lixo!

      • A policia realmente não faz um trabalho bom mesmo, seja por causa da justiça ou por ineficiência mesmo. Investigação então… eu nunca vi.

        Quanto as câmeras, nem é preciso isso tudo, os vendedores metem a mão nessas câmeras de video ruins para vigilância e tal, mas deixo uma dica, comprem webcam e instalem ela dentro de uma caixa para proteger de chuva e sujeira e pronto. Várias delas ja possuem imagem com qualidade de 720p ou 1080p e são bem baratas. Ainda pra completar pode comprar um pc antigo baratinho e ligar a câmera nesse pc, instalar um software de vigilância e pronto, não gasta 800 reais.

    • Mas dá pra ver a movimentação na rua, se tiver alguém monitorando vai ajudar bastante. E também pode ajudar a identificar delinquentes pela roupa, ou tipo do carro utilizado. Inútil não é, ajuda sim.

  • Se por um lado, é importante denunciar o defeito de fabricação, por outro esse vídeo aí de cima ensina e incentiva os delinquentes – não sou contra a divulgação do vídeo, mas ele deveria conter pelo menos uma advertência: roubar é crime e sua será decepada por Alá!

  • Depois de ver esta notícia fui fazer um teste no Meu NF 14/15 e acredito que tenham resolvido este problema, pois no meu só de balançar o carro o alarme já acionou. Outro acontecimento curioso é que fui lava-o com uma lavadora de alta pressão e o alarme também disparou com o jato d’água

    • Faça o seguinte teste:
      1. Trave o carro pelo controle.
      2. Aguarde a luz laranja da parte central do painel apagar (a luz do botão de travar e destravar as portas)
      3. Coloque a chave no miolo da porta e gire para destrava.
      4. Abra a porta.

      Se ao abrir o alarme soar, está tudo ok.

  • Um Absurdo até agora a FORD não tem solução e muitas CC dizem ser normal… uma falta de respeito.

    Acompanhem no Fórumhttp://newfiestaclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=2635&p=20453&sid=389c19a65e83bb82d4a34cbade20730b#p20453

  • Que raiva ver isso, aconteceu a mesma coisa com o meu 13/14, depois do ocorrido comecei a reparar em todo fiesta que vejo e percebi que de cada 10, uns 7 estao arrombado e possivelmente sem estepe …. Deve ser o roubo mais manjado entre os bandidos….
    Estou pensando em colocar a tampa cega na frente, pelo menos evita essa ação em especifico….

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