Europa Ford Tecnologia

Ford patenteia injeção de água dentro da câmara de combustão

ford-ecoboost1 Ford patenteia injeção de água dentro da câmara de combustão

A Ford Europa, baseada na Alemanha, registrou a patente de um sistema de injeção de água de alta pressão dentro da câmara de combustão, que difere da tecnologia já conhecida, onde água pressurizada é injeção no coletor de admissão para redução da temperatura da combustão, a fim de evitar a detonação.



injeção-de-agua-ford-1 Ford patenteia injeção de água dentro da câmara de combustão

No caso da Ford, a injeção de água é feita através de um novo injetor de combustível de alta pressão na câmara de combustão, possuindo em seu corpo válvulas que permitem a passagem de água sob pressão. Esta injeção pode ser feita ao mesmo tempo em que a injeção de combustível, criando uma capa de água em volta do jato de gasolina.

injeção-de-agua-ford-2 Ford patenteia injeção de água dentro da câmara de combustão

Através da ECU, as duas injeções podem ocorrer ao mesmo tempo ou em momentos diferentes se o gerenciamento eletrônico achar necessário. Com isso, a Ford conseguiria controlar a pré-detonação com temperaturas mais baixas na combustão em motores EcoBoost, reduzindo assim a dependência do sistema de recirculação de gases de escape (EGR) para baixar a emissão de NOx e liberaria mais fluxo de gases para o turbocompressor, aumentando a performance.

injeção-de-agua-ford-3 Ford patenteia injeção de água dentro da câmara de combustão

Além disso, motores EcoBoost com injeção “direta” de água conseguiriam melhor consumo com essas temperaturas mais baixas obtidas na combustão com injeção de água. Como se sabe, a Ford utiliza essa linha de motores desde o 1.0 litro do EcoSport internacional até o V6 3.5 twin-turbo usado na F-150 Raptor.

A adaptação dos motores atuais para essa nova tecnologia não exigiria, teoricamente, grandes modificações. Comenta-se que a água utilizada poderia ser do sistema de refrigeração, condensação do ar-condicionado ou mesmo de captação de chuva. Com essa tecnologia, a Ford garantiria a manutenção de motores downsizing dentro do lineup europeu diante do maior rigor nas regras de emissão de CO2 e NOx.

[Fonte: All Ford Mustangs]

 

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend